30 de ago de 2010

INSCRIÇÕES DE VESTIBULARES

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
Inscrições: somente pela internet de 16/08 a 10/09/2010
Taxa de inscrição R$ 90,00
Exames: 1ª Fase – ENEM
2ª Fase 23 a 29/01/2011

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Inscrições: somente pela internet de 28/09 a 27/10/2010
Taxa de Inscrição: a ser divulgada
Exames: 19 a 21/12/2010

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Inscrições: somente pela internet 02/08 a 10/09/2010
Taxa de inscrição: R$ 75,00
Exames: de 05/01 a 07/01/2011


Universidade Federal de Uberlândia – UFU
Inscrições: somente pela internet de 08/09 a 14/10/2010
Taxa de inscrição: R$ 105,00
Exames: 1ª Fase - ENEM
2ª Fase 16 e 17/01/2011

26 de ago de 2010

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Publicidade e Propaganda foi postada no início de 2009, de lá pra cá aumentou bastante o número de leitores e seguidores do blog, muita gente não viu a postagem, por esse motivo estou publicando novamente.



DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

O Publicitário cuida da divulgação de produtos ou serviços com a finalidade de aumentar a notoriedade dos mesmos.
Para isso, investiga a situação da empresa anunciante, do produto ou serviço, o perfil do público consumidor, a situação dos concorrentes para verificar as vantagens e desvantagens do produto de seu cliente.
Estuda qual o veículo de comunicação (Rádio, TV, Jornal, Revista e outros) mais favorável para a campanha publicitária.
Elabora o plano da propaganda levando em conta os dados obtidos nas pesquisas.
Cuida da execução do projeto apresentado, redige textos, elabora ilustrações, faz a produção e distribuição da propaganda.
Acompanha o efeito da peça publicitária sobre o público consumidor e corrige distorções caso tenha necessidade.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

O Publicitário pode atuar em Agências de Propaganda, nos Departamentos de Propaganda de empresas comerciais e industriais, em serviços de relações públicas, em emissoras de rádio, tv, em produtoras cinematográficas e como professor em estabelecimentos de ensino.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO

Matérias Básicas: Filosofia, Sociologia (Geral e da Comunicação), Língua Portuguesa – Redação e Expressão Oral, Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira, Teoria da Comunicação, comunicação Comparada.

Matérias de Formação Profissional: Língua Portuguesa – Redação Publicitária, Planejamento de Campanha, Produção Publicitária em rádio, Televisão e Cinema, Produção Gráfica, Administração em Publicidade e Propaganda, Estatística, Mercadologia, Mídia, Ética e Legislação Publicitária.

Matérias Optativas: além das disciplinas acima deverão ser escolhidas três dentre as seguintes: Lógica, Psicologia, Língua Estrangeira, Economia, Geografia Econômica, Realidade Sócio-Econômica e Política Regional, Teoria Geral de Sistemas, Teoria Política, Teoria e Método de pesquisa em Comunicação, comunicação Comunitária, Planejamento em Comunicação, Política de Comunicação, Sistemas Internacionais de Comunicação, Comunicação em Tecnologia Educacional, Realidade Regional em Comunicação, História da Comunicação, Antropologia Cultural, História do Brasil, Estética e Cultura de Massa.

Duração do Curso: 4 anos.

24 de ago de 2010

A HORA CHEGOU.

Bem, chegou a hora das inscrições para os vestibulares, agora sua escolha é pra valer. E o que fazer se você ainda está em dúvida?
Não se apavore e nem se apresse em colocar a primeira coisa que lhe vier à cabeça, pesquise bastante sobre as profissões de seu interesse. Procure saber para o que serve a profissão, as atividades do profissional, o ambiente de trabalho, o campo de atuação, mercado de trabalho, as perspectivas deste mercado para daqui a alguns anos, a faixa de remuneração.
Visite as faculdades que oferecem o curso de seu interesse, procure conhecer os laboratórios, se possível o corpo docente, converse com profissionais para saber como é o seu dia a dia, quais as dificuldades encontradas no início da carreira e as dificuldades que ele encontra agora.
Converse com seus pais e professores sobre sua escolha.
Se depois de tudo isso você ainda não conseguir tomar sua decisão então procure um Programa de Orientação Vocacional/Profissional que poderá ajudá-lo neste momento tão difícil.

