8 de out. de 2010

ENGENHARIA AMBIENTAL

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

O Engenheiro Ambiental é o profissional responsável pela avaliação das alterações causadas pelo homem no meio ambiente, suas atividades são:
Pesquisar, desenvolver e aplicar tecnologias para preservar a natureza realizando estudos de impacto ambiental.
Cuida da preservação da água, de esgotos, do ar e do solo fazendo o diagnóstico, manejo, controle e recuperação de ambientes urbanos e rurais.
Atua na área de tratamento de água, esgotos e lixo visando o controle da poluição e transmissores de doenças.
Implanta sistemas de produção ambientalmente viáveis, a recuperação de áreas degradadas por processos industriais e o monitoramento dos processos e atividades causadores de impactos ambientais visando a diminuição dos mesmos.
Elabora propostas alternativas para o tratamento de poluentes e para utilização racional dos recursos naturais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Centros de Pesquisa, órgãos de execução e gerenciamento e controle ambiental, organizações não governamentais (ONGs), agências reguladoras de água, energia elétrica, vigilância sanitária, indústrias de todos os tipos e ramos, universidades, empresas de assessoria e consultoria, órgãos públicos, entre outras.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Matemática; Física; Química; Mecânica; Informática; Desenho; Eletricidade; Resistência dos Materiais; Fenômenos de Transporte; Biologia

Matérias de Formação Profissional Geral: Topografia; Mecânica dos Solos; Hidrologia Aplicada; Hidráulica; Teoria das Estruturas; Materiais de Construção Civil; Sistemas Estruturais; Saneamento Básico; Construção Civil.

Matérias de Formação Profissional: Específica: Biologia Geral e Aplicada; Ecossistemas Aquáticos, Terrestres e Interfaces; Química para Engenharia Ambiental; Cultura, Ambiente e Desenvolvimento; Caracterização Ambiental: Bacia Hidrográfica; Poluição Ambiental; Ecologia Geral e Aplicada; Climatologia e Hidrologia Física; Impactos e Adequação Ambiental; Avaliação do Impacto Ambiental; Recursos Hídricos; Microbiologia e Bioquímica Aplicadas; Cinética Bioquímica Aplicada; Termodinâmica; Hidráulica; Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais; Tratamento de Águas Residuárias; Recursos Energéticos e Desenvolvimento; Gestão de Resíduos Sólidos; Tratamento da poluição do Ar;; Adequação Ambiental de Empresas; Tratamento de Águas para Abastecimento; Gestão de Operações; Economia Aplicada ao Ambiente; Modelação Matemática em Sistemas Ambientais; Planejamento Ambiental e UrBanismo; Instrumentos de Política Ambiental; Licenciamento Ambiental;.

Duração do Curso: 5 anos.

6 comentários:

GustavoSilva disse...

Muito boa profissão!!



http://tecnojogosbr.blogspot.com/

Anônimo disse...

Realmente, uma profissão pra quem sabe o que quer da vida. ótima postagem, tira qualqér dúvida sobre o assunto. Ja eu que tenho mtas dívidas sobre minha profissão, não tem alguém q possa me ajudar com isso, creio eu.
parabéns pelo blog.
http://blogda-wendy.blogspot.com/

Unknown disse...

Na minha região esta profissão está super requisitada!

Wil disse...

Muito legal. Vai ajudar muitas pessoas interessadas na profissão.

Léo disse...

Bem interessante mas não é a minha

Nicelle Almeida disse...

Adoro o seu blog, querida. Ajuda bastante aos que buscam uma carreira!!
Beijos!
www.nicellealmeida.blogspot.com