27 de nov. de 2008

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DESCRIÇÃO DAS ATVIDADES:

O Administrador de Empresas é o profissional responsável pelo diagnóstico organizacional, buscando melhores resultados em produtividade e lucratividade.
Elabora pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos técnicos.
Pesquisa, estuda, analisa, interpreta, planeja, implanta, coordena e controla os trabalhos na administração geral.
Na Administração Financeira realiza análises, diagnósticos, elabora pareceres de viabilidade financeira de empresas.
Elabora projetos, faz estudos e preparo para financiamentos, orienta direção e outros departamentos na utilização dos recursos financeiros disponíveis.
Faz estudos e projetos de viabilidade financeira, dos princípios e métodos de trabalho, apropriações de custos.
Efetua avaliação de riscos para concessão de créditos, interpreta pesquisas de mercado para investimentos e financiamentos.
Cuida da administração de bens e valores, de capitais, controle de custos, arbitragens, de bens de capitais, e investimentos.
Em Administração de Materiais presta assessoria em comprar, estudo de materiais, orçamento e procura dos materiais, planejamento de compras, catalogação dos materiais, logística, e administração de estoques.
Cuida da otimização na utilização dos materiais a fim de evitar desperdícios.
Na Administração Mercadológica realiza pesquisa de mercado, canais de distribuição de produtos, informações comerciais extra-contábies, marketing, intermediação comercial.
Realiza pesquisas e desenvolvimento de produtos, planejamento de vendas, desenvolvimento de técnicas comerciais, técnicas de varejo, serviços de telemarketing. E publicidade e propaganda.
Na Área de Recursos Humanos cuida dos processos de recrutamento e seleção de pessoal, treinamento, faz estudos de cargos e salários, interpretação de performances, estudos e implantação de benefícios.
Cuida das Relações Humanas dentro da empresa, coordena o pessoal, organiza ainda planos de cargos e salários.
Em Administração de Produção realiza pesquisas de produção, planejamento de análise de custos, desenvolvimento tecnológico, planejamento de produção, simplificação dos processos produtivos.
Cuida do controle da produção, faz o levantamento de indicadores de produtividade e qualidade.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Empresas e Indústrias de todos os tipos e ramos. Indústrias alimentícias, mecânicas, metalúrgicas, químicas, siderúrgicas, têxteis. Empresas de prestação de serviços tais como: comércio, escritórios de contabilidade, clínicas médicas, laboratórios, entre outras.

Salário Médio: de 6 a 20 salários mínimos.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMRESAS:

Matérias Obrigatórias: Matemática; Estatística; Contabilidade; Teoria Econômica; Economia Brasileira; Psicologia Aplicada à Administração; Sociologia Aplicada à Administração; Instituições de Direito Público e de Direito Privado(incluindo noções de Ética da Administração); Legislação Social; Legislação Tributária; Teoria Geral da Administração; Administração Financeira e Orçamentária; Administração de Pessoal; Administração de Material;
Matérias Optativas: Direito Administrativo; Administração de Produção; Administração de Vendas.

Duração do Curso: 5 anos.

Estágio Obrigatório e Supervisionado no último semestre do curso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa é a carreira que eu escolhi, minhas aulas começam segunda agora.
Gostei muito do seu blog!!!