31 de mar de 2009

APRENDENDO A APRENDER

É comum presenciarmos estudantes reclamando que estudaram tanto e foram mal nas provas. Isso é a mais pura verdade, estuda, estuda e estuda, perdendo noites de sono e no final acabam se saindo mal nas provas.
O que será que acontece? Será que são “burros”? Será que tem dificuldade de aprendizagem? Se repararmos bem não é nada disso apenas está faltando organização e método para os estudos.
Estudar é um hábito que como todos os outros também se aprende, é preciso ter organização e método para que se tenha um bom aproveitamento e ainda estudar todos os dias para aprender sem deixar que acumule matérias.
Com organização e método poderá estudar mais em menos tempo obtendo resultados muito melhores.

Algumas dicas importante para aproveitar bem o seu tempo e aprender mais:

Estude todos os dias

Comece a estudar na sala de aula, prestando muita atenção e esclarecendo as dúvidas. (Não leve dúvidas para casa).

Local de estudo – bem iluminado e silencioso.

Estabelecer um horário para estudar (Logo após as refeições não é um bom horário para estudar).

Coloque todo o material que vai utilizar perto de você.

Leia a matéria, resolva exercícios, faça resumos.

Não estude matérias afins seguidas uma da outra, intercale matérias de Humanas, Exatas.

Faça um intervalo entre uma disciplina e outra.

Leia Livros, Jornais, Revistas – A leitura além de proporcionar uma boa cultura ajuda a desenvolver a escrita.

30 de mar de 2009

MEDICINA VETERINÁRIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Médico Veterinário é o profissional que estuda e cuida da saúde dos animais silvestres, domésticos, rebanhos para abate, em competições esportivas, zoológicos, etc.
Previne, diagnostica e trata doenças em animais.
Orienta donos de animais a cuidar do bem-estar e da alimentação.
Estuda, pesquisa, administra e acompanha o desenvolvimento de programas de tratamento animal, controle de produção e de qualidade de produtos alimentícios de origem animal.
Estabelece s condições de criação e abate de animais para a produção de alimentos.
Realiza o planejamento e a execução de programas de defesa sanitária, de proteção e desenvolvimento de animais.
Elabora e aplica programas para controle de zoonoses (doenças transmissíveis do animal para o homem).
Na saúde pública propõe políticas para o controle de doenças de origem animal.
Inspeciona e fiscaliza as condições de higiene em matadouros, frigoríficos usinas e outros locais de produção, manipulação, armazenamento e comercialização de produtos animais.
Faz a inspeção de animais em concursos e exposições, realizando perícias a fim de evitar fraudes.
Trata da saúde de rebanhos visando uma produção racional de alimentos.
Faz necrópsias para descobrir a causa mortis de animais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Clínicas e hospitais veterinários, fazendas, zoológicos, hípicas, instituições militares e policiais, instituições de preservação de espécies animais, centros de inseminação artificial, cooperativas agrícolas, frigoríficos, matadouros, laticínios, fazendas experimentais, canis, sociedades protetoras dos animais, secretaria da agricultura, órgãos públicos responsáveis pelo controle de zoonoses e saúde animal.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Morfologia dos Animais Domésticos, Fisiologia dos Animais Domésticos, Genética Animal, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Matemática, Estatística, Educação Física.

Matérias de Formação Profissional: Anatomia Patológica dos Animais Doméstico, Clínica Médica dos animais Domésticos, Cirurgia Médica dos Animais Domésticos, Fisiologia e Fisiopatologia da Reprodução dos Animais domésticos, Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública, Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal, Zootecnia, Economia e Administração Rural, Extensão Rural.

Duração do Curso: 4 anos.

OBS: Se você pensa em fazer Medicina Veterinária análise se você quer realmente exercer a profissão ou apenas gosta de animais. É diferente gostar de animais para ter o bichinho de estimação, brincar, fazer carinho, etc.. e tratar de animais doentes.

29 de mar de 2009

TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIOS E ADMINISTRAÇÃO RURAL

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
O Tecnólogo em Agronegócios e Administração rural planeja e acompanha as atividades de agropecuária de uma empresa rural. Como administrador rural, define os insumos e os serviços necessários à lavoura e à criação de rebanhos.
Realiza estudos para determinar o número de empregados e de horas de trabalho adequado à execução dos serviços, além de controlar a rotina de serviço.
Estuda e aplica novas tecnologias a fim de melhorar a produção das plantações e otimizar a produtividade da criação. Preocupa-se tanto com a rentabilidade do negócio quanto com o uso racional dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
Na indústria, coordena o beneficiamento, o armazenamento e a comercialização de produtos agropecuários.
Pode dedicar-se, também, a algum ramo específico do setor de agribusiness, como horticultura, fruticultura ou zootecnia

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Empresas Rurais: como administrador de fazendas, indústrias de beneficiamento e comercialização de produtos agropecuários.

