29 de nov de 2010

LOCAIS DE EXAMES DA FATEC SÃO PAULO

A FATEC SÃO PAULO liberou hoje a lista dos locais de exames para o vestibular 2011.
A prova será realizado no próximo domingo 05/12 as 13 hs 30 min. Os portões serão abertos as 12 hs45 min e fechados as 13hs.30.
Os candidatos deverão levar:
Cédula de identidade original
Caneta esferográfica azul ou preta
Lápis preto nº 2
Borracha macia

CONSULTE AQUI O LOCAL DE EXAME.

28 de nov de 2010

FUVEST 2011 – PROVA E GABARITO.

Terminou a pouco o exame da Primeira Fase da FUVEST 2011 com 7,8% de abstinência.

Veja abaixo a prova e o Gabarito

PROVAS


GABARITO

26 de nov de 2010

ANIVERSÁRIO DO BLOG

Este blog está completando dois anos hoje, acredito que de certa forma está atingindo os objetivos pelo qual foi criado que é o de informar jovens em fase de escolha da profissão.
Além disso, fiz muito amigos através do blog.
Ultimamente tenho postado pouco no blog, mas como sempre falo todo profissional tem que se atualizar constantemente, eu também preciso, então, estou fazendo cursos, participando de grupos de estudos sobre educação e estou fazendo um curso de web design para melhorar o blog.
Agradeço aos leitores do blog, aos amigos e em especial àqueles que me incentivam a escrever sempre.
Ahhhh! Para aqueles que domingo farão a prova da Primeira Fase da FUVEST 2011 desejo Boa Sorte e lembre-se a calma é a maior aliada no vestibular.

22 de nov de 2010

FUVEST E UNICAMP

LOCAIS DE EXAMES DA FUVEST


A FUVEST liberou hoje a consulta aos locais de exames da Primeira Fase do Vestibular 2011

CONSULTE AQUI SEU LOCAL DE EXAME.

A Primeira Fase será realizada no dia 28/11/2010

A Divulgação da lista de convocados e dos locais de exames de 2ª fase será divulgada no dia 20/11/2010


A Segunda Fase será realizado no período de 09 a 11/01/2011
12 a 14/01 – Provas de Habilidades Específicas.


UNICAMP


A UICAMP também divulgou hoje o gabarito oficial da Primeira Fase do Vestibular 2011.
Veja abaixo as provas e o gabarito.


PROVAS


Q E Z



R E Y



S E X


T E W

GABARITO

19 de nov de 2010

NOTA OFICIAL DO MEC SOBRE O ENEM

Enem 2010 – Nota Oficial

1. Os procedimentos regulares com relação às provas do Enem, realizadas nos dias 6 e 7 de novembro passado, seguem seu curso previsto;

2. Hoje, à meia-noite (horário de Brasília), termina o prazo para os alunos requisitarem a correção das provas de ciências humanas e ciências da natureza, de acordo com a disposição do cabeçalho, ao invés da numérica;

3. Informamos ainda que segue, por parte do consórcio Cespe/Cesgranrio, a análise das 116.626 atas dos locais de prova e que os estudantes eventualmente prejudicados pelos erros de impressão no caderno de questões de cor amarela, da prova de sábado (dia 6), estão sendo identificados. Eles serão informados, pelos meios habituais (SMS, e-mail, telefone e carta) que poderão, se assim desejarem, realizar uma nova prova;

4. A identificação e qualificação desses alunos devem continuar ao longo da próxima semana;

5. Quanto à data da prova, o Ministério da Educação marcará a data da sua realização para a primeira quinzena de dezembro. O dia exato será anunciado até a próxima quarta-feira, dia 24;

6. Reafirmamos ainda que o calendário do Enem 2010 segue rigorosamente dentro dos prazos estabelecidos, com a divulgação dos resultados prevista para a primeira quinzena de janeiro de 2011, e o início do processo da Seleção Unificada (Sisu) na segunda quinzena de janeiro de 2011.

