28 de fev de 2009

TECNOLOGIA EM MECÂNICA DE PRECISÃO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
Desenvolve e projeta sistemas mecânicos de precisão, utilizando técnicas mecatrônicas que integram a mecânica e a eletrônica com a informática.
Utiliza-se dos conceitos da mecânica tradicional para entender como funcionam os atuadores mecânicos, pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos.
Usa as funções dos sensores ópticos, hidráulicos, pneumáticos, mecânicos, eletrônicos, etc., que irão converter grandezas físicas em sinais elétricos, que serão controlados por computadores.
Realiza testes de sistemas automatizados, controla a qualidade dos produtos, utilizando métodos metrológicos de precisão.
Realiza vistorias, avaliação e laudo técnico dentro de seu campo profissional.
Pode dedicar-se ao ensino e a pesquisa aplicada.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Fábricas de máquinas e equipamentos, de instrumentos médico-hospitalares, de automação industrial e instrumentação, indústria mecânica, metalúrgica, automobilística.

27 de fev de 2009

ORTÓPTICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
Utiliza exercícios musculares, equipamentos eletrônicos e ferramentas de estimulação motora e sensorial, como lentes prismáticas e filtros para corrigir distúrbios da visão binocular e regatar a capacidade visual de pacientes.
Utiliza técnicas para ajudar a diminuir problemas como estrabismo, visão dupla, transtorno e baixa visual de um ou dos dois olhos.
Através de exercícios e equipamentos estimula a visão de pacientes que ainda tem alguma capacidade visual e de deficientes com lesões causadas por doenças como toxoplasmose e diabetes.
Ajuda na readaptação às novas condições de moradia, locomoção e vida profissional dos portadores de deficiências.
Pode especializar-se em exames complementares ou em contatologia (adaptação de lentes de contato).

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Consultório, Clínicas e Hospitais especializados em doenças da Visão.

26 de fev de 2009

ENFERMAGEM

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Enfermeiro é o profissional que auxilia o médico no tratamento de doentes na recuperação da saúde.
Zela pelo bem estar do paciente e saúde do paciente, dá assistência física e psicológica aos pacientes e familiares.
Desenvolve ações preventivas, curativas e de reabilitação a fim de atender às necessidades básicas dos pacientes.
Tira e registra a temperatura de pacientes, controla a pressão e pulsação, aplica injeções, soros, inalações, faz curativos, ministra os medicamentos prescritos pelo médico.
Dirige, coordena e supervisiona o trabalho de técnicos e auxiliares de enfermagem. Participa de campanhas e programas de educação sanitária elaborando e aplicando meios de esclarecimento à população sobre doenças e os meios de prevenção, Elabora projetos de combate a epidemias e campanhas de vacinação.
Administra equipe de enfermeiros coordena os trabalhos a serem realizados.
Coordena os serviços em unidades de terapia intensiva e na enfermagem médico-cirúrgica.
Orienta gestantes quantos aos cuidados com saúde e os cuidados com o bebê.
Os licenciados em Enfermagem podem ministrar aulas no Ensino Médio e Superior

CAMPOS DE ATUAÇÃO:
Hospitais, clínicas médicas, Prontos-Socorros, centros de assistência á saúde, indústrias, creches, indústrias, ambulatórios médicos e instituições de ensino e pesquisa.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Biologia, Ciências Morfológicas, Ciências Fisiológicas, Patologia, Ciências do Comportamento, Introdução à Saúde Pública.

Matérias de Formação Profissional Comum: Introdução à Enfermagem, Enfermagem Mèdico-Cirúrgica, Enfermagem Materno-Infantil, Enfermagem Psiquiátrica, Enfermagem em Doenças Transmissíveis, Exercício de Enfermagem, Didática Aplicada à Enfermagem, Administração Aplicada à Enfermagem, Educação Física.

Habilitação de Enfermagem Médico-Cirurgica: Enfermagem Médico-Cirurgica, Administração de Centros Cirúrgicos, Enfermagem em Pronto Socorro, Unidade de Recuperação e de Cuidado Intensivo, Administração de Serviços de Enfermagem Hospitalar.

Habilitação em Enfermagem e Obstetrícia: Obstetrícia, enfermagem Obstétrica, Ginecologia e Neonatal, Administração de Serviços de Enfermagem em Maternidade e Dispensários Pré-Natais.

Habilitação em Enfermagem de Saúde Pública: Enfermagem de Saúde Pública, Administração de Serviços de Enfermagem em Unidades de Saúde.

Matérias Pedagógicas: Psicologia da Educação, Estrutura e Funcionamento de Ensino.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado em hospitais e outros serviços médicos.

Duração do Curso: 4 anos

25 de fev de 2009

FÍSICA MÉDICA

Descrição da Profissão:
Desenvolve instrumentos, aparelhos e técnicas para a realização de diagnósticos e tratamentos de doenças.
Aplica os conhecimentos da Física a problemas relacionados a ciências da saúde e as ciências biológicas.
Desenvolve e aperfeiçoa aparelhos médico-hospitalares tais como: Aparelhos de Ultrasonografia, Tomografia Computadorizada, Raio-X e outros.
Cuida ainda do tratamento e aplicação de Radioterapias.

Campo de Atuação:
O campo de atuação deste profissional é bastante amplo, pode atuar em hospitais, clínicas, centros de imagens, centros de pesquisas biológicas, biomédicas, indústrias. Pode ainda atuar como professor e pesquisador em universidades.

O Curso é oferecido pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da USP – 40 vagas em período noturno. Tem duração de 10 semestres.

