10 de fev. de 2009

ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Administrador Hospitalar é responsável pelas atividades de planejamento, organização, coordenação e direção de estabelecimentos hospitalares.
Implanta rotinas de trabalho, providencia os equipamentos necessários para o funcionamento de todos os setores do hospital.
Esquematiza as funções de cada departamento, os serviços e a distribuição das tarefas.
Em conjunto com outros profissionais estabelece esquemas administrativos e contábeis, executa orçamentos, prevê receitas e despesas dos departamentos, comparando os resultados obtidos e efetuando as correções necessárias.
Supervisiona o funcionamento do hospital , implanta controles para a utilização física e financeira do hospital.
Estabelece contato com médicos, enfermeiros, controla o quadro de servidores, cuida da manutenção dos equipamentos e estoques de materiais.
Estuda, elabora e desenvolve programas de educação nos serviços de saúde tanto administrativos como de contato com os pacientes.
Cuida da ligação entre o hospital e os órgãos públicos.
Participa de programas de saúde pública.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Hospitais, clínicas, centros de saúde públicas e particulares.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Matemática, Estatística, Contabilidade, Teoria Econômica, Psicologia Aplicada à Administração, Instituições de Direito Público e Privado, Sociologia Aplicada à Administração, Legislação Social, Legislação Tributária, Teoria Geral da Administração, Educação Física.

Matérias de Formação Profissional Comuns: Administração Financeira e Orçamentária, Administração de Pessoal e Administração de Material.

Matérias de Formação Profissional Específica: Fundamentos da Administração da Saúde, Administração Hospitalar, legislação Hospitalar e da Previdência Social, Documentação Médica, Psicologia e Ética Médico-Hospitalar, Custos Hospitalares.
Estágio; Obrigatório e Supervisionado.

Duração do Curso: 4 anos.

2 comentários:

Fabio Christofoli disse...

acho legal essa sua iniciativa..até pq tem mta gente em dúvida na profissão que vai seguir

é uma difícil escolha..
eu mesmo demorei anos até realmente me decidir

até mais

Habib Sarquis disse...

Mais uma vez meus parabéns pelo posts, estão maravilhosos...achei ótimo o do jornalismo e agora o da Administração Hospitalar.

Obrigado !!

Ass: Habib Sarquis