26 de set. de 2010

ELEIÇÕES E EDUCAÇÃO

Falta somente uma semana para as eleições onde vamos escolher além do Presidente da República, Governador do Estado, Senadores, Deputados Estaduais e Federais que irão nos representar por 4 anos e Senadores por 8 anos.
Política não é o assunto deste blog.
Quem disse que não? É assunto sim porque dependendo de quem for eleito a educação e o mercado de trabalho tomarão caminhos distintos, um tem a preocupação com a educação como um todo e voltada para as necessidades do mercado, outro se preocupa em utilizar-se da política engana trouxa para dizer que faz algo pela educação e conquistar o poder eterno.
É preciso pensar na educação desde a educação infantil até a superior, não adianta pensar somente no ensino superior, a universidade não é para todos, todos tem o direito, mas, não é para todos por um motivo muito simples, não haverá mercado de trabalho para todos. Assim sendo é preciso desenvolver políticas públicas de incentivo a educação profissional e de acordo com as necessidades de cada região, promover o desenvolvimento para que todos tenha oportunidades.
Ao escolher nosso candidato para dirigir essa imensa empresa chamada Brasil temos que pensar nas propostas desse candidato, qual a sua preocupação com tudo e com a educação, somente esta última levará o país ao desenvolvimento aumentando assim as possibilidades do povo, temos que pensar em Políticas Públicas e não em Políticas Populistas. Há uma grande diferença entre as duas.
Políticas Públicas promove o desenvolvimento e o crescimento do país e o bem estar do povo, Políticas Populistas trás a estagnação, a acomodação.
Portanto, você jovem pense muito bem ao escolher seu candidato nestas eleições, analise as propostas dos candidatos, a biografia de cada um deles, o que ele já fez pelo país.
Pense muito bem se você quer um país justo e democrático ou se quer um país transformado numa Cuba ou China onde o povo não pode ter sua própria opinião, pense se você quer escolher sua profissão ou se quer trabalhar o resto da sua vida naquilo que o governo determinar.
Ao escolher seu candidato analise se ele está propondo oportunidades iguais para todos, privilegiando a meritocracia ou está privilegiando uns em detrimento de outros. Lembre-se tudo o que é público é pago e muito bem pago com nossos impostos, portanto, as condições devem ser iguais para todos independente de classe social.
Veja se seu candidato está preocupado com a qualidade do ensino desde a educação infantil ou se preocupa somente com o número de pessoas no ensino superior sem se preocupar com a qualidade e as necessidades do mercado de trabalho.
Diante disso tudo analise muito bem os candidatos para todos os cargos sem esquecer que eles irão te representar e fazer a leis. Há candidatos que sabemos não tem condições de entender o texto de uma lei, portanto, tem menos condições de elaborar a lei.
Não vote só porque o candidato é famoso, bonitinho e sei lá o que mais, vote tendo consciência do que está fazendo e porque escolheu esse candidato.
Lembre-se o voto de protesto nem sempre é bom e tras melhorias.
Sei que tem alguém que vai dizer – É você está falando tudo isso porque é rica e teve oportunidades na vida. Não é verdade, não sou rica e nunca fui, comecei a trabalhar muito cedo, aos 12 anos de idade como faxineira em uma farmácia, comecei estudar aos 19 anos e tive oportunidades sim, mas, eu as busquei, eu fiz minhas oportunidades.
Aprendi desde cedo que nada cai do céu que eu mesma teria que correr atrás do que queria.