24 de fev de 2009

FOTOGRAFIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O profissional de fotografia domina as técnicas e uso de máqunas, lentes, filmes.
Possui bases de iluminação e enquadramento que possibilita procurar a melhor maneira de captar as imagens para fotografar, que podem ser pessoa, paisagens, objetos, momentos e fatos políticos, econômicos, esportivos, históricos.
Em estúdio produz fotos para outdoors, e anúncios, para publicação em revista, jornais, internet.
Cuida a revelação das fotos.
Pode aia cuidar da restauração e conservação de fotos.

Campo de atuação:
Empresas Jornalísticas, Agências de Publicidade e Propaganda e como Profissional Liberal.

23 de fev de 2009

PUBLICADE E PROPAGANDA

Descrição da Profissão:
O Publicitário, cuida da divulgação de produtos ou serviços com a finalidade de aumentar a notoriedade dos mesmos.
Para isso, investiga a situação da empresa anunciante, do produto ou serviço, o perfil do público consumidor, a situação dos concorrentes para verificar as vantagens e desvantagens do produto de seu cliente.
Estuda qual o veículo de comunicação (Rádio, TV, Jornal, Revista e outros) mais favorável para a campanha publicitária.
Elabora o plano da propaganda levando em conta os dados obtidos nas pesquisas.
Cuida da execução do projeto apresentado, redige textos, elabora ilustrações, faz a produção e distribuição da propaganda.
Acompanha o efeito da peça publicitária sobre o público consumidor e corrige distorções caso tenha necessidade.

Campo de Atuação:
O Publicitário pode atuar em Agências de Propaganda, nos Departamentos de Propaganda de empresas comerciais e industriais, em serviços de relações públicas, em emissoras de rádio, tv, em produtoras cinematográficas e como professor em estabelecimentos de ensino.


Currículo Mínimo do Curso:
Matérias Básicas: Filosofia, Sociologia (Geral e da Comunicação), Língua Portuguesa – Redação e Expressão Oral, Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira, Teoria da Comunicação, comunicação Comparada.

Matérias de Formação Profissional: Língua Portuguesa – Redação Publicitária, Planejamento de Campanha, Produção Publicitária em rádio, Televisão e Cinema, Produção Gráfica, Administração em Publicidade e Propaganda, Estatística, Mercadologia, Mídia, Ética e Legislação Publicitária.

Matérias Optativas: além das disciplinas acima deverão ser escolhidas três dentre as seguintes: Lógica, Psicologia, Língua Estrangeira, Economia, Geografia Econômica, Realidade Sócio-Econômica e Política Regional, Teoria Geral de Sistemas, Teoria Política, Teoria e Método de pesquisa em Comunicação, comunicação Comunitária, Planejamento em Comunicação, Política de Comunicação, Sistemas Internacionais de Comunicação, Comunicação em Tecnologia Educacional, Realidade Regional em Comunicação, História da Comunicação, Antropologia Cultural, História do Brasil, Estética e Cultura de Massa.

Duração do Curso: 4 anos.

22 de fev de 2009

EDUCAÇÃO FÍSICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

O Profissional de Educação física é responsável pela formação de hábitos e atitudes que promovam o desenvolvimento harmonioso do corpo humano, através de exercícios físicos, jogos e a prática de esportes.
As atividades dos Profissionais de Educação Física diferem de acordo com a área que atuam.
Como professor leciona em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior a fim de educar através da ginástica, recreação e esportes.
Como Treinador de modalidade esportiva exerce a função de técnico de equipes de diversas modalidades esportivas, tanto em esporte amador como esporte profissional.
Como Preparador Física planeja, programa e desenvolve atividades físicas como ginástica coletiva e individual a fim de melhorar as condições física, muscular e cardiovascular de indivíduos.
De modo geral suas atividades são:
Organizar, dirigir e promover eventos de Educação física
Estudar as necessidades e capacidades físicas de estudantes, atletas, idosos, entre outros.
Planejar e aplicar exercícios físicos para a recuperação de indivíduos portadores de deficiências físicas.
Planejar e organizar associações desportivas, atléticas e grêmios.
Organizar grupos esportivos oficiais e recreativos.
Planejar, desenvolver e coordenar práticas esportivas específicas visando o bom desempenho do atleta em competições.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Creches, escolas de todos os níveis de ensino, empresas, clubes esportivos, academias de ginástica, centros de fisioterapia e reabilitação, centros comunitários, hotéis, penitenciárias, instituições recreativas.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:
Matérias de Formação Geral: Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação Física e do Desporto, Ética Profissional, Fundamentos Biológicos, Anatomia Aplicada, Fisiologia, Aprendizagem Motora, Fundamentos de Psicologia, Medidas de Avaliação e Crescimento Humano, Biomecânica, Fundamentos de Fisioterapia, Fundamentos de Antropologia Cultural, Educação, Sociedade e Cultura Física, História da Educação Física, Sociologia, Políticas Desportivas, Didática da Educação Física, Organização e Funcionamento da Educação Formal e não Formal, Educação Física sob o Enfoque da Educação Permanente, Lazer e Recreação, Currículos em Educação Física, Introdução à Linguagem Estatística e Pesquisa Científica, Teoria, Prática e Metodologia dos Desportos. Teoria Prática e Metodologia da Ginástica Analítica, Teoria Prática e Metodologia da Ginástica Natural, Teoria Prática e Metodologia da Dança, organização e Administração da Educação Física, Folclore, Higiene e Socorros urgentes, Educação Física e Esporte Especial, Treinamento Desportivo, Direito Desportivo, Comunicação em Educação Física, Técnicas de Elaboração de Projetos em Educação Física, Tecnologia do Material e Instalações na Educação Física, Rítmica, Esportes Comunitários,
Para Licenciatura em Educação Física além das disciplinas citadas, deverão cursar as seguintes: Psicologia da Educação, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Didática, Processos Ensino-Aprendizagem em Educação física, Filosofia da Educação Física Escolar, Prática de Ensino em Educação Física.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado.

