30 de out. de 2009

UFRJ MUDA AS REGRAS DO VESTIBULAR.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro mudou as regras do vestibular 2010 por causa do adiamento do ENEM, todos os inscritos farão a Segunda Fase do Vestibular. O ENEM funciona como primeira fase.
Pelo novo Edital publicado na quarta-feira 28/10, todos os inscritos farão a segunda fase do vestibular que será realizado nos dias 09 e 10 de janeiro de 2010.
Quem for mal no ENEM não terá a prova da segunda fase corrigida, ficando eliminado do processo seletivo. Serão corrigidas as provas de um número de candidatos igual a quatro vezes o número de vagas de cada curso.
A UFRJ informa ainda que as notas das provas serão divulgadas até o dia 15 de março e não mais em 02 de fevereiro como havia previsto e o resultado final do vestibular será publicado no dia 22 de março.
Os alunos aprovados deverão fazer matricula nos dias 25, 26 e 27 de março e as reclassificações nos dias 30 de março, 06 e 13 de abril.

RAPIDINHAS

As inscrições para os vestibulares da Universidade da Região de Joinville estão abertas até dia 10/11/2009, somente pela internet.

As inscrições para os vestibulares da Universidade Estadual de Feira de Santana estão abertas até 08/11/2009

A Universidade Federal de Uberlândia está com inscrições abertas para o vestibular até o dia 15/11/2009.

Na Universidade Cidade de São Paulo – UNICID as inscrições para o vestibular irão até dia 24/11/2010.

As inscrições para os vestibulares da Universidade Federal da Grande Dourados estão abertas até dia 07/12/2009.

Estão abertas até 0 dia 31/10/2009 as inscrições para o Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de São Paulo – IFSP.

28 de out. de 2009

GANHEI O OSCAR










Mais um selinho é 0 29º da minha coleção.
Muito obrigada a Keisy do Blog http://keiisykitty.blogspot.com/ pelo carinho.

Vamos às regrinhas:

Têm de responder á essas 3 perguntas abaixo...
1-Qual o filme que vc já viu um zilhão de vezes na sua viida?
2-Qual é a melhor coisa em ser um blogueiro?
3-E o que vc mais gosta de ver no Blog ''Keiisykitty''?

Respostas:
1 – Há vários filmes que assisti zilhões de vezes, entre eles destacam-se três:
- Em Algum Lugar do Passado
- Ensina-me a Viver
- Sabrinha

2 – No meu caso a melhor coisa em ser blogueira é poder passar um pouco do meu conhecimento a estudantes em fase de escolha profissional e vestibular.

3 – O que mais gosto de ver no blog da KeiisyKitty São os modelitos que ela coloca de vez enquando.
-Depois de responder á essas 3 perguntas, vc irá indicar o selo para 3 Blogs que vc acha que merece o seliinho e avisa-los sobre o prêmio. E não se esqueça de pegaar o brinde né?! XD!
Os blogs que indico são:

27 de out. de 2009

OPERAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Planeja, executa e fiscaliza os sistemas de transporte hidroviário e sua interligação com outros meios de transporte.
Atende as empresas de transporte, de produção e outros usuários das linhas hidroviárias, como estaleiros, empresas de todos os tipos ligadas ao setor, propiciando a adequada gestão do sistema de transporte intermodal (rodo-hidro-ferroviário)
Realiza pesquisa aplicada, vistoria, avaliação e laudo técnico

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Empresas de construção, fabricação e transportes de navegação fluvial.

25 de out. de 2009

PROVA E GABARITO DO PASUSP

A FUVEST liberou o gabarito dO PASUSP - Programa de Avaliação Seriada da Universidade São Paulo.
Veja abaixo a prova e o gabarito

PROVA

GABARITO

23 de out. de 2009

TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO COM ÊNFASE EM PLÁSTICOS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
Efetua as atividades exigidas nas empresas que atuam nos diversos segmentos de transformação de materiais plásticos.
Estuda a racionalização e o uso da tecnologia de termoplásticos, visando o aumento da produtividade, melhoria da qualidade e redução de custos.
Cuida da adequação de estoques visando à preservação do meio ambiente.
Pode exercer função de direção e gerenciamento de empresa, prestar serviços de assessoria e consultoria. Dentro de seu campo de atuação.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Indústria de fabricação de Plásticos.

