23 de jan de 2011

A VOLTA AS AULAS PARA MUITOS ESTUDANTES IMPLICA TAMBÉM NA ESCOLHA DA PROFISSÃO E A PREPARAÇÃO PARA O VESTIBULAR

Para a grande maioria dos estudantes restam somente uma semana de férias, aqueles que farão o terceiro ano do Ensino Médio e os que já concluíram, mas não entraram na faculdade há a tarefa de escolher a profissão. Abaixo algumas informações importantes para aqueles que estarão se preparando para o vestibular ou vestibulinho este ano de 2011.

O que você vai ser? Advogado, Médico, Engenheiro, Dentista.
Quantas vezes você já ouviu esta pergunta? E quantas vezes você já se fez esta pergunta? Já quis ser super-herói, Corredor de Fórmula 1, Piloto de avião, Jogador de Futebol, Oceanógrafo, e muitas outras coisas que hoje você mesmo acha graça.
Isso tudo já passou e o momento da escolha está chegando e agora é pra valer. A preocupação aumenta a cada dia e torna-se cada vez mais difícil escolher aquilo que pelo menos neste momento é para o resto da vida, mas você não se sente em condições de decidir.
Muitas são as questões que envolvem a escolha da profissão. E quais são as respostas para elas.
A Escolha da Profissão não ocorre de um dia para outro. É necessário Conhecimento, Informação e Reflexão para que você possa fazer a melhor escolha possível para a sua vida.

O Conhecimento implica em Conhecer-se a si mesmo - o Auto-Conhecimento

Auto-Conhecimento:
- Características Pessoais – Traços de Personalidade
- Necessidades e Aspirações Pessoais
- Valores Pessoais e Laborais
- Interesses e Habilidades

Decidir significa privilegiar uma alternativa entre as várias possibilidades existentes e, portanto, é um processo que se dá em várias etapas, que são:

ETAPAS DA DECISÃO
- Exploração das Possibilidades – Pesquisar
- Organização das Possibilidades – Organizar
- Desejabilidades X Possibilidades – Avaliar
- Escolher a melhor Possibilidade – Comparar
- Realização da Escolha - Planejar

Informação:

É conhecer o Mundo do Trabalho e da Educação pesquisando de forma criteriosa e organizada, procurando saber quais os elementos que definem uma profissão. Conhecer tudo sobre a profissão
O Que é?
O Que Exige?
O Que Oferece?

Mundo do Trabalho

O que é?
Natureza do Trabalho
Atividades do Profissional
Para que serve o seu trabalho
Quais as responsabilidades
Condições de trabalho

O que exige?
Qualidades Pessoais Requeridas
Nível de Formação
Especializações
Outros Conhecimentos Necessários

O que of erece?
Perspectivas de emprego
Possibilidades de Ascensão Profissional
Remuneração

Mundo da Educação
Nível de Ensino: Médio ou Superior
Oportunidades Educacionais
Escolas que oferecem o Curso
Forma de Acesso ao Curso
Forma do Processo Seletivo
Especializações possíveis

A profissionalização se dá de duas formas a Educação Profissional (antigo Curso Técnico) e Superior.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Os cursos da Educação Profissional são organizados em módulos: 2, 3 ou 4 módulos.
O conjunto de módulos cursados forma a Habilitação Profissional.
Cada módulo cursado possibilita uma terminalidade, com direito a certificado de qualificação profissional. Isto é, ao término de cada módulo, o aluno recebe seu certificado de conclusão e de Qualificação Profissional daquele módulo, podendo exercer o respectivo trabalho.
Concluindo todos os módulos da Habilitação Profissional e o Ensino Médio, o estudante recebe o Diploma de Técnico. Somente ao concluir todos os módulos do curso escolhido e o Ensino Médio estará habilitado como Técnico.

