10 de set. de 2009

ANSIEDADE NO VESTIBULAR

Os vestibulares estão se aproximando, amanhã 11/09/09 encerra a inscrição da FUVEST, outras universidades já terminaram e os exames estão chegando, a prova do ENEM está bem próxima, muitos adolescentes tem apresentado um alto grau de ansiedade em relação ao vestibular.
Boa parte do rendimento no vestibular depende da tranquilidade, não adianta estudar demais, saber toda a matéria, mas, ir para o vestibular com o stresse lá em cima, é preciso manter a calma.
E como controlar a ansiedade?
Bem em primeiro lugar o vestibular não come criancinha e não tem sete cabeças.
Estude, estude muito com organização e método (veja postagem do dia 13/06/2009 Estude Mais em Menos Tempo), estude pelo menos 3 a 4 horas por dia e reserve um dia da semana, sábado ou domingo, para o lazer sem pensar no vestibular.
Faça alguma coisa para relaxar no final do dia, procure dormir e alimentar-se bem.
Pense no vestibular todos os dias, mas, apenas algumas horas por dia e leve sua vida normalmente, só não deixe de fazer sua parte.
Quem quer ser aprovado no vestibular tem que estudar muito, porém, estudar muito sem critério, viver 24 horas por dia só pensando no vestibular, chegar nos exames com alto nível de stresse e ansiedade também não vão vai resolver nada, só vai atrapalhar.
Lembre-se seu desempenho no vestibular também depende da sua tranquilidade.

24 comentários:

gAng disse...

eu, que estou no primeiro ano do ensino médio, já tou ansioso, imagino quem vai fazer agora Oo

www.hysteria-project.blogspot.com

kbritovb disse...

so vo fazer quando tiver certeza que vou fazer facu

Kelly Christi disse...

É o que tenho feito, no começo do ano eu tava numa piração de estudar oito horas por dia e num sei o que, mas vi que nao vale a pena, nao rende e tbm., qdo. fui vistar as faculdades que vou prestar, vi que realmente eu não tava fazendo a coisa certa, deixa pra pirar depois que passar rsrsrs.

Agora tô me sentindo melhor, em estudar de 4 a 5 por dia, respeitando os meus limites e aproveitando o meu tempo com os amigos e familia, espero que dê resultado, tô na torcida.

bjs

Gutt e Ariane disse...

Essa fase é do cão!! Por mais que digam "relaxe, mantenha seu ritmo habitual..." é complicado. E se tiver pressão familiar então, minha nossa! Haja mente pra aguentar viu...

adenilson disse...

o q mais me dá riava é o jornal HOJE q a cada 6 meses sempre fala dessa pocilga d vestibular
kkkkkkkk..
ai sempre termina com os candidatos numa festa ou sei lá onde pra desestressar antes das maratonas d provas =/

abraço
ótima quinta
e nao sou parlamentar mas voltei do recesso ..
o//
Feliz dia da labirintite
representado pela Sta. Vanusa límpida pela própria natureza.

Bruno Francesco disse...

Muito legal seu blog! Orientação vocacional é uma coisa que sempre debati entre amigos. Acho a teoria de Maslow meio certa, a não ser pessoas que ainda consigam se manter curiosas e "fora da caixa" depois de adultas.

Igor Pinheiro disse...

Nossa, to no segundo ano e eu e meus amigos já estamos desesperados com o ENEM, pelo menos sabemos que éssa preocupação é partilhada, não somos os únicos e é a partir desse pensamento que temos que começar a nos tranquilizar.

palavras ao vento disse...

concerteza..fiamos muito nervoso...paree que da branco rsrsrs...tem que ter calma...e se confiar em si memso não tem com que se preucupar...

Anônimo disse...

É realmente muito importante que tenhamos traquilidade...
Com certeza com stress não adianta...
;)

mundo drogado disse...

o melhor a fazer é desde o primeiro ano do 1 ensino medio ser treineiro

assim vc nao vai ter tanta ansiedade

Nocivo disse...

Boas as dicas, ainda que eu não pretenda mais fazer vestibular rsrs, mas tenho de tentar tranquilizar quem o vai... Bom post!

Érik Perin disse...

ja pessei por isso...

Rosy disse...

Boas dicas...mas esse nervosismo acontece mesmo. Pretendo prestar vestibular e fico muito ansiosa. ENEM? sempre parece um bicho de sete cabeças.

Giovanna Pientrelli disse...

Ansiedade sempre se tem.
Já passei por isso e sempre passo quando presto concurso.

Kamila Marques. disse...

Palavras certas! Maravilhoso texto!
ADOREI!
Postagem boa é assim, aquela que faz agente pensar!

Obrigada por ter visitado meu blog.
Volte sempre que quizer!

Beijos!

www.etudoquepenso.blogspot.com

gAng disse...

eu por exemplo estou louco pra ser jornalista, e isso porque ainda estou noprimeiro ano do ensino médio
mas sonho com o dia que poderei ser jornalista, de preferencia ser repórter^^

www.hysteria-project.blogspot.com

Vini e Carol disse...

Realmente é complicado.
A pessoa já fica nervosa, e sempre há uma certa pressão da família, que acaba deixando o clima mais nervoso ainda.
Eu farei a prova do Enem para tentar uma bolsa na UFABC, e particularmente não estou nervoso.
Estou estudando de pouco em pouco agora, e quando faltar 15 dias pra prova pego mais pesado nos estudos.
Mas tenho a consciência que não sou obrigado a acertar todas as perguntas na prova, por isso estou calmo, por enquanto.
Enfim, a tranquilidade é a base de tudo, porque a pessoa pode estudar o tanto que for, se na hora estiver nervosa, já era o estudo!

Beijos.

Michelle disse...

Ai, nem me fale, viu? Fico tensa só de pensar em vestibular, mesmo sendo o Enem. A prova que desponibilizaram no site Enem2009 não é tão fácil quanto a dos anos anteriores (é meu terceiro vest, eu passei nos outros anos, só que não havia me encontrado nas profissões anteriores)

Vou acompanhar seu blog!

Anônimo disse...

Fiz a minha inscrição na Fuvest e tô mega ansioso... Será? ^^

Blog do Jeco disse...

Oie Inez.
Ótimas as dicas que você passou.
Ano passado, quando fiz o último ano do EM e tentei meu 1° vestibular, teve pressão pra todo lado. Desde familiar e até por saber que se eu não passase, alguém passaria.
E não deu outra. Na minha sala, meu colega foi aprovado no mesmo curso que eu me inscrevi. Pra mim foi triste demais, mas por outro lado fiquei feliz com a aprovação dele.
Meu pai reclamou, falou algumas coisas que me deixaram magoado, foi um tristeza geral. E esse ano a pressão aumentou ao meu redor, já era de se esperar.

Abraços.

pressupostos instigantes! disse...

nossa
Ano que vem é a minha vez! ja estou me preparando
espero que eu esteja calma!
Adorei o texto

Losterh disse...

Vestibular deixa doido o vestibulando e todo mundo que está em volta dele. é coisa do demo. he!

NAOSEIQUEM FALOU disse...

boas dicas! o nervosismo e ansiedade podem por tudo a perder.

Mazane disse...

Boas e más lembranças da época do vestibular, já tem um tempinho...
Mas realmente é importante relaxar!!!