21 de out. de 2009

A UNESP LIBERA CONSULTA A LOCAIS DE EXAMES

A VUNESP entidade que realiza os exames da UNESP liberou hoje a consulta aos locais de prova da Primeira fase. A prova será no dia 08 de novembro as 14 horas.

Os candidatos deverão levar no dia da prova

- Cédula de identidade;
- 1 foto 3x4, recente;
- lápis preto nº 2;
- apontador;
- borracha;
- caneta esferográfica de tinta azul ou preta.


VEJA AQUI SEU LOCAL DE PROVA

20 de out. de 2009

MAIS UMA A SE QUESTIONAR

Matéria publicada hoje no final da tarde no Portal G1

PRF encontra provas do Enade em caminhonete no Sul do Rio

Segundo a polícia, provas eram transportadas em caixas sem lacre.MEC nega violação de segurança; Enade será aplicado em 8 de novembro.

Do G1, no Rio 20/10/09 - 17h56 - Atualizado em 20/10/09 - 18h38

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontraram nesta terça-feira (20) em Três Rios, no Sul Fluminense, 52 caixas com provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O exame será aplicado no dia 8 de novembro.

As caixas estavam dentro de uma caminhonete modelo F250, e estavam sendo transportadas de São Paulo para Muriaé, em Minas Gerais, por dois homens. De acordo com o posto da PRF de Três Rios, o material estava sendo transportado sem lacre de segurança. A nota fiscal não confere com o conteúdo das caixas - a nota diz que seriam folhas de respostas, mas, segundo a polícia, são cadernos de provas de diversas áreas como direito, comunicação e turismo. A PRF ainda informou que, após contato com o Ministério Público de Petrópolis, a orientação foi fazer o registro em termo, fotografar e catalogar todo o material encontrado para ser averiguado pelo MP junto ao Ministério da Educação.

Ainda de acordo com a PRF, as provas encontradas não foram apreendidas, e serão transportadas para Muriaé assim que forem liberadas pelo MP.

MEC
O Ministério da Educação (MEC) desmentiu as informações da Polícia Rodoviária Federal. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, os dois homens que faziam o transporte das provas são funcionários contratados pelo consórcio Consuplan, responsável pela aplicação do Enade. Além disso, apenas cinco caixas estavam no veículo.

Segundo o MEC, os lacres das caixas devem ter sido rompidos pelos policiais, que queriam averiguar o que havia no seu interior. Em seguida, foram até o local outros funcionários do consórcio, que relacraram as caixas.

A assessoria negou que houvesse diferença entre o que consta na nota fiscal e o material transportado. "Nas notas ficais só devem aparecer material gráfico, sem especificar se é cartão de resposta ou prova", afirmou ao G1 Nunzio Briguglio Filho, assessor de imprensa do MEC.

"Não houve nenhuma violação de segurança. Os procedimentos todos foram respeitados e a data da prova está mantida", disse.

Essa frase é minha.
Depois de toda bagunça do ENEM dá pra acreditar que não houve violação das provas?

19 de out. de 2009

VESTIBULAR 2010 DA UNICAMP TEM RECORD DE INSCRITOS.

A Unicamp – Universidade de Campinas teve 55.475 candidatos inscritos para o vestibular 2010 que representa um aumento de 12,5% em relação ao vestibular 2.009.
O Curso mais concorrido é Medicina com 89,7 candidatos por vagas.

VEJA AQUI A RELAÇÃO CANDIDATOS VAGAS DE TODOS OS CURSOS E UM QUADRO COMPARATIVO DO VESTIBULAR 2.009 E 2.010

17 de out. de 2009

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – PROUNI

O ProUni - Programa Universidade para Todos é um programa de bolsas de estudo criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que possibilita o acesso de milhares de jovens de baixa renda à educação superior. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa. Para concorrer a bolsa o aluno deverá apresentar o comprovante de participação no ENEM –Exame Nacional do Ensino Médio.
Podem concorrer ao PROUNI estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, na página eletrônica do ProUni. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até cinco opções de cursos, habilitações, turnos ou instituições de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. Essas opções poderão ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições do programa. Assim, o candidato poderá efetuar sua inscrição e posteriormente acessar novamente a ficha de inscrição podendo fazer alterações, caso desejar.

