17 de out. de 2009

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS – PROUNI

O ProUni - Programa Universidade para Todos é um programa de bolsas de estudo criado pelo Governo Federal em 2004, e institucionalizado pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que possibilita o acesso de milhares de jovens de baixa renda à educação superior. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais, a estudantes de cursos de graduação e seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior, oferecendo em contrapartida, isenção de alguns tributos àquelas que aderirem ao Programa. Para concorrer a bolsa o aluno deverá apresentar o comprovante de participação no ENEM –Exame Nacional do Ensino Médio.
Podem concorrer ao PROUNI estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda per capita familiar máxima de três salários mínimos. Os candidatos são selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conjugando-se, desse modo, inclusão à qualidade e mérito dos estudantes com melhores desempenhos acadêmicos.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, na página eletrônica do ProUni. Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe até cinco opções de cursos, habilitações, turnos ou instituições de ensino superior, dentre as disponíveis conforme seu perfil socioeconômico. Essas opções poderão ser alteradas a qualquer tempo, dentro do período de inscrições do programa. Assim, o candidato poderá efetuar sua inscrição e posteriormente acessar novamente a ficha de inscrição podendo fazer alterações, caso desejar.

Mais informações podem ser obtidos no Site: http://www.mec.gov.br

9 comentários:

Millena disse...

Adoro seu blog pelo poder informativo dele.

Danilo Moreira disse...

Eu sou bolsista do Prouni. Esse programa é mto bom msm, apesar da parte de entregar os docs depois que é convocado ser a pior, mas vale mto a pena.

Bjs!!!

Renan Barreto disse...

Idem do de cima rsrs Nem preciso falar mais nada né? rsrs

- Matt Bernstein disse...

acho o ProUni uma das coisas mais memoráveis que o governo já criou. oxalá que essa promoção do acesso à educação traga resultados no futuro. e isso inclui eleger novos governantes que tomem medidas parecidas. não sei por que, mas ainda acredito no Brasil.

beijos :*

Blogueiras Compulsivas disse...

Acho muito legal isso! Da oportunidade para todos.

Unknown disse...

Acho legal o prouni, pois garante o acesso as universidades à todos.

Gregory Vancher disse...

Tenho lá meus divergências com essas inserções do governo no ensino superior (sistema de cotas), mas o Prouni é um ótimo programa governamental que, por escolher os alunos por suas notas, realmente ajuda quem realmente precisa ingressar na faculdade e se dedica pra isso.

Victor Augusto disse...

muito interessante

Jeniffer Yara disse...

Muito interessante [2] Rs' Muito mesmo,Prouni faz parte dos meus planos!Legal saber mais um pouco disso...

Bjs!