CURSOS SUPERIORES
Os Cursos Superiores são ministrados em várias modalidades: Licenciatura, Bacharelado, Tecnológicos e Seqüências.
Licenciatura: Habilita os concluintes desta modalidade a Lecionar nos Ensino Fundamental e Médio
Bacharelado: Habilita profissionais para atuarem em todos os ramos da profissão.
Tecnologia: Cursos de Curta duração que tem como objetivo a formação de profissionais voltados para as questões práticas.
Cursos Seqüenciais: Cursos de curta duração que podem levar mais rapidamente ao mercado de trabalho e após a conclusão permite ao estudante continuar os estudos e obter a graduação.

DICAS IMPORTANTES

A sua preparação pra o Vestibular começa com a escolha da Carreira. Algumas carreiras além das provas normais de escolaridade tem ainda a prova de Habilidades específica que exige preparo prévio, são eles:
Arquitetura e Urbanismo
Artes Cênicas
Artes Plásticas
Audiovisual da USP
Dança
Desenho Industrial
Educação Física
Esportes, da USP
Música
Fonoaudiologia da UNIFESP
Odontologia, da UNICAMP

- Leia Jornais e Revistas para manter-se atualizado e também são ótimos exemplos de Redação, principalmente os Editoriais

bLeia os Livros de Leitura obrigatória com antecedência

- Faça pelo menos uma Redação por semana, o ideal é uma por dia. Peça ao Professor de Português para corrigir e apontar os erros. Os temas podem ser extraídos de jornais, revistas, de vestibulares passados.

- Não falte as aulas, preste muita atenção, procure assimilar o máximo possível.

- Não leve dúvidas para casa

- Faça simulados é um treino para o Vestibular real

- Eleja as Faculdades de seu interesse e informe-se o máximo possível sobre elas

Organize-se para estudar: - Estabeleça um horário
- Procure um local adequado
- Coloque todo material a seu lado
- Dedique um tempo para cada matéria
- Intercale matérias

Lembre-se: A preparação para o Vestibular começa com a escolha da Profissão.


FONTES DE INFORMAÇÃO
Jornais
Revistas
Manuais de Faculdades
CIEE
SENAI
SENAC
Faculdades
Colméia – Instituição a Serviço da Juventude
Periódicos (Guia Abril do Estudante, Guia de Profissões e outros)
Este blog.

18 de jan de 2011

DE NOVO O ENEM

Bem queridos leitores minhas férias terminaram, estava muito bom, mas, na volta ao ler as notícias veio a tristeza.
Claro que algumas notícias, como da catástrofe no Rio de Janeiro eu já tinha visto, a situação lá está terrível, mas, não é só isso e as patacoadas do MEC/INEP que é uma atrás da outra, quando a gente pensa que acabou lá vem mais uma pior.
Quanto resolvi fazer este blog me propus também a não falar em política, tentei não misturar com educação, mas, não há como falar da educação sem falar na política, mais uma vez o MEC/INEP teve falha grave.
Mais uma vez o ENEM e SISU vem dando problemas aos estudantes é a icomPeTência dos governantes aliada a falta de respeito com o dinheiro público, com quem lhes paga os altíssimos salários.
Como se já não bastasse os problemas com as provas agora também problemas para o acesso ao site, falha permitindo que se tivesse acesso a dados de outros candidatos, alteração nas datas para inscrição e tudo isso culminou com o pedido de demissão do presidente do INEP.
Há pessoas que tentam defender o indefensável alegando que problemas acontecem, tá bom acontecem sim, mas os que acontecem no MEC/INEP já ultrapassam o limite do aceitável.
Pense bem Bancos lidam com número muito maior de pessoas, já pensou se um banco deixar vazar dados dos correntistas ou que um tenha acesso aos dados de outro?
A Defensoria Pública do Ceará, representando 30 estudantes que se sentiram prejudicados quanto à correção do exame entrou hoje com uma Ação Civil pedindo que os candidatos possam ver o espelho de suas provas e o modelo padrão de respostas, pede ainda a suspensão do SISU até que o caso seja solucionado.
Diante de tudo isso Fernando Haddad Ministro da Educação tira férias.
O dano causado aos estudantes é imensurável, além disso, há também danos aos cofres públicos.
Este sistema do ENEM criado pelo Ministro Fernando Haddad é um sistema engana trouxa porque muitos pensam que dessa forma os estudantes menos privilegiados terão mais chances de ingressar numa universidade pública, mentira, são classificados os candidatos com as melhores notas que entrariam pelo vestibular normal, a única diferença é que não tem que gastar tanto com as exorbitantes taxas dos vestibulares.
Alguns podem dizer, mas o governo está investindo na educação. Está mesmo? Não seria melhor investir na educação básica, Ensinos Fundamental e Médio que fazer tudo isso que estão fazendo, melhorando os salários dos professores, equipando as escolas com bibliotecas, computadores, promovendo reciclagem para educadores.
Há algum tempo atrás coloquei um texto com uma critica ao Ministro da Educação, teve um babaca que me mandou um e-mail dizendo que eu deveria procurar saber entender de políticas públicas antes de criticar. Bem de políticas públicas eu até entendo o que não entendo é de política populista, são duas coisas completamente diferentes, assim sendo sinto-me não só apta a fazer uma crítica quando alertar estudantes sobre o engodo que virou o ENEM.
É preciso mudar sim, porém, as mudanças devem ser feitas com critério, estudadas, analisado-se todos os prós e contras, tendo um planejamento e parece que não é o que acontece com o ENEM e SISU.

