29 de jul de 2010

FEIRA DAS PROFISSÕES

A Universidade São Paulo – USP realizará nos dias 05, 06 e 07 de agosto a Feira das Profissões.
O evento será no CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da USP), em São Paulo. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as unidades de ensino e pesquisa e demais órgãos da Instituição, nos campos de São Paulo e Interior, através da exposição.
O Instituto de Psicologia realizará dinâmicas de Orientação Vocacional e a FUVEST contará com uma equipe para esclarecer dúvidas dos visitantes sobre o vestibular.
O CEPEUSP fica na Praça Professor Rubião Meira, 61, Cidade Universitáia..
Mais informações podem ser obtidas pelos fones: (11) 3091-3513 e 3091-3511
Os interessados deverão inscrever gratuitamente pelo site da instituição.

26 de jul de 2010

GEOFÍSICA

DECRIÇÃO DA PROFISSÃO

Estuda o planeta terra analisando as forças físicas, as estruturas e os processos dinâmicos que atuam sobre o planeta.
Estuda a composição da terra, a superfície, as camadas internas, os abalos sísmicos, os campos magnéticos, a força da gravidade, o nível de radioatividade, as reações térmicas do centro da terra.
Estuda e analisa as particularidades do planeta, tais como: os aspectos físicos dos mares, rochas, solos, reserva minerais, lençóis freáticos, , composição do solo, etc.
Elabora estudos e realiza pesquisas sobre a composição da superfície terrestre, suas propriedades físicas.
Elabora estudos sobre as mudanças do campo magnético da terra.
Faz análises das camadas internas da terra, da composição e dinâmica de vulcões e fenômenos de desintegração radioativa.
Estuda e pesquisa tecnologias que facilitem a construção de túneis, pontes e outras obras com a finalidade de garantir a segurança dessas estruturas em exposições a abalos sísmicos, calor, ventos, etc.
Coordena equipes de estudos e pesquisas sobre a preservação ambiental.
Elabora projetos para a prospecção de lençóis freáticos e estudos de técnicas de melhor aproveitamento dos recursos hídricos da região.
Na construção civil coordena e supervisiona equipes na verificação da viabilidade de obras e vulnerabilidade do projeto em construção de túneis, barragens, represas, usinas hidroelétricas, pontes, etc. analisando as características geológicas da área e indicando o tipo de construção e os materiais mais adequados.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Empresas públicas e privadas de preservação ambiental, de exploração de minérios, construção civil, instituições de ensino e pesquisa, entre outras.

20 de jul de 2010

TECNOLOGIA GESTÃO DESPORTIVA E LAZER

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Planeja e administra atividades e eventos esportivos e de lazer, avaliando custo/benefício sociais, culturais, ambientais e econômicos.
Defini estratégias para promoção dos eventos, cuida da captação de recursos financeiros, pessoal e técnicos.
Coordena as equipes responsáveis pela promoção e realização de eventos desportivos e de lazer.
Faz a avaliação dos resultados das atividades e dos eventos, elabora instrumentos para avaliação do nível de satisfação da população beneficiada, faz a sínteses e relatórios analíticos que possam ser usados como memória/referência para atividades posteriores e eventos desportivos e de lazer.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Empresas ligadas a eventos esportivos e de lazer, na gestão de políticas e projetos em órgãos públicos e empresas privadas, clubes esportivos e instituições de lazer e entretenimento.

17 de jul de 2010

CURSO TÉCNICO OU SUPERIOR

Sempre tem alguém que me pergunta o que acho melhor um curso técnico ou superior?
Esta escolha depende de alguns fatores que devem ser analisados.
Quem tem pressa de ingressar no mercado de trabalho o mais indicado é fazer um curso técnico porque assim já entrará no mercado tendo uma profissão podendo depois continuar os estudos em nível superior.
Para aqueles que irão trabalhar somente depois de concluir um curso superior poderão então, partir diretamente do Ensino Médio para a Faculdade.
Outro fator a ser analisado é o que o mercado de trabalho está pedindo, quem está sendo mais procurado o técnico ou o graduado em curso superior.
Uma coisa é certa quem quiser ingressar no mercado de trabalho e principalmente se manter nele, terá que estudar o resto da vida, mesmo que faça um curso técnico deverá fazer um planejamento de carreira e continuar os estudos em nível superior e pós graduação.

13 de jul de 2010

Selo Premio Dardos






Ganhei mais um selo, o Premio Dardos do amigo Casa do Hippie

Agradeço de coração ao nosso amigo Casa do Hippie do Blog http://casadohippie.blogspot.com/ pelo carinho
O selo vai também para:
01 – Nova Alexandria - http://novalexandrianet.blogspot.com
02 – Mulherices - http://mulherices2009.blogspot.com
03 – Blog do Absurdo Fantástico - http://amadeupaes.blogspot.com
04 – Amos Barros - http://amosbarros.blogspot.com/

10 de jul de 2010

BOLSA DE ESTUDOS PARA CURSOS SUPERIORES

Há vários programas de bolsa de estudos para alunos que não dispõem de recursos para custear o curso superior.