22 de set. de 2010

TÉCNICO EM COMERCIALIZAÇÃO E MERCADOLOGIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

Estuda, analisa e orienta assuntos ligados à comercialização de produtos e seu comportamento no mercado consumidor, visando assessorar a produção e industrialização dos produtos, tendo em vista sua comercialização.
Elabora planos de ação preventiva ou corretiva objetivando eliminar possíveis distorções no equilíbrio da oferta e procura de mercadorias.
Orienta e supervisiona o sistema de coleta de informações e faz o levantamento de dados sobre as atividades econômicas da indústria e do comércio.
Executa pesquisas e análises do mercado consumidor.
Programa campanhas especiais de promoção e vendas e prepara pessoal para atuar em promoções.
Participa de grupos de estudos sobre problemas referentes ao armazenamento, transporte, renda e despesas específicas dos produtos da empresa.
Fornece orientação técnica ao comércio importador e exportador e aos produtores sugerindo implantação de técnicas para dinamização das vendas.
Realiza estudos de probabilidade de colocação de produtos no mercado.
Realiza testes e experimentos sobre a aceitação de novos produtos ou abertura de novos mercados.
Estuda e analisa potencial de mercado e faz previsão de vendas.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Agricultura, Pecuária, Indústrias, empresas comerciais, corretoras de imóveis, corretoras de seguros, bancos, empresas de mercado de capitais.

19 de set. de 2010

TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO CIVIL – MODALIDADE EDIFÍCIOS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

O Tecnólogo em Construção Civil modalidade Edifícios planeja, administra e executa obras de edifícios. Fiscaliza os serviços afins.
Elabora orçamentos, memoriais descritivos, especifica materiais, realiza o controle de qualidade, conduz os trabalhos técnicos em geral.
Gerencia equipe de trabalho e realiza análise econômico-financeira, estuda a viabilidade técnico-financeira dos empreendimentos.
Executa desenhos técnicos, inclusive com auxílio do computador.
Planeja e dimensiona instalações de ar condicionado, elevadores, escada rolante.
Planeja, desenvolve e executa projeto estrutural em concreto armado de um edifício.
Pode dedicar-se ao ensino, à pesquisa aplicada e a realizar vistorias, avaliações e elaborar laudos técnicos destro do seu campo profissional.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Empresas de Construção Civil, Escritórios de Engenharia e Arquitetura, Comércio de materiais de construção.

18 de set. de 2010

AGRADECIMENTO, SELOS E INDICAÇÕES

AGRADECIMENTO

Agradeço de coração aos amigos blogueiros pelo carinho demonstrado ao meu blog presenteado com os selos:

JOÃO VITOR BORGES DO BLOG http://anpulheta.blogspot.com/ com os selos Blog de Ouro, Escritores Virtuais e Se Seu Blog Fosse Uma Música

INDIVÍDUA DO BLOG: http://celuliteseoutrasestranhezasdemulher.blogspot.com/

Com o selo Blog de Ouro

SANDRO BATISTA DO BLOG http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

Pelo selo Blog de Ouro.


Indico os blogs

DE TUDO UM POUCO http://associacaoarterenascer.blogspot.com/


NICELLE ALMEIDA http://www.nicellealmeida.blogspot.com


POBRE ESPONJA http://www.pobresponja.blogspot.com/


RETROJOVEM http://retrojovem.blogspot.com/


SAUDE E COMPANHIA http://saudeecompanhia.blogspot.com/


CADA LETRA QUE ESCREVO UM FRAGMENTO DO QUE SOU http://myheartfranzoca.blogspot.com/

REGRINHAS
Colocar o link de quem indicou
Indicar outros blogs e avisar

12 de set. de 2010

TECNOLOGIA EM ELETRÔNICA INDUSTRIAL

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Estuda, projeta, constrói e monta máquinas e equipamentos elétricos e sistemas eletrônicos usados em linhas de montagem em fábricas.
Cuida do reparo e manutenção destes equipamentos.
Opera equipamentos complexos, controla a qualidade de diferentes etapas do processo de fabricação de condutores, semicondutores e outros dispositivos.
Supervisiona a linha de produção e montagem e realiza o controle de qualidade.
Efetua vistorias, avaliações e laudos técnicos.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

São muitas as oportunidades de trabalho em empresas químicas, metalúrgicas, de alimentos, elétricas, eletrônicas ou de informática.

