27 de mar de 2014

MODALIDADES DOS CURSOS SUPERIORES



ENTENDA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS DAS MODALIDADES DE CURSOS SUPERIORES.
Os Cursos de Nível Superior são ministrados em várias modalidades, que são:

Cursos Seqüenciais: nova modalidade de Ensino Superior, regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação, em Janeiro de 1.999, destinada a quem tem o Ensino Médio e não deseja um curso de graduação plena, ou que tenha a necessidade de ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho. Estes cursos tem duração de 2 anos e permitem a graduação plena com mais 2 anos de curso. São definidos por "campo do saber" (cf. Parecer CES/CNE no 968/98), enquanto os cursos de graduação tradicionais são oferecidos por área do conhecimento e suas habilitações.

Tecnológico – Curso de nível Superior de curta duração, destinados alunos que já concluíram o Ensino Médio, tem como finalidade a formação de mão-de-obra especializada dentro de uma determinada área.

Cursos de Graduação:
Bacharelado
- é o curso de Graduação que dá ao estudante base científica e teórica, preparando-o para atuar em todos os ramos da profissão escolhida.
Embora alguns cursos (como Medicina e Engenharia) não concedam o título de Bacharel, eles formam profissionais do mesmo nível.

Licenciatura - é o curso que habilita o universitário para a atuação como docente nos Ensinos Fundamental e Médio. É possível ingressar-se diretamente na Licenciatura ou fazer um Bacharelado e depois complementar a formação com as disciplinas Pedagógicas.

Nenhum comentário: