15 de fev. de 2010

ENGEHARIA BIOTECNOLÓGICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
A Engenharia Biotecnológica utiliza organismos vivos para a produção de bens e serviços com a finalidade de resolver problemas e criar produtos de utilidade.
O Engenheiro Biotecnológico estuda e pesquisa tecidos, células, estruturas subcelulares e biomoleculares, incluindo o desenvolvimento de processos condizentes com a elaboração e obtenção de produtos para a Biomedicina tais como vacinas, novos métodos de diagnóstico.
Na indústria farmacêutica pesquisa e estuda o desenvolvimento de produtos biofarmacêuticos (novos medicamentos).
Na Agroindústria realiza estudos visando o melhoramento da produção pecuária, o desenvolvimento de bioinseticidas e sementes.
Desenvolve estudos para a indústria alimentícia relativos aos processos de produção onde intervêm bactérias, fungos, enzimas e para a utilização de agentes biológicos para o controle e saneamento ambiental.
Estuda e pesquisa intervenções biotecnológica com a finalidade de conhecer e desenvolver as potencialidades dos microorganismos e outros organismos vivos como plantas e animais, mecanismos moleculares que permitam a manipulação dos genomas a fim de potencializar sua importância e utilidade.
Ainda na área industrial desenvolve máquinas e equipamentos de uso biotecnológicos, elabora e faz a montagem de plantas industriais, bioinformática, nanotecnologia e projetos de engenharia de bioprocessos e biotecnológicos.
Estuda a cura de doenças como AIDS, cânceres, patologias hereditárias, produção de medicamentos mais eficazes e menores preços no mercado.
Pesquisa a síntese de vacinas, a criação de órgãos para transplantes, desenvolvimento de células tronco, aumento da produção de alimentos e o controle de pragas agrícolas sem agredir o meio ambiente.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Indústrias farmacêuticas, alimentícias, laboratórios de pesquisas médicas e biomédicas, agropecuárias, empresas que lidam com os agronegócios, órgãos públicos de controle ambiental e Instituições de ensino e pesquisa, entre outros.

11 comentários:

Henrique Alvez disse...

uau!!
interessantíssima essa, mas mais que isso.. super importante.

"cura de doenças como AIDS, cânceres, patologias hereditárias, produção de medicamentos mais eficazes e menores preços no mercado."

o que seria de nós sem os engenheiros biotecnológicos :P

Unknown disse...

muito boa,
eu vou faze engenharia elétrica, começo segunda na faculdade

www.sintoonize.com

LawlietShoujo disse...

Incrível!
São tantas áreas em engenharia que muitas vezes não conhecemos várias que são importantes!
Beijos!

Larissa Mejía disse...

blog legal *)
aind mais pra quem se interessa pelo assunto.
parabens

Qualquercoisa disse...

Me recordo que nos tempos de colégio tínhamos esse tipo de orientação, mas ENGEHARIA BIOTECNOLÓGICA não era a minha praia...

Fiz certa vez um teste vocacional, dizia que era bom pra ser Padre, mas acabei na história...estarei formado em 2anos, pronto pra exercer...

Bem, adorei o blog...vc escreve bem...abração...

mulherices disse...

Eu só rezo para que esses novos profissionais não engrossem um dia as fileiras dos "ditadores de jaleco" que colocam a ideologia dos que os pagam acima da ciência.

Desculpe a aparente revolta.
Mas eu sei que vc entendeu ...

Lolita disse...

ótima maneira de aplicar os conhecimentos na profissão! Ótimo!

Unknown disse...

Valeu pela dica pois nem sabia q existia esse curso! mas se fosse fazer escolheira Engenharia de Produção pois é a única engenharia q me interesso hehe....

Rodz Online disse...

Queria muito ter aptidão pra uma profissão desse naipe...deve dar uma boa grana...

Euzer Lopes disse...

Pra que "Guia do Estudante Abril" se tem este blog excelente?
Engenharia Biotecnológica eu, particularmente, nem sabia que existia.
E, no entanto, está tudo aqui!

joão victor borges disse...

gosto do seu blog porque as profissões aqui são sempre as não muito faladas, mas que são realmente interessantes. nunca tinha ouvido falar de engenharia biotecnológica, e gostei. se não fosse minha paixão por escrever, provavelmente seguiria alguma coisa desse tipo, com engenharia.

http://anpulheta.blogspot.com