DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
As atividades do Médico estão ligadas a aspectos assistenciais porque seu trabalho consiste em conservar ou recuperar a saúde das pessoas.
Entrevista os pacientes sobre seus sintomas, solicita exames laboratoriais e complementares para realizar o diagnóstico e prescrever o tratamento adequado.
Diagnostica e trata doenças dos aparelhos respiratório, circulatório, digestivo, ósseo-muscular, dos aparelhos digitais masculino e femininos. Trata pacientes portadores de distúrbios glandulares,lesões e distúrbios do sistema nervoso, doenças da visão, ouvido nariz e garganta.
Cuida de mulheres em estado de gravidez e parto e na orientação do desenvolvimento do recém-nascido.
Dedica-se a cirurgia fazendo intervenções no corpo humano a fim de eliminar o problema causador da doença e restabelecer a saúde.
Pode dedicar-se ao estudo e pesquisa dentro da área médica sobre as enfermidades e transtornos que prejudicam o organismo humano com o objetivo de:
- determinar a natureza e a causa;
- observar as manifestações;
- decidir os métodos de tratamento;
- avaliar os resultados.
Na medicina preventiva cuida da saúde da população orientação sobre hábitos alimentares e de higiene, moradia, etc para impedir epidemias e disseminação de doenças.
ESPECIALIZAÇÕES POSSÍVEIS:
Alergologia e Imunologia: Tratamento de doenças alérgicas causadas por fatores diversos (produtos químicos, poeira, pêlos, alimentos e outros).
Anátomo Patologista: Estuda detalhadamente o material colhido para biópsia, fazendo exames microscópicos para realizar o diagnóstico. Em autópsias faz exames dos órgãos e tecidos de um corpo sem vida, através de estudos microscópicos, a fim de determinar a causa mortis.
Anestesista: Examina o paciente, prescreve sedativos, planeja a anestesia a ser administrada para minimizar processos dolorosos dos pacientes e possibilitar a realização de exames e cirurgias. Cuida do paciente anestesiado até sua reanimação total.
Angiologista: Diagnostica e trata doenças e lesões do sistema vascular. Examinas veia, artérias e linfáticos, para localizar o problema e prescrever o tratamento.
Bacteriologista: Faz exames laboratoriais de urina, fezes, secreções, etc. para identificar o micróbio causador do doença, realizar o diagnóstico e prescrever o tratamento necessário.
Cardiologista: Diagnostica e trata doenças cardíacas congênitas ou adquiridas utilizando meios clínicos ou cirúrgicos.
Citopatologista: Faz o diagnóstico de doenças através de exames microscópicos para verificar as alterações das células.
Clínica Geral: Tratamento clínico das doenças em geral, encaminha para avaliação e tratamento de um especialista.
Cirurgião Geral: Tratamento Cirúrgico das doenças que atingem órgãos e estruturas do abdome (estomago, intestino, vesícula, etc).
Cirurgia Infantil ou Pediátrica: Realiza cirurgias em crianças para corrigir problemas congênitos ou adquiridos.
Cirurgião Plásticos: Cuida da estética de pacientes através de Cirurgias corrigindo deformações causadas por acidentes ou doenças e cirurgias para embelezamento das pessoas.
Dermatologista: Realiza exames físicos e laboratoriais para identificar e tratar doenças da pele, alergias e outras doenças que podem ter manifestações cutâneas.
Endocrinologista: Diagnóstico e tratamento clínico das doenças glandulares.
Eletroencefalografista: Faz exames das ondas elétricas do cérebro – eletroencefalograma através de aparelhos específicos para identificar doenças que atingem o cérebro, lê e interpreta esses exames.
Endocrinologista: Faz o diagnóstico e tratamento de doenças glandulares.
Endoscopista: Faz exames laboratoriais das vias aéreas e sistema digestivo utilizando aparelhagem própria.
Fisiatra: Cuida da reabilitação física de pacientes portadores de seqüelas resultantes de afecções, como: derrames, fraturas ósseas, e outros.