Mais informações podem ser obtidos no Site: http://www.mec.gov.br

15 de out. de 2009

MUITA ATENÇÃO O ENEM PODE MUDAR O LOCAL DE PROVA.

Alguns locais de provas de ENEM poderão ser mudados, diz Fernando Haddad, Ministro da Educação.
Segundo o ministro, locais que estavam disponíveis em outubro não estarão disponíveis em dezembro.
O Ministro afirma ainda que a confirmação do local de prova será feita com antecedência de duas semanas. Os estudantes que solicitaram mudança no local de prova também serão avisados com duas semanas de antecedência.
Os alunos que informaram o número de celular na inscrição serão avisados também por SMS.
Os estudantes poderão ainda, consultar o local da prova no site do INE (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa).

14 de out. de 2009

ALTERAÇÃO EM DATAS DE VESTIBULARES

UFSC ALTERA DATAS DO VESTIBULAR 2010.

A Universidade Federal de Santa Catarina anunciou as novas datas para o vestibular 2010.
Os exames serão realizados nos dias 19,20 e 21 de dezembro de 2.009.
As inscrições para o vestibular foram prorrogadas até 0 dia 20 de outubro.
A UFSC afirmou também que irá utilizar a nota do ENEM com percentual de 20% no vestibular se o resultado estiver disponível para a instituição até o dia 8 de fevereiro de 2.010. Caso a nota não esteja disponível até essa data irá utilizar somente a nota do vestibular.

A UNESP – Universidade Estadual Paulista anunciou também alteração nas datas das Provas de Habilidade Específica. Para os cursos oferecidos em São Paulo as provas serão no dia 4 de dezembro e para os cursos de Bauru serão no dia 13 de dezembro.
Para as demais provas não houve alteração de datas.

13 de out. de 2009

A QUESTÃO DAS COTAS

É um assunto delicado que nunca tratei aqui, mas, acho que é necessário pensar nisto também.
O Congresso Nacional está preste a aprovar a Lei de Cotas para negros e índios nas universidades.
Acho que o problema é muito maior que discutir somente as cotas, é preciso antes de tudo discutir a educação brasileira, as cotas são somente uma política de um governo que não tem proposta para a educação e reconhece que a educação é ruim.
Ao meu ver deveria se investir e muito na educação para melhorar a qualidade do ensino o que dará oportunidades a todos os estudantes.
O problema não fica somente para os negros e índios, ele é extensivo a todos os estudantes de baixa renda que estudam em escolas públicas, os estudantes brancos oriundos dessas escolas também tem dificuldade para ingressar em uma boa universidade, principalmente nas universidades públicas onde a concorrência é muito grande e são aprovados os que tiveram melhor aproveitamento.
Pra mim essa questão de cotas revela um preconceito muito grande do nosso governo, é a mesma coisa que ele estive dizendo aos negros e índios – Vocês não tem competência de acompanhar o ensino, são fraquinhos então vou ajudá-los a entrar na faculdade.
Isso me revolta porque todos tem capacidades que precisam ser desenvolvidas, independentes de cor, raça, religião, sexo, etc., aliás, já está provado que não existe raças, o que existe é a raça humana e dentro dela não há sub raças.
Um negro ou um índio é tão capaz quanto eu que sou clara de olhos claros, apesar de ter ancestrais negros. Diga-se de passagem a pessoa que mais me incentivou a estudar, que muito me aconselhou para que lutasse por uma vida melhor é um negro a quem respeito muito por sua força e coragem, hoje é um advogado muito respeitado no seu meio e como eu também não aceita o sistema de cotas.
Uma coisa que me entristece e muito é quando vejo negro lutando pela reserva de vagas, ora qualquer pessoa tem que provar sua competência sempre para ter oportunidades, ao invés de brigar por cotas porque não brigam pela melhoria da qualidade da educação, seria muito mais proveitoso beneficiando a todos aqueles que estudam nas escolas públicas, negros, brancos, amarelos.
Tem-se sempre o argumento que levaria anos para que as pessoas que estão neste esquema de ensino possam ingressar numa universidade pública, é um argumento válido, porém, que se faça o governo criar cursos extras de reforço escolar, cursinhos preparatórios para os vestibulares e outras formas para corrigir a defasagem do ensino público, acredito que seja melhor que estabelecer cotas que dá oportunidade somente a alguns e não a todos os prejudicados pela má qualidade do ensino.
O que é público não pode e não deve ser privilégios para poucos, tem que ser para todos porque a verba utilizada é o resultado dos impostos pago por todos, portanto a utilização dessa verba é um direito de todos.

