9 de fev. de 2009

PORQUE É TÃO DIFÍCIL ESCOLHER A PROFISSÃO?

Esta é a pergunta que mais ouço dos jovens.
A todo momento de nossas vidas estamos escolhendo alguma coisa, a roupa que vamos usar, nossos amigos, aonde vamos, porém, são escolhas que fazemos muitas vezes até automaticamente.
A primeira grande escolha na vida do adolescente é a escolha profissional e esta acontece num momento bastante complicado da vida de cada um. É quanto o jovem está em busca de sua própria identidade, é o momento do luto, ele está se despedindo de suas coisas de criança, deixando o brinquedo para assumir responsabilidades da vida adulta.
É nesta faze que surgem os primeiros conflitos, as cobranças é criança demais para determinadas coisas e adulto demais para outras, isso assusta, aliado a tudo isso tem o avanço tecnológico que exige cada vez mais dos jovens, ter de escolher a profissão que pelo menos neste momento é pra o resto da vida torna-se uma tarefa difícil.
A falta do conhecimento de si mesmo, seus interesses, habilidades, características pessoais, do conhecimento do mundo do trabalho, mundo da educação e de um projeto de vida tornam a tarefa de escolher a profissão mais difícil ainda.
Para fazer uma opção profissional adequada é preciso refletir sobre os vários aspetos que envolvem a questão da escolha, é principalmente decidir o que quer ser não apenas o que quer fazer é escolher o tipo de vida que vai ter.
Aspectos para reflexão:
Autoconhecimento – Saber interesses, habilidades, características pessoais, valores pessoais e laborais.
Mundo do Trabalho – Profissões existentes, o que é. o que exige e o que oferece cada uma delas.
Mundo da Educação – Que formação é exigida, escolas que oferecem o curso, número de vagas, concorrência no processo seletivo, localização das escolas, duração do curso, outros conhecimentos necessários além daqueles que se aprende no curso de formação.

3 comentários:

Leo Pinheiro disse...

Acho que o maior problema é que hoje em dia há muita pressão para escolhermos uma profissão de melhor remuneração, de 'sucesso'... Todo mundo quer ser o campeão da vida.

Parece-me que ninguém mais quer ser feliz, fazer o que gosta...

Caio Coletti disse...

bom, eu acabei de começar essa fase de escolher o q fazer, mas jah tenho pelo menos uma vaga idéia. minha primeira escolha seria comunicações, mas realmente eh uma escolha mto difícil... acho q seu blog pod me ajudar bastante... gostaria mto de ver algo por aqui sobre o curso de comunicação...

abraços

Anônimo disse...

É complicado escolhermos as profissões hoje porque já não se pode só pensar no que se gosta, mas também no que possivelmente a gente vai ganhar. Então a gente tem de tentar consiliar as duas coisas para ficar satisfeito no final.