2 de jun. de 2010

JORNALISMO

Postei Jornalismo bem no início do blog, foi uma das primeiras postagens. Por esse motivo vou postar novamente, na época pouca gente viu.


DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

As atividades do Jornalista estão voltadas para a divulgação de informações atualizadas através dos veículos de comunicação: jornais, revistas, rádio, tv e outros.
No exercício de seu trabalho pode desempenhar as seguintes funções:
Redator: Redige matérias comuns, editoriais, crônicas ou comentários;
Noticiarista: Redige matérias de caráter informativo e organiza noticiário local e mundial;
Repórter: Acompanha acontecimentos, realiza entrevistas, colhe notícias e informações e faz a seleção para divulgação;
Arquivista: Organiza e conserva arquivos redatoriais e faz pesquisas de dados para a elaboração de notícias;
Diagramador: Planeja, organiza e administra a distribuição de matérias, fotos, ilustrações para publicação;
Revisor: Realiza a revisão gráfica e de linguagem;
Repórter Fotográfico: Registra os fatos de interesse jornalístico fotográfica ou cinematograficamente.
Assessoria de Imprensa: Assessora empresas e órgãos públicos na comunicação com a mídia produzindo textos sobre os fatos que envolvem a empresa, auxilia jornalistas em entrevistas com especialistas ou executivos da empresa.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
O Jornalista pode atuar em Empresas Jornalísticas, rádio, televisão, cinema, produtoras de vídeo, agências de notícias e em empresas que façam publicações periódicas.

Currículo Mínimo do Curso:
Matérias Básicas:
Sociologia Geral e da Comunicação, filosofia, Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral) Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira, Teoria da Comunicação, comunicação Comparada.

Matérias de Formação Profissional: Língua Portuguesa (Redação e Expressão Oral), Foto-Jornalismo, Planejamento Gráfico em Jornalismo, Telejornalismo: Técnica de Reportagem, Entrevista e Pesquisa Jornalística, Preparação e Revisão de originais, Provas e Videotextos, Edição e Ética em Jornalismo.

Matérias Optativas: Deverá ser escolhida três dentre as seguintes: Lógica, Psicologia, Língua Estrangeira, Economia, Geografia Econômica, Realidade Sócio-Econômica e Política Regional, Teoria Geral de Sistemas, Teoria Política, Teoria e Método de Pesquisa em Comunicação, comunicação Comunitária, Planejamento em Comunicação, Comunicação em Tecnologia Educacional, Realidade Regional em Comunicação, História da Comunicação, Cultura Brasileira, História da Arte, Antropologia Cultural, História do Brasil, Estética e Cultura de Massa.

Duração do Curso: 4 anos.

15 comentários:

Antonoly Maia disse...

É uma pena que hoje em dia o diploma não seja mais uma obrigação para exercer a profissão, de certa forma isso desvalorizou a classe dos Jornalistas.

joão victor borges disse...

era o que eu queria fazer, até ouvir dizer, como disse o antonoly, que não é preciso de diploma para exercer a profissão. no caso, ainda estou me decidindo por outro curso, pra ter a chance de trabalhar como jornalista e como a qualquer outra coisa que eu escolher...

http://anpulheta.blogspot.com

Nicole Delucca Linhares disse...

Sou jornalista e vejo que todas essas disciplinas que estudamos são extremamente importantes para a nossa formação. É triste que hoje o nosso diploma não seja mais uma exigência...
Parabéns pelo blog!
Faça-me uma visita!
http://lugaresromnticosquejfui.blogspot.com/
Abraços,
Nicole.

Niemi Hyyrynen disse...

Oie ^^

Ahn eu pensei em ser jornalista!
Mas as vezes penso se no Brasil dá para escrever o que se pensa, como se enxerga os fatos.

Acho que não é só aqui. Não sei é confuso.

Jornalismo acho que tem muito com pessoas que expressão opnião forte tb, apenas descrever...fica a cargo de outra profissão.

:) otimas postagens como sempre Ines.

bjos

Niemi.

Érico Pena disse...

Olá, sou estudantede jornalismo e até recentemente fiz uma postagem no meu blog respeito, o interessante e q ela pode vir complementr a sua. se quiser conferir passe em: http://blog-do-pena.blogspot.com/2010/05/como-funciona-redacao-de-um-telejornal.html#comments grande abraço e parabéns pelo blog!

Admin disse...

eu queria ser jornalista so pra passar na tv haha'

dspaulino disse...

Muiito massa o blog como um todo. Estou no terceiro ano, e a dúvida sobre que curso tentar ainda existe. Minha dúvida está na área de comunicação social: jornalismo ou publicidade. gostei de saber um pouco mais sobre o curso e a profissão.! :D'

Salete Corrêa disse...

Eu ainda quero fazer jornalismo, sou completamente apaixonada por tudo que envolve comunicação. E a aus~encia do diploma na prática não muda nada as grandes, importantes e influente redes de comunicação continuarão a exigir profissionais capacitados mas abre mercado para uma pessoa não formada falar sobre esportes ou economia, por exmplo.

Visita: http://pontapedepartida.blogspot.com/

Anônimo disse...

não é minha prioridade mais também quero fazer jornalismo um dia...

Rafael disse...

Gosto muito da profissão de jornalista, e acho que, em termos gerais, o blogueiro tem uma certa afinidade com essa profissão, que demanda muito senso crítico e habilidade de escrita.
Ótimo blog!

Bruno Madrid disse...

Muito bem explicado, é o que eu quero fazer... amo o jornalismo esportivo!

Visite meu blog tbm, sobre COPAS DO MUNDO!
HISTÓRIAS - COPA DO MUNDO
http://historiascopadomundo.blogspot.com/

Manoel Leonam disse...

já nem faz tanto sentido assim essa faculdade, não é? quer dizer, é o que dizem por aí, que não precisa mais de diploma para ser jornalista.

Gabriela disse...

interessante o post, é o que eu quero fazer (:

Danilo Corrêa disse...

Há 5 anos pretendo cursar Jornalismo, esse ano estava apto a fazer o curso, mas pretendi me especializar mais, ler bastante estudar um pouco outro idioma. A Profissão já está sem valorização tendo um idioma a mais no conhecimento é melhor ainda.Estou iniciando algumas atividades jornalísticas, saber um pouco mais da profissão.Obrigado

http://danilofutebol.blogspot.com/

O que eu sinto hoje disse...

Olá, obrigada por passar lá no blog ;)
Faço jornalismo também, gostei da descrição, só faltou falar do editor. Beijos