ESCLARECENDO DÚVIDAS

A Lei obriga que toda farmácia comercial tenha um farmacêutico formado de plantão, todas as grandes redes de farmácia obedecem à lei, mesmo aquelas que não tem o farmacêutico de plantão obrigatoriamente tem um formado responsável, caso contrário não pode funcionar.
Para ser dono de farmácia comercial não é necessário ter o curso, mas tem que ter a assinatura e fiscalização do Farmacêutico responsável.

Farmácia e Bioquímica nada tem a ver com Biomedicina.
Biomedicina é Ciências Biológicas – Modalidade Médica.
Ambos podem exercer atividades na área de Análises Clínicas.

28 de mar de 2009

FARMÁCIA E BIOQUÍMICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Realiza pesquisas, prepara, distribui e comercializa remédios, cosméticos, produtos de higiene.
Na indústria farmacêutica estuda, investiga, examina e testa produtos que entram na composição de medicamentos, testa as substâncias, observando as reações no organismo vivo.
Supervisiona a produção de medicamentos, vacinas, cosméticos, perfumaria e produtos de higiene pessoal.
Realiza pesquisas sobre os efeitos dos medicamentos sobre os tecidos e órgãos e em outras funções dos organismos vivos.
Realiza pesquisas com a finalidade de descobrir novas drogas e medicamentos.
Na Farmácia de manipulação é responsável pela manipulação dos medicamentos de acordo com a prescrição médica.
Na área de Análises Clínicas realiza exames, análises microbiológicas e imunológicas, parasitológicas, e outros a fim de diagnosticar doenças.
Desenvolve produtos e kits para análises clínicas.
Na Indústria Alimentícia é responsável pela análise e exames químicos, microbiológicos, aspectos nutricionais e acompanhamento do processo de produção de alimentos e bebidas e o controle de qualidade dos mesmos.
Em Vigilância Sanitária fiscaliza o setor de saúde pública, cuida da análise e controle de produtos industrializados de acordo com as normas vigentes.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Indústrias e empresas do ramo farmacêuticos, de alimentos, cosméticos, perfumaria, produtos e higiene e limpeza, laboratórios de análises clínicas, análises bioquímicas, parasitológicas, microbiológicas, em Institutos de Medicina Legal, na realização de exames toxicológicos e peritagens, institutos de saúde pública e vigilância sanitária. Farmácia comercial, hospitalar e instituições científicas e de pesquisa.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Complementos de Matemática e Estatística, Física, Química Analítica, Química Orgânica, Química Geral e Inorgânica, Bioquímica, Físico-Química, Botânica, biologia, Parasitologia, Microbiologia e Imunologia, Patologia (Processos Gerais), Educação Física.

Matérias de Formação Profissional: Farmacognésia, Farmacotécnica, Farmacodinâmica, Economia e Administração (empresas farmacêuticas), Deontologia e Legislação Farmacêutica., Higiene Social.


Matérias de Farmacêutica Industrial: Física Industrial, Tecnologia Farmacêutica e de Cosméticos, Enzimologia e Tecnologia das Fermentações, Controle de Qualidade dos produtos Farmacêuticos e Cosméticos.

Matérias de Farmacêutica -Bioquímica: Primeira Opção: Toxicologia de Alimentos, Enzimologia e Tecnologia das Fermentações, Bromatologia, Física Industrial,
Segunda Opção: Bioquímica Clínica, Microbiologia e Imunologia Clínica, Parasitologia Clínica, Citologia.
Estágio: Obrigatório e Supervisionado.

Duração do Curso: 5 anos.

