22 de jun. de 2010

QUAL A HORA CERTA DE FAZER A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Sempre há alguém que pergunta qual a idade certa para fazer a Orientação Vocacional? Não há uma idade certa, o que há é o momento do estudante, quando ele começa a se preocupar com a escolha profissional. O ideal é a partir do 1º ano do Ensino Médio, independente da idade, porque é nesse momento que começam a surgir às dúvidas sobre o que fazer.
Às vezes alguns pais me procuram em busca de Orientação para filhos com idade entre 12 e 13 anos que ainda estão cursando a 7ª ou 8ª série do Ensino Médio. Neste caso eu os oriento para aguardarem mais um pouco, é muito cedo para que estes adolescentes façam a Orientação Vocacional, ele não tem ainda maturidade suficiente para fazer a escolha que pelo menos naquele momento é para o resto da vida.
É claro que também não se deve deixar para a última hora, nas vésperas das inscrições para os vestibulares.
A Orientação Vocacional/ Profissional é um Programa que tem como objetivo levar o jovem a refletir sobre os diversos aspectos que envolvem a problemática da escolha da profissão e como tal não há milagre. É preciso que haja um tempo para a reflexão, para o conhecimento e busca de informações.
Quando adolescente chega ao 3º ano do Ensino Médio e tem muitas dúvidas, precisa de uma ajuda profissional é importante que procure esta ajuda o mais cedo possível, não deixando para a última hora.

22 comentários:

Macaco Pipi disse...

o quanto antes!

^-^¨cat disse...

ainda bem q existe a orientação vocacional, é tao dificil escolher o futuro sem ter muita noçao das coisas!

KGeo disse...

alguns percebem o que querem ser muito cedo

Tatiane disse...

é importantíssimo que se faça o teste antes de tentar o vestibular. Isso evita muitos arrependimentos futuros. É complicado mesmo fazê-lo excessivamente cedo pois os interesses tendem a mudar, já que é um momento em que estamos concluindo uma formação de personalidade e concretizando sérios interesses. Eu perdi meu tempo por achar que meus interesses ñ mudaram e por ñ conhecer, de fato, o curso. Perdi 2 anos preciosissimos. Só ñ foi peior pelas amizades e as experiencias proporcionadas, mas hoje minha vida seria bem diferente se tivesse de cara a escolha acertada.

Jornal da Melhor Idade disse...

Adorei seu blog...Valeu pela dicas

Beijos

http://missaosparadrapo.blogspot.com/

Kelly Christi disse...

Na verdade não tem hora pra isso, né Ines, é a questão da coragem mesmo, qdo~tive coragem de fazer seriamente o teste me vi em tantas profissões, vi que eu era capaz de fazer tnta coisa, que isso mudou muito a minha vida!

bjs

http://www.pequenosdeleites.blgospot.com

Pobre esponja disse...

Já tenho 20 e poucos (faz de conta) e pedi sua ajuda, que agradeço novamente.

bjs
Pobre Esponja

Vc curte rock? disse...

Muito informativo seu texto.

Continue assim, afinal num país de analfabetos uma formiguinha propagando educação é muito.

kbritovb disse...

nem lembro quando fiz a minha kkk
só sei que da oitava até o terceiro ano eu mudei de idéia três vezes

Du Santana disse...

Tô precisando de uma orientação novamente...
Você acha que no sétimo periodo da faculdade é muito tarde para uma orientação profissional?

Jeh Pagliai disse...

Hoje percebo bem a importancia da "orientação vocacional" em nossa vida! Nos guia na direcção certa!

Beijinhos

---
www.jehjeh.com

NescauZin disse...

Por sorte ñ precisei de orientação vocacional, tenho plena certeza com que quero embora sinta desejode algo mais!

www.aisocaras.blogspot.com

Net Esportes disse...

Eu fiz no 3º ano e deu Exatas ,,, mas não serviu pra nada !!!!! kkk

Macaco Pipi disse...

HORA QUE SE EMBANANAR!

Unknown disse...

quando estuda nunca fiz...agora já fiz alguns...se pudesse voltar no tempo que estuda...mas nada é perdido...tudo se aprende...

Anônimo disse...

é o meu sempre dá para coisa relacionadas com arte e ensino!

Monick Satan disse...

Muito bom seu blog...
existe idade expecifica para ser orientado?






www.qincoma.blogspot.com

kallouro disse...

ótimo post me ajudo bastante , estou no 1º ano do ensino medio e me preocupo com o meu futuro ,ja me passo pela cabeça varios tipos de vocação a seguir, e fazer um testes desses seria ótimo.

Jacque disse...

A hor acerta p/ mim é no meio do ensino medio. se bem q no fim nd disso resolve... ajuda, mas não resolve!
Eu memso tinha jornalismo na cabeça ateh meados do 3º anoe eacabaei fazendo letras O.o

Sequelanet disse...

acredito que a hora certa seja quando estamos no 2º ano do ensino médio. É a partir da aí que devemos saber o que queremos.

Diva Divã disse...

Eu acho que nossa vocação só é descoberta ao longo da vida! Agora, não custa nada ter alguém que nos oriente!

Bjs da Diva!

http://quimerasequerelas.blogspot.com/

Carlos Roberto disse...

Eu não precisei não viu, na verdade eu nunca fiz, será que é realmente necessário ou realmente indica algo?

Pode ser que pra outros sim, para mim, foi mais tranquilo.

Visita o meu também euemeualtergo.blogspot.com