Gastroenterologista: Diagnostica e trata os problemas do aparelho digestivo (Esôfago, Estômago e intestino).
Geriatra: Prevenção e tratamento das doenças decorrentes do envelhecimento.
Ginecologia e Obstetrícia: A Ginecologia trata das doenças do aparelho genital feminino. A Obstetrícia orienta e acompanha gestantes durante a gravidez, parto e após o parto.
Hanseniologista: Cuida do tratamento e prevenção da Lepra.
Hematologista: Faz o tratamento clínico das doenças do sangue e medula óssea.
Hemoterapêuta: Cuida da forma de tratamento das doenças do sangue ou tratamentos que utilizam o sangue e seus derivados.
Homeopatia: Especialidade clínica alternativa que se utiliza doses e medicamentos não convencionais da alopatia.
Infectologia: Tratamento das doenças contagiosas por vírus e microorganismos tais como bactérias e fungos.
Intensivista: Cuida dos pacientes graves em unidades de Terapia
Mastologia: Tratamento clínico das doenças da mama.
Medicina Preventiva: Trata da Saúde Pública através da prevenção de doenças por meio de campanhas de vacinação, soros, etc.
Medicina do Trabalho: Examina candidatos a empregos. Faz exames periódicos nos empregados da empresa. Fiscaliza as condições de trabalho e os fatores que podem afetar a saúde dos empregados.
Médico Legista: Faz autópsias examinando as diferentes partes do cadáver para constatar a causa da morte ou reconhecimento do corpo. Realiza exames em pacientes portadores de distúrbios ou lesões, a fim de diagnosticar as causas.
Medicina Nuclear: Diagnóstico e tratamento de doenças utilizando a radioatividade.
Nefrologia: Cuida do tratamento clínico das doenças dos rins.
Neurologia: Tratamento clínico das doenças do sistema nervoso, exceto mentais.
Neurocirurgia: Tratamento cirúrgico das doenças do cérebro, medula e nervos.
Oftalmologia: Tratamento clínico ou cirúrgico das doenças dos olhos.
Oncologista: Tratamento clínico ou cirúrgico dos tumores (benignos ou malignos).
Ortopedia e Traumatologia: Tratamento das enfermidades das articulações, ossos, músculos, bem como as decorrentes de traumas e contusões.
Otorrinolaringologia: Tratamento clínico ou cirúrgico das doenças do ouvido, nariz e garganta.
Pediatria: Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança e tratamento de suas doenças.
Pneumologia: Tratamento clínico das doenças dos pulmões e brônquios.
Proctologia: Tratamento clínico ou cirúrgico das doenças do reto e ânus.
Radiologia: Estudo detalhado de radiografias para a realização de diagnósticos que permitam a perfeita localização de afecções como fraturas, tumores e outros.
Reumatologia: Tratamento clínico das doenças das articulações, ossos e músculos.
Sanitarista: Elaboração, execução e avaliação de programas de saúde pública.
Urologia: Tratamento clínico ou cirúrgico das doenças das vias urinárias masculina e feminina.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
O campo de atuação dos médicos é bastante amplo podendo atuar em: hospitais, clínicas, laboratórios, postos de saúde, pronto-socorros, escolas, indústrias, sanatórios, instituições recreativas e esportivas, entre outros.
CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:
Matérias Básicas: Biologia (Citologia, Genética, Embriologia e Evolução), Ciências Morfológicas (Anatomia e Histologia), Ciências Fisiológicas (Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia), Patologia (Micróbios e Parasitas – Agentes Patogênicos, Imunologia e Processos Patológicos Gerais), Educação Física.
Matérias de Formação Profissional: Iniciação ao Exame Clínico, Patologia e Clínica dos Órgãos e Sistemas, Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria, Bases da Técnica Cirúrgica e de Anestesia, Psiquiatria, Medicina legal e Deontologia, Estudo da Saúde Pública.
Estágio Obrigatório e Supervisionado em Hospitais e Centros de Saúde adaptados ao curso.
Duração do Curso: 6 anos