25 de mai de 2009

ASTRONOMIA


DECRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Estuda o universo, investiga e analisa a composição dos corpos celestes, o movimento e a posição relativa dos planetas, estrelas e demais corpos.
As atividades do Astrônomo estão divididas em 4 áreas de especialização: Astrometria, Astrofísica, Radioastronomia e Mecânica Celeste.
Na Astrometria faz a medição da posição das estrelas, planetas, satélites e cometas acompanhando os movimentos, os sinais horários, estuda as variações na rotação da terra para manutenção do sistema horário confiável.
Na Astrofísica estuda as características físicas dos astros: massa, densidade, composição, tamanho, origem e evolução.
Em Radioastronomia estuda e analisa as radiações magnéticas do universo não captáveis pelos instrumentos ópticos, a propagação de raios X e Gama, radiogaláxias, quasares, regiões de hidrogênio ionizado, fenômenos que ocorrem no sol.
Em Mecânica Celeste estuda as forças gravitacionais que determinam os movimentos dos astros e satélites artificiais.
Em todas esta áreas o Astrônomo como pesquisador em observatórios utilizando telescópio, binóculo, computadores e dados coletados por sondas enviadas ao espaço ou por satélites artificiais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Institutos Astronômico e Geofísico, Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Instituições de Ensino e Pesquisa.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Introdução à Astronomia Moderna, Astronomia Física Experimental, Cálculo Diferencias e Integral, Álgebra Linear, Computação, Mecânica Clássica, Cálculo Numérico, Astrofísica e Educação Física.

Matérias de Formação Profissional: Astronomia, Técnica Instrumental, Astrofísica, Radioastronomia, Mecânica Clássica, Métodos de Matemática Aplicada Tópicos de Astrofísica, A Perspectiva Astronômica, Prática Instrumental.

Matérias Efetivas de Especialização: Astronomia Galática, Astronomia Extragalática, Astrometria, Astrofísica Estelar, Física do Sistema Solar, Introdução à Cosmologia e Cosmografia, Dinâmica Planetária, mecânica Celeste, Óptica Astronômica, Meio Interestrelar.

Duração do Curso: 4 anos.

OBS: É aconselhável que o Radioastrônomo conheça eletrônica.

14 comentários:

Guttwein disse...

Ilusão do coitado que pensa que cursar Astronomia é só ficar olhando pra cima!! rsrsrs... ougosta de matemática,física, ou esta perdido!!

Anna Castro Lima. disse...

coincidência ou não, o tema do meu trabalho da escola para a Feira do Conhecimento está sendo astronomia *-* virei seguidora ok?

Camis disse...

Parece interessante!

www.conto-um-conto.blogspot.com

Iago José disse...

Inez,muito obrigado pelo comentário em meu blog.
È para leitores(as)como você que eu escrevo.
obrigado também por enviar o link do meu blog para Tio Rei.Acabei de postar um especial sobre ele lá!!!!
Fico feliz que você seja uma leitora de meu blog.
Parabéns pelo seu espaço!
Um abraço,
Iago José.

Marcelo A. disse...

Taí uma carreira super interessante... Gostei do post! Não conhecia muito sobre Astronomia...

TAIS MOREIRA disse...

Eu adoro esse tipo de coisa, sou fissuarad em estrelas e tal...mas detesto álgebra, física...éca!!XD
heheheheheeh
Beijos

Luiz Guilherme disse...

Olha..bem bacana essas profissões....mas elas exigem mtooo da kbeça do ser....

http://lg7fortalezace.blogspot.com/

vlw

Evandro disse...

Astronomia deve ser um bom curso! Sou aluno de física e sei o tanto que tem que estudar, mas recomendo oo curso...

http://jokers.mimhospeda.com/
http://www.radiosagaz.com/

Aflaudisio Dantas disse...

excepcional
ate a alguns anos eu queria ser astronomo
mas aí vi qu não tinha vocação com os numeros

Sou blogueiro - INDICOESSE disse...

Pra vc ver! Não confunda nunca não!
O meu é com 2 esses!
E vc sabe o respeito que tenho com os blogueiros!

Fábio Flora disse...

Fly to the moon... Quem não gostaria de ser um homem do espaço, ir aonde ninguém jamais esteve? Abraços e sucesso com o blog!

ArthurFlash disse...

Puxa, quando era criança queria ser astronauta, mas logo vi que era "impossível"... aí mudei, queria fazer astronomia... gosto aí da Radioastronomia... seria até legal...

Megumi ~ disse...

Amo astronomia ._. alvez eu faça... um dia '-'

T.S. Frank disse...

Ótimo, Inez! Tem muita gente que acha que Astronomia é profissão de maluco. Coisa de gente desinformada. Temos A Astronomia Observacional, Radioastronomia, Mecânica Celeste... e a Teórica, que trabalha com as teorias. Um astrônomo formar-se astravés de um curso de Física ou de Astronomia. Na pós-graduação é que vai decidir qual o rumo que vai tomar.Também é importante ter o iglês, visto que a maioria dos estudos está nessa língua. Acredito que gostar de Matemática e Física é sim essencial, mas não o bastante... Tem que gostar do céu, das estrelas, de esmiuçar e de pensar como elas são. Um astrônomo nasce da curiosidade que vem da observação do céu, depois é que ele vai se profissionalizar. É uma profissão maravilhosa. Uma das ciências mais antigas do mundo.