2 de out. de 2009

CONSEQUÊNCIAS DA ANULAÇÃO DA PROVA DO ENEM.

Quais serão as conseqüências do cancelamento do ENEM?
Além do prejuízo emocional dos candidatos e o financeira de alguns que viajaram para fazer a prova acredito que não serão tão grandes, porém, algumas instituições como FUVEST, UNESP, UNICAMP estão avaliando a possibilidade de descartar a nota do ENEM para compor a nota do vestibular, a UFF adiou as inscrições para o vestibular até a resolução do problema.
Resta saber como ficarão as universidades que utilizarão a nota do ENEM substituindo a primeira fase do vestibular se irão esperar a nota do ENEM que deverá sair somente em fevereiro e remarcar a segunda fase para final de fevereiro ou início de março, neste caso terão também de adiar o início das aulas.
Para aquelas que usarão somente o ENEM como processo seletivo nada vai mudar a única coisa é que terão de esperar sair a nota para chamar os candidatos para matrícula, talvez tenham somente que atrasar por alguns dias o início das aulas.
O MEC deverá tomar o cuidado de não remarcar as provas do ENEM coincidindo com exames de primeira fase de muitas universidades no país. No mês de novembro praticamente todos os finais de semana estão tomados com a primeira fase de vestibulares.
Continue estudando normalmente para o vestibular, assim se preparando também para o ENEM.

Veja um trecho de matéria publicada hoje no site www.uol.com.br

Com a previsão do ministério, a prova deveria acontecer no mês de novembro, mesmo mês em que acontecem as provas do vestibular 2010 de diversas universidades. Entre elas, estão a Fuvest (1º fase no dia 22 de novembro), a Unesp (8 de novembro) e a Unicamp (15 de novembro).

Veja posicionamento das universidades quanto a alteração do Enem

Fuvest: afirmou que o MEC ainda não procurou a instituição para comunicar possíveis mudanças e acrescentou que não há condições de alterar o cronograma já estabelecidos pelo maior vestibular do país. Ainda de acordo com a instituição cerca de 140 mil alunos estão inscritos para a seleção.

Unesp: disse que o cronograma do vestibular permanece o mesmo, até que o MEC se manifeste. A instituição afirmar ainda que, em caso de mudança, os candidatos serão avisados com antecedência, mas não foi dito como será feito esse aviso.

UFSCar (Universidade Federal de São Carlos): também disse que, em princípio, não haverá alteração na programação do processo seletivo.

Unifesp (Universidade Federal de São Paulo): informou que vai manter o calendário previsto para o vestibular e que o adiamento do Enem não vai afetar o processo seletivo em nenhum dos dois modelos aplicados pela instituição: o unificado (que é o vestibular em fase única com a nota do Enem e que é aplicado em 19 cursos ministrados na instituição) e no misto (que computa a nota do Enem mais o resultado de uma prova e mais uma segunda fase de seleção e que é aplicado em sete cursos).

UFF (Universidade Federal Fluminense): também afirmou que aguarda informações do MEC sobre as alterações no calendário do Enem para determinar, talvez, a alteração do cronograma do vestibular 2010.

UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): decidiu suspender as inscrições para o vestibular temporariamente, segundo nota publicada no site hoje à tarde. Segundo a instituição, nesta sexta-feira (2) deverá ser realizada uma reunião para decidir sobre a questão.

Furg
(Universidade Federal do Rio Grande): anunciou que deverá prorrogar a data de divulgação dos resultados do vestibular 2009, inicialmente prevista para o dia 19 de janeiro, por causa do cancelamento das provas do Enem. Segundo a pró-reitora de Graduação, Cleuza Dias, a instituição vai aguardar o resultado do Enem que vale 50% da nota para o ingresso de candidatos na Furg.

UFG (Universidade Federal de Goiás): pode deixar de usar a nota do Enem como parte do processo seletivo. De acordo com a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, essa proposta será levada ao conselho da universidade que deverá se reunir na próxima semana para decidir se vai manter a nota do Enem como parte da seleção deste ano ou se só vai adotar o exame a partir de 2010.

12 comentários:

Ananda V. Sgrancio disse...

Você já parou para pensar que os alunos das escolas públicas estão dando pulos de alegria pelo adiamento enquanto os alunos das particulares e cursinhos estão ficando loucos?

Nícolas disse...

Tem os dois lados. Quem não estudou ainda terá essa chance, ainda mais com as provas liberadas.

Mas quem se considerava pronto, tem que lamentar, apenas isso.


Dei uma olhada nas provas que foram liberadas e achei questões fáceis, coisas que eu, um mero aluno do 1º ano de uma escola pública do interior responderia sem nem pensar direito.

Acho que as provas novas serão mais difíceis, o que complica a situação de muitos desinteressados nos estudos que arriscavam na prova.

adriano disse...

como dizem os alunos do colégio onde trabalho, o governo está énemaí pra eles...

Unknown disse...

Acho que o problema maior, serão as notas do enem que deixaram de ser utilizadas juntamente com as do vestibular. O estudante perderá e muito com essa trapalhada!

Abs
Leandro Andrade
diariodeplantao.blogspot.com

Anônimo disse...

Pra vc ver como a vida fede.

palavras ao vento disse...

soa contece aki isso...e muito compicado...os alunos s epreparam e agora acontece isso...vamos ver oke acontece...

Dual disse...

ainda bem qe não faço enem! huashuashua!

ia chutar o pau da barraca..
isso ai é moh desrespeito com neguinho..se fosse tudo digital não teria problema..tipo nas maquinas de votar..

Nocivo disse...

É o que mais se fala, mas só agora vi toda a repercussão por diversas entidades de forma organizada, gostei bastante, muito bom!

Deni Maciel disse...

afff só pq eu ia fazer =/
ótimo fds.
o sol apareceu.
o brasil foi eleito
o faustão perdeu 2,34kg
a portuguesa venceu o.O"
mais uma novela terminou;
o enem foi cancelado . .
enfim...FUi
e fiz uma homenagem as olimpiadas [pra não perder a viagem né...rs.] fui mesmo.

Fábio Flora disse...

O MEC não tinha outra saída, senão adiar o Enem. Abraços e sucesso com o blog!

CaroL Rios disse...

eu particularmente, vibro com o adiamento...estou ciente do enooorme prejuízo que o governo vai ter, mas, consegui mais tempo pra estudar e era tuuudo que eu precisava...hehe

mto bom o blog, parabens!

Vinícius Ramos disse...

blog de muita qualidade mas está precisando de um template mais chamativo, procure um no BTEMPLATES!!!

http://momentonobre.blogspot.com/