26 de set. de 2010

ELEIÇÕES E EDUCAÇÃO

Falta somente uma semana para as eleições onde vamos escolher além do Presidente da República, Governador do Estado, Senadores, Deputados Estaduais e Federais que irão nos representar por 4 anos e Senadores por 8 anos.
Política não é o assunto deste blog.
Quem disse que não? É assunto sim porque dependendo de quem for eleito a educação e o mercado de trabalho tomarão caminhos distintos, um tem a preocupação com a educação como um todo e voltada para as necessidades do mercado, outro se preocupa em utilizar-se da política engana trouxa para dizer que faz algo pela educação e conquistar o poder eterno.
É preciso pensar na educação desde a educação infantil até a superior, não adianta pensar somente no ensino superior, a universidade não é para todos, todos tem o direito, mas, não é para todos por um motivo muito simples, não haverá mercado de trabalho para todos. Assim sendo é preciso desenvolver políticas públicas de incentivo a educação profissional e de acordo com as necessidades de cada região, promover o desenvolvimento para que todos tenha oportunidades.
Ao escolher nosso candidato para dirigir essa imensa empresa chamada Brasil temos que pensar nas propostas desse candidato, qual a sua preocupação com tudo e com a educação, somente esta última levará o país ao desenvolvimento aumentando assim as possibilidades do povo, temos que pensar em Políticas Públicas e não em Políticas Populistas. Há uma grande diferença entre as duas.
Políticas Públicas promove o desenvolvimento e o crescimento do país e o bem estar do povo, Políticas Populistas trás a estagnação, a acomodação.
Portanto, você jovem pense muito bem ao escolher seu candidato nestas eleições, analise as propostas dos candidatos, a biografia de cada um deles, o que ele já fez pelo país.
Pense muito bem se você quer um país justo e democrático ou se quer um país transformado numa Cuba ou China onde o povo não pode ter sua própria opinião, pense se você quer escolher sua profissão ou se quer trabalhar o resto da sua vida naquilo que o governo determinar.
Ao escolher seu candidato analise se ele está propondo oportunidades iguais para todos, privilegiando a meritocracia ou está privilegiando uns em detrimento de outros. Lembre-se tudo o que é público é pago e muito bem pago com nossos impostos, portanto, as condições devem ser iguais para todos independente de classe social.
Veja se seu candidato está preocupado com a qualidade do ensino desde a educação infantil ou se preocupa somente com o número de pessoas no ensino superior sem se preocupar com a qualidade e as necessidades do mercado de trabalho.
Diante disso tudo analise muito bem os candidatos para todos os cargos sem esquecer que eles irão te representar e fazer a leis. Há candidatos que sabemos não tem condições de entender o texto de uma lei, portanto, tem menos condições de elaborar a lei.
Não vote só porque o candidato é famoso, bonitinho e sei lá o que mais, vote tendo consciência do que está fazendo e porque escolheu esse candidato.
Lembre-se o voto de protesto nem sempre é bom e tras melhorias.
Sei que tem alguém que vai dizer – É você está falando tudo isso porque é rica e teve oportunidades na vida. Não é verdade, não sou rica e nunca fui, comecei a trabalhar muito cedo, aos 12 anos de idade como faxineira em uma farmácia, comecei estudar aos 19 anos e tive oportunidades sim, mas, eu as busquei, eu fiz minhas oportunidades.
Aprendi desde cedo que nada cai do céu que eu mesma teria que correr atrás do que queria.

36 comentários:

Marcelo A. disse...

Numa eleição onde até Tiririca é candidato...

Você viu a reportagem que saiu, afirmando que o cara é analfabeto? Nada contra os analfabetos, evidente, mas se é exigido que se saiba ler e escrever para se concorrer...

O que mais me assusta é, certamente, o cara vai se dar bem...

Anônimo disse...

Pensar a gente até pensa, só q solução que é bom, nem sempre aparece!
Mas vamo, que vamo, que é nossa obrigação participar.

Anônimo disse...

À propósito, valeu pela visita.

Mundo Neutro disse...

è porque somos obrigados a votar msm, porque olhando os cantidatos ai ai se tem virou piada msm

Macaco Pipi disse...

putz
tiririca wins

CORRIDA DE RUA(SITE DO ATLETA AMADOR) disse...

aonde irá chegar nosso Brasil?