Assessoria de Comunicação MEC

17 de nov de 2010

MODA


DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O profissional em Moda cuida da criação, produção, divulgação e comercialização da moda.
Pesquisa as tendências da moda e o mercado consumidor mundial e nacional.
Como estilista cria figurinos, coleções, tecidos, motivos para estamparia, roupas, calçados e acessórios, definindo linhas, forma e estilos de acordo com a empresa que atua e mercado consumidor.
Seleciona materiais, padrões e estampas, participa da elaboração de moldes, no corte e costura das peças.
O Consultor de moda analisa as características físicas, personalidade, profissão do cliente e desenvolve um estilo e imagem da pessoa.
Na indústria de confecção acompanha a produção, supervisiona o trabalho de modelistas e costureiros.
Como produtor de moda organiza desfiles de lançamentos de campanhas de marketing.
Orienta a apresentação das coleções de moda para compradores e imprensa especializada.
Cuida da produção da moda para a publicidade, desfiles e organização de vitrines.
Administra a criação, produção, estoques, qualidade e custos e comercialização dos produtos.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Indústrias têxteis, de confecção, malharias, fiação e tecelagem, oficinas de modelagem, laboratórios têxteis, magazines, lojas de departamentos, revistas especializadas e empresas de produção artística e cultural. Indústrias de calçados, cintos, aviamentos e acessórios.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Desenho de Moda, História do Vestuário e da Moda, Sociologia da Moda, Metodologia e Pesquisa em Moda, Tecnologia Têxtil e de Confecção, Noções de Comercialização e Mercadologia, Inglês, Francês, Instrumental de Moda.

Matérias de Formação Profissional: Design Têxtil, Desenvolvimento Criativo, Pesquisa e Criação de Moda, Acessórios e Aviamentos, Promoção, Merchandising e Publicidade, Criação e Desenvolvimento de Coleções, Informática Aplicada à Moda, Comunicação Visual. Interpretação e Adequação de Tendências da Moda, Desenvolvimento Estratégico do Produto, Administração de Vendas, Administração Financeira, Administração de Produção, Economia, Marketing Têxtil e de Confecção, Comunicação de Moda, Direito e Legislação Aplicada à Moda, Organização de Eventos.

Duração do Curso: 4 anos.

12 de nov de 2010

PROVAS E GABARITOS DO ENEM 2010

Bem... depois de tanta confusão, mais uma das atrapalhadas do MEC e INEP que gerou a suspensão da prova finalmente foi liberado hoje o gabarito.

PROVAS DO PRIMEIRO DIA
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIA
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

ROSA


BRANCA


AZUL

AMARELA


PROVAS DO SEGUNDO DIA
PROVA DE REDAÇÃO E DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
PROVA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

ROSA

CINZA

AZUL

AMARELA

11 de nov de 2010

LOCAIS DE EXAMES DA UNICAMP

A UNICAMP divulgou hoje os locais de exames da Primeira Fase do Vestibular 2011 que será realizado no dia 21 de novembro de 2010.

CONSULTE AQUI SEU LOCAL DE EXAME


Atenção: os candidatos devem levar uma foto 3x4 datada (ano de 2010) no dia da prova da primeira fase.

O que levar para a prova

No dia da prova, os candidatos deverão levar uma foto colorida 3X4, datada, tirada em 2010 (com nome e número de inscrição anotados no verso), o original do documento indicado na inscrição, lápis, borracha, uma pequena régua e caneta esferográfica transparente. Atenção: só será permitido o uso de caneta esferográfica transparente nas cores azul ou preta. É vedada a utilização de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora, bem como é proibido o uso de boné ou chapéu, ou quaisquer outros materiais estranhos à prova. Os candidatos não precisarão levar o comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento no dia da prova. Para se certificar que estão inscritos, os candidatos devem consultar a opção “situação de inscrição” na página da Comvest na internet. Caso haja problema, devem entrar em contato com a Comissão imediatamente.

VEJA TAMBÉM A RELAÇÃO CANDIDATOS POR VAGA PARA O VESTIBULAR 2011.

10 de nov de 2010

FUVEST DIVULGA A CONCORRÊNCIA PARA O VESTIBULAR 2011.

A FUVEST – Fundação Universitária para o Vestibular que realiza o processo seletivo da USP e Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo divulgou hoje pela manhã a Relação Candidatos por vaga do Vestibular 2011.
A carreira mais concorrida é Medicina com 49,25 candidatos por vaga.


VEJA A LISTA COMPLETA

8 de nov de 2010

TRÊS MATÉRIAS PUBLICADAS HOJE NO NOTÍCIAS UOL SOBRE O ENEM.

Inep e gráfica têm responsabilidade em falhas na prova do Enem

FÁBIO TAKAHASHI
DE SÃO PAULO
ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA

Duas ações que falharam anteontem na aplicação do Enem --erro na montagem das provas e revisão do material-- estavam sob responsabilidade da gráfica contratada e do Inep (órgão do Ministério da Educação).

