15 de jan de 2010

ENGENHARIA INDUSTRIAL MADEIREIRA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Engenheiro Industrial Madeireiro cuida do processamento da matéria-prima e desenvolvimento de produtos.
Planeja, executa, supervisiona e gerencia os sistemas produtivos em indústrias que utilizam a madeira para a produção de bens, como indústria de papel e celulose, de painéis, móveis e objetos de decoração, construção civil e outras.
Cria e aperfeiçoa métodos com a finalidade de melhorar os sistemas produtivos e os recursos disponíveis, tais como os sistemas de informação e logística.
Projeta e desenvolve produtos e equipamentos para o setor madeireiro.
Estuda e pesquisa e aplica métodos para otimizar o processamento da matéria-prima, preocupando-se em aplicar inovações tecnológicas de modo a não extinguir os recursos naturais, dominando a utilização da tecnologia de processamento de produtos florestais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Indústrias de móveis e objetos de decoração, de papel e celulose, energia e biomassa, indústrias químicas de tratamento de madeira, de construção de máquinas e equipamentos para o setor madeireiro, na construção civil, em órgãos públicos que cuidam da preservação ambiental, bancos. Empresas extrativas vegetal, madeira serrada, madeira tratada, chapas e aglomerados. Institutos de ensino e pesquisa.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Informática, Expressão Gráfica, Matemática, Física, Química, Administração, Economia , Ciências Ambientais, Mecânica dos Sólidos, Fenômenos de Transportes.

Matérias de Formação Profissional Geral: Anatomia da Madeira, Sistemas Estruturais, Resistência dos Materiais, Química da Madeira, Segurança do Trabalho.

Matérias de Formação Profissional: Específica: Energia e Biomassa, Estrutura da Madeira, Serrarias e Beneficiamento, Secagem da Madeira, Produção de Móveis, Painéis de Madeira, Logística Industrial, Controle e Automação, Polpa e Papel.

Duração do Curso: 5 anos.

18 comentários:

Fábio Flora disse...

Isso é que é especialização... Abraços e sucesso com o blog!

Giuliana disse...

É bom ter um blog com as informações necessárias para o futuro de muitas pessoas!
Bom trabalho!

Beijo

seuvicio disse...

É obrigatório pra castores, cupins e quejandos!

Rodolfo Soares disse...

Hm... quem sabe se eu não tivesse com tanta vontade de fazer psicologia, eu faria isso..

Abraços

Tati disse...

Como sempre, você proporciona uma ótima opção de busca de informações sobre profissões, cursos, direitos.

Eu sou Farmacêutica Bioquímica, mestre em Marketing de Planejamento e especialista em CRM(Custumer Relationship Management). Sempre que posso passo a diante esse ramo onde o farmacêutico ainda é exceção, mas que tem um grande campo profissional pela frente!

Lucas disse...

A orientação vocacional é necessária para que as pessoas não venham exercer uma função sem uma boa orientação ou que não tenham aptidão. ótimo blog. Voltarei sempre.

Diih disse...

muito bom post orientação eo oq a juventude precisa ^^

http://www.beijomeliga.co.cc/

'

Arash Gitzcam disse...

só n pode acabar com as florestas....

isabela seabra disse...

Parabéns pela organização dos cursos! Este curso me lembra o de Desenho Industrial, um dos cursos que pretendo fazer se eu não gostar de Serviço Social.
beijos!

Leandro disse...

olá amiga ines, sou o dono do blog um pequeno mundo como vc ja deve ter visitado, eu acho bem interessante seu blog, gostaria de saber se voce nao gostaria de fazer parceria comigo, pois acho bom e interessante fazer parcerias com blog's de conteudo que ajudem as pessoas como o seu, me diz se interessa depois no blog.
bjos

-

Um pequeno mundo - (Novo site de tirinhas)
Job, Lob e sua turma espera sua visita!
www.umpequenomundo.com/
Twitter: @umpequenomundo
abraços!

baobah disse...

Bem legal seu blog, mas infelizmente me lembra que ainda estou em dúvida sobre qual curso escolho para faculdade...

obrigada pela sua visita e comentário no blog, mas tenho que discordar de você, Pequena Miss Sunshine não é um filme sessão da tarde de jeito nenhum, esse é um rotúlo errado, o filme vai muito além do que vemos, sessão da tarde é "Bethowen 4" e essas coisas...

beijos e Parebéns pelo blog, é de grande ajuda, mesmo.

Esther Saldanha disse...

Gostei muito desse blog, é organizado e informativo.
Seria interessante saber a média do salário inicial de cada profissão também.

abraços

Henrique Alvez disse...

taí uma que ñ é minha praia XD

Leandro Sans. disse...

Interessante o seu blog, além de dar oportunidade para quem está fora do mercado (desempregado), ou quem está entrando na aréa de mercado é uma boa opção.
:D

Silvana Nunes .'. disse...

SALVE !
Sou professora, pesquisadora e contadora de histórias.Vivo de blog em blog angariando leitores e tentando divulgar o meu pelo simples fato de perpetuar a história de meu país - tenho medo que ela seja engolida por toda essa globalização.
Se gostar de meu esdpaço e achar minha proposta coerente, por favor SIGA-ME nesta luta por um mundo melhor.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... está convidando para conhecer uma lenda bastante contemporânea - a do pássaro-cabeça-de-vento.
É só clicar no link http://www.silnunesprof.blogspot.com que você chega até lá rapidamente.
Gostaria que tivesse um pouquinho mais de paciência comigo, estou com alguns probleminhas para resolver: preciso de um novo exame de vista e de um monitor novo, o meu está meio embaçado, já tentei regular, mas o problema está com ele mesmo, tenho de comprar outro. E agora não me encontro em condições disso - só eu sei o sacrifício que faço para postar as histórias.
Se já passei por aqui, mil perdões. Como disse, a falta dos meus óculos e esse monitor com problemas não me deixam enxergar direito.
Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
A PAZ .
Saudações Florestais !

palavras ao vento disse...

interessante essa profissão...e tem varias areas para atuar,,,

ellen disse...

olá muito interessante seun blog..
e a profissão de engenheiro industrial madeireiro sera umas das profissões do futuro, hoje ela já está bem desenvolvida.. sou estudante desta engenharia e estou bem satisfeita.. obrigada

Isabella disse...

eu queria saber quanto ganha