Fernando disse...

Política tem tudo a ver com educação!
Aliás, política tem a ver com quase tudo, quiçá tudo.

Quem bom seria se os governantes investissem mais em educação. Principalmente no segmento que citou, PROFISSIONALIZANTE.

Existem tantas instituições, ONGs que prestam um serviço decente e de qualidade aos jovens, que poderiam servir como exemplo aos políticos se espelharem e seguirem suas atividades nos mesmos moldes.

Vai aqui uma ONG que prezo muito, o ESPRO.

Abs,
Fernando Piovezam
seuanonimo.blogspot.com

Iguimarães disse...

se todos fossem assim
estariamos feitos

"Aprendi desde cedo que nada cai do céu que eu mesma teria que correr atrás do que queria."

Daniel Silva disse...

É bom ver a mobilização que todos nós blogueiros estamos fazendo para conscientização do voto coerente.

É uma pena ver fora do mundo virtual que o Tiririca será o campeão de votos... sinal que a coisa muda mas nossa velocidade continua lenta demais.

http://apenas-daniel.blogspot.com/

LETÍCIA CASTRO disse...

D. Inez, quanto tempo não passo por aqui, adorei vir comentar no seu post!

A sra. tem toda a razão, é preciso gente apta para governar esta "empresa" e não podemos pensar que as eleições tem a ver apenas com política. É a nossa vida que está sendo decidida ali, quem decidirá por todos os âmbitos que percorremos no dia-a-dia.

Adorei o seu alerta.

Bjs!

Isis disse...

É realmente ridiculo ter que assistir a essa palhaçada de horário eleitoral. Absurdos de nosso país diante de uma população revoltada mas de braços cruzados que não sabem do poder que têm em suas mãos através da voto. Parabéns pelas suas palavras!

Isis disse...

É realmente ridiculo ter que assistir a essa palhaçada de horário eleitoral. Absurdos de nosso país diante de uma população revoltada mas de braços cruzados que não sabem do poder que têm em suas mãos através da voto. Parabéns pelas suas palavras!

Pulga disse...

Está dificil mesmo. Depois de tantas reclamações, o tiririca até que se manifestou: "Se a politica é uma palhaçada, é por isso que estou aqui, sou um palhaço profissional!" [foi mais ou menos isso, via twitter].

Confesso que ri, mas é uma coisa seria, e com tais candidatos e com votos para estes, a politica continuara tal palhaçada.

Viu o caso Roriz no que deu? Agora é o própio Joaquim Roariz, só que no corpo da esposa, rs...

Abcs!

@marcosdevon disse...

Bom post. Quando o assunto é eleições, tudo deve ser analisado com consciência para não se arrepender depois...

Bom texto e bom blog, curti.

Aguardo a sua visita em meu blog e seu comentário em minha ultima postagem (que inclusive, também é sobre politica). ^^

Abraçooos.

neetho brasil disse...

É realmente, eu tinha feito um texto enorme sobre o texto dai quando apertei pra enviar deu erro -aah. Então vou resumir, o blog pode não falar de politica mais acaba querendo ou não englobando algo sobre o tema. adorei.

http://retrojovem.blogspot.com

Digho disse...

Nunca é demais lembrar aos eleitores sobre o voto consciente.É uma pena que muitos vendem seus votos.

Will disse...

ando revoltado nunca vi uma eleição como essa

Luis Sapir disse...

Infelizmente a populaçao tem esse pésimo hábito em botar em pessoas famosas: Tiririca é líder e em segundo é aquele Netinho e o Romário.
As pessoas confundem carisma com competência.

Os políticos judiam justamente das pessoas que mais precisam de votos

É um sistema podre de completa decadência

Paulo Sousa disse...

Numa eleição onde até Tiririca é candidato!!
eleiçoes são uma bosta

Victor Pagani disse...

2011 vai ser o ano da piada, infelizmente. Ótimo o assunto para ser discutido :)
Obrigado pela visita e volte sempre ao meu blog!

♪ Sanny Ellen disse...

Um candidato analfabeto é inaceitável.
Parabéns, mandou muito bem neste post!

Millena disse...

Com educação, faremos com que as pessoas aprendam a votar.