Duração do Curso: 4 anos.

21 de fev de 2009

TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
O Tecnólogo em Radiologia cuida da operação de equipamentos de diagnóstico por imagem, radiografias convencionais ou digitais, empregados tanto na área médica quando na indústria de engenharia.
Na Área Médica, as imagens ajudam a identificar alterações e patologias em órgãos internos do corpo humano, em exames de raioX ou de ressonância magnética.
Na Engenharia utiliza-se de aparelhos para rastrear estruturas metálicas e tubulações em edifícios escondidas sob o concreto ou a fuselagem de aeronaves para localizar e corrigir defeitos da construção de aviões.
Na indústria farmacêutica e de alimentos atua junto a físicos e engenheiros de alimentos na operação de fontes radioativas na esterilização de alimentos e medicamentos.
Realiza pesquisas para melhorar a qualidade das imagens e segurança dos equipamentos.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Hospitais públicos e particulares, clínicas médicas, laboratórios de diagnóstico por imagens, empresas de construção civil, indústrias farmacêuticas e de alimentos

20 de fev de 2009

TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO WEB

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
Desenvolve aplicações em linguagens visuais e gráficas; Utiliza conceitos de recursos visuais em aplicações e interfaces gráficas para web; Desenvolve aplicações para o comércio eletrônico; Programa aplicações para web em linguagem orientada a objetos; Desenvolver interfaces com aplicações de bancos de dados;
Analisar as necessidades das empresas e usuários de aplicações para web; Projetar, implantar e gerenciar ambientes web;
Utilizar conceitos e estratégias aplicadas ao Web Marketing eficiente.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Empresas de e-commerce, e-business, Softwares Houses, Free Lancer, áreas da Indústria, Comércio e Serviços ou negócio próprio pela Internet.

19 de fev de 2009

ENGENHARIA METALÚRGICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
O Engenheiro metalúrgico é o profissional responsável pelo tratamento de metais, desde sua extração até sua transformação na indústria.
Desenvolve projetos e pesquisas para a construção e montagem de indústrias metalúrgicas.
Projeta e supervisiona a produção de materiais desde sua obtenção, transformação e reciclagem.
Elabora, executa e dirige projetos de produção e tratamento de metais.
Estuda o processo de extração de metais e acompanha os métodos de extração a fim de determinar as modificações a serem feitas para obter a maior quantidades possíveis do metal.
Estuda e escolhe a adequação de ligas metálicas de acordo com o uso a ser dado, elabora e aplica tratamentos que possam modificar as propriedades durante o processo de produção.
Estuda, pesquisa e elabora métodos para combate a corrosão metálica.
Supervisiona e orienta operações de fusão e fundição, em forjarias, estamparias, siderúrgicas, e usinas de refratários.
Fiscaliza e as operações de laminação e tratamento térmico dos metais e ligas, observando se foram obedecidas as normas prescritas para a produção e obtidas as propriedades desejadas, tais como durabilidade, leveza, maleabilidade e resistência.
Elabora, organiza e dirige projetos de instalação de laboratórios e obras tecnológicas.
Organiza e orienta a fabricação de metais ferrosos e não ferrosos.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Indústrias e empresas, metalúrgicas, siderúrgicas, automobilísticas, de armamentos,, extração de minérios, mecânicas, naval, química, cerâmica, material elétrico e eletrônico, instituições de ensino e pesquisa e empresas de assessoria e consultoria.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Matemática, Física, Química, Mecânica, Processamento de Dados, Desenho, Eletricidade, Resistência dos Materiais, Fenômenos de Transporte.

Matérias de Formação Geral: Ciências Humanas e Sociais,Economia, Administração, Ciências do Ambiente, Educação Física.

Matérias de Formação Profissional: Físico-Química, Ciências dos Materiais, Mineralogia e Petrografia, Metalurgia Física, Metalurgia Extrativa, Processos de Fabricação, Siderurgia e Metalurgia dos Não Ferrosos, Transformações Mecânicas dos metais, Tratamento de Minérios.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado.

Duração do Curso: 5 anos.

18 de fev de 2009

PRODUÇÃO MULTIMÍDIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O trabalho do Tecnólogo em Produção Multimídia tem por finalidade garantir a qualidade do som e da imagem transmitidos pela mídia eletrônica.
Planeja, organiza e produz material de áudio e vídeo a ser veiculado por emissoras de rádio e tv.
Edita e dá novas características ao que já foi gravado, melhorando a qualidade do som e acrescentando trilhas sonoras.
Em vídeo faz a edição de imagens e inserção de vinhetas eletrônicas e textos.
Para realizar seu trabalho emprego conhecimentos de computação gráfica e tratamento de som e imagem.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Emissoras de rádio e televisão, agências de publicidade, empresas de difusão artística e cultural, cinema e empresas de produção de material didático-pedagógico.

TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO – CONTROLE DE PROCESSOS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
O Técnico em Instrumentação – Modalidade Controle de Processos executa e avalia a manutenção preventiva e corretiva, integrando instrumentos e equipamentos, otimizando sistemas de automação e controle de processos industriais no campo, em laboratórios, oficinas e salas de controle.
Utiliza-se de ferramentas, instrumentos e recursos de informática de acordo com normas, especificações, manuais e procedimentos técnicos padronizados, considerando a segurança do trabalho e os princípios de qualidade e preservação do meio ambiente, visando aumentar a produtividade e respeitando os princípios éticos e de cidadania.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Indústrias em geral, mecânica, automobilísticas, siderúrgicas, usinas de açúcar e álcool, vidros, cerâmicas,metalurgias etc.