9 de set. de 2010

REDAÇÃO

Fazer uma boa Redação no vestibular é questão de treino, etão, ai vai um tema de Redação para treinar um pouco.


FUVEST 1.997


R E D A Ç Ã O

Redija uma DISSERTAÇÃO em prosa, relacionando os três textos abaixo.

Texto 1
Na prova de Redação dos vestibulares, talvez a verdadeira questão seja sempre a mesma: “Conseguirei?”. Cada candidato aplica-se às reflexões e às frases na difícil tarefa de falar de um tema A proposto, com a preocupação em B –“Conseguirei?” –,
para convencer um leitor X.

Texto 2
Ao escrever “Lutar com palavras / é a luta mais vã./ Entanto lutamos / mal rompe a manhã”, Carlos Drummond de Andrade já era um poeta maior da nossa língua.

Texto 3
“É difícil defender,
só com palavras, a vida”

[João Cabral de Melo Neto]

6 de set. de 2010

TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

Cuida do processamento de alimentos de origem animal e vegetal como: leite, ovos, carnes e derivados, frutas e hortaliças.
Seleciona a matéria-prima, faz análises laboratoriais dos alimentos.
Estuda a composição química de alimentos, de aditivos e princípios de conservação.
Efetua tratamento de água de consumo industrial e tratamento de efluentes industriais.
Cuida do processo de embalagem dos produtos industrializados.
Realiza o controle de qualidade nas diversas áreas da cadeia produtiva.
Faz o gerenciamento de recursos energéticos, do controle de qualidade e dos processos de toda a estrutura produtiva.
Utiliza-se de tecnologia específica, visando atender às necessidades do mercado de trabalho respeitando os limites de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Agroindústrias como laticínios, cooperativas agropecuárias, indústrias de alimentos, fábrica de ração, indústria de conservação de vegetais e processamento de derivados cárneos.
Eleição é coisa séria pense bem antes de dar seu voto.

4 de set. de 2010

AUDIOVISUAL

Descrição da Profissão:

O Bacharel em Audiovisual tem um campo de atuação bastante vasto que incluem as atividades de: direção, roteirização, fotografia, sonorização, montagem e edição.
Como Diretor cria programas, escolhe o conteúdo e a linguagem, supervisiona os trabalhos das equipes técnicas, coordena aprovação de roteiros, a realização das filmagens e a edição dos filmes.
Como Diretor Artístico: Escolhe, ensaia e dirige o elenco, define a concepção visual de um filme tais como: figurinos, maquiagem e cenários.
Como Roteirista: Faz a adaptação do argumento à forma ou tipo de filme.
Fotografia: Cuida das imagens dos filmes: iluminação, ângulos de enquadramento.
Sonorização: Cria e edita sons e ruídos, faz a edição e mixagem de trilhas sonoras.
Montagem e Edição: Faz a montagem das várias partes do filme, escolhendo as imagens e cenas que mais interessam colocando-as na forma artística e lógica.
Na área de cinema e vídeo escreve roteiros, escolhe atores, diretores de arte e técnicos, elabora o cronograma de filmagem, cuida da locação de equipamentos e locais para cenário, da iluminação e edita as cenas.


Campo de Atuação:

O profissional em Audiovisual pode atuar em empresas cinematográficas, jornalísticas, de rádio e televisão, agências de publicidade e propaganda, de difusão artística e cultural, empresas que desenvolvem sites para a internet e empresas que produzem programas para transmissão na internet.
Em instituições científicas, de pesquisa e educação.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Comunicação, Cultura e Sociedade, Teoria da Comunicação, Comunicação e Teoria da Linguagem, Teoria da Cultura e do Contemporâneo, Estética da Comunicação, Metodologia e Elaboração de Projetos,
Matérias de formação Específica: História do Cinema, Iluminação, Direção, Animação e Infografia, História da Fotografia, Fotografia, Som, Cenografia, Oficina de Texto, Roteiro, Edição,

Matérias Complementares: Laboratório, Trabalho de conclusão de Curso.


