29 de jun. de 2009

TESTE VOCACIONAL

O Jornal Hoje, da Rede Globo, apresentou uma matéria sobre Teste Vocacional e ainda disponibilizou em seu site um teste para estudantes verificarem suas tendências profissionais.
A matéria é válida, porém, não foi completa, os testes devem ser usados somente como instrumento de trabalho para que o Orientador conheça melhor o Orientando e possa ajudá-lo a melhor maneira possível.
Os Testes utilizados na Orientação Vocacional são Testes de Interesse, Habilidades, e quando necessário utiliza-se também algum Teste de Personalidade, mas estes não podem ser fatores determinantes na escolha profissional, como o que já foi dito acima, são somente instrumentos de auxilio para que o orientador o conheça melhor e ele também se conheça melhor.
A escolha profissional é pessoal e intransferível, uma outra pessoa ou um teste não pode definir nada por ninguém.
Uma Orientação Vocacional deve ser um programa que leva o jovem a refletir sobre os diversos aspectos que envolvem a escolha da futura profissão que são: Conhecimento e Informação.
Conhecimento
– É o Autoconhecimento, conhecer a si mesmo, saber seus interesses, habilidades, características pessoais, valores pessoais e laborais e até elaborar um projeto de vida, onde a profissão faça parte deste projeto.
Informação: Implica no conhecimento do Mundo do Trabalho e Mundo da Educação
Escolher significa privilegiar uma alternativa entre muitas, para tanto é preciso saber quais são as alternativas. Saber as profissões existentes, o que é a profissão, o que faz o profissional, onde vai atuar, a situação do mercado de trabalho agora e as perspectivas deste mercado para daqui a alguns anos quando for ingressar neste mercado, que tipo de formação exige, que outros conhecimento terá que buscar a parte para o bom desenvolvimento profissional. Saber quais as recompensas que a profissão oferece tanto pessoais como profissionais. Quais as instituições de ensino que oferecem o curso, número de vagas, concorrência nos vestibulares, onde se localizam estas instituições, enfim o máximo de informações possíveis a respeito dos cursos de interesse.
A Orientação Vocacional tem como objetivo facilitar este momento na vida do adolescente, orientá-lo a fazer a melhor escolha para si, a decisão é única e exclusivamente dele.
Os Testes fora de um Programa de Orientação Vocacional não ajudam em nada.

24 comentários:

Blog da Satine disse...

eu deveria ter feito isso....talvez tudo fosse diferente hj...

sds!

http://revelandoflores.blogspot.com/

Anônimo disse...

olá , muito bom o blog e o texto esta impecavel estou sehuindo , vou passar mais vezes aki ok!?!
abrç

www.celebritypoke.blogspot.com

Wanessa Lins disse...

Acho que devemos ficar de olho em cada profissão que conhecemos, assim fica mais fácil de saber qual area a gente pode trabalhar!


;**
Beijos


http://wanessalins.blogspot.com

Alexandre Silva disse...

Acho que vou ter que fazer Teste Vocaional de novo... dps q "acabaram" com a minha profissão, disseram que meu futuro diploma não vale nada... :/
O pior é que não me encaixo em nada, rsrsrs...

Esse blog é um dos mais úteis da internet, rsrsrssr

Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Gossip e Poisons. disse...

eu tenho vontade de fazer, estou em dúvida em tanta coisa, não sei se quero biologia, veterniária, medicina :~ HUSHAHSUAHU mas enfim, quando eu encontrar um local na minha cidade pra fazer, farei!

Unknown disse...

Esses testes vocacionais são ótimos, uma pena que não sirvam como complemento no currículo, iria ajudar muita gente a conseguir um emprego.

Caio Coletti disse...

Bem esclarecedor seu texto, mta gente acredita nesse tipo de testes e muita gente os segue cegamente, o que eu acho errado. Como vc disse, a escolha profissional é pessoal e intransferível...

Parabéns como sempre por um conteúdo tão útil!