Segundo o contrato, a gráfica RR Donnelley foi a responsável por imprimir, manusear e diagramar as provas, por R$ 68 milhões.
No primeiro dia de prova, parte dos exemplares saiu com folhas repetidas ou erradas. Nesses casos, os alunos não receberam todas as questões. O MEC ainda analisa o que será feito aos alunos.

Já ao Inep cabia checar o material a ser impresso. Nessa etapa poderia ter sido verificado que, no cabeçalho da folha de respostas, o espaço para o gabarito das questões de ciências da natureza estava incorretamente identificado como ciências humanas.
O erro só foi constatado durante a prova.

O Ministério da Educação afirma que ainda apura as responsabilidades pelos erros. Segundo a Folha apurou, a avaliação inicial da pasta é que houve erro tanto do Inep quanto da gráfica.

A reportagem não conseguiu contato ontem com a RR Donnelley, multinacional fundada em Chicago (EUA). Durante a concorrência para escolha da gráfica, o MEC interveio na Justiça para que a RR Donnelley vencesse.

Quem ofereceu a melhor proposta foi a gráfica Plural (parceria do Grupo Folha e da Quad Graphics). Mas o Inep alegou à Justiça que a Plural não comprovou capacidade técnica para a impressão com "sigilo e segurança".

A argumentação foi aceita pela Justiça, e a RR Donnelley ganhou o contrato. A empresa foi a responsável pela impressão da segunda versão do Enem de 2009, após a primeira ter sido fraudada e cancelada.



DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO RECOMENDA ANULAÇÃO SO PRIEMIRO DIA DO ENEM 2010.
Ana Okada
Em São Paulo

A DPU (Defensoria Pública da União) irá recomendar ao MEC (Ministério da Educação) que a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 do sábado (6) seja anulada e aplicada novamente. O documento deve ser enviado ao ministério hoje (8).

Segundo a defensoria, a solução apresentada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para os erros ocorridos no sábado (6) não contemplaria todos os prejudicados. A DPU diz que recebeu relatos de estudantes que preencheram o gabarito de duas formas - parte invertida e parte correta - devido a desencontro e demora de informação por parte dos organizadores do exame.

Houve também casos em que candidatos foram informados que a ordem das questões, no caderno de prova, é que estaria invertida.

O defensor Ricardo Emílio Pereira Salviano, titular do ofício de direitos humanos e tutela coletiva do Distrito Federal, diz que o intuito da ação é "sanar as irregularidades, e não causar empecilho ao exame".

Quanto às queixas de vazamento de informação do segundo dia, o defensor entende que as irregularidades não foram cometidas pelo Inep. "Foram erros pontuais de candidatos que burlaram a segurança, e que podem ser punidos por isso", explica Salviano. A defensoria se baseou em relatos veiculados na imprensa e em relatos pessoais recebidos por e-mail.
A DPU disponibilizou o endereço eletrônico enem2010@dpu.gov.br para que estudantes que foram prejudicados possam se manifestar.

Caso a recomendação não seja atendida, a defensoria deve entrar com ação civil coletiva na Justiça Federal, pedindo o cancelamento do exame do primeiro dia do Enem.

INEP estuda 27 e 28 de novembro ou 4 e 5 de dezembro para reaplicar ENEM para alunos prejudicados.
Camila Campanerut
Em Brasília

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) estuda aplicar uma nova prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para quem foi prejudicado pelos erros no caderno amarelo em 27 e 28 de novembro ou em 4 e 5 de dezembro. Cerca de 2 mil candidatos podem ter que fazer a nova prova.

Nas datas de novembro, estão previstas a primeira fase da Fuvest, em São Paulo, e provas da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), UFRR (Universidade Federal de Roraima), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UFLA (Universidade Federal de Lavras) e da Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina).

Já em dezembro, estão no calendário as provas da UFPR (Universidade Federal do Paraná), UFV (Universidade Federal de Viçosa), Fatecs (Faculdades de Tecnologia de SP), UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Uneb (Universidade do Estado da Bahia), Acafe-SC (consórcio de universidades de Santa Catarina), UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) e da Uece (Universidade Estadual do Ceará).