12 de out. de 2009

O FERIADO ACABOU.

Bem queridos leitores o feriadão acabou, amanhã é dia de procurar emprego ou estágio, então, veja algumas vagas de estágio oferecidas através do Instituto Via de Acesso.
Mesmo que não tenha vaga para sua área neste momento inscreva-se você poderá ser chamado quando a vaga surgir.

v201625Estágio Administrativo Financeiro- ESSENCIS - Betim Betim/MG/BRaberta em 29/9 - 1 posição
Requisitos imprescindíveis: Cursar Administração de Empresas Formação prevista entre dez / 2010 e 07 / 2011; Atividades: Rotina administrativa financeira...

v198940Estágio Laboratório Técnico Operacional - ESSENCIS - Caieiras Caieiras/SP/BRaberta em 17/9 - 1 posição
Requisitos imprescindíveis: Cursar Química ou Engenharia Química; Formação prevista entre dez / 2010 e 07 / 2011; Disponibilidade para...

v202550Estágio Área Produtos e Desenvolvimento / AOC - Jundiaí Jundiaí/SP/BRaberta em 2/10 - 4 posições
Requisitos imprescindíveis: Estudantes de 3º ou 4º ano dos cursos de Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica ou Ciência da Computação. Atividades: ...

v199683Estágio Laboratório- ESSENCIS - Magé RJ Magé/RJ/BRaberta em 21/9 - 1 posição
Requisitos imprescindíveis: Cursar: Química. Formação prevista entre dez / 2010 e 07 / 2011; Disponibilidade para estagiar das 08hs ...

v203816Estágio- Operacional - / GRI - SUL Porto Alegre/RS/BRaberta em 8/10 - 2 posições
Requisitos: Cursar penúltimo ano de Engenharia Ambiental Pacote Office avançado . Atividades: . Efetuar atividades de programação e acompanhamento das...

v201021Estágio em Engenharia Civil - São Luis (Maranhão) São Luís/MA/BRaberta em 25/9 - 1 posição
Requisito imprescindível: Estudantes com formação acadêmica prevista entre dezembro / 2010 e julho / 2011. Atividades: Acompanhamento de obra quanto a...

v202563Estágio em Recursos Humanos - ESSENCIS São Paulo/SP/BRaberta em 2/10 - 1 posição
Requisitos imprescindíveis: Cursar Psicologia com formação prevista entre jul / 2011 e dez / 2011; Atividades: Elaborar controle de vagas; ...


Veja mais vagas clicando no link Via de Acesso ao lado.

11 de out. de 2009

PROVAS DA FUVEST 2.009 SEGUNDA FASE

Veja as questões do Vestibular da FUVEST 2ª Fase do vestibular 2.009;

PROVAS:

HISTÓRIA

QUÍMICA

GEOGRAFIA

BIOLOGIA

FÍSICA

MATEMÁTICA

10 de out. de 2009

ESTUDE RESOLVENDO VESTIBULARES ANTERIORES.

Os Vestibulares da FUVEST e de várias outras Universidades estão chegando, nada melhor estudar resolvendo exercícios de provas anteriores, então, veja a prova da FUVEST de 2.009.
Resolva os exercícios com calma, se tiver dúvidas fale com seu professor da disciplina.

8 de out. de 2009

LISTA DA POSIÇÃO DAS FACULDADES E UNIVERSIDADES EM FUNÇÃO DA ALTERAÇÃO DE DATAS DO ENEM.