Abraço

Kelly Christi disse...

rsrs... eu fiz esse teste, não adiantou, deu a mesma área( jornalismo, letras e afins), fazer o quê né, Ines, é minha sina!!! rsrs
bjitos

http://www.pequenosdeleites.blogspot.com

Jacque disse...

Antes de fazer o vest fiz uma caectada e els els m ajudarama escolher meu curso! Me encontrei totalmente e tow amando a facu... axo super valido fazer testes vocacionais s ainda restam duvidas O.o

Ambrosius Vallin disse...

Lembro dos testes que fiz na adolescência. Apontavam para ciências biológicas e foi uma escolha acertada, na época. Atualmente, percebo o erro em que caí, porquanto hoje adentro no universo da filosofia. A mudança é difícil quando já se começou a trabalhar e já se possui independência dos pais. Essas orientações devem ser feitas com responsabilidade.

Raphael disse...

Belo blog e interessantissimo texto minha cara.
Abraços e bons caminhos.

http://raphaelmuniz.blogspot.com/

Alcione Torres disse...

Interessante... Vou dar uma olhada no site.

http://sarapateldecoruja.blogspot.com/

Jantar Nagini. disse...

Bem esclarecedor seu texto, bem complexo também, muitas pessoas acreditam nesses tipos de testes e muita gente os segue cegamente, o que eu particularmente acho errado. Como você mesma disse, a escolha profissional é pessoal e intransferível
parabéns pelo blog, beijos :*

Kelly Christi disse...

Na verdade, eu achei esse teste disponibilizado muito parecido com o guia de estudantes e o teste que fiz, foi esse, vc. deve saber( jah ouviu falar? nesse q vem na revista?), fora isso acredito que não dá mais pra fazer milagre, só a ajuda de um profissional mesmo, de fato, jah estou decidida no quesito carreira, agora so preciso exercitar a ansiedade- algo que me atrapalhou muito e nao me levou a segunda fase da fuvest o ano passado...

bjitos

Tiozim disse...

Acho que vou fazer. =P

http://blogdotioozim.blogspot.com/

Rafael Andrade disse...

É muito bom a pessoa que está em duvida ter pelo menos uma luz para se guiar. Esses testes vocacionais não são completos e podem dar errado, porém ajuda muito para a pessoa entender o que gosta de fazer.

Unknown disse...

o bom dos testes que mostram os nossos pontos fortes...e tb os fracos...ai podemos ver oke acertar...

Lucas de Souza disse...

Fiz vários testes vocacionais ao longo do tempo, e todos eles me direcionavam pras Ciências Humanas.
Penso nos cursos de Filosofia/Ciências Socias/ História...

www.euteimei.blogspot.com

Euzer Lopes disse...

É um pouco cruel exigir de um estudante que ele decida, aos 15, 16, 17 anos o que vai querer para todos os dias de sua vida dali pra frente.
Portanto, toda ajuda para ele é bem vinda para tentar desfazer esse nó na sua vida.

Tente passar no meu blog.

Bala Salgada disse...

Parabéns, você merece.

Metade das pessoas não sabem o que querem ser na vida, é uma grande ajuda e o blog tem que ser reconhecido.

Thi disse...

Eu achei o link do seu blog em uma comunidade do orkut e não imaginei que era tão bom, mto interessante e parabéns pelo belo trabalho que pode ajudar as pessoas.

Gecko disse...

Eu penso que, antes de fazer qualquer orientação vocacional, o adolescente deve primeiro conhecer a sí mesmo, para aí sim partir para esse tipo de teste!

Unknown disse...

Olha pra ser sincera meus teste vocacionas deu td q num tinha haver com a facu q escolhi hehehe..+ msmo assim acho q acertei..to adorando meu curso..eu to no 2° de farmacia....=D

http://anynha-nanda.blogspot.com/

Pobre esponja disse...

Teste vocacional é importantíssimo. Mas , por instinto, se uma pessoa não percebe mais ou menos a praia dela, creio que será difícil dar certo em qqer área. Mas é muito bom, é uma grande ajuda.

abç
Pobre Esponja