Duração do Curso: 4 anos.

1 de set. de 2010

DIREITO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Advogado é o profissional que exerce suas funções aplicando os meios jurídicos existentes na defesa dos interesses de seus clientes, pessoas físicas (cidadãos) ou jurídicas (empresas).
Atende aos clientes, avalia o caso, recomenda os procedimentos necessários a cada caso, presta assistência durante o processo, pesquisa na jurisprudência histórico de casos semelhantes, encaminha processos a justiça e acompanha o andamento em todas as Instâncias. Para o encaminhamento do processo colhe informações e as analisa em função das leis vigentes no país.
Defende causas em Tribunais, aconselha clientes sobre aspectos legais nos negócios, transações comerciais, inventários e partilhas, dívidas não resgatadas, restituições de impostos e taxas, roubos, separações, despejos, etc.
Participa de audiências de conciliação, de instrução (onde são colhidas às provas existentes) e de julgamento, promovendo as provas necessárias para a defesa de seus clientes, tais como oitiva de testemunhas, prova documental e pericial.
Pode dedicar-se as causas cíveis, criminais, trabalhistas, tributário, internacional, constitucional, administrativo, previdenciário, entre outros.
Na Advocacia Pública representa os interesses da União, Estados e Municípios, zelando pela legalidade de dos atos praticados pelo Poder Público, além de representar em Juízo e defender pessoas carentes.
No Direito Administrativo aplica as normas e legislações que regulam as atividades do poder público, empresas, instituições e órgãos públicos na relação com empresas privadas e com cidadãos.
No Direito Civil assiste, orienta e defende pessoas em ações referentes a propriedades e posse de bens, divórcios, partilhas de bens, testamentos, inventários, compra, venda, locação de imóveis e empréstimos, danos morais e materiais, entre outros.
Na área de Direito Ambiental atua em questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente, visando à preservação do mesmo.
No Direito comercial faz a intermediação das relações jurídicas orientando sobre a legislação do comércio, participa da abertura, funcionamento e encerramento de empresas.
No Direito do Consumidor orienta, assiste e defende pessoas no que se refere às relações de consumo, com o objetivo de preservar os direitos do consumidor junto a empresas que fornecem bens e serviços.
No âmbito do Direito de Propriedade Intelectual atua na área de direitos autorais, protegendo os autores da falsificação, plágio e roubo de suas obras.
Em Direito Penal ou Criminal estuda o caso e prepara a defesa ou acusação em ações que envolvem crime ou contravenção contra pessoa física ou jurídica.
Como Advogado Tributarista atua na aplicação das normas que regulamentam a arrecadação de impostos, obrigações fiscais e tributárias.
Em Direito Trabalhista ou Previdenciário representa pessoas físicas ou jurídicas nas relações de trabalho referentes a contrato de trabalho, previdência social e ações sindicais.
O Advogado pode ainda, através de concurso público exercer as funções de Promotor de Justiça, Delegado de Polícia Civil ou Federal, Juiz de Direito nas diversas esferas da Justiça e nas diversas Instâncias, podendo chegar a Ministro do Supremo Tribunal de Justiça.
O Promotor de Justiça atua em favor da sociedade e da cidadania defendendo a ordem jurídica, os interesses coletivos ou individuais, em ações penais e civis públicas. Propõe ações civis públicas em defesa dos direitos individuais e coletivos, fiscaliza o cumprimento das leis.
Como Delegado de Polícia dirige, coordena, orienta subordinados na repressão às infrações penais, para restabelecer ou manter a ordem e segurança individual e coletiva. Administra atividades de interesse da segurança pública, expede documentos públicos e administra os recursos humanos e materiais de uma delegacia de polícia.
Juiz de Direito realiza e dirige sessões e audiências judiciais aplicando os critérios previstos na legislação pátria para a promoção da igualdade entre as partes, avalia as necessidades de provas para um julgamento seguro. Em processos criminais decreta a condenação ou absolvição do réu.
Atua na conciliação de interesses, convocando e ouvindo as partes interessadas, propõe alternativas de acordo e cuida do cumprimento das decisões.
Julga os processos através da prolação de sentenças, administra atividades do judiciário, coordena processo eleitoral.
Como Ministro do Supremo Tribunal de Justiça decide conflitos individuais e coletivos em nome do Estado, aplica o Direito a casos concretos, dirige audiências judiciais, estabelece critérios para a promoção da igualdade das partes, faz a avaliação do caso para verificar a necessidade de provas para o julgamento seguro, concilia interesses, profere decisões que nesta esfera são chamadas de Acórdãos, faz a gestão das atividades administrativas do judiciário, coordena processo eleitoral, organiza a jurisprudência.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Escritórios de Advocacia próprios ou não, departamento jurídico de empresas públicas ou privadas, comerciais, Delegacia de Polícia, Ministério Público, Magistratura.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Introdução ao Estudo de Direito, Economia, Sociologia, Educação física.

