18 de jan. de 2011

DE NOVO O ENEM

Bem queridos leitores minhas férias terminaram, estava muito bom, mas, na volta ao ler as notícias veio a tristeza.
Claro que algumas notícias, como da catástrofe no Rio de Janeiro eu já tinha visto, a situação lá está terrível, mas, não é só isso e as patacoadas do MEC/INEP que é uma atrás da outra, quando a gente pensa que acabou lá vem mais uma pior.
Quanto resolvi fazer este blog me propus também a não falar em política, tentei não misturar com educação, mas, não há como falar da educação sem falar na política, mais uma vez o MEC/INEP teve falha grave.
Mais uma vez o ENEM e SISU vem dando problemas aos estudantes é a icomPeTência dos governantes aliada a falta de respeito com o dinheiro público, com quem lhes paga os altíssimos salários.
Como se já não bastasse os problemas com as provas agora também problemas para o acesso ao site, falha permitindo que se tivesse acesso a dados de outros candidatos, alteração nas datas para inscrição e tudo isso culminou com o pedido de demissão do presidente do INEP.
Há pessoas que tentam defender o indefensável alegando que problemas acontecem, tá bom acontecem sim, mas os que acontecem no MEC/INEP já ultrapassam o limite do aceitável.
Pense bem Bancos lidam com número muito maior de pessoas, já pensou se um banco deixar vazar dados dos correntistas ou que um tenha acesso aos dados de outro?
A Defensoria Pública do Ceará, representando 30 estudantes que se sentiram prejudicados quanto à correção do exame entrou hoje com uma Ação Civil pedindo que os candidatos possam ver o espelho de suas provas e o modelo padrão de respostas, pede ainda a suspensão do SISU até que o caso seja solucionado.
Diante de tudo isso Fernando Haddad Ministro da Educação tira férias.
O dano causado aos estudantes é imensurável, além disso, há também danos aos cofres públicos.
Este sistema do ENEM criado pelo Ministro Fernando Haddad é um sistema engana trouxa porque muitos pensam que dessa forma os estudantes menos privilegiados terão mais chances de ingressar numa universidade pública, mentira, são classificados os candidatos com as melhores notas que entrariam pelo vestibular normal, a única diferença é que não tem que gastar tanto com as exorbitantes taxas dos vestibulares.
Alguns podem dizer, mas o governo está investindo na educação. Está mesmo? Não seria melhor investir na educação básica, Ensinos Fundamental e Médio que fazer tudo isso que estão fazendo, melhorando os salários dos professores, equipando as escolas com bibliotecas, computadores, promovendo reciclagem para educadores.
Há algum tempo atrás coloquei um texto com uma critica ao Ministro da Educação, teve um babaca que me mandou um e-mail dizendo que eu deveria procurar saber entender de políticas públicas antes de criticar. Bem de políticas públicas eu até entendo o que não entendo é de política populista, são duas coisas completamente diferentes, assim sendo sinto-me não só apta a fazer uma crítica quando alertar estudantes sobre o engodo que virou o ENEM.
É preciso mudar sim, porém, as mudanças devem ser feitas com critério, estudadas, analisado-se todos os prós e contras, tendo um planejamento e parece que não é o que acontece com o ENEM e SISU.

21 comentários:

bia santos disse...

ENEM e SISU, parece até sabotagem, de quem não está satisfeito com a atual situação.

Universidade pública antigamente era para quem tinha grana, para concluir o ensino médio em escolas de alto poder aquisitivo. Pobre era uma minoria.

Se o pobre queria estudar, tinha que pagar muito caro.

Concordo que as mudanças tem que ocorrer, mas a "Vênus Platinada" é uma das principais interessadas no fim do enem.

Unknown disse...

Eu gosto muito do modelo do Sisu e do Enem, acho a prova boa e muito melhor do que aquela decoreba toda. O problema na verdade não está no projeto em si, no que é o Sisu ou Enem, o problema são as pessoas que estão por detrás disto tudo e que são realmente incompetentes, como você disse.

Unknown disse...

ENEM ENEM
ANEM.. Já desisti dele. Já to quase desistindo é do Brasil

Nicelle Almeida disse...

Eu só quero ver até quando vai esta novela. Meu Deus!

