16 de fev. de 2009

FISIOTERAPIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Fisioterapeuta é o profissional que cuida da restauração das funções físicas e incapacidades orgânicas inatas ou adquiridas, através de agentes naturais e mecânicos, utilizando equipamentos próprios.
Trata lesões, ajuda no restabelecimento de deficiências musculares, da recuperação das dificuldades motoras relacionadas a problemas físicos e mentais.
O Fisioterapeuta cria e aplica exercícios físicos em pacientes para aumentar a capacidade respiratória, ensinando exercícios respiratórios a doentes acamados, ou com bronquite crônica.
Em UTI responsabiliza-se pelo controle dos aparelhos de respiração e aspiração das secreções pulmonares.
Desenvolver a capacidade física e motora em bebês e crianças portadores de problemas neurológicos, estimular a musculatura e treinar a coordenação motora de pessoas idosas que tenham deformações causadas por artrites, reumatismos e problemas nas articulações.
Trata pessoas com deformidades na coluna vertebral através de exercícios de alongamento e fortalecimento da musculatura, correção da postura, através da reeducação postural global (RPG).
Na Fisioterapia Esportiva cuida da reabilitação de atletas que tenham sofrido lesões e ou contusões.
Na Fisioterapia do Trabalho avalia, previne e trata moléstias decorrentes das funções desempenhadas pelos trabalhadores.
Atende e orienta gestantes a fim de evitar problemas de circulação, postural e prepara para o parto.
Em seu trabalho utiliza recursos de eletricidade, calor, frio, raios laser, ultravioleta ou infravermelho, orienta pacientes para exercícios na água a fim de estimular a circulação e diminuir dores decorrentes de fraturas, traumas musculares e luxações.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Hospitais, Clínicas de Reabilitação, Consultórios Médicos, Clubes Esportivos, Instituições de Ensino e Pesquisa.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Biologia, Ciências Morfológicas, Ciências Fisiológicas, Patologia.

Matérias de Formação Geral: Ciências do Comportamento, Introdução à Saúde Humana, Metodologia de Pesquisa Científica, Educação Física.

Matérias Pré-Profissionalizantes: Fundamentos de Fisioterapia, Avaliação Funcional, Fisioterapia Geral, Cinésioterapia, Recursos Terapêuticos Manuais.

Matérias de Formação Profissional: Fisioterapia aplicadas Condições Neuro-musculo-esqueléticas, Fisioterapia Aplica às Condições Cárdio-pulmonares, Fisioterapia Aplicada às Condições Gineco-obstétricas, e Pediátricas, Fisioterapia Aplicada ás Condições Sanitárias.

Duração do Curso 4 anos.

11 comentários:

Unknown disse...

Já avia visitado seu blog...que é realmente muito importante, principalmente para vestibulandos, para informar de maneira sobria uma profissão!
Seu post é incrível mas quando eu vi a palavra AUDIOVISUAL do post anterior não hesitei em lê-lo. Pois estudo Jornalismo, estou no 3 semestre, mas adoro qualquer curso de Comunicação Social!

Um abraço

*** I.C *** ** The One ** disse...

Acabo de adquiri uma informação importante no seu blog... Não sabia que um Fisioterapeuta ensinava exercicios respiratórios... Parabéns mesmo.. .E ainda estou esperando o posto sobre História ^^

Anônimo disse...

Aew!!!!
Meu curso \o/

Anônimo disse...

Fantástico o seu blog, cheio de informações sobre as profissões, conteúdo esse que ajuda e muito os jovens, que são um poço de dúvidas.
Parabéns!

O Frango... ® disse...

Muito interessante a idéia do blog e as postagens para orientar as pessoas. Fisioterapia não é bem minha área, mas vi ali no canto o "jornalismo" e vou lá ler =D

Leonardo Zulluh disse...

Muito informativo!!! Tô indo lê o Audiovisual tbm. Um abraço!!!

Mente Cuca disse...

Bom, eu já sei o que quero. O dificil está sendo conseguir...

Optei por Relações Internacionais, mas passar para uma faculdade federal que tenha o curso está sendo dificil. Até porque, no RJ apenas 2 faculdades federais possuem o curso. Uma é a UFF (30 vagas) e a outra a UFRJ (100 vagas).

Na UFF eu fui muito bem. Teria passado para qualquer outro curso (menos Medicina) com minha pontuação... Mas fui escolher Rel. Internacionais né... Isso que deu!

Agora vou fazer Direito na UFRRJ (escolhi Direito pois não há R.I. na UFRRJ). Estou até contente com isso. Mas e os meus 7 anos estudando inglês? E os 4 anos estudando espanhol? E os 2 anos estudando italiano? Eu não acho que vou usar muito isso em Direito. Ou pelo menos não o tanto que usaria (ao meu favor) em R.I.

Mas é a vida né...

Muito bom o blog.

Espero uma visita sua lá no meu:

BLOG MENTE CUCA
http://mentecuca.blogspot.com/

Mente Cuca disse...

Puxa... huhauhuahuahu Tem razão! Não lembrava de Direito Internacional. Vou para a faculdade até mais feliz agora ;D Não que eu não goste de estudar linguas, pq eu adoro... Mas é que pelo menos agora, em Direito Internacional, eu vou poder utilizar isso de alguma forma ;)

Nada como uma boa Orientadora Vocacional :D

Brigadão ;)

Deni disse...

aah então inez

faço facul na uniban....sou d sao bernardo..


atualizei o
www.bagageirodocurioso.spaceblog.com.br

tá convidadérrim pra ir lá cmo sempre

abraçooo
e ótima terça!

Anônimo disse...

Olá!!
Tem um selo para você lá no Blog.

Maisa disse...

Sou formada em secretariado executivo, mas a área remunera muito mal, sinto a necessidade de fazer outro curso pq empregos e salários para uma secretária executiva em Recife não são bons. Penso em fazer Direito ou fisioterapia, qual destes 2 cursos o mercado de trabalho é mais promissor?
Maisa Rocha
Recife-PE