1 de fev. de 2009

BOLSA DE ESTUDOS PARA CURSOS SUPERIORES

Há vários programas de bolsa de estudos para alunos que não dispõem de recursos para custear o curso superior.

FIES (FINACIAMENTO ESTUDANTIL)
Programa do Ministério da Educação financiado pela Caixa Econômica Federal, destinado a estudantes que não tem condições de arcar com os custos do ensino superior e que estejam matriculados em Instituições de Ensino particulares, regularmente cadastradas no programa e que tenham avaliação positiva nos processos de avaliação do MEC.
Para a inscrição no FIES o estudante deverá após sua matricula na faculdade deverá procurar uma Agência da Caixa Econômica Federal requerer a ficha de inscrição e apresentar um fiador residente no Brasil.
Após a primeira fase da seleção, caso selecionado deverá comparecer a Agência da Caixa acompanhado de seu fiador, portando os documentos solicitados pela mesma.
O financiamento não poderá ser superior à duração regular do curso.
A amortização da dívida tem início no mês seguinte à conclusão do curso, nos doze primeiros meses de amortização o valor a ser pago é igual ao da parcela paga diretamente a instituição de ensino superior.
O restante da dívida poderá ser pago em uma vez e meia de permanência do estudante na condição de aluno financiado.
Mais informações podem ser obtidas nas Agências da Caixa ou pelo telefone:
0800-726-0101

As Instituições de Ensino Superior particulares também possuem programas de financiamento para estudantes, o aluno pode obter um desconto na mensalidade ou ainda uma bolsa integral que geralmente começa a pagar após o término do curso. Algumas instituições oferecem bolsa de estudos e em contrapartida o aluno deverá prestar serviços à instituição, trabalhando em algum setor do campus.
Filhos de professores também podem conseguir um desconto ou mesmo o valor total da mensalidade. Algumas Faculdades oferecem outros tipos de financiamento ou desconto, para isso o aluno precisa informar-se no setor responsável.

Prefeituras de alguns Municípios também possuem programas de bolsa de estudos para
Estudantes carentes moradores da Cidade. Neste caso as informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Educação do Município.

PROUNI Programa do governo federal que oferece bolsa de estudos para universitários.
Condições para inscrever-se no PROUNI
-Ter feito todo o ensino médio em escola pública;
- Ter prestado o exame do ENEM do ano anterior ao da inscrição e obtido média 45 na prova;

As bolsas podem integrais ou parciais, as bolsas integrais são para estudantes com renda familiar por pessoa de um salário mínimo e meio e as parciais para alunos com renda familiar por pessoa de até três salários mínimos.

4 comentários:

Lua- Eu Crio Moda disse...

EU GANHEI UMA BOLSA NO PRO UNI
MAS NAO FIKEI
ERA OUTRA CITY E TIPO
SEM DINHEIRO

Hora de Baixar disse...

=O

Unknown disse...

Como sempre ótimo post esse! E só hj vi seu comentário lá no sagadosnartins, quase não tenho ido lá, pq estou divulgando o cgfilmes. Fiquei sensibilizada com suas palavras. Mas o que faço é simplesmente apoiar algo ( no caso seus conhecimentos postados aqui no seu blog)que vale a pena passar adiante. Isso vale muito e um detalhe importantíssimo: o que vc sabe , serve p/ qualquer faixa etária.
Esse post aqui por exemplo é muito esclarecedor, vc explica de uma maneira simples e sem usar palavras difíceis ( aqui confesso que fui procurar o que é " amortizar",e te juro , adoro procurar saber a definição de uma palavra , adoro aprender, Inez.
Mas vamos voltar ao assunto. Querida, tudo que vc precisar, vc me fale, o que eu puder fazer por vc, farei, sem pestanejar. Adoro ver uma pessoa querendo passar o que sabe à frente.
Meu blog está a sua disposição e a dona dele tb!
Agora vamos ao post. Além de bem explicado o que é o FIES, coloca como , quando, onde e quem pode solicitar o serviço ( no caso o financiamento estudantil), viu? Vale a pena divulgar seu trabalho. E por favor, me dê o link de seu site no uol, quero conhecer esse tb!
Beijinhos!!!

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Inez!

Eu mesmo fiz a minha faculdade toda com bolsa. Na época em que fiz a minha graduação não existia esse lance de cota racial, nem PROUNI. A faculdade que cursei oferecia BOlsa Social para alunos carentes, independente da cor - o que eu, particularmente, acho mais justo. As dicas que vc deu são uma prestação de serviço, pois muitas pessoas ainda não sabem desses benefícios.

Abraço,

=]

-------------------
http://cafecomnoticias.blogspot.com