8 de fev. de 2009

ENGENHARIA HÍDRICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Engenheiro Hídrico gerencia o uso de bacias hidrográficas, para tanto desenvolve projetos de pesquisas, exploração e administração do uso racional da água.
Elabora projetos de educação ambiental, planeja ações de visando o desenvolvimento econômico e social protegendo as reservas naturais.
Faz avaliações do impacto ambiental que podem ser causados por grandes obras.
Desenvolve projetos de construção de drenagens, bombeamento de água e esgoto, portos, barragens , represas e hidroelétricas.
Executa levantamentos topohidrográficos, implanta pontos do projeto.
Elabora normas e documentação técnica referentes a utilização dos recursos hídricos.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAl

Empresas de irrigação e drenagem, construção de hidroelétricas, companhias energéticas e concessionárias de energia elétrica, estações de tratamento de água e esgoto, companhias de transportes fluviais, órgãos públicos ligados ao planejamento de recursos hídricos e empresas de prospecção e exploração de águas subterrâneas.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO

Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Desenho, Biologia Sanitária, Metodologia Científica, Introdução a Engenharia Hídrica, Química Geral, Química Experimental, Desenho Computacional, Fundamentos da Ecologia e da Limnologia, Física Geral. Física Experimental, Química da Água, Química da Água Experimental, Fundamentos de Programação, Fundamentos Sócio-Culturais, Coleta de Dados Geográficos, Economia, Engenharia do Ambiente, Fundamentos de Administração, Geotecnia para Obras Hidráulicas, Hidráulica Geral, Hidrologia, Materiais e Métodos de Construção, Química Tecnológica, Resistência dos Materiais, Aproveitamento Hidroelétricos, Ciências Humanas e Sociais, Geopolítica, Gestão de Sistemas Hídricos,Hidrologia Fluvial, Portos e Vias de Navegação.


Duração do Curso: 5 anos.

3 comentários:

Julio Passos disse...

Legal que ajuda a proteger o meio ambiente

Cinéfilo disse...

Enviei um comentário mas acho deu erro. Veio como mnsagem duplicada.
Qualquer coisa, comunique-se.

Abraços

Cinéfilo disse...

Eu disse, no comentário anterior, que recomendei a alguns alunos o seu blog. Espero realmente que eles acessem.
Sucesso!