23 de fev. de 2009

PUBLICADE E PROPAGANDA

Descrição da Profissão:
O Publicitário, cuida da divulgação de produtos ou serviços com a finalidade de aumentar a notoriedade dos mesmos.
Para isso, investiga a situação da empresa anunciante, do produto ou serviço, o perfil do público consumidor, a situação dos concorrentes para verificar as vantagens e desvantagens do produto de seu cliente.
Estuda qual o veículo de comunicação (Rádio, TV, Jornal, Revista e outros) mais favorável para a campanha publicitária.
Elabora o plano da propaganda levando em conta os dados obtidos nas pesquisas.
Cuida da execução do projeto apresentado, redige textos, elabora ilustrações, faz a produção e distribuição da propaganda.
Acompanha o efeito da peça publicitária sobre o público consumidor e corrige distorções caso tenha necessidade.

Campo de Atuação:
O Publicitário pode atuar em Agências de Propaganda, nos Departamentos de Propaganda de empresas comerciais e industriais, em serviços de relações públicas, em emissoras de rádio, tv, em produtoras cinematográficas e como professor em estabelecimentos de ensino.


Currículo Mínimo do Curso:
Matérias Básicas: Filosofia, Sociologia (Geral e da Comunicação), Língua Portuguesa – Redação e Expressão Oral, Realidade Sócio-Econômica e Política Brasileira, Teoria da Comunicação, comunicação Comparada.

Matérias de Formação Profissional: Língua Portuguesa – Redação Publicitária, Planejamento de Campanha, Produção Publicitária em rádio, Televisão e Cinema, Produção Gráfica, Administração em Publicidade e Propaganda, Estatística, Mercadologia, Mídia, Ética e Legislação Publicitária.

Matérias Optativas: além das disciplinas acima deverão ser escolhidas três dentre as seguintes: Lógica, Psicologia, Língua Estrangeira, Economia, Geografia Econômica, Realidade Sócio-Econômica e Política Regional, Teoria Geral de Sistemas, Teoria Política, Teoria e Método de pesquisa em Comunicação, comunicação Comunitária, Planejamento em Comunicação, Política de Comunicação, Sistemas Internacionais de Comunicação, Comunicação em Tecnologia Educacional, Realidade Regional em Comunicação, História da Comunicação, Antropologia Cultural, História do Brasil, Estética e Cultura de Massa.

Duração do Curso: 4 anos.

11 comentários:

Lívia Lunardi disse...

Legal essa descrição das profissões....

mas no meu caso não resta dúvidas...

o curso da minha vida é artes cênicas mesmo...

www.caminhandoentrepanos.blogspot.com

TATA CRISTINA disse...

Valeu pelas dicas, seu blog é bastante interessante.
Comente no meu, tb, certo? Atualizei-o hoje.

http://taiscristinasworld.blogspot.com

Beijos

Anônimo disse...

aiiiii, formei nessa melequinha de curso, amei, mas quem disse que tem emprego?

Nao é querendo deixar sem esperanças, mas antes de entrarem, de uma olhada em como é a area na sua cidade e se tem interesse em mudar de cidade (Sao Paulo tem emprego na area a rodo, diferente de Brasilia e outras cidades). Assim vc entra no curso ja sabendo como vai lutar pela vaguinha e nao perde tanto tempo.

Ingo disse...

Oi voltei...
interresante saber sobre as profissões....
ajuda a esclarecer muitas duvidas ^^

Bela disse...

me identifico muito com a carreira, mas veterinária ainda é mais forte..
mto legal o blog!
Um beijo!

Renan Barreto disse...

Olá, Maria Inês. Sempre com suas dicas profissionais. Excelentes por sinal. Sou estudante de comunicação (habilitação jornalismo), mas farei publicidade depois. Adoro isso. Realmente é a minha praia. E quem quiser fazer jornalismo depois de publicidade ficará só mais 2 anos no máximo fazendo o curso, pois ambas habilitações possuem matérias conjuntas.

Bjão!! Adoro o seu blog
OBS: O período é de 1 a 2 anos.

Italo Sena disse...

YES! Justamente a próxima faculdade que eu quero cursar!
Incrementou meus conhecimentos sobre o curso, muito obrigado...
Até logo o/

disse...

Quando entramos para fazer uma faculdade com 17 anos é meio que perda de tempo... Fiz letras e até gosto, mas acho que me sairia bem melhor em Propaganda e publicidade por exemplo.
Uma orientação vocacional faz muita falta!

Anônimo disse...

pena q nao vi seu blog antes de fazer meu vest
agora ja me formei em jornalismo....:(

Anônimo disse...

Oi tenho 16 anos, respondi o post de fotografia IUAHAIUH,então eu pretendo cursar publicidade mesmo, até porque se vê fotografia por um ano. Mas não sei se vou prestar agora, pois vou entrar na faculdade com 17 e fazer 18 só no fim do 1º ano qe estiver cursando, enquanto todos os outros tem 18 e vão fazer19, ou mais. Gostei do seu blog, parabéns.

Hique disse...

huuummm...tenho uma implicância com Publicidade...