7 de set de 2009

CONSIDERAÇÕES SOBRE O NOVO ENEM

Muita gente tem me perguntado se o novo ENEM vai facilitar o ingresso dos estudantes nas Universidades Públicas.
Ao meu ver vai facilitar porque o vestibulando não terá que ficar correndo de um lugar a outro para fazer as provas, diminuirão os custos com taxas de inscrição, porém, há outras questões a serem consideradas.
A nova forma do ENEM permite ao candidato concorrer em até cinco cursos de instituições de todo o país que aderirem ao modelo proposto pelo MEC, também será permitida a escolha de cursos diferentes em instituições distintas.
Da mesma forma que nos vestibulares serão convocados os candidatos melhores classificados, assim sendo o segredo para conseguir uma vaga continua sendo o mesmo, a palavrinha mágica é ESTUDAR.
Ao fazer inscrição para uma ou mais universidades que utilizarão o ENEM como forma de processo seletivo para o ingresso na faculdade alguns cuidados são necessários.
- Pensar muito bem nas opções ce cursos optando somente aquilo que realmente quer fazer, não coloque o que não tem interesse ou porque a chance de entrar é maior.
Um estudo da pesquisadora Ivete Lehman, do Instituto de Psicologia da USP mostra que 45% dos alunos que abandonam o curso superior desistem por terem feito a opção errada. Neste caso as conseqüências são graves para o estudante e para a sociedade, quem ingressou no curso que não queria tirou a vaga de alguém que queria realmente aquele curso, ao desistir a vaga ficará ociosa e a sociedade pagando por esta vaga através dos impostos.
- Um outro cuidado essencial é ao escolher uma universidade em outra cidade ou em outro estado, implicará em custos, às vezes maiores que pagar uma faculdade particular, você terá que morar em pensão ou republica pagando por tudo que precisar, então, é preciso analisar se a situação financeira permitirá tais gastos. Ah mas as universidade públicas não tem alojamento? Sim, a maioria delas tem, mas não é fácil conseguir vagas nos alojamentos, dificilmente se consegue no primeiro ano da faculdade.
É importante analisar também o lado emocional, como vai ser ficar longe da família, assumir responsabilidades que até então não era necessário.
Diante disso pense bem nas opções ao fazer a inscrição para as universidade públicas que utilizarão o ENEM como forma de ingresso no curso superior, não coloque cursos que não quer para não tirar a vaga de quem realmente quer e a sociedade não ter que pagar pela vaga ociosa se você desistir do curso.

14 comentários:

Anônimo disse...

Acredito que o ENEN E O PROUNI vieram para facilitar a vida daqueles que querem fazer um curso superior, ms ainda acho que o governo deveria ajudar mais aqueles que precisam.

Rubens Correia

Renan Barreto disse...

Inez, acho que o Enem é uma ótima ferramenta de avaliação e que vem evoluindo com o tempo. Ainda bem que passei dessa fase e agora não faço outra faculdade, mas vou pra pós (latu ou strictu). Quero fazer mestrado mesmo e seguir em comunicação ou antropologia. Mas enfim, o ENEM é bom, mas ainda não é uma ferramenta perfeita, como eu disse, ela está evoluindo pra facilitar o acesso às universidades.

Bjo Inez!!!!

VAleu!!!!!1

Versos Controversos - Alan Salgueiro disse...

A adesão ao ENEM acaba sendo uma grande unificação, mas não por isso o ingresso é facilitado, até porque, se por um lado tem-se o conforto de não ter que fazer 4 ou 5 provas para cada uma das universidades, por outro, não se pode tentar a reabilitação imediata, ir mal no ENEM é comprometer todo o planejamento do ano!

Hysteria Project disse...

eu acho muito boa esta inciativa, pois aumentam-se as chances de entrar em uma universidade federal o que é ótimo para estudantes, como eu, que estão atras de bom ensino sem necessidade de arcar com a despesa de mensalidade

Nova Quahog disse...

COMUNIDADE PRA DIVULGAÇAO DE BLOGS:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=93937074

Kelly Christi disse...

Sem duvida, eu como vestibulanda acredito numa mudança positiva, no fundo todo estudante tem medo do novo, o pbm eh esse, tenho a plena certeza que mtos estao cansados de camelar em varios estados em busca de uma facu publica.

bjs, inez

Nova Quahog disse...

O BOM É DE VALER BEM MAIS QUE ANTES...E O BOM TAMBÉM É QUE JÁ É UM TESTE MELHOR PROS VESTIBULARES EM SI :D
AHEHAEE
ERA MUITO FULERA ANTES...FACIL E NAO VALIA TANTO ASSIM...AJUDAVA MAS NEM TANTO.

JuANiTo disse...

Oi Inez,
Excelente considerações.
A prova vai exigir mais do que decoreba aos candidatos, vejo uma grande evolução nessa forma de avaliar.
E a questão da escolha do curso tbm é muito importante, ainda mais no nosso país onde com 17 anos já se deve optar por uma carreira de toda uma vida.
abraço!

Ana Paula Moreira disse...

Olá,

espero que essas mudanças no ENEM e na forma do jovem ingressar na universidade amenize esse periodo de stress, nervosismo e ansiedade pelo qual passamos.
Abraços

maicon>>>u<< disse...

Eh tbem espero que isso possa amenizar a ansiedade e o nervosismo

http://pornocelular.blogspot.com
[+18]

Euzer Lopes disse...

Eu sinceramente nunca consegui entender direito (talvez por não ter filhos, nem estar em idade de prestar vestibular), mas conheço amigos cujos filhos se utilizaram disso e acharam mais justo o sistema.
Enfim, ESTUDAR continua sendo mesmo a palavra chave.

palavras ao vento disse...

o enen vai ajudar muitas pessoas...afinal muitas iniversidades estão aceitando o enen...agora tem que estudar pra alcançar o objetivo...

Pobre esponja disse...

Oi amiga.
É o seguintem vc disse q respondeu meu email, mas eu ainda não o mandei. Mandarei logo, é uma duvidazinha.

bjs
Pobre esponja

Fernando Gomes disse...

O Enem é aberto pra todos?
Por exemplo, se eu já cursei uma faculdade, eu posso fazer o enem ou tentar pro-uni?