9 de abr. de 2009

TÉCNICO ATOR

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Representa personagens de peças teatrais e textos literários.
Observa e estuda as características da personalidade do personagem a ser interpretado, seja ele real ou fictício, a fim de transmitir ao público os pensamentos, sentimentos, emoções, particularidades físicas e detalhes de expressão, etc., do personagem.
Estuda e memoriza textos e representa-o várias vezes, observando os gestos, movimentos, e impostação de voz adequados para atingir o grau de identificação com o personagem recomendável para apresentação em público.
Faz a caracterização do personagem utilizando maquiagem e vestimentas de acordo com o local e a época em que a cena se desenrola.
Colabora na divulgação do espetáculo em programas de rádio, televisão, dando entrevistas a jornais e revistas

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Cinema, teatro, emissoras de rádio e tv, agências de publicidade e propaganda, circos, empresas de difusão artística e cultural e instituições de ensino.

19 comentários:

Anônimo disse...

Boa cara, mais uma vez mostrando as profissões aos jovens que estão indecisos no que irão fazer da vida. Gostei desse post em particular, pq mostra o que o ator faz e o preparo que a pessoa tem que ter pra estar nesse meio. Estou começando nesse meio e digo que é um trabalho dificil, mas gratificante.

Blog: Leitura Dinâmica - www.habibsarquis.wordpress

Gabriel Messias disse...

muito interessante esta profissão... mas no meu caso eu sou muito timido... tipo, para fazer gracinha e zuar é normal mas quando a coisa é mais séria eu travo todim... heheheh

Fernando disse...

muito legal a ideia do blog, e muito útil.
parabens pelo trabalho !

www.quecorralavoz.com

Groo disse...

É preciso ter muita disciplina para tornar-se um bom ator. Muitas pessoas não atentam para este detalhe, acham que é só "chegar lá" no palco e representar ou chorar...rsss

abs!

Anônimo disse...

Muito bom, eu já quis fazer teatro, mas como tantas outras coisas, acabei por desistir =D

David JC disse...

boa profissão, muito interessante..parabéns pelo blog..

Anônimo disse...

queria te perguntar quais as universidades que possuem o curso de cinema no brasil.

^^

Katia Silene disse...

Olá Maria Inez, eu curso Direito na UFPE, mas estou no primeiro período do curso e não se de fato, se essa realmente é minha vocação. O que a senhora sugere? Nunca fiz nenhum tipo de orientação vocacional..
Espero sua ajuda, beijos

meu email: kakasisi@hotmail.com
favor me contate

Anônimo disse...

Ahn?! Bom é uma profissão legal e tudo o mais, mas tem que ter muito talento pra ser bom e não um global.

_______________________________
Lucas Schutz http://geradordeimprobabilidade.blogspot.com/

Edu disse...

Muito legal esta profissão e tem que ter muito talento,muita disciplina
admiro muito.

Dário Souza disse...

Finalmente uma profissao que eu me interesso, meu coração pede que eu faça teatro minha cabeça pede pra eu fazer jornalismo.Duvida cruel

Inforblog disse...

O seu blog é muito bom, pois, traz sempre algo edificante.
Um abraço!

Eu amo a E.Y. disse...

Agora até dubladores têm que ter formação de ator.

Beijos!

Thiago Sampaio disse...

Excelente.... Essa é a profissão para qual sei que tenho algum talento, porém aqui na baixada fluminense, no ri de janeiro, não há grandes cursos....


http://surupanganews.blogspot.com/

Anônimo disse...

Olá querida, qt tempo, hein?? Devendo visita aqui. Mas voltei, agora aguenta aí, rssssss.
Gostei da profissão de hj, p/ quem tem um blog como o meu, esse post aí é bem propício . Mas uma vez repito: Como é bom saber que existe blog como o seu.~
Beijinhos de Rozangela Melo

marcos leite disse...

minha linda,obrigado pela visita e pelas palavras....

espero que visite mais vezes!

tenha uma boa tarde!

e uma feliz pascoa!

Renan Barreto disse...

Tem gente na minha família que acha que eu sou artista só por fazer jornalismo. Eu digo que artista é ator. Jornalista é jornalista. Eu adoraria fazer um curso de teatro só pra poder trabalhar como dublador, mas nem tenho tempo... Infelizmente. rs

Valeu, Inez!

P. Florindo disse...

Para ser bom ator, o cara tem que ser muito versátil. Tem que ter uma vasta cultura para saber desempenhar vários tipos de personagens para tornar o seu personagem o mais real possível. Ter memória, ser extrovertido... Enfim, é uma profissão muito completa.

O ruim é que hoje em dia qualquer um que tenha um rostinho bonito pode ser ator, enquanto pessoas "feias" e talentosas são esnobadas. ¬¬

Homenzinho de Barba Mal feita disse...

Eu sempre quis atuar, mas não tenho vocação. Eu tenho um amigo que fez três anos de teatro amador, e é formado em Clown. antes ele trabalhava como palhaço, em festas para criança.