Entenda o caso
Estudantes identificaram problemas nos cadernos de provas e nos gabaritos do Enem, que foi aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. Nos cadernos amarelos, havia questões repetidas e faltantes. Já nas folhas de resposta, os cabeçalhos dos testes de ciências da natureza e ciências humanas vieram trocados.
Comentando
Bem ... diante dos acontecimentos me recuso a fazer qualquer comentário a respeito dos problemas do ENEM, pelo menos por enquanto.

7 de nov de 2010

CANDIDATOS QUE FIZERAM O ENEM PODEM RECLAMAR PARTIR DE QUARTA-FEIRA.

Os candidatos que se sentiram prejudicados nas provas do ENEM 2010 poderão reclamar pelo site do INEP a partir de quarta-feira dia 10/11/2010.
Será levado em conta o cabeçalho da folha de respostas do primeiro dia de prova, que estava invertido e os candidatos que foram prejudicados pelas falhas gráficas da prova amarela.
O Presidente do INEP Joaquim José Soares Neto não descarta a possibilidade da aplicação de nova prova para os candidatos que fizeram a prova amarela.
Os estudantes terão até o dia 16 de novembro para fazer o pedido.

6 de nov de 2010

ESTUDANTES QUE PREENCHERAM O GABARITO ERRADO DO ENEM PODEM RECORRER.

Joaquim Soares Neto presidente do INEP anunciou hoje que estudantes que se sentirem prejudicados com o erro do gabarito da prova de hoje deverão entrar em contato com o INEP pela internet, no site de inscrição http://www.enem.inep.gov.br/ e relatar o erro.
Disse ainda que os estudantes que preencheram a folha de forma invertida não serão prejudicados.
Se sua prova apresentou algum problema entre no site do INEP e deixe seu relato.

5 de nov de 2010

RECOMENDAÇÕES PARA A PROVA DO ENEM

Neste final de semana acontecerá a Prova do ENEM. São aproximadamente 4.600.000 inscritos.
A prova terá início as 13 horas é aconselhável sair de casa com bastante antecedência, lembre-se que nos dias de provas o trânsito é bastante intenso e é preciso chegar ao local de prova pelo menos uma hora antes do horário.
No dia da prova os candidatos deverão levar:
Cartão de Confirmação
Carteira de Identidade original
Caneta esferográfica preta
É recomendável levar também uma ou duas garrafinhas de água, uma barra de chocolate para repor as energias.
Recomenda-se que deixem em casa aparelhos de telecomunicações (pagers, celulares, bips) não é permitido também levar papéis ou outro tipo de material que sejam inconvenientes ao andamento da prova.
Hoje véspera da prova é dia de relaxar, procure fazer um passeio, ir ao cinema ou teatro, até mesmo ir a um parque, volte cedo para casa, durma cedo para descansar.
Amanhã levante cedo, faça um café da manhã reforçado, relaxe fazendo alguma coisa que goste, no almoço faça uma refeição leve para não ter indisposição na hora da prova.
Quem vai fazer o ENEM lembre-se a sua melhor aliada é a calma, mantendo a tranqüilidade o seu rendimento será melhor.
Procure resolver primeiro as questões fáceis e menos trabalhosas deixando as questões que não sabe para o final, é melhor perder pontos naquilo que não sabe ou é de difícil solução que perder nas questões fáceis.

BOA SORTE A TODOS!

1 de nov de 2010

ENEM 2010

Neste final de semana dias 06 e 07 de novembro haverá o exame do ENEM 2010, com início as 13 horas, sendo:
- no dia 6/11/2010 (sábado), das 13h às 17h30 - Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- no dia 7/11/2010 (domingo), das 13h às 18h30 - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias.

Os inscritos deverão se dirigir ao local de prova indicado no Cartão de Confirmação da Inscrição portando:
- documento de identificação original;
- Cartão de Confirmação da Inscrição enviado via postal pela Empresa Brasileira de Correios e disponibilizado na página de acompanhamento do inscrito;
- caneta esferográfica de tinta preta.

Atenção! A não apresentação de documento de identificação original impossibilita o inscrito de realizar a prova e resulta na sua eliminação do Enem 2010.

Durante a realização da prova não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os inscritos, nem a utilização de lápis, borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, relógio, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

ESTUDE RESOLVENDO AS PROVAS DO ENEM 2009.

PROVA AZUL

PROVA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIA

GABARITO

PROVA DE REDAÇÃO E DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS
PROVA DE MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

GABARITO