27 de mar de 2009

ARTES CÊNICAS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Elabora estudos e pesquisas sobre as Artes Cênicas.
Estuda, pesquisa, cria e monta, produz, dirige e representa espetáculos teatrais.
Como Diretor Teatral seleciona o elenco, distribui papéis, estuda a caracterização e figurinos, escolhe cenógrafos, sonoplastas e orienta os atores nos ensaios.
Ator estuda, memoriza, prepara a caracterização e interpreta de forma convincente a vida da personagens.
Como Cenógrafo elabora e executa a decoração e ambientação do palco de acordo com a peça encenada.
Como Sonoplasta estuda junto com o Diretor as músicas e outros sons que serão utilizados na encenação.
O Produtor cuida da viabilização do espetáculo conseguindo patrocínio, administrando o orçamento, providenciando locais para ensaio , aquisição de material necessário para a realização.
Na dublagem substitui a fala de personagens em desenhos animados e filmes de língua estrangeira, utilizando a voz e entonação adequadas a cena.
Como Dramaturgo redige peças teatrais, telenovelas, seriados e faz adaptação de textos.
Na Teoria Teatral estuda aspectos teórico e práticos das artes cênicas, elabora livros didáticos, faz critica teatral em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão.
O profissional de Artes Cênicas pode, ainda, lecionar em cursos de teatro, e no ensino superior.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Teatro, cinema, emissoras de rádio e televisão, circos, boates, agências, agências de publicidade e propaganda, instituições recreativas e culturais, de pesquisa e difusão artística.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias de Formação Básica: Fundamentos da Expressão e Comunicação Humanas, Psicologia, Ética, Folclore Brasileiro, Estética e História das Artes, Direção, Interpretação, Cenografia, Indumentária, História do Teatro, Literatura Dramática, Educação Física.

Matérias Diversificadas:

Direção Teatral: Música e Ritmo, Expressão Vocal para o Teatro, legislação e produção Teatral.

Cenografia: Desenho, Legislação e Produção Teatral.

Interpretação Teatral: Música, Ritmo, Expressão Vocal para o Teatro.

Teoria do Teatro: Crítica Teatral.


Duração do Curso: 4 anos.

26 de mar de 2009

O MEC QUER UNIFICAR OS VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS

O Ministério da Educação reuniu-se ontem com Reitores das Universidade Federais para propor que o vestibular seja substituído pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
A proposta prevê que cada estudante faça o exame em qualquer estado, sendo a prova de validade nacional e escolheria o curso e universidade de seu interesse segundo a nota obtida.
A proposta prevê também alteração na prova do ENEM, passa a ter mais questões, ao invés das 63 questões de múltipla escolha e redação a prova incluirá questões dissertativas e testes de múltipla escolha cobrando uma parte específica, como por exemplo ciências para o curso de Medicina. Alguns cursos poderão ter ainda uma segunda fase.
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo.

MUDANÇAS DA VUNESP

O Vestibular da VUNESP será realizado em duas fases,uma em novembro outra em dezembro, a Primeira Fase será realizada em três dias, sendo: 90 questões do tipo teste de múltipla escolha, com 5 alternativas cada.
Serão 30 questões de Linguagem, código e suas tecnologias que ria avaliar conhecimentos de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Educação Física e Artes.
30 questões de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, para avaliar conhecimentos de Biologia, física, Química e Matemática.
30 questões de Ciências Humanas e suas tecnologias para avaliar conhecimentos de História, Geografia e Filosofia.
Na Primeira Fase serão aprovados os candidatos melhores classificados nas provas, em média de 4 a 6 candidatos por vaga de acordo com a carreira escolhida.

Segunda Fase com Prova de Conhecimentos Específicos e Redação, terá 36 questões discursivas, sendo 12 de Linguagens, códigos e suas tecnologias, 12 de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias e 12 de Ciências Humanas e suas tecnologias.
A prova será em dois dias, com 24 questões no primeiro dia e 12 questões no segundo dia.
Para o cálculo da nota final será utilizando uma escala de 0 a 100 pontos. A prova de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos de 0 a 72 e Redação de 0 a 28.
Para os cursos que exigem Prova de Aptidão a nota atribuída será de 0 a 100.
A nota final será a média simples das duas fases, no caso de cursos com prova de aptidão a média final será a média simples das 3 notas.
A nota do ENEM poderá ser aproveitada 20% de Conhecimentos Gerais.

Farão a Prova de Aptidão somente os candidatos aprovados na Primeira Fase.

25 de mar de 2009

TÉCNICO EM ELETRÔNICA – SISTEMA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
Planeja, supervisiona e desenvolve projetos de sistemas de aquisição e comunicação de dados empregados em automação industrial e comercial, integrando componentes e equipamentos, subsistemas e programas de computadores.
Utiliza instrumentos de medição e controle, equipamentos e ferramentas, em laboratórios, salas de projeto, oficinas e em campo.
Elabora e utiliza planilhas de custos, segue normas técnicas de qualidade, saúde e segurança do trabalho