17 de fev de 2009

MAIS UM SELINHO


Ganhei mais um selo que foi concedido por Francisco Amaro do blog http://adriloaz.blogspot.com/


REGRAS1) Exibir a imagem do selo "Seu blog é ROXIE!" e escrever essas regras abaixo dele;
2) Colocar quem te deu o selo nos seus blogs indicados;
3) Escrever 5 coisas que são ROXIE (1ª sobre música, 2ª sobre televisão e cinema,3ª três países que gostaria de conhecer,
4ª três cores favoritas e
5ª três hobbies);
4) Indicar 10 blogs que você ache ROXIE;5) Avise a pessoa.
1ª - Músicas, Bee Gees todas, Emílio Santiago - Verdade Chinesa, Freddy Mercury e Monserrat Cabalé
2ª Televisão - Maior audiência TV desligada canal zero é o que mais vejo, às vezes assisto programas de entrevista. Cinema faz algum tempo que não vou.
3º Gostaria de Conhecer Holanda, Grécia e Australia.
4º Verde, Azul e Branco
5º Leitura, Internet acho que não tenho um terceiro hobbie.
Indico meus seguidores.

HISTÓRIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Historiador pesquisa, estuda e interpreta os fatos históricos: importância, causa e conseqüência.
Faz levantamento, analises e interpretação de documentos originais, tais como cartas, telegramas, jornais, revistas, fotografias, gravações, objetos e outros.
Realiza entrevistas sobre o assunto em pauta, organiza informações e organiza acervos.
Realiza estudo crítico para determinar a autenticidade e significado dos fatos.
Classifica os dados de acordo com a época, lugar, a relação de causa e efeito do fato.
Elabora projetos para levantar recursos, escreve e publica teses, artigos, livros sobre os estudos realizados.
Organiza exposições, e eventos comemorativos, seminários e debates.
Assessora empresas de turismo na elaboração de roteiros de viagens, escritores, roteiristas, e autores de produções culturais na criação de execução de projetos.
Como produtor de arte assessora emissoras de televisão, empresas cinematográficas para a ambientação de personagens, orientação de figurinos, decoração de interiores, e cenários de acordo com a época em que se desenvolve a trama.
Leciona História no ensino fundamental, médio e superior.


CAMPOS DE AUTAÇÃO PROFISSIONAL:

Museus, instituições de pesquisa, empresas organizadoras de eventos, empresas turísticas, órgãos públicos, editoras, bibliotecas, assessoria a bancos e empresas, emissoras de televisão e outras empresas da área de comunicações.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Obrigatórias: Introdução ao Estudo da Historia, História Antiga, História Medieval, História Contemporânea, História da América, História do Brasil, Educação Física.
Matérias Optativas: Sociologia e Antropologia Cultural, História da Idéias Políticas e Sociais, História Econômica (Geral e do Brasil), História da Arte, Literatura Brasileira, História da Filosofia, Geografia (Geo-histórica) Filosofia da Cultura, Civilização Ibérica, Paleografia.
Matérias Pedagógicas: Psicologia da Educação, Didática, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Práticas de Ensino.

Duração do Curso: 4 anos.

Estagio: Obrigatório e Supervisionado em Prática de Ensino.

16 de fev de 2009

FISIOTERAPIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Fisioterapeuta é o profissional que cuida da restauração das funções físicas e incapacidades orgânicas inatas ou adquiridas, através de agentes naturais e mecânicos, utilizando equipamentos próprios.
Trata lesões, ajuda no restabelecimento de deficiências musculares, da recuperação das dificuldades motoras relacionadas a problemas físicos e mentais.
O Fisioterapeuta cria e aplica exercícios físicos em pacientes para aumentar a capacidade respiratória, ensinando exercícios respiratórios a doentes acamados, ou com bronquite crônica.
Em UTI responsabiliza-se pelo controle dos aparelhos de respiração e aspiração das secreções pulmonares.
Desenvolver a capacidade física e motora em bebês e crianças portadores de problemas neurológicos, estimular a musculatura e treinar a coordenação motora de pessoas idosas que tenham deformações causadas por artrites, reumatismos e problemas nas articulações.
Trata pessoas com deformidades na coluna vertebral através de exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura, correção da postura, através da reeducação postural global (RPG).
Na Fisioterapia Esportiva cuida da reabilitação de atletas que tenham sofrido lesões e ou contusões.
Na Fisioterapia do Trabalho avalia, previne e trata moléstias decorrentes das funções desempenhadas pelos trabalhadores.
Atende e orienta gestantes a fim de evitar problemas de circulação, postural e prepara para o parto.
Em seu trabalho utiliza recursos de eletricidade, calor, frio, raios laser, ultravioleta ou infravermelho, orienta pacientes para exercícios na água a fim de estimular a circulação e diminuir dores decorrentes de fraturas, traumas musculares e luxações.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Hospitais, Clínicas de Reabilitação, Consultórios Médicos, Clubes Esportivos, Instituições de Ensino e Pesquisa.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Biologia, Ciências Morfológicas, Ciências Fisiológicas, Patologia.

Matérias de Formação Geral: Ciências do Comportamento, Introdução à Saúde Humana, Metodologia de Pesquisa Científica, Educação Física.

Matérias Pré-Profissionalizantes: Fundamentos de Fisioterapia, Avaliação Funcional, Fisioterapia Geral, Cinésioterapia, Recursos Terapêuticos Manuais.