ATÉ O MOMENTO

De acordo com levantamento realizado pelo MEC (Ministério da Educação), quatro universidades federais e 14 estaduais que tinham vestibulares marcados para os dias 5 e 6 de dezembro, nova data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009, confirmaram a mudança das datas de seus processos seletivos.
Na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), as mudanças ainda serão discutidas nos respectivos conselhos universitários.

Veja quais universidades já anunciaram que irão mudar as datas do vestibular:

Federais
UnB (Universidade de Brasília): mudou o PAS (Programa de Avaliação Seriada) para 12 e 13 de dezembro;
UFC (Universidade Federal do Ceará): provas de conhecimentos específicos e redação serão em 13 e 14 de dezembro;
UFS (Universidade Federal do Sergipe): data a ser definida;
UFU (Universidade Federal de Uberlândia): data a ser definida.

Estaduais
UEA (Universidade Estadual do Amazonas): mudou para 7 e 8 de dezembro;
UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa): mudou para em 20 de dezembro;
Uems (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul): mudou para 13 de dezembro;
Uneb (Universidade do Estado da Bahia): mudou para 20 e 21 de dezembro;
Uerj (Universidade do do Rio de Janeiro): mudou para 13 de dezembro o exame discursivo;
Uema (Universidade Estadual do Maranhão): mudou para 20 de dezembro;
UEAP (Universidade Estadual do Amapá): data a ser definida;
Uepa (Universidade do Estado do Pará): data a ser definida;
UEG (Universidade Estadual de Goiás): : data a ser definida;
Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná): 11 de dezembro;
Fatecs-SP (Faculdade Tecnológica de São Paulo): 13 de dezembro;
Unesp (Universidade Estadual Paulista): data a ser definida;
EAGS (Escola de Especialistas de Aeronáutica): data a ser definida.

Institutos federais
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia reafirmam a posição do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) de manter o Enem como forma de ingresso dos estudantes. Aqueles que tinham processo seletivo marcado para 5 e 6 dezembro já remarcaram a data.
O Instituto Federal Sul-rio-grandense antecipou sua prova para 22 de novembro. O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais mudou para 12 e 13 de dezembro e o do Norte de Minas Gerais, para 20 do mesmo mês.
O Instituto Federal de Pernambuco trocou para 13 de dezembro. O do Sertão Pernambucano remarcou para 13 e 14 de dezembro.
O MEC entrou em contato com todas as universidades que tinham vestibular marcado para o primeiro fim de semana de dezembro. Até agora, apenas a UEL (Universidade Estadual de Londrina) decidiu manter a data de seu processo seletivo, mas propõe compatibilizar os horários: a prova da universidade seria feita em um turno e o Enem, em outro. A UEMG (Estadual de Minas Gerais) ainda não decidiu se muda ou mantem a data de sua prova.
Particulares
A FGV-SP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas) ainda deve definir nova data.O Senac-SP deve decidir na próxima semana sobre adiamento do processo seletivo. E a Metodista (Universidade Metodista de São Paulo) deve definir a nova data do vestibular 2010 em reunião na quinta-feira (8).

Notícia publicada no site www.uol.com.br
Com informações do Ministério da Educação e da Folha Online.

LAMBANÇAS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

O Ministro da Educação resolveu no início deste ano que iria fazer uma grande mudança na prova do ENEM e nos vestibulares das Universidades Federais.
As Universidades passariam a usar o ENEM em substituição ao vestibular ou como parte do mesmo, só não se conscientizou que o ENEM se tornaria em um grande vestibular e como tal passa a exigir uma grande estrutura, exigir profissionalismo. É o que faltou ao Ministro da Educação ao diretor do INEP.
Com seu amadorismo o excelentíssimo senhor ministro está fazendo com que os estudantes paguem a conta de tamanha irresponsabilidade.
É preciso mudar? Sim é preciso, mas toda mudança exige tudo aquilo que faltou ao MEC e ao INEP estudo, estrutura e organização.
Várias Universidades já descartaram a utilização da nota do ENEM para ajudar no vestibular, como por exemplo, FUVEST, UNICAMP, PUC-SÃO PAULO, PUC-MINGAS GERAIS, outras adiaram a data dos vestibulares, como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), O IBGE também mudou a data do concurso.
As Universidades Federais que aceitara usar o ENEM em substituição do vestibular ou em parte estão estudando um plano B caso haja algum problema.
Tudo isso gerou uma grande insegurança nos estudantes, mas, agora a melhor coisa é se acalmar, estudar com tranquilidade e claro ficar de olho nas notícias sobre as universidades e faculdades que estão descartando a nota do ENEM ou adiando a data dos vestibulares.