20 de ago de 2010

TÉCNICO EM ASSESSORIA DE GERENCIAMENTO EMPRESARIAL

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

Planeja e organiza as atividades da empresa de acordo com a sua finalidade.
Supervisiona as atividades de equipes de trabalho.
Define metas e estratégias e controla a realização e os resultados alcançados;
Administra conflitos, analisa problemas, incrementa as soluções e viabiliza as ações necessárias ao alcance dos objetivos;
Avalia competências e potencialidades dos profissionais.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Indústria, comércio, prestação de serviços de consultoria e assessoria em gestão empresarial em empresas de médio e pequeno porte, entre outros.

17 de ago de 2010

INSCRIÇÕES DE VESTIBULARES E MAIS UM SELO

Inscrições: somente pela internet de 01/09 a 20/09/2010
Taxa de inscrição R$ 90,00
Exames: 12 a 14/12/2010 Sim

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
Inscrições: somente pela internet de 04/10 a 08/11/2010
Taxa de inscrição: R$ 90,00
Exames: Primeira Fase 28/11/2010
Segunda Fase 12/12/2010

Universidade Estadual Paulista – UNESP
Inscrições: somente pela internet de 08/09 a 08/10/2010
Taxa de Inscrição: R$ 110,00
Exames: Primeira Fase 14/11/2010
Segunda Fase 19 e 20/12/2010

Universidade Federal da Bahia – UFBA
Inscrições: somente pela internet de 03/08 a 22/08/2010
Taxa de Inscrição: R$ 100,00
Exames: Primeira Fase: 14 e 15/11/2010
Segunda Fase 12 a 17/12/2010




MAIS UM SELO:



















Ganhei o 40º selo para o Blog, desta vez foi o neetho do blog http://retrojovem.blogspot.com quem me presenteou.
Obrigada ao neetho pelo carinho.
Como todos os selos este também tem regrinhas, que são:
1º Colocar a imagem do selo no seu blog;
2º Indicar o link do Blog que o indicou;
3º Indicar outros blogs para receberem o selo;
4º Comentar nos blogs dos seus indicados sobre este selo.

INDICO

Saude e companhia

Coração Nômade

Casa do Hippie

Não sentido

14 de ago de 2010

INSCRIÇÕES DE VESTIBULARES

Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB)
Inscrições somente pela internet de 02/08/10 a 27/08/10
Taxa de inscrição R$ 120,00
Exames: 10/10/2010

Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero
Inscrições: somente pela internet de 08/09 a 08/11/2010
Taxa de inscrição: R$ 115,00
Exames: 21/11/2010

Faculdade de Medicina de Catanduva (FAMECA)
Inscrições: somente pela internet de 27/09 a 05/11/201
Taxa de inscrição: R$ 100,00
Exames: 06 e 07/12/2010

Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ)
Inscrições somente pela internet de 23/08 a 08/11/2010
Taxa de inscrição: R$ 100,00
Exames: 12 e 13/12/2010

Fundação Getúlio Vargas – DIREITO
Inscrições: somente pela internet de 12/07 a 27/09/2010
Tax de inscrição: R$90/180,00
Exames: 1ª Fase: 01 e 02/11/2010
2ª Fase 06 a 11/12/2010

Fundação Getúlio Vargas – ECONOMIA
Inscrições: somente pela internet de 12/07 a 27/09/2010
Taxa de inscrição: R$90/150,00
Exames: 1ª Fase 05/12/2010
2ª Fase 19/12/2010

Fundação Getúlio Vargas - ADMINISTRAÇÃO
Inscrições: somente pela internet de 12/08 a 27/09/2010
Taxa de inscrição: R$ 90/150,00
Exames: 24/10/2010

Instituto Tecnológico da Aeronáutica - ITA
Inscrições: somente pela internet 06/08 a 15/09/2010
Taxa de inscrição R$ 100,00
Exames de 14 a 17/12/2010

Fundação Getúlio Vargas Rio de Janeiro - FGV RIO
Inscrições: somente pela internet 12/07 a 27/09/2010
Taxa de inscrição: R$90/150,00
Exames: 24/10/2010


