DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
Desenvolve produtos, tais como impressos de comunicação (jornais, revistas,livros, catálogos, folhetos), eletrônicos e digitais (vídeos, CDs, DVDs e páginas para a internet).
Analisa e decide se o produto de comunicação atende aos interesses comerciais da editora e do consumidor.
Escolhe e aprova as obras literárias a serem editadas, o conteúdo de revistas, periódicos e sites.
Seleciona o material a ser publicado, faz o planejamento gráfico para conteúdos textuais, escolhe as ilustrações.
Faz o contato com autores, consultores, colaboradores, técnicos em gravação e impressão.
Em conjunto com o autor estuda as condições comerciais do contrato.
Cuida da disposição dos textos nas páginas (diagramação).
Prepara os originais utilizando a informática ou técnicas tradicionais.
Define capas, cores, ilustrações e qualidade do material a ser utilizado.
Acompanha, coordena e supervisiona o processo de tradução, composição, edição de revistas, impressão de livros e publicações diversas.
Estuda a viabilidade econômica, decide sobre a tiragem, periodicidade, época de lançamento e distribuição de publicações.
Gerencia projetos editoriais desde a concepção da idéia até o produto final.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Editoras, livraria, agências de publicidade e propaganda, escritórios de consultoria e assessoria de produtoras de filmes, gravadoras de discos e audiovisuais, empresas jornalísticas, instituições científicas e de pesquisas, empresas de difusão artística e cultural, emissoras de rádio e televisão, indústrias gráficas.
CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:
Matérias Básicas: Filosofia, Sociologia (Geral e da Comunicação), Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral), Realidade Sócio Econômica e Política Brasileira, Teoria da Comunicação, Comunicação Comprada, Educação Física.
Matérias de Formação Profissional: Língua Portuguesa (Redação), Editoração, Fotografia, Indústria Editorial, Técnicas de Documentação na Indústria Editorial, Mercadologia, Comunicação Visual, Cálculo de Custos, Matérias Primas, Legislação e Ética da Indústria Editorial.
Matérias Optativas: A Faculdade escolhe três dentre as seguintes: Lógica, Psicologia, Língua Estrangeira, Economia, Geografia Econômica e Política Regional, Teoria Geral de Sistemas, Teoria Política, Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação, Sistemas Internacionais de Comunicação, Política de Comunicação, Comunicação em Tecnologia Educacional, Realidade Regional em Comunicação, História da Comunicação, Cultura Brasileira, História da Arte, Antropologia Cultural, História do Brasil, Estética e Cultura de Massa.
Estágio: Obrigatório e Supervisionado.
Duração do Curso: 4 anos.
Desenvolve produtos, tais como impressos de comunicação (jornais, revistas,livros, catálogos, folhetos), eletrônicos e digitais (vídeos, CDs, DVDs e páginas para a internet).
Analisa e decide se o produto de comunicação atende aos interesses comerciais da editora e do consumidor.
Escolhe e aprova as obras literárias a serem editadas, o conteúdo de revistas, periódicos e sites.
Seleciona o material a ser publicado, faz o planejamento gráfico para conteúdos textuais, escolhe as ilustrações.
Faz o contato com autores, consultores, colaboradores, técnicos em gravação e impressão.
Em conjunto com o autor estuda as condições comerciais do contrato.
Cuida da disposição dos textos nas páginas (diagramação).
Prepara os originais utilizando a informática ou técnicas tradicionais.
Define capas, cores, ilustrações e qualidade do material a ser utilizado.
Acompanha, coordena e supervisiona o processo de tradução, composição, edição de revistas, impressão de livros e publicações diversas.
Estuda a viabilidade econômica, decide sobre a tiragem, periodicidade, época de lançamento e distribuição de publicações.
Gerencia projetos editoriais desde a concepção da idéia até o produto final.
CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Editoras, livraria, agências de publicidade e propaganda, escritórios de consultoria e assessoria de produtoras de filmes, gravadoras de discos e audiovisuais, empresas jornalísticas, instituições científicas e de pesquisas, empresas de difusão artística e cultural, emissoras de rádio e televisão, indústrias gráficas.
CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:
Matérias Básicas: Filosofia, Sociologia (Geral e da Comunicação), Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral), Realidade Sócio Econômica e Política Brasileira, Teoria da Comunicação, Comunicação Comprada, Educação Física.
Matérias de Formação Profissional: Língua Portuguesa (Redação), Editoração, Fotografia, Indústria Editorial, Técnicas de Documentação na Indústria Editorial, Mercadologia, Comunicação Visual, Cálculo de Custos, Matérias Primas, Legislação e Ética da Indústria Editorial.
Matérias Optativas: A Faculdade escolhe três dentre as seguintes: Lógica, Psicologia, Língua Estrangeira, Economia, Geografia Econômica e Política Regional, Teoria Geral de Sistemas, Teoria Política, Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação, Sistemas Internacionais de Comunicação, Política de Comunicação, Comunicação em Tecnologia Educacional, Realidade Regional em Comunicação, História da Comunicação, Cultura Brasileira, História da Arte, Antropologia Cultural, História do Brasil, Estética e Cultura de Massa.
Estágio: Obrigatório e Supervisionado.
Duração do Curso: 4 anos.
14 comentários:
QUASE FIZ ISSO UMA VEZ
MAS DE BOA
AINDA BEM QUE PULEI FORA
Parabéns pelo blog!
interessante, nem sabia dessas coisas, p falar a verdade, nem conhecia essa profissão!
Tem educação fisica nas amterias basicas??? q engraçado..rss
Profissão interessante.. devia ter feito.. rs!
Legal teu blog! sei que é muito comum esta palavra LEGAL,mas o fato é que o blog tem uma grande importância para na vida dos jovens. A maioria entra na faculdade e não sabem muito bem o que vão encontrar pela frente.Parabéns!
interessante, nem sabia dessas coisas, p falar a verdade, nem conhecia essa profissão! +1
Tem faculdade e também curso técnico não é ?
www.teoria-do-playmobil.blogspot.com
seu blog é muito bom para quem esta com dificuldades em escolher uma profissao que a agrade.
parabens!
Tambem nao conhecia essa profissao[3]
oi ines!!!! qto. tempo!!! bom saber que vc. continua com esse trabalho super bacana que abre o campo de percepção dos vestibulandos ocmo abriu o meu. Hoje eu estou numa facu mto legal, superconceituada, foi das que passei, passei em algumas outras publicas bem ocmo particulares boas mas preferi ir pra essa que estou: ufscar. Estou curtindo a cada momento esse pedacinho de vda universitário que tenho e essa cidade universitaria enooorrrme, enfim é isso.
big bju
Olá dona Inez! To fazendo federal! =) ADM, e estou gostando muito! Se for em meu blog a postagem atual fala disso hehehe!
O trabalho em Produção Editorial deve ser muito bom principalmente para blogueiros não acha? Eu achei todos os itens do trabalho dele muito legais!!! Eu adoraria conversar e trocar idéias com um profissional desses! =)
Grande abraço! =)
Sabia que tinha esquecido de colocar algo no meu comentário!!!
O endereço do meu blog hehehe
http://neowellblog.wordpress.com/
Abraços! =)
A minha profissão já foi escolhida, a mãe de todas as profissões, professor.
Oi Inez!
Falando francamente, esse curso dentro da comunicação social, poderia ser uma especialização, e não uma graduação. O jornalista/publicitário consegue fazer essa função numa boa.
Abraço
O jornalista, pode até ser, dependendo de sua habilidade, mas o publicitário... Acho meio difícil. Pelo menos os que conheci na faculdade não tinham a menor base pra desenvolver as tarefas de um produtor editorial.
Postar um comentário