6 de out. de 2009

MEC DIVULGA A NOVA DATA PARA EXAME DO ENEM

A nova data para realização do prova do ENEM será nos dias 05 e 06 de dezembro de 2009.
Esta nova data foi decidida hoje após uma reunião entre o Ministro da Educação Fernando Haddad e o Ministro da Justiça Tarso Genro.
A prova será acompanhada pela Força Nacional de Segurança e a Polícia Federal em todas as etapas, desde a saída do cofre do INEP até e a os locais de prova. A distribuição será feita pelos Correios, o Exército ficará responsável pela segurança do armazenamento da prova.
Nestas datas estão previstos os vestibulares das Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade de Brasília e Faculdades de Tecnologia de São Paulo.
Segundo o Ministro da Educação as universidades liberaram essas datas para a aplicação do ENEM;e que ainda irão entrar em contato com outras universidades com vestibulares marcados para 05 e 06 de dezembro.

A TROCA DE LOCAL DE PROVA TAMBÉM ESTÁ LIBERADA.

Segundo o Ministro da Educação o INEP manterá um link para pedido de troca do local de exames, somente para aqueles que querem fazer a prova em outra cidade.

5 de out. de 2009

O NÚMERO DE INSCRITOS PARA O VESTIBULAR 2010 DA FUVEST CAIU EM RELAÇÃO A 2009.

A FUVEST, instituição que realizado os vestibulares da Universidade São Paulo (USP), Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Academia de Polícia Militar de Barro Branco, divulgou hoje o número de inscritos para o vestibular 2010.
O total de candidatos inscritos para o vestibular 2010 da FUVEST foi 128.144, em 2009 foram 138.242. Foram 9.098 candidatos a menos que no vestibular 2.009 que teve 138.242 inscritos.
São 10.989 treineiros, estudantes que não concluíram o ensino médio e fazem o vestibular somente para treino.
A FUVEST divulgou também os cursos mais concorridos que são:
Academia de Polícia Militar de Barro Branco 45,8 candidatos por vagas
Medicina 41,78 candidatos por vaga
Publicidade e Propaganda 38,82 candidatos por vaga
Relações Internacionais 37,5 candidatos por vaga
Ciências Médicas Ribeirão Preto 36,88 candidatos por vaga
Curso Superior de Audiovisual 36.86 candidatos por vaga
Jornalismo 36,03
Design 27,75 candidatos por vaga
Artes Cênicas Bacharelado 28,20 candidatos por vaga.

4 de out. de 2009

MEC ESTUDA DECRETAR FERIADO PARA O ENEM

O MEC estuda a possibilidade de decretar dois dias de feriado estudantil para aplicar as provas do ENEM, caso não consiga nova data para a realização dos exames num final de semana.
Esta possibilidade será discutida na segunda-feira dia 05/10 com os reitores das universidades federais.
A maioria das universidades federais usará o ENEM em substituição ao vestibular, algumas utilizarão somente como parte do processo seletivo e outras somente o ENEM.
O mês de novembro está praticamente todo tomado por vestibulares e concursos públicos, como por exemplo, primeira fase da FUVEST, UNESP E UNICAMP, concurso do IBGE, estas provas são realizadas nos finais de semana, assim sendo o Ministro da Educação estuda criar um feriado estudantil para a realização da prova do ENEM para não coincidir com as demais provas.
A nova data deve ser divulgada na quarta-feira dia 07/10.