Matérias de Formação Profissional: Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal, Direito Comercial, Direito do Trabalho, Direito Administrativo, Direito Processual Civil, Direito Processual Penal e Ética Profissional.

Matérias Optativas: Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado, Ciências das Finanças e Direito Financeiro, Direito da Navegação, Direito Romano, Direito Agrário, Direito Previdenciário, Medicina Legal.
Estágio Obrigatório.

Duração do Curso: 5 anos.


OBS: Ao terminar o Curso do Direito o estudante recebe o Título de Bacharel, para tornar-se advogado é preciso prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, em sendo aprovado receberá a Carteira da OAB e poderá exercer a advocacia.


ENTREVISTA
Dra. IVONE JOSÉ – ADVOGADA


Formada em 1987 pela FACULDADE DE DIREITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, pós-graduada em Direito Constitucional com ênfase em Direito do Trabalho. Advogada especializada em Direito do Trabalho. Foi diretoria de empresa de prestação de serviços durante 10 anos, atualmente procuradora municipal.

Pergunta: Como foi a sua escolha profissional?
Resposta: Foi muito tranquila, porque sempre gostei do Direito, e com todas as variantes que ele apresenta, julguei ser uma boa profissão.

Pergunta: Quais os conhecimentos necessários para o bom desenvolvimento profissional, que não se aprende na faculdade e nem nos cursos de especialização?
Resposta: Atualmente é necessário ter pleno conhecimento das línguas inglês e espanhol, além claro, de conhecimento em informática, uma vez que, em breve o Poder Judiciário estará totalmente aparelhado.

Pergunta: Como está o mercado de trabalho?
Resposta: Na área jurídica o mercado de trabalho é muito extenso. Assim sendo, algumas áreas estão em evolução, por ex., Direito Ambiental e Informática, outras áreas especialmente a advocacia particular, tem sofrido uma retração, tendo em vista, a crise econômica mundial.

Pergunta: Quais são as perspectivas futuras para o mercado de trabalho?
Resposta: Como vivemos num país democrático e em pleno desenvolvimento as perspectivas são muito boas.

Pergunta: No exercício profissional você corre riscos?
Resposta: Não.

Pergunta: Quais as dificuldades encontradas no início da carreira?
Resposta: A falta de clientes, e a insegurança normal a todo início de carreira.

Pergunta: Quais as dificuldades encontradas atualmente?
Resposta: A morosidade da Justiça.

Pergunta: Que conselho daria a quem deseja seguir a carreira?
Resposta: Estudar bastante, escolher uma área de atuação e especializar-se nela. Manter-se diariamente atualizado, pois nossa sociedade é muito dinâmica.