Matérias de Formação Profissional: Fisioterapia aplicadas Condições Neuro-musculo-esqueléticas, Fisioterapia Aplica às Condições Cárdio-pulmonares, Fisioterapia Aplicada às Condições Gineco-obstétricas, e Pediátricas, Fisioterapia Aplicada ás Condições Sanitárias.

Duração do Curso 4 anos.

14 de fev de 2009

AUDIOVISUAL

Descrição da Profissão:

O Bacharel em Audiovisual tem um campo de atuação bastante vasto que incluem as atividades de: direção, roteirização, fotografia, sonorização, montagem e edição.
Como Diretor cria programas, escolhe o conteúdo e a linguagem, supervisiona os trabalhos das equipes técnicas, coordena aprovação de roteiros, a realização das filmagens e a edição dos filmes.
Como Diretor Artístico: Escolhe, ensaia e dirige o elenco, define a concepção visual de um filme tais como: figurinos, maquiagem e cenários.
Como Roteirista: Faz a adaptação do argumento à forma ou tipo de filme.
Fotografia: Cuida das imagens dos filmes: iluminação, ângulos de enquadramento.
Sonorização: Cria e edita sons e ruídos, faz a edição e mixagem de trilhas sonoras.
Montagem e Edição: Faz a montagem das várias partes do filme, escolhendo as imagens e cenas que mais interessam colocando-as na forma artística e lógica.
Na área de cinema e vídeo escreve roteiros, escolhe atores, diretores de arte e técnicos, elabora o cronograma de filmagem, cuida da locação de equipamentos e locais para cenário, da iluminação e edita as cenas.


Campo de Atuação:

O profissional em Audiovisual pode atuar em empresas cinematográficas, jornalísticas, de rádio e televisão, agências de publicidade e propaganda, de difusão artística e cultural, empresas que desenvolvem sites para a internet e empresas que produzem programas para transmissão na internet.
Em instituições científicas, de pesquisa e educação.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Comunicação, Cultura e Sociedade, Teoria da Comunicação, Comunicação e Teoria da Linguagem, Teoria da Cultura e do Contemporâneo, Estética da Comunicação, Metodologia e Elaboração de Projetos,
Matérias de formação Específica: História do Cinema, Iluminação, Direção, Animação e Infografia, História da Fotografia, Fotografia, Som, Cenografia, Oficina de Texto, Roteiro, Edição,

Matérias Complementares: Laboratório, Trabalho de conclusão de Curso.


Duração do Curso: 4 anos.

13 de fev de 2009

SELOS



Por quatro anos me dediquei a um outro blog que está com quase 20 mil visitas, o que não é muito pelo tempo de existencia.

Há pouco mais de 2 meses resolvi mudar para o Blogspot, estou muito feliz porque nesse pequeno espaço de tempo as visitas aumentaram muito e vejam só ganhei mais alguns selinhos.

Meu profundo agradecimento ao Fábio do blog http://clubedocamaleao.blogspot.com/ por este

selo.













e a Rozangela do Blog http://sagadosmartins2.blogspot.com/ por este outro selo.














Blogs que indico

TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO – CONTROLE DE PROCESSOS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
O Técnico em Instrumentação – Modalidade Controle de Processos executa e avalia a manutenção preventiva e corretiva, integrando instrumentos e equipamentos, otimizando sistemas de automação e controle de processos industriais no campo, em laboratórios, oficinas e salas de controle.
Utiliza-se de ferramentas, instrumentos e recursos de informática de acordo com normas, especificações, manuais e procedimentos técnicos padronizados, considerando a segurança do trabalho e os princípios de qualidade e preservação do meio ambiente, visando aumentar a produtividade e respeitando os princípios éticos e de cidadania.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Indústrias em geral, mecânica, automobilísticas, siderúrgicas, usinas de açúcar e álcool, vidros, cerâmicas,metalurgias etc.

12 de fev de 2009

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
A globalização requer cada vez mais a atuação do profissional de Relações Internacionais.
Suas funções estão ligadas às relações comerciais, econômicas e culturais com outros países, assessorando em acordos comerciais, investimentos a serem feitos, em importações e exportações de produtos industrializados.
Pode ainda assessorar órgãos governamentais, empresas privadas e organizações não governamentais sobre política externa, novas instituições jurídicas internacionais e economia mundial.
Faz análises do cenário mundial, investiga o mercado e avalia as possibilidades de negócios e investimentos no exterior.

Campo de Atuação:
Órgãos Públicos, Empresas Privadas, Bancos entre outros.

Currículo Mínimo do Curso:
Direito, Economia, Ciências Políticas, História, Relações Econômicas Entre Países, Português, Língua Estrangeira, Câmbio e Moeda, entre outras.

Duração do Curso: 4 anos.
OBS: Inglês fluente é fundamental.

11 de fev de 2009

TECNOLOGIA EM MECÂNICA DE PRECISÃO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
Desenvolve e projeta sistemas mecânicos de precisão, utilizando técnicas mecatrônicas que integram a mecânica e a eletrônica com a informática.
Utiliza-se dos conceitos da mecânica tradicional para entender como funcionam os atuadores mecânicos, pneumáticos, hidráulicos e eletromecânicos.
Usa as funções dos sensores ópticos, hidráulicos, pneumáticos, mecânicos, eletrônicos, etc., que irão converter grandezas físicas em sinais elétricos, que serão controlados por computadores.
Realiza testes de sistemas automatizados, controla a qualidade dos produtos, utilizando métodos metrológicos de precisão.
Realiza vistorias, avaliação e laudo técnico dentro de seu campo profissional.
Pode dedicar-se ao ensino e a pesquisa aplicada.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Fábricas de máquinas e equipamentos, de instrumentos médico-hospitalares, de automação industrial e instrumentação, indústria mecânica, metalúrgica, automobilística.