3 de out. de 2009

TOLLEN PERGUNTA

Pena que não faço ENEM.. estou terminando uma faculdade agora, rs!Mas gostaria de ver um post aqui, posso dar a dica?
Não sei se os profissionais de orientação vocacional entendem do assunto.. mas agora que terminei uma faculdade (jornalismo) estou numa tremenda dúvida: é hora de descansar, investir em uma pós, ou seguir outra universidade (que também quero fazer)? Quando pergunto a amigos, cada um diz uma coisa..rs.
27 de Setembro de 2009 21:17

Depende muito daquilo que você procura, poderá fazer um novo curso superior ou uma pós graduação.
Se você quer mudar de profissão, então, o ideal é fazer um novo curso superior, agora se o que você quer é adquirir mais conhecimentos para aplicar na profissão já escolhida uma pós graduação poderá ser mais favorável.
Sugiro que faça uma pesquisa pra verificar se há um curso de pós graduação na área desejada que você possa fazer.
O mercado de trabalho é muito exigente e bastante competitivo quanto mais cedo o estudante continue seus estudos em nível de pós graduação.

2 de out. de 2009

CONSEQUÊNCIAS DA ANULAÇÃO DA PROVA DO ENEM.

Quais serão as conseqüências do cancelamento do ENEM?
Além do prejuízo emocional dos candidatos e o financeira de alguns que viajaram para fazer a prova acredito que não serão tão grandes, porém, algumas instituições como FUVEST, UNESP, UNICAMP estão avaliando a possibilidade de descartar a nota do ENEM para compor a nota do vestibular, a UFF adiou as inscrições para o vestibular até a resolução do problema.
Resta saber como ficarão as universidades que utilizarão a nota do ENEM substituindo a primeira fase do vestibular se irão esperar a nota do ENEM que deverá sair somente em fevereiro e remarcar a segunda fase para final de fevereiro ou início de março, neste caso terão também de adiar o início das aulas.
Para aquelas que usarão somente o ENEM como processo seletivo nada vai mudar a única coisa é que terão de esperar sair a nota para chamar os candidatos para matrícula, talvez tenham somente que atrasar por alguns dias o início das aulas.
O MEC deverá tomar o cuidado de não remarcar as provas do ENEM coincidindo com exames de primeira fase de muitas universidades no país. No mês de novembro praticamente todos os finais de semana estão tomados com a primeira fase de vestibulares.
Continue estudando normalmente para o vestibular, assim se preparando também para o ENEM.

Veja um trecho de matéria publicada hoje no site www.uol.com.br

Com a previsão do ministério, a prova deveria acontecer no mês de novembro, mesmo mês em que acontecem as provas do vestibular 2010 de diversas universidades. Entre elas, estão a Fuvest (1º fase no dia 22 de novembro), a Unesp (8 de novembro) e a Unicamp (15 de novembro).

Veja posicionamento das universidades quanto a alteração do Enem

Fuvest: afirmou que o MEC ainda não procurou a instituição para comunicar possíveis mudanças e acrescentou que não há condições de alterar o cronograma já estabelecidos pelo maior vestibular do país. Ainda de acordo com a instituição cerca de 140 mil alunos estão inscritos para a seleção.

Unesp: disse que o cronograma do vestibular permanece o mesmo, até que o MEC se manifeste. A instituição afirmar ainda que, em caso de mudança, os candidatos serão avisados com antecedência, mas não foi dito como será feito esse aviso.

UFSCar (Universidade Federal de São Carlos): também disse que, em princípio, não haverá alteração na programação do processo seletivo.

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo): informou que vai manter o calendário previsto para o vestibular e que o adiamento do Enem não vai afetar o processo seletivo em nenhum dos dois modelos aplicados pela instituição: o unificado (que é o vestibular em fase única com a nota do Enem e que é aplicado em 19 cursos ministrados na instituição) e no misto (que computa a nota do Enem mais o resultado de uma prova e mais uma segunda fase de seleção e que é aplicado em sete cursos).

UFF (Universidade Federal Fluminense): também afirmou que aguarda informações do MEC sobre as alterações no calendário do Enem para determinar, talvez, a alteração do cronograma do vestibular 2010.

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): decidiu suspender as inscrições para o vestibular temporariamente, segundo nota publicada no site hoje à tarde. Segundo a instituição, nesta sexta-feira (2) deverá ser realizada uma reunião para decidir sobre a questão.

