12 de ago. de 2013

CALENDARIO DE VESTIBULARES

FUVEST

INSCRIÇÃO: De 01/08 a 23/08/2013 – Consulto ao Manual pela Internet.

                   De 23/08 a 09/09/2013 – Somente pela Internet

 
De 13 a 18/10/2013 – Prova de Habilidade Específica para os Cursos de Música São Paulo e Artes Visuais.

PRIMEIRA FASE: 24/11/2013 – 13 hs.

SEGUNDA FASE: De 05 a 07/01/2014 – 13 hs.

De 08 a 10/01/20014 – Provas de habilidade Específica.

 
UNICAMP

INSCRIÇÕES: De 19/08 a 13/09/2013 – Somente pela Internet.

EXAMES:

PRIMEIRA FASE: 10/11/2013

SEGUNDA FASE: De 12 a 14/01/2014

De 03 a 07/10/2013 – Prova de Habilidade Específica para o Curso de Música

De 20 a 23/01/2014 – Prova de Habilidade Específica para exceto para o curso de Música.

 
UNESP

INSCRIÇÕES: DE 16/09 a 11/10/2013

A Prova da Primeira Fase será realizada no dia 17/11/2013.

 

ITA – INSTITUTO TECNOLÓGICO DA AERONÁUTICA

INSCRIÇÕES: DE 10/08 A 15/09/2013 Pela Internet

EXAMES: De 10 a 13/12/2013 as 08 hs.


PUC-SP – PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

INSCRIÇÕES: DE 14/10 a 13/11/2013.

EXAMES: 01/12/2013 as 13 hs.

 

9 de ago. de 2013

TÉCNICO EM GESTÃO AMBIENTAL


DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

Participa de projetos para avaliação dos riscos ambientais e realiza a análise de riscos.
Assessora na elaboração de laudos sobre o meio ambiente.
Gerencia a execução dos programas que visam diminuir ou impedir a deterioração dos recursos naturais.
Participa de programas educativos orientando para as práticas de preservação do meio ambiente.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Estabelecimentos industriais e agroindustriais, empresas agropecuárias, mineradoras, empresas públicas de controle de poluição, empresas de consultoria, órgãos públicos, prefeituras municipais, parques e reservas ambientais e centros de pesquisas.

1 de ago. de 2013

Inscrições abertas para a Feira de Profissões da USP


Com quase o dobro do tamanho, 7ª edição do evento terá “Espaço do Educador” e atividades culturais.

São Paulo, 18 de julho de 2013 – A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária está com inscrições abertas para a 7ª Feira de Profissões da USP, que acontece nos dias 8, 9 e 10 de agosto no Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), localizado na Cidade Universitária, em São Paulo. A entrada na feira é gratuita e, para participar, estudantes e escolas deverão se inscrever até o dia 7 de agosto no site do programa “USP e as Profissões”: www.prceu.usp.br/uspprofissoes.

Nos três dias de evento, estudantes de ensino médio e vestibulandos terão a oportunidade de conversar com professores, funcionários e alunos das unidades de ensino da USP sobre todos os cursos de graduação oferecidos pela instituição, bem como obter informações sobre o vestibular, os programas de apoio à permanência estudantil e o mercado de trabalho. Os estudantes poderão participar, por exemplo, de dinâmicas de orientação vocacional e bate-papos com docentes da Universidade de São Paulo.

Em sua 7ª edição, a Feira de Profissões da USP ganhou mais espaço e agora vai ocupar aproximadamente seis mil metros quadrados do Centro de Práticas de Esportivas da USP, o que é quase o dobro com relação às edições anteriores. A novidade se deve ao grande crescimento do evento que, só no ano passado, chegou a receber quase 53 mil estudantes. A ampliação foi possível graças ao patrocínio do Banco do Brasil, o que permitirá que os estandes das unidades de ensino fiquem maiores e os visitantes possam circular mais livremente pelo evento.

Outra novidade é o “Espaço do Educador”, que tem o objetivo de dar mais visibilidade às oficinas e cursos de extensão ligados à formação de professores, além de trazer informações sobre os acervos, museus e atividades culturais da USP. “A Feira de Profissões da USP tem uma proposta diferente este ano. O atendimento aos estudantes continua sendo nossa prioridade, mas agora nós nos voltamos também para o educador, que acreditamos desempenhar um papel decisivo na escolha profissional desses jovens”, explica a Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária, Maria Arminda do Nascimento Arruda.

Os visitantes também poderão participar do Giro Cultural USP, que irá promover, de hora em hora, visitas monitoradas ao campus da USP da capital. Durante a feira, o Show da Física, o Química em Ação e o Museu de Anatomia Veterinária da USP também irão oferecer apresentações e visitas monitoradas aos visitantes. “Com o Giro Cultural, por exemplo, procuramos estimular as visitas aos acervos e museus da USP que, assim como os cursos de extensão, são abertos ao público. É uma atividade indicada tanto aos estudantes quanto aos professores e às próprias famílias que acompanham os jovens na Feira de Profissões”, ressalta a pró-reitora.

A Feira de Profissões da USP faz parte do programa “USP e as Profissões”, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, que tem como objetivo fornecer subsídios aos estudantes para que, com a ajuda de seus familiares e professores, orientem-se na importante tarefa de optar por uma carreira profissional. Para isso, o programa organiza um calendário de visitas de alunos do ensino médio à USP e também as “Feiras de Profissões da USP”, eventos promovidos uma vez por ano no campus da capital e no interior do estado.

“A USP é reconhecida pelo seu ensino de graduação e pós-graduação de excelência e pesquisa de ponta, mas queremos ir além e mostrar que a Universidade de São Paulo tem uma grande responsabilidade social com a difusão da cultura e da ciência”, conclui Maria Arminda.

Isenção da taxa do vestibular

A partir do dia 1º de agosto, o manual do candidato do vestibular da FUVEST, o mais disputado do país, estará disponível para consulta na internet, no site: www.fuvest.br. As inscrições para o vestibular serão realizadas do dia 23 de agosto ao dia 9 de setembro.

Neste ano, a FUVEST estendeu o prazo para pedidos de isenção da taxa do vestibular até o dia 10 de agosto. Os interessados em participar do programa de isenção total ou redução do pagamento da taxa de inscrição, bem como beneficiar-se da Lei Estadual 12.782/2007, devem se inscrever no site da FUVEST. Os pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição também poderão ser feitos na própria Feira de Profissões da USP, no estande da SAS/FUVEST. Os resultados dos pedidos serão divulgados no dia 22 de agosto.

Serviço:

7ª Feira de Profissões da USP: 8,9 e 10 de agosto, das 9h às 17h

Local: Centro de Práticas Esportivas da USP

Endereço: Praça Professor Rubião Meira, 61, Cidade Universitária, São Paulo

Inscrições gratuitas até o dia 7 de agosto pelo site: www.prceu.usp.br/uspprofissoes

Informações: (11) 3091-3511 | uspprofi@usp.br

Organização: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP

Apoio: Centro de Práticas Esportivas da USP e Prefeitura do Campus USP da Capital

Patrocínio: Banco do Brasil