Ovos Mexidos disse...

hehehe política sempre é um assunto que rende muito o que falar, mais eu nem sou contra os candidatos se colocam os que roubam é porque as pessoas são iludidas e não estão nem ai para o que pode acontecer, e acho que tiririca se encaixa bem nesse meio aqui, virou bagunça mesmo rsrsrs :P

Nicelle Almeida disse...

Que texto maravilhoso, minha amiga. Política é coisa séria e precisamos debater o assunto para que o eleitor vote com responsabilidade e, acima de tudo, de forma consciente. Peço a Deus que a ética prevalesça neste domingo. O brasil precisa disto!
www.nicellealmeida.blogspot.com
Me visita tb =)

Angélica Nunes disse...

Excelente! concordo plenamente! Mas não só os jovens devem pensar muito bem, adultos e idosos votantes tambem devem ter o mesmo pensamento. afinal, o futuro pertençe á todos.

Bruno Costa disse...

Tivemos 8 anos de governo de cada partido. Nos basta olhar os resultados e não receber sem um pensamento crítico tudo que corre na mídia, incluindo a internet. Em um, houve privatização da educação, como de tudo. No outro houve criação de instituições. Se pararmos com teorias conspiratórias, podemos votar melhor. De Cuba, queria a taxa quase nula de analfabetismo e a saúde pública de qualidade e gratuita, como não se encontra na referência de muitos, como EUA. Liberdade todos queremos, mas que não seja só a de compra.

Unknown disse...

Todos temos que analisar que política não é apenas composta dos governantes.. Mas nós somos partes de sistema e escolhemos quem irá fazer parte dele..
Acho que falata esta consciência!

Belo post!

;D

Augusto disse...

É o Brasil, ué. Se todo mundo tivesse o mínimo de consciência crítica...

Unknown disse...

Só sei que essas eleições vão ser uma piadas com Tiririca e companheiros vencedores e o pessoal devia ter um pouco de "simancol" e pensar direito!
;D

Wellington disse...

Muito bom dona Inez. Acho que educação gera empregos. A universidade deve ser para todo. Mas, para todos realmente interessados! A universidade pode, deve e a UNIFEI por exemplo já faz ensino empreendedor! Mais que alunos formados de lá saem novas empresas, pequenas e gigantes para gerar empregos e soluções para todas as cidades deste país e para o mundo! O CEO da SIEMENS do Brasil é formado na UNIFEI também! Adorei sua postagem. Isso mesmo! Cada fazendo a sua parte! ...rs... =)

Grande abraço!

Ah! Estou escrevendo histórias em meu blog! Ficarei muito MUITO feliz com sua visita! =D

http://neowellblog.wordpress.com/personagens/epi02/

Furdunço disse...

a educação é um pilar mto importante de apoio p nosso país,inclusive p um melhor senso crítico... e o pessoal precisa parar com o voto de protesto,isso n existe,pior q ta sempre fica^^

Sabrina Araujo disse...

Realmente a eleição é algo muito sério e um ótimo tema para ser abordado, já que agora qualquer artista que está desaparecendo da mídia, se candidata e ainda ganha, claro com nosso voto, sem noções nenhuma política.

PerpLife - PerLusion disse...

Mais um assunto sobre Voto consciente. Mas, em seu texto você expressa muito bem sua opinião. Cuba e China? Do jeito que falou, senti um pouco de terrorismo sobre.
Abraço
perplife.blogspot.com

Nicelle Almeida disse...

O seu blog como sempre nos passando ótimas informações. Um beijão, minha querida.
Me visita: www.nicellealmeida.blogspot.com

Anônimo disse...

É uma pena que nem todos tenham consiência na hora de votar e acabam confundindo uma urna com um sanitário (e temos resultados como um candidato -suspeito de ser - analfabeto sendo o mais eleito).

Losterh disse...

Ah, Inez. Concordei com você.
E dessa política assistencialista, os dois candidatos a presidência promentem continuar; com a exceção de que o Serra - ok, dei nome aos bois - sugeriu que em contrapartida ao Bolsa Família, os beneficiados deveriam cursar especializantes, que serão vinculados ao projeto. Isso sim seria interessante e poderia, de pouco, ir livrando a parte miseravel da pobreza e da falta de inclusão.
Sem mais delongas, meu voto é do Serra.