10 de fev de 2009

ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Administrador Hospitalar é responsável pelas atividades de planejamento, organização, coordenação e direção de estabelecimentos hospitalares.
Implanta rotinas de trabalho, providencia os equipamentos necessários para o funcionamento de todos os setores do hospital.
Esquematiza as funções de cada departamento, os serviços e a distribuição das tarefas.
Em conjunto com outros profissionais estabelece esquemas administrativos e contábeis, executa orçamentos, prevê receitas e despesas dos departamentos, comparando os resultados obtidos e efetuando as correções necessárias.
Supervisiona o funcionamento do hospital , implanta controles para a utilização física e financeira do hospital.
Estabelece contato com médicos, enfermeiros, controla o quadro de servidores, cuida da manutenção dos equipamentos e estoques de materiais.
Estuda, elabora e desenvolve programas de educação nos serviços de saúde tanto administrativos como de contato com os pacientes.
Cuida da ligação entre o hospital e os órgãos públicos.
Participa de programas de saúde pública.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Hospitais, clínicas, centros de saúde públicas e particulares.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Matemática, Estatística, Contabilidade, Teoria Econômica, Psicologia Aplicada à Administração, Instituições de Direito Público e Privado, Sociologia Aplicada à Administração, Legislação Social, Legislação Tributária, Teoria Geral da Administração, Educação Física.

Matérias de Formação Profissional Comuns: Administração Financeira e Orçamentária, Administração de Pessoal e Administração de Material.

Matérias de Formação Profissional Específica: Fundamentos da Administração da Saúde, Administração Hospitalar, legislação Hospitalar e da Previdência Social, Documentação Médica, Psicologia e Ética Médico-Hospitalar, Custos Hospitalares.
Estágio; Obrigatório e Supervisionado.

Duração do Curso: 4 anos.

9 de fev de 2009

JORNALISMO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
As atividades do Jornalista estão voltadas para a divulgação de informações atualizadas através dos veículos de comunicação: jornais, revistas, rádio, tv e outros.
No exercício de seu trabalho pode desempenhar as seguintes funções:
- Redator: Redige matérias comuns, editoriais, crônicas ou comentários;
- Noticiarista: Redige matérias de caráter informativo e organiza noticiário local e mundial;
- Repórter: Acompanha acontecimentos, realiza entrevistas, colhe notícias e informações e faz a seleção para divulgação;
- Arquivista: Organiza e conserva arquivos redatoriais e faz pesquisas de dados para a elaboração de notícias;
- Diagramador: Planeja, organiza e administra a distribuição de matérias, fotos, ilustrações para publicação;
- Revisor: Realiza a revisão gráfica e de linguagem;
- Repórter Fotográfico: Registra os fatos de interesse jornalístico fotográfica ou cinematograficamente.

Campo de Atuação:
O Jornalista pode atuar em Empresas Jornalísticas, rádio, televisão, cinema, produtoras de vídeo, agências de notícias e em empresas que façam publicações periódicas.

O Curso de Jornalismo tem duração de 4 anos .

Currículo Mínimo do Curso:
Matérias Básicas: Sociologia Geral e da Comunicação, filosofia, Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral) Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira, Teoria da Comunicação, comunicação Comparada.

Matérias de Formação Profissional: Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral), Foto-Jornalismo, Planejamento Gráfico em Jornalismo, Telejornalismo: Técnica de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística, Preparação e Revisão de originais, Provas e Videotextos, Edição e Ética em Jornalismo.

Matérias Optativas: Deverá ser escolhida três dentre as seguintes: Lógica, Psicologia, Língua Estrangeira, Economia, Geografia Econômica, Realidade Sócio-Econômica e Política Regional, Teoria Geral de Sistemas, Teoria Política, Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação, comunicação Comunitária, Planejamento em Comunicação, Comunicação em Tecnologia Educacional, Realidade Regional em Comunicação, História da Comunicação, Cultura Brasileira, História da Arte, Antropologia Cultural, História do Brasil, Estética e Cultura de Massa.

PORQUE É TÃO DIFÍCIL ESCOLHER A PROFISSÃO?

Esta é a pergunta que mais ouço dos jovens.
A todo momento de nossas vidas estamos escolhendo alguma coisa, a roupa que vamos usar, nossos amigos, aonde vamos, porém, são escolhas que fazemos muitas vezes até automaticamente.
A primeira grande escolha na vida do adolescente é a escolha profissional e esta acontece num momento bastante complicado da vida de cada um. É quanto o jovem está em busca de sua própria identidade, é o momento do luto, ele está se despedindo de suas coisas de criança, deixando o brinquedo para assumir responsabilidades da vida adulta.
É nesta faze que surgem os primeiros conflitos, as cobranças é criança demais para determinadas coisas e adulto demais para outras, isso assusta, aliado a tudo isso tem o avanço tecnológico que exige cada vez mais dos jovens, ter de escolher a profissão que pelo menos neste momento é pra o resto da vida torna-se uma tarefa difícil.
A falta do conhecimento de si mesmo, seus interesses, habilidades, características pessoais, do conhecimento do mundo do trabalho, mundo da educação e de um projeto de vida tornam a tarefa de escolher a profissão mais difícil ainda.
Para fazer uma opção profissional adequada é preciso refletir sobre os vários aspetos que envolvem a questão da escolha, é principalmente decidir o que quer ser não apenas o que quer fazer é escolher o tipo de vida que vai ter.
Aspectos para reflexão:
Autoconhecimento – Saber interesses, habilidades, características pessoais, valores pessoais e laborais.
Mundo do Trabalho – Profissões existentes, o que é. o que exige e o que oferece cada uma delas.
Mundo da Educação – Que formação é exigida, escolas que oferecem o curso, número de vagas, concorrência no processo seletivo, localização das escolas, duração do curso, outros conhecimentos necessários além daqueles que se aprende no curso de formação.

