29 de jan. de 2010

MAIS UMA PATACOADA DO MEC NO ENEM

Notícia publicada hoje, 29/01/2010, da Agência Estado on line o Ministério Público Federal de Santa Catarina quer a suspensão do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. O MPF/SC entende que o procedimento utilizado pela CESP – Centro de Seleção e de promoção de Eventos da Universidade de Brasília e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, responsáveis pela organização da prova fere o princípio de impessoalidade.
A ação do MPF/SC é em caráter liminar com o objetivo de suspender o tramite do concurso e evitar a divulgação das notas dos candidatos.
Neste caso o ENEM não poderá ser utilizado pelas universidade como critério de seleção para o ingresso no curso superior no primeiro semestre deste ano, evitando prejuízo aos candidatos.
A investigação teve início a partir de denúncias anônimas que afirmavam que as provas foram envelopadas com a identificação do candidato sem qualquer tipo de fiscalização ou participação dos candidatos no processo de desidentificação.
É normal e necessário em concursos públicos e vestibulares ao final da prova tirar a identificação do candidato das provas e a participação dos três últimos alunos na lacração dos envelopes, são utilizados dois envelopes um com as provas sem a identificação apenas com o número do candidato e outro com a identificação. Este procedimento visa evitar fraudes na correção das provas, para que os corretores não saibam a quem pertence àquela prova que está corrigindo.
Os procuradores acreditam que o procedimento empregado pela CESP/UnB não garantem que as provas sejam corrigidas sem a possibilidade de identificação dos respectivos candidatos e apresenta total vulnerabilidade, já que restringe somente a CESP/UnB tanto a desindentificação quanto a reidentificação das provas podendo prejudicar todos os candidatos que participaram do exame.

Bem e se o exame for mesmo suspenso? Neste caso os prejuízos serão incalculáveis, aproximadamente 4,5 milhões de estudantes serão prejudicados, acredito que as universidades que estão utilizando o ENEM como forma de seleção para o ingresso em seus cursos não terão tempo suficiente para elaborar um novo vestibular para o primeiro semestre deste ano, caso consigam realizar uma nova prova de vestibular as aulas terão início com um atraso razoável e se não conseguirem o número de vagas ociosas nas universidades será muito grande que de qualquer forma estaremos pagando por elas.
Tudo isso sem contar o prejuízo financeiro e emocional dos candidatos.

22 comentários:

Blog do Camelo disse...

Ultimamente isso tem se tornado uma bagunça tão grande que não me admira que queiram por fim nisso ... acontece cada coisa que parece que foi tudo feito por amadores ... mas enfim ...

Vestibulando disse...

Olá
Realmente é frustante esta situação do Enem, isso desmotiva os alunos que dependiam desta nota para ingressar no ensino superior.

Visite o nosso blog


www.blog.maisestudo.com

Iremos lhe visitar mais vezes

Abs

Ariana Braga disse...

Olha eu fiquei com um ódio muito grande desse Enem.
que prova nojenta. questões fácies mais cansativas demais.
E eu nem quero ver meu resultado. Quero saber mais desse Enem não. Eu me revoltei
Enem prova de resistencia não de conhecimento.



___________________


gostei muitoo do seu blog viu'?
Que legal, você é piscicóloga.
Eu já pensei em fazer piscicologia. mas eu ando tão em dúvida em que escolher.

_____________

Beijos vou te seguir.

palavras ao vento disse...

desse jeito o enem vai acabar sem tem valor nenhum...vamos governo vamos dar mais forçar para o enem...

Daniel A. S. disse...

O ENEM está uma bagunça mesmo! Apesar do número de estudantes que ela atinge, não deeve ser algo tão difícial assim organizar e gerenciar as etapas dessa prova.


http://daniel.a.s.zip.net

JPFOX disse...

Lamentável!!!
Já foi aquela celeuma por causa da fraude, agora essa da impessoalidade. Não é possível que ocorreu isso. Em qualquer prova que se faz é normal o procedimento de pedir que os últimos alunos verifiquem o fechamento da prova para uma maior segurança.
Tragédia na Educação!!!
Assim o Haddad não vai conseguir se eleger.
Inté...

Vinicius Oliveira disse...

Isso é Brasil, ENEM TA UMA VERGONHA

http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/ comentem, preciso da moral de todos voces;

Uvirgilio disse...

É triste ver um projeto que poderia ser muito bom estar sempre com notícias que só fazem em desacreditar no projeto.

Rui disse...

É um absurdo.
Ainda acho que cada universidade deve eleborar a sua prova de seleção.

Esther Saldanha disse...

Meu ENEM vai ser esse ano, espero que até lá tudo fique resolvido. Sei que o novo ENEM foi feito pra facilitar a vida dos estudantes, mas não é isso que anda acontecendo.
Só espero que não hajam ainda mais candidatos prejudicados.

abraços

Unknown disse...

Olá, retribuindo sua visita... gostaria de dizer q, caso essa noticia seja mesmo verdade, será uma pena e um grande atraso, sem falar do desperdício de dinheiro e da dor de cabeça para se fazer um novo processo. Espero q consigam encontrar uma maneira de resolver td o mais rápido possivel e evitar outros problemas

CAMILA de Araujo disse...

Na boa, essa história do ENEM ta uma palhaçada!

www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

arash gitzcam disse...

Co mo governo Lula o apoio às universidades federais voltou, passou a ser bom ed novo, por q o anterior queira extinguilas usando sistemas de rankeamneto nas provas do mec , um absurdo...

Gabriel Pozzi disse...

falar mal do enem aqui é chover no molhado, então irei poupar minhas palavras de raiva!
pra mim isso já passou do limite do "prejudicial", cancelando ou não, já é vergonhoso tudo o que aconteceu, desde a primeira fraude com adiação da prova, até o momento atual, não deram uma bola dentro.
e não creio que acertarão alguma, a cada dia uma notícia nova prova que se vc está achando tudo uma porcaria, pode piorar

http://songsweetsong.blogspot.com/

Macaco Pipi disse...

brasil il il

ADILSON JORGE disse...

O assunto ENEM virou político, muito mais do que um assunto referente ao ensino.

Teve falhas? Muitas. Mas a maior parte das pautas da imprensa é querer desacreditar o MEC e, consequentemente, o governo Lula. Ano de eleição e cada um com sua arma.

Adilson
http://ceucaindo.blogspot.com

Marianna disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Alcione Torres disse...

Já virou piada isso, viu!

Erich Pontoldio disse...

Palhaçada ... isso sim!!!

Neuro-Musical disse...

O ENEM sempre vai ter problemas como esse. É inevitavel. Os maiorais não aceitam a possibilidade de ter concorrentes no futuro!

http://cerebro-musical.blogspot.com

Anônimo disse...

Realmente não tem geito

Anônimo disse...

oi Inez, realmente bem interessante essa profissão....
visitando seu blog tomo conhecimento de profissões que não conhecia....