26 de jul. de 2010

GEOFÍSICA

DECRIÇÃO DA PROFISSÃO

Estuda o planeta terra analisando as forças físicas, as estruturas e os processos dinâmicos que atuam sobre o planeta.
Estuda a composição da terra, a superfície, as camadas internas, os abalos sísmicos, os campos magnéticos, a força da gravidade, o nível de radioatividade, as reações térmicas do centro da terra.
Estuda e analisa as particularidades do planeta, tais como: os aspectos físicos dos mares, rochas, solos, reserva minerais, lençóis freáticos, , composição do solo, etc.
Elabora estudos e realiza pesquisas sobre a composição da superfície terrestre, suas propriedades físicas.
Elabora estudos sobre as mudanças do campo magnético da terra.
Faz análises das camadas internas da terra, da composição e dinâmica de vulcões e fenômenos de desintegração radioativa.
Estuda e pesquisa tecnologias que facilitem a construção de túneis, pontes e outras obras com a finalidade de garantir a segurança dessas estruturas em exposições a abalos sísmicos, calor, ventos, etc.
Coordena equipes de estudos e pesquisas sobre a preservação ambiental.
Elabora projetos para a prospecção de lençóis freáticos e estudos de técnicas de melhor aproveitamento dos recursos hídricos da região.
Na construção civil coordena e supervisiona equipes na verificação da viabilidade de obras e vulnerabilidade do projeto em construção de túneis, barragens, represas, usinas hidroelétricas, pontes, etc. analisando as características geológicas da área e indicando o tipo de construção e os materiais mais adequados.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Empresas públicas e privadas de preservação ambiental, de exploração de minérios, construção civil, instituições de ensino e pesquisa, entre outras.

11 comentários:

Bruno disse...

É uma profissão importante, ainda mais nos dias atuais, por conta da discussão da preservação.
Parabéns!

ibere disse...

Teu blog é bem interessante, no sentido de orientar os postulantes a carreiras a se prepararem conhecerem novas carreiras.
na semana passada saiu o resultado do ranking das escolas pelo enem. o resultado mostrou que a maioria das escolas esta mais preocupadas em ganhar dinheiro do que preparar alunos, com uma formação ampla , que de uma estrutura pra enfrentar o mundo.
esse ranking acaba tornando-se uma propaganda para as escolas que obtiveram melhores resultados. mas.. será que o mais importante é preparar o filho apenas para um exame? ou seja, essas escolas so pensam em treinar o menino para o dia do vestibular e ficam dando formulas e dicas pra isso.
mas e a preparação para a vida? não seria melhor dar etica , leitura, e valores para se relacionarem, ensinar a ser critico?
bom, fica aqui uma reflexao
continue na batalha
Ibere
http://ibererestivo.blogspot.com

Henrique Alvez disse...

Minha prima pretende seguir essa profissão, por esse motivo conheço-a mais ou menos e a acho muito digna...

Seu blog esta ótimo, como sempre =D

Hysteria Project disse...

Elabora estudos sobre as mudanças do campo magnético da terra.

Deve ser bastante interessante^^

Aline Goulart disse...

Muito legal o seu blog que ajuda orientar as pessoas para cada profissão. Afinal, é bastante desgastante trabalhar em uma área que vc não gosta, muitas pessoas ficam perdidas para escolher área que deseja seguir. Beijos e obrigada pela visita.

Unknown disse...

meu amigo tem estudo muito isso!

Elmo Freitas & Verisnalda Costa disse...

Muito boas sua informaçoes, principalmente para os vestibulandos.

mulherices disse...

Atual por relacionar-se à preservação ambiental e apropriado para quem gosta de trabalhar ao ar livre e em contato com a natureza, sem dúvida.

Anônimo disse...

Bacana esse tema de preservação, será muito útil. Parabéns.


www.catarseonline.blogspot.com

Caroline disse...

Parece uma carreira em expansão. É uma profissão que tem tudo para dar certo nos atuais tempos.

Wagner Bormann disse...

uma profissão bem promissora...hj em dia so se fala nisso...*

parabens pelo blog!!...*


xoxo**