FUVEST
Inscrições: somente pela internet de 27/08 a 10/09/2010
Taxa de inscrição: R$ 100,00
Exames: 1ª Fase 28/11/2010
2ª Fase 09 a 11/01/2011

Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG
Inscrições: somente pela internet de 10/08 a 10/09/2010
Taxa de inscrição: R$ 110,00
Exames: 05/12/2010

Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Inscrições: somente pela internet de 23/08 a 08/10/2010
Taxa de inscrição: R$ 115,00
Exames: 1ª Fase 21/11/2010
2ª Fase 16 a 18/01/2011

Universidade Estadual de Londrina - UEL
Inscrições: somente pela internet de 16/08 a 16/09/2010
Taxa de inscrição: R$ 100,00
Exames: 1ª Fase14/11/2010
2ª Fase 05 a 07/12/2010

12 de ago de 2010

INFORMÁTICA COM ÊNFASE EM REDES DE COMPUTADORES VERIFICAR REDES

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

Analisa dados técnicos, desenvolve estudos especiais, orienta e analisa esquemas executivos de implantação de redes de computadores.
Dirige, orienta, coordena, supervisiona e fiscaliza os serviços técnicos.
Desenvolve projetos, elabora especificações, instruções, divulgação técnica, orçamentos e planejamento para a implantação de redes.
Faz adaptação de projetos, processos, produtos e serviços às condições de execução.
Realiza vistoriais, avaliações e laudos técnicos.
Executa, conduz e responsabiliza-se pelos serviços técnicos.
Gerencia sistemas de informação das empresas, promove o desenvolvimento de novos produtos ou serviços que utilizam a tecnologia de redes de computadores.
Projeta, desenvolve, gerencia, administra, faz adequações e estudo das necessidades de redes de computadores.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Empresas e Indústrias que utilizam redes de computadores.

8 de ago de 2010

ENEM

Eu juro eu não queria mais falar no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), mas, eles (MEC e INEP) dão motivos então tenho que falar.
Esta semana simplesmente vazou dados sigilosos dos candidatos que fizeram ENEM nos anos 2008, 2009 e 2010, fato gravíssimo porque expõe mais de 12 milhões de jovens estudantes às mais variadas formas de fraudes, desde pequenas extorsões, utilização indevida do nome e número de documentos para falsificação e utilização indevida e claro seqüestro.
Vi muita gente defendendo o governo com a desculpa que isso é coisa que acontece a tecnologia tem falhas, são pessoas que querem desestabilizar o governo, é coisa da oposição.
Acontece coisa nenhuma e não é nada disso que usaram como argumento, é pura incompetência mesmo, falta de cuidado para com os estudantes.
Já pensaram se acontecesse com a FUVEST, UNICAMP, UNESP, CESGRANRIO ou outras?
Muitos alegaram também que é sabotagem porque o novo ENEM dá mais chances aos estudantes carentes, será que dá mesmo?
Ora, mesmo a seleção para cursos superiores das universidades públicas sendo pelo ENEM serão aprovados os melhores classificados, ou seja, aqueles que tiveram o melhor rendimento nas provas, portanto, aqueles que iriam ingressar na universidade se tivessem feito o vestibular tradicional.
Neste episódio não teve a mãozinha de ninguém contra o sistema, não teve coisa que acontece, não teve nada que viesse de algum outro lugar que não o próprio MEC/INEP, o que aconteceu foi unicamente IMCOMPETÊNCIA.
Para o ENEM 2010 faltam somente três meses, notícia publicada hoje no Portal G1 o INEP não assinou, ainda, o acordo formal com as empresas que aplicarão o exame.