Furg
(Universidade Federal do Rio Grande): anunciou que deverá prorrogar a data de divulgação dos resultados do vestibular 2009, inicialmente prevista para o dia 19 de janeiro, por causa do cancelamento das provas do Enem. Segundo a pró-reitora de Graduação, Cleuza Dias, a instituição vai aguardar o resultado do Enem que vale 50% da nota para o ingresso de candidatos na Furg.

UFG (Universidade Federal de Goiás): pode deixar de usar a nota do Enem como parte do processo seletivo. De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, essa proposta será levada ao conselho da universidade que deverá se reunir na próxima semana para decidir se vai manter a nota do Enem como parte da seleção deste ano ou se só vai adotar o exame a partir de 2010.

1 de out. de 2009

NOTÍCIA URGENTE

MEC CANCELA PROVA DO ENEM POR SUSPEITA DE FRAUDE

Veja notícia na íntegra publica no uol

MEC cancela Enem por suspeita de fraude e estuda remarcar prova em 45 dias

Da RedaçãoEm São Paulo
Atualizada às 9h25O
Ministério da Educação cancelou na madrugada desta quinta-feira (1º) a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que seria aplicada neste final de semana em todo o país. Há suspeita de fraude e de que o conteúdo da prova tenha vazado. Ainda não há nova data para a prova.
A decisão foi tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após ter sido alertado pela reportagem do jornal 'O Estado de S. Paulo' sobre a quebra do sigilo do exame.
Um homem, de acordo com a reportagem, tentou vender uma cópia da prova ao jornal por R$ 500 mil. "Há fortes indícios de que houve vazamento, 99% de chance", afirmou o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, por volta da 1 hora da madrugada desta quinta (1), por telefone.
Tentaram vender a prova
Na tarde de ontem o jornal foi procurado por um homem que disse, ao telefone, ter as duas provas que seriam aplicadas no sábado e no domingo. Propôs entregá-las à reportagem em troca de R$ 500 mil. "Isto aqui é muito sério, derruba o ministério", afirmou o homem.
O encontro no qual o Estado viu trechos da prova aconteceu ontem à noite, na zona oeste de São Paulo. O homem que telefonou para a redação estava acompanhado de outra pessoa. Eles disseram ter recebido o material na segunda-feira, de um funcionário do Inep. Afirmaram que o esquema de fraude tinha cinco pessoas.
Segundo reportagem do jornal 'O Estado de S. Paulo', que afirma ter tido acesso à prova que seria aplicada, pessoas avisaram o jornal sobre o vazamento e contaram ter obtido a prova por meio de funcionários do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), organizador da avaliação.

Nova data do Enem 2009
O MEC estuda remarcar o exame nos próximos 45 dias. Uma segunda versão da avaliação, que já estaria pronta, pode ser utilizada. Uma entrevista coletiva deve ser realizada ainda nesta manhã, para explicar os novos procedimentos com relação ao Enem."Os indícios de que houve furto de exemplares são fortes. Não nos resta outra alternativa a não ser adiá-la [a prova]", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad ao telejornal 'Bom Dia Brasil', da Rede Globo. Mais de 4 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o exame. O número é recorde, segundo o MEC.

O ministro afirmou ainda que os inscritos no exame permanecem inscritos, e sugere que os estudantes utilizem o tempo até a nova data da aplicação da prova em prol do estudo. "Agora é continuar estudando e esperar pela remarcação do Inep", afirmou.A prova seria realizada no sábado (3) e no domingo (4), em 10.385 escolas diferentes de 1.826 municípios com, ao todo, 113.857 salas de prova.
O Enem 2009 terá uma redação e quatro provas com 45 questões objetivas, dentro das seguintes áreas: ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.Este ano, o inscrito no Enem terá o direito de participar do vestibular unificado do MEC. Ele poderá optar por cinco cursos em instituições federais e, de acordo com o desempenho, simular a posição na graduação pretendida, em comparação com as notas dos demais concorrentes. Além de substituir o processo seletivo pela prova do MEC, as universidades federais puderam optar ainda por outras três formas de adesão ao Enem 2009. São elas: substituir apenas a primeira fase do vestibular; combinar a nota do Enem com a nota do vestibular tradicional (nesta modalidade, a universidade fica livre para decidir um percentual do Enem que será utilizado na média definitiva); usar o Enem como fase única apenas para as vagas ociosas da universidade.