É muita falta de respeito por parte dos políticos com os estudantes brasileiros. Que desgaste para eles, gente! Ninguem vê isso?

Ótimo post, minha querida.

Um beijão!!!!

www.nicellealmeida.blogspot.com

Fabiane Daz disse...

Falta de vontade do governo, falta de preocupação, de respeito.. Num país como o nosso, a educação deveria ser levada a serio!!

Barbara Nonato disse...

A idéia do ENEM é excelente por proporcionar oportunidades ao estudante. Entretanto vejo a coisa como imatura no sentido de organização. Acaba sendo injusto com aqueles que se preparam durante todo o ano e veem suas expectativas frustradas por falhas que já se tornaram imperdoáveis.
É preciso reformulação e revisão no processo, de modo que esse tipo de situação seja sanada.

Smoker Sam disse...

O ENEM Pra mim esta ficando cada vez pior
eh muito cansativo fazer as provas do ENEM
São texto imenso pra ficar lendo
até nas provas de exatas
eh um saco
eu nem faço mais ele

Hozana Rodrigues disse...

Sinceramente, acho que o governo deveria aplicar uma forma mais séria das análises de conhecimentos dos estudantes. O que parece é que tudo o que fazem na educação não é levado tão a sério o que traz grandes problemas para nós estudantes e consequentemente para o país.

@marcosdevon disse...

Eu não fiz a prova do Enem no ano passado, deveria ter feito =/

http://www.maisqueindelevel.com

Rê ;D disse...

Esse enem é uma novela mesmo , esse ano eu vou passar por ele , último ano na escola , ano de vestibular !! Adorei a proposta do seu blog ...

Unknown disse...

Eu fico imaginando os vestibulandos e o estresse que sofrem com este fiasco que está o ENEM e o SISU...
Mudanças já!
E bem estudadas, como disse.

;P

Débora disse...

Realmente é uma questão bem polêmica, até que ponto esse é um investimento em educação?
E os estudantes que sofrem...deveriam se revoltar e pedir mudanças!
Um abraço, ótimo post!

Daniela Eguez disse...

É tenso!!!!!!!

Vinicius disse...

ta um caos isso enem naum presta mais e o sisu minha amiga acho q naum conseguiu fazer nada pela lenteza! incrivel!

Acessa ae

^
Site da NET

Plutonauta disse...

mais uma idéia boa colocada em prática de forma pífia ....

Macaco Pipi disse...

NÃO SE CANSAM DE CAGAR E SENTAR NA MERDA?

Alex Azevedo Dias disse...

Repetições, repetições e mais repetições... Aderindo à teoria da conspiração - acredito que não seja de cunho paranóide - parece haver um boicote ao sistema do ENEM, para sucateá-lo, torná-lo caduco. Quando as Universidades tinham autonomia para a elaboração dos processos seletivos de admissão - o impronunciável v-e-s-t-i-b-u-l-a-r - havia uma especificidade de captação de recursos, na cobrança das taxas e na escolha das bancas examinadoras. Do modo anterior, o critério de admissão variava de acordo com restritos interesses internos, favorecendo a escolha de alunos egressos de "cursinhos credenciados", principalmente quando os professores dessas bancas compunham o corpo docente também desses cursinhos preparatórios. Com a unificação do vestibular no ENEM, essa prática autônoma - com as suas vantagens - foi no mínimo desmobilizada. Abraços.

Garota de Várias Faces disse...

concordo ki a deficiência maior está no ensino básico!


http://diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com/
visita o meu blog? me dá esse prazer ;)


to t seguindo .!

Anônimo disse...

Ano passado eu não consegui concluir a 1ª prova do ENEM, já que no lugar q eu fiz a prova era horrível caderas de metal, ar condicionado quebrado, a classe era um ovo e ainda teve aquela confusão do gabarito. =/ Preferi sair assim q deixaram, e nem fui pra 2ªprova.
Eu tava apostando na fuvest mesmo ano passado, mas não consegui passar nem na primeira fase, deu branco em várias questões... =/ Talvez nesse ano eu consiga! =) Mas Enem... Ixi... Gastar grana com aquilo?! Nunca mais!

Lua- Eu Crio Moda disse...

O enem ta tristeee..

kbritovb disse...

o que devia ser exemplo viro piada
mas aki nem é tão novidade isso ¬¬