VEJA A NOTÍCIA NA ÍNTEGRA

A três meses da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, marcado para os dias 6 e 7 de novembro, o contrato com as empresas que organizarão a prova ainda não foi assinado.
Sem o acordo formal, Cespe/UnB e Fundação Cesgranrio - que aplicarão o Enem - não podem iniciar nenhuma atividade, como a contratação de fiscais e examinadores. A gráfica também permanece em processo de licitação.
Mesmo assim, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Joaquim Soares Neto, garante: tudo está de acordo com o cronograma. Soares Neto ainda não tem data fechada para a assinatura do contrato, mas estima que ela ocorra até o dia 20 deste mês - a exatos 76 dias do exame.
Em 2009, o curto tempo de planejamento e execução do Enem foi apontado como um dos percalços que desembocaram no vazamento da prova - depois que o jornal "O Estado de S. Estado" alertou o Ministério da Educação (MEC), o exame foi adiado.
Prova disso é que a Cesgranrio, que sempre organizou o Enem, desistiu de participar da licitação por considerar que não haveria mais "tempo hábil". A saída da Cesgranrio do processo ocorreu 77 dias antes da data marcada para o exame.
De acordo com Soares Neto, só restam detalhes em relação ao orçamento do contrato. "Digo com toda tranquilidade que tudo está dentro do prazo, no tempo necessário para um processo seguro e sem atropelo."
Segundo ele, a certeza do sucesso em relação aos prazos vem do modelo adotado para a organização. As atividades serão distribuídas e não ficarão centralizadas nas empresas, ao contrário do ano passado, em que o consórcio era responsável por todas as etapas, da impressão à correção. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

5 de ago de 2010

TÉCNICO AUXILIAR DE ESCRITÓRIO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

Executa serviços gerais de escritório.
Separa e classifica documentos e correspondências.
Faz transcrição de dados, lançamentos e presta informações.
Auxilia na organização de arquivos e fichários.
Digita cartas, minutas e outros textos para atender às necessidades administrativas.
Efetua o controle de requisições e recebimento de material de escritório.
Atende a chamadas telefônicas, anota e transmite recados e informações.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Empresas de qualquer tipo e qualquer mas nos diversos setores em departamento pessoal, departamento de documentação e arquivos, administrativo, financeiro-contábil, entre outros.

2 de ago de 2010

COMÉRCIO EXTERIOR

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

Estuda, analisa, avalia. Planeja e executa estratégias em transações comerciais entre países.
Realiza operações de comércio internacional para importação e exportação de produtos e serviços.
Processa as operações de importação, traça os planos de exportação.
Analisa o mercado internacional de produtos e serviços e participa de programas de promoção de produtos ou serviços em feiras e eventos. Presta orientação técnica aos visitantes e orienta para as providências necessárias para o desembaraço aduaneiro.
Analisa a estrutura física e funcional de empresas importadoras.
Estuda e define as informações relevantes para a ficha cadastral da empresa importadora informando ao cliente o resultado da análise da ficha.
Elabora os objetivos e metas da exportação, formaliza a política indicada para a transação.
Estuda e analisa o mercado que deseja operar avaliando suas efetvas possibilidades comerciais.
Realiza estudos dos usos mercantis de cada país, como negociar as mercadorias, foras de concorrência existentes, analisa a política e normas de importação e exportação.
Faz a avaliação dos problemas de suprimento, sistematiza os dados necessários à contratação de câmbio, faz o contrato com a entidade financeira, prepara a fatura comercial e o documento de saque cambial.
Avalia o meio de transporte mais adequado.
Estuda e avalia os regimes alfandegários e cambiais, sistemas de impostos e taxas em vigor dos países que pretende atuar.
Estuda o valor das moedas dos países e faz a comparação de preços entre a mercado de um e outros país e das normas que regem a política de importação e exportação de cada um.
Cuida da rotina fiscal de uma importação.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Empresas, indústrias, escritórios de prestação de serviços, trading companies, empresas de transportes, aduaneiro, de importação e exportação, bancos e câmbios.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO

Matérias Básicas: Matemática, Estatística, Contabilidade, Teoria Econômica, Psicologia Aplicada à Administração, Direito Público e Privado, Economia Brasileira (Atualidade Econômica Brasileira), Legislação Tributária, Teoria Geral da Administração, Sociologia aplicada à Administração.

Matérias de Formação Profissional: Economia Internacional, Teoria e Prática Cambial, Direito de Navegação, Direito Comercial, Transporte e Seguros, Mercadologia, Legislação Aduaneira e Comparada, Sistemática de Comércio Exterior.

Disciplinas Obrigatórias: Duas Línguas Estrangeiras Modernas, dentre: Inglês, Francês, Espanhos ou Alemão, Estudo de Problemas Brasileiros e Educação Física.

Estágio: Obrigatório e Supervisiona no último semestre do curso.