22 de fev. de 2009

EDUCAÇÃO FÍSICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

O Profissional de Educação física é responsável pela formação de hábitos e atitudes que promovam o desenvolvimento harmonioso do corpo humano, através de exercícios físicos, jogos e a prática de esportes.
As atividades dos Profissionais de Educação Física diferem de acordo com a área que atuam.
Como professor leciona em escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior a fim de educar através da ginástica, recreação e esportes.
Como Treinador de modalidade esportiva exerce a função de técnico de equipes de diversas modalidades esportivas, tanto em esporte amador como esporte profissional.
Como Preparador Física planeja, programa e desenvolve atividades físicas como ginástica coletiva e individual a fim de melhorar as condições física, muscular e cardiovascular de indivíduos.
De modo geral suas atividades são:
Organizar, dirigir e promover eventos de Educação física
Estudar as necessidades e capacidades físicas de estudantes, atletas, idosos, entre outros.
Planejar e aplicar exercícios físicos para a recuperação de indivíduos portadores de deficiências físicas.
Planejar e organizar associações desportivas, atléticas e grêmios.
Organizar grupos esportivos oficiais e recreativos.
Planejar, desenvolver e coordenar práticas esportivas específicas visando o bom desempenho do atleta em competições.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Creches, escolas de todos os níveis de ensino, empresas, clubes esportivos, academias de ginástica, centros de fisioterapia e reabilitação, centros comunitários, hotéis, penitenciárias, instituições recreativas.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:
Matérias de Formação Geral: Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação Física e do Desporto, Ética Profissional, Fundamentos Biológicos, Anatomia Aplicada, Fisiologia, Aprendizagem Motora, Fundamentos de Psicologia, Medidas de Avaliação e Crescimento Humano, Biomecânica, Fundamentos de Fisioterapia, Fundamentos de Antropologia Cultural, Educação, Sociedade e Cultura Física, História da Educação Física, Sociologia, Políticas Desportivas, Didática da Educação Física, Organização e Funcionamento da Educação Formal e não Formal, Educação Física sob o Enfoque da Educação Permanente, Lazer e Recreação, Currículos em Educação Física, Introdução à Linguagem Estatística e Pesquisa Científica, Teoria, Prática e Metodologia dos Desportos. Teoria Prática e Metodologia da Ginástica Analítica, Teoria Prática e Metodologia da Ginástica Natural, Teoria Prática e Metodologia da Dança, organização e Administração da Educação Física, Folclore, Higiene e Socorros urgentes, Educação Física e Esporte Especial, Treinamento Desportivo, Direito Desportivo, Comunicação em Educação Física, Técnicas de Elaboração de Projetos em Educação Física, Tecnologia do Material e Instalações na Educação Física, Rítmica, Esportes Comunitários,
Para Licenciatura em Educação Física além das disciplinas citadas, deverão cursar as seguintes: Psicologia da Educação, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Didática, Processos Ensino-Aprendizagem em Educação física, Filosofia da Educação Física Escolar, Prática de Ensino em Educação Física.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado.

Duração do Curso: 4 anos.

6 comentários:

Pikenaáh ~ disse...

Educação física é um curso que realmente não tenho o menor interesse em fazer.
toô pensando em engenharia ambiental, mas tô indecisa ainda ;p

passa lá ;]
www.doispetelecos.blogspot.com

Unknown disse...

mto bom o blog...gostei

saga dos martins disse...

Como sempre Inez, maravilhoso post. A minha filha casada , trancou a faculdade de Ed. Física ( faltando apenas 2 períodos) . Ela diz que 2010 volta. Não tinha como conciliar o trabalho atual, com a faculdade, quase morri, mas fazer o quê? Ela terminou de construir a casa em 2008 e agora está mobiliando toda ela (falei que se comprasse os móveis nas Casas Bahia seria mais rápido rsss)Mas ela preferiu todos sob medidas, então , danou-se! Mas rezo sempre que posso pedindo a Deus que ela realmente inicie ano que vem, falta tão pouquinho...
Beijinhos e adoro vc, querida!
http://www.sagadosmartins2.blogspot.com/

Nos Pod disse...

bom blog gostei

Anônimo disse...

já pensei em fazer educação fisica , mais naõ é pra mim :)
beeeeijo , boa semana

*** I.C *** ** The One ** disse...

É um curso do qual eu... Gordinho meio que sedentário que odeia academia do qual não faria... Tenho um amigo que faz coisa e tal... tem uma formação de 4 anos e tal... Mas pra quem curte... É uma boua