3 de jan de 2011

2011 JÁ COMEÇOU.

2010 acabou já estamos em 2011, muitos estudantes já estão livres do vestibular, outros estão iniciando o novo ano fazendo provas como é o caso dos que foram aprovados na primeira fase da FUVEST que realizará as provas da segunda fase a partir do dia 09 de janeiro de 2011 para estes é bom lembrar que para se sair bem na prova é preciso muita calma nessa hora. Outros, ainda, começarão a se preocupar com a escolha profissional logo no início do ano. Este blog irá continuar com o seu papel de orientá-los para esta tarefa tão difícil.
Este ano de 2010 foi um tanto pesado para os vestibulandos, foram muitos problemas, o ENEM que foi um transtorno para uma grande quantidade de inscritos, acredito que em 2011 não mudará muita coisa em relação ao ENEM porque o Ministro da Educação continua o mesmo.
Para aqueles que agora começarão a se preparar para o próximo vestibular ou tentar o ingresso em um curso de Educação Profissional é hora de começar a trabalhar para obter o sucesso desejado, pensar bem, buscar informações para fazer uma boa escolha profissional e se for o caso procurar um Programa de Orientação Vocacional o mais rápido possível, não deixando para a última hora.

Alguns cursos, além das provas normais de escolaridade tem também a prova de Habilidades Específica que exige preparo prévio, são eles;
Arquitetura e Urbanismo
Artes Cênicas
Artes Plásticas
Audiovisual da USP
Dança
Desenho Industrial
Educação FísicaEsportes, da USP
Música
Fonoaudiologia da UNIFESP

Leia os Livros de Leitura obrigatória com antecedência
Faça pelo menos uma Redação por semana, o ideal é uma por dia.
Peça ao Professor de Português para corrigir e apontar os erros. Os temas podem ser extraídos de jornais, revistas, de vestibulares passados.
Não falte às aulas, preste muita atenção, procure assimilar o máximo possível.
Não leve dúvidas para casa.
Faça simulados, é um treino para o Vestibular real.
Eleja as Faculdades de seu interesse e informe-se o máximo possível sobre elas.
Organize-se para estudar:
- Estabeleça um horário
- Procure um local adequado
- Coloque todo material a seu lado
- Dedique um tempo para cada matéria
- Intercale matérias de Exatas, Humanas e Biológicas.
Leia Jornais e Revistas para manter-se atualizado e também são ótimos exemplos de Redação, principalmente os Editoriais
••lembre-se: A preparação para o Vestibular começa com a Escolha da Profissão.

Aqueles que ingressarem na faculdade ou em cursos de educação profissional poderão inscrever-se para uma vaga de estágio, que é a melhor forma de ingressar no mercado de trabalho. Acesse o site do Instituto Via de Acesso ao lado para fazer a inscrição e consultar as vagas que estão sendo oferecidas.