FIES (FINACIAMENTO ESTUDANTIL)
Programa do Ministério da Educação financiado pela Caixa Econômica Federal, destinado a estudantes que não tem condições de arcar com os custos do ensino superior e que estejam matriculados em Instituições de Ensino particulares, regularmente cadastradas no programa e que tenham avaliação positiva nos processos de avaliação do MEC.
Para a inscrição no FIES o estudante deverá após sua matricula na faculdade deverá procurar uma Agência da Caixa Econômica Federal requerer a ficha de inscrição e apresentar um fiador residente no Brasil..
Após a primeira fase da seleção, caso selecionado deverá comparecer a Agência da Caixa acompanhado de seu fiador, portando os documentos solicitados pela mesma.
O financiamento não poderá ser superior à duração regular do curso.
A amortização da dívida tem início no mês seguinte à conclusão do curso, nos doze primeiros meses de amortização o valor a ser pago é igual ao da parcela paga diretamente a instituição de ensino superior.
O restante da dívida poderá ser pago em uma vez e meia de permanência do estudante na condição de aluno financiado.
Mais informações podem ser obtidas nas Agências da Caixa ou pelo telefone:
0800-726-0101

As Instituições de Ensino Superior particulares também possuem programas de financiamento para estudantes, o aluno pode obter um desconto na mensalidade ou ainda uma bolsa integral que geralmente começa a pagar após o término do curso. Algumas instituições oferecem bolsa de estudos e em contrapartida o aluno deverá prestar serviços à instituição, trabalhando em algum setor do campus.
Filhos de professores também podem conseguir um desconto ou mesmo o valor total da mensalidade. Algumas Faculdades oferecem outros tipos de financiamento ou desconto, para isso o aluno precisa informar-se no setor responsável.

Prefeituras de alguns Municípios também possuem programas de bolsa de estudos para
Estudantes carentes moradores da Cidade. Neste caso as informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Educação do Município.


PROUNI
Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, tem por finalidade a concessão de Bolsas de Estudos integrais ou parciais a estudantes oriundos do Ensino Médio da rede pública. Estudantes de escolas particulares também podem participar, desde que tenha sido bolsista durante todo o ensino médio.
Além dos dados acima podem concorrer no PROUNI estudantes cuja renda per capta familiar seja até três salários mínimos.
O PROUNI oferece também a bolsa permanência em convenio de estágio com o MEC, Caixa Econômica Federal e o FIES.

MEC PRORROGA INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2010-07-10

O Ministério da Educação prorrogou as inscrições para o ENEM (Exame nacional do Ensino Médio) até o dia 16 de julho.
A taxa de inscrição poderá ser paga até o dia 20 do mesmo mês.

As provas serão realizadas nos dia 06 e 07 de dezembro de 2010.

8 de jul de 2010

INSCRIÇÕES DO ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO TERMINAM AMANHÃ

Os estudantes têm até amanhã dia 09 de julho para fazer a inscrição para o ENEM, exclusivamente pela internet
NO SITE DO INEP.

A taxa de inscrição é de R$ 35,00

O Documento para inscrição é somente o CPF do próprio candidato.

Das 55 Universidades Federais 49 utilizarão o ENEM para o processo seletivo de 2011.
Universidades Estaduais e ainda muitas Faculdades particulares poderão utilizar a nota do ENEM para compor a nota final do vestibular.

4 de jul de 2010

COMUNICAÇÃO EM MULTIMEIOS

O Curso de Comunicação em Multimeios visa formação de profissionais para atuar nas áreas emergentes da Comunicação Tecnológica. Sua função principal é a de integrar as novas formas de comunicação imagem, som, animação e texto em um único canal e exigem do profissional da área formação em novas tecnologias da comunicação (linguagens de programação em multimeios, design digital, hipertexto, computação gráfica, lógica computacional, lógica da navegação, tratamento de imagens e de som, realidade virtual, edição para internet, sintaxe visual etc.) e embasamento em conhecimentos humanísticos, artísticos e filosóficos (como, por exemplo, comunicação e arte na era da informação, filosofia da técnica, teoria dos sistemas, linguagens imagéticas, narratividade e roteirização, novas tecnologias e educação, teoria da mídia, construção de cenários futuros em comunicação, etc.).

CURRÍCULO BÁSICO
Comunicação e Arte na Era da Informação, Introdução à Lógica Computacional, Teoria da Mídia, Futurologia, Tecnologia da Mídia, História da Informática, Sintaxe Visual, Desing Digital, Narratividade e Roterização - Processos Analógicos e Digitais, Linguagens Imagénicas, Lógica da Navegação, Filosofia da Técnica, Hipertexto, Mapeamento Lógico, Novas Tecnologias e Educação, Arte e Tecnologia, Teoria Geral dos Sistemas. Tudo isso ao lado de muitas oficinas e projetos, muita prática, descoberta e curtição. Veja algumas das disciplinas que serão estudadas nos quatro anos de curso: Comunicação e Arte na Era da Informação, Introdução à Lógica Computacional, Teoria da Mídia, Futurologia, Tecnologia da Mídia, História da Informática, Sintaxe Visual, Desing Digital, Narratividade e Roterização - Processos Analógicos e Digitais, Linguagens Imagénicas, Lógica da Navegação, Filosofia da Técnica, Hipertexto, Mapeamento Lógico, Novas Tecnologias e Educação, Arte e Tecnologia, Teoria Geral dos Sistemas. Tudo isso ao lado de muitas oficinas e projetos, muita prática, descoberta e curtição.

CAMPO DE ATUAÇÃO
Empresas de todos os tipos e ramos: automobilísticas, alimentos, confecção, jóias, móveis e objetos de decoração, comunicação, escolas e outras.