8 de fev de 2009

ENGENHARIA HÍDRICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Engenheiro Hídrico gerencia o uso de bacias hidrográficas, para tanto desenvolve projetos de pesquisas, exploração e administração do uso racional da água.
Elabora projetos de educação ambiental, planeja ações de visando o desenvolvimento econômico e social protegendo as reservas naturais.
Faz avaliações do impacto ambiental que podem ser causados por grandes obras.
Desenvolve projetos de construção de drenagens, bombeamento de água e esgoto, portos, barragens , represas e hidroelétricas.
Executa levantamentos topohidrográficos, implanta pontos do projeto.
Elabora normas e documentação técnica referentes a utilização dos recursos hídricos.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAl

Empresas de irrigação e drenagem, construção de hidroelétricas, companhias energéticas e concessionárias de energia elétrica, estações de tratamento de água e esgoto, companhias de transportes fluviais, órgãos públicos ligados ao planejamento de recursos hídricos e empresas de prospecção e exploração de águas subterrâneas.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO

Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Desenho, Biologia Sanitária, Metodologia Científica, Introdução a Engenharia Hídrica, Química Geral, Química Experimental, Desenho Computacional, Fundamentos da Ecologia e da Limnologia, Física Geral. Física Experimental, Química da Água, Química da Água Experimental, Fundamentos de Programação, Fundamentos Sócio-Culturais, Coleta de Dados Geográficos, Economia, Engenharia do Ambiente, Fundamentos de Administração, Geotecnia para Obras Hidráulicas, Hidráulica Geral, Hidrologia, Materiais e Métodos de Construção, Química Tecnológica, Resistência dos Materiais, Aproveitamento Hidroelétricos, Ciências Humanas e Sociais, Geopolítica, Gestão de Sistemas Hídricos,Hidrologia Fluvial, Portos e Vias de Navegação.


Duração do Curso: 5 anos.

7 de fev de 2009

TECNOLOGIA EM MÓVEIS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
O Tecnólogo em Moveis é o profissional que domina as normas técnicas de representação de desenho aplicadas ao desenho de móveis, métodos construtivos de perspectivas de móveis e interiores.
Lida com representação bidimensional e tridimensional, utilizando instrumentos de desenho.
Conhece a história dos movimentos artísticos e do mobiliário, aponta seus reflexos na sociedade e direciona os projetos de forma a comunicar-se com o público-alvo.
Domina técnicas de representação à mão livre para desenvolvimento e apresentação do projeto.
Conhece dispositivos de montagem para móveis utilizados na indústria moveleira.
Ter noções de leitura de projetos arquitetônicos.
Domina a utilização de aplicativos computacionais como ferramenta para trabalho.
Acompanha, supervisiona e administra os processos de produção da indústria moveleira.
Conhece as características dos materiais utilizados na indústria moveleira, seus processos de obtenção, transformação e processos de produção de móveis.
Faz análise de custos e orçamentos relacionados à indústria moveleira.
Estuda o mercado para elaborar projetos compatíveis com o público-alvo e os processos produtivos.
É capaz de reconhecer os projetos que devem ser compatíveis com o mercado, público-alvo e os processos produtivos.
Efetua design de móveis, entendendo-o como um processo centrado nos seres humanos e no seu contexto sociocultural.
Elabora modelos (mock-up, pré-modelo, modelo de apresentação, modelo funcional e maquete).
Planeja e elabora projetos de móveis.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Indústrias de fabricação de móveis e objetos de decoração.

6 de fev de 2009

FAZER A ESCOLHA CERTA EXIGE TRABALHO

Escolher significa privilegiar uma alternativa entre várias possibilidades, assim sendo seja qual for a escolha que temos de fazer na vida é necessário conhecer todas as possibilidades existentes, para que possamos escolher a melhor, aquela que atende aos nossos desejos.
É assim também com a escolha da profissão. Para que se fazer a melhor opção é necessário conhecer todas as possibilidades existentes, conhecer as profissões, o que faz o profissional, campos de atuação, mercado de trabalho, formação necessária, etc.
E como conhecer esse universo que é muito grande?
Tudo na vida exige esforço quando se quer atingir um objetivo, neste caso não e diferente, dá um pouco de trabalho que é necessário para que cada um faça a sua melhor escolha. Não adianta perguntar a outras pessoas o que fazer, tenho cara de qual profissão, isso não resolve, ou melhor, leva ao erro.
Pesquise em publicações, na internet, converse com profissionais, visite universidades e faculdades, converse com estudantes dos cursos de seu interesse, analise as informações recebidas para ver o que vai de encontro aos seus interesses.
Abaixo além desse blog, algumas dicas de sites para informação profissional:

Guia do Estudante
Guia de Profissões
Brasil Profissões

Muitas Faculdades e Universidades também realizam programas de visitação para estudantes, entre no site da faculdade ou universidade de seu interesse para ver se há o programa e o calendário das visitas.

5 de fev de 2009

CURSOS DE TECNOLOGIA E CURSOS SEQUENCIAIS

TECNOLOGIA
Os cursos superiores de tecnologia tem por objetivo a formação de profissionais especializados para aplicação de conhecimentos nos processos de fabricação, produtos e serviços.
São cursos de graduação plena, confere ao formado o Diploma de nível superior, denominam-se tecnólogos. Permite a continuação dos estudos em nível de pós-graduação.



SEQUENCIAIS
Modalidade de Ensino Superior, surgida na década de 90 como uma alternativa mais rápida para a obtenção de um diploma de nível superior, regulamentada pelo Conselho Nacional de Educação, em Janeiro de 1.999, destinada a quem tem o Ensino Médio,
Os cursos seqüenciais são oferecidos em duas modalidades: os de formação específica e os de complementação de estudos.
Os cursos de formação específica, definidos por “campos do saber”, tem duração de 2 anos, dentro de uma área específica do conhecimento, permitem a graduação plena com mais dois anos de curso.
Os cursos de complementação de estudos não estão sujeitos a autorização e reconhecimento do MEC e conferem apenas certificado em determinado campo do conhecimento, como complementos de um curso superior.
Esta modalidade de cursos seqüenciais correm o risco de serem extintos ou serem transformados em cursos de especialização.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Informações:
Rua Dr. Baeta Neves, 77 - 1º andar sala 2
São Bernardo do Campo - SP
Fone: (11) 4332-3405

3 de fev de 2009

RELAÇÕES PÚBLICAS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O profissional de Relações Públicas tem como função garantir a imagem da empresa ou organização, cirando o elo entre a instituição e o público.
Realiza pesquisa de mercado para conhecer o perfil do público-alvo a fim de elaborar estratégias para a divulgação de produtos ou serviços.
Planeja os principais objetivos da política de relações públicas.
Orienta funcionários e dirigentes da empresa na formulação da política de relações públicas, promove maior integração entre a empresa e o público.
Cria e executa campanhas de divulgação da imagem a empresa ou organização na mídia.
Organiza e participa de programas e eventos integração com a comunidade e atividades como feiras, concursos, entrevistas coletivas, trabalhos sociais.
Faz assessoria na resolução de problemas institucionais que influem no posicionamento da instituição perante a opinião pública.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Empresas industriais e comerciais, de comunicação (jornal, cinema, rádio, televisão, teatro), instituições de ensino, órgãos públicos e autárquicos.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Sociologia, Filosofia, Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral) Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira, Teoria da Comunicação, Comunicação Comparada, Educação Física.

Matérias de Formação Profissional: Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral), Técnicas de Relações Públicas, Técnicas de comunicação Dirigida, Administração e Assessoria de Relações Públicas, Planejamento de Relações Públicas, Legislação e Ética de Relações Públicas.

Matérias Optativas: Lógica, Psicologia, Língua Estrangeira, Economia, Geografia Econômica, Realidade Sócio-Econômica e Política Regional, Teoria Geral de Sistemas, Teoria Política, Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação, Comunicação Comunitária, Planejamento em Comunicação, Política de comunicação, Sistemas Internacionais de comunicação, Comunicação em Tecnologia Educacional, Realidade Regional em Comunicação, História da Comunicação, Cultura Brasileira, História da Arte, Antropologia Cultural, história do Brasil, Estética e Cultura de Massa.

Duração do Curso: 4 anos.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado.

1 de fev de 2009

BOLSA DE ESTUDOS PARA CURSOS SUPERIORES

Há vários programas de bolsa de estudos para alunos que não dispõem de recursos para custear o curso superior.

FIES (FINACIAMENTO ESTUDANTIL)
Programa do Ministério da Educação financiado pela Caixa Econômica Federal, destinado a estudantes que não tem condições de arcar com os custos do ensino superior e que estejam matriculados em Instituições de Ensino particulares, regularmente cadastradas no programa e que tenham avaliação positiva nos processos de avaliação do MEC.
Para a inscrição no FIES o estudante deverá após sua matricula na faculdade deverá procurar uma Agência da Caixa Econômica Federal requerer a ficha de inscrição e apresentar um fiador residente no Brasil.
Após a primeira fase da seleção, caso selecionado deverá comparecer a Agência da Caixa acompanhado de seu fiador, portando os documentos solicitados pela mesma.
O financiamento não poderá ser superior à duração regular do curso.
A amortização da dívida tem início no mês seguinte à conclusão do curso, nos doze primeiros meses de amortização o valor a ser pago é igual ao da parcela paga diretamente a instituição de ensino superior.
O restante da dívida poderá ser pago em uma vez e meia de permanência do estudante na condição de aluno financiado.
Mais informações podem ser obtidas nas Agências da Caixa ou pelo telefone:
0800-726-0101

As Instituições de Ensino Superior particulares também possuem programas de financiamento para estudantes, o aluno pode obter um desconto na mensalidade ou ainda uma bolsa integral que geralmente começa a pagar após o término do curso. Algumas instituições oferecem bolsa de estudos e em contrapartida o aluno deverá prestar serviços à instituição, trabalhando em algum setor do campus.
Filhos de professores também podem conseguir um desconto ou mesmo o valor total da mensalidade. Algumas Faculdades oferecem outros tipos de financiamento ou desconto, para isso o aluno precisa informar-se no setor responsável.

Prefeituras de alguns Municípios também possuem programas de bolsa de estudos para
Estudantes carentes moradores da Cidade. Neste caso as informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Educação do Município.

PROUNI Programa do governo federal que oferece bolsa de estudos para universitários.
Condições para inscrever-se no PROUNI
-Ter feito todo o ensino médio em escola pública;
- Ter prestado o exame do ENEM do ano anterior ao da inscrição e obtido média 45 na prova;

As bolsas podem integrais ou parciais, as bolsas integrais são para estudantes com renda familiar por pessoa de um salário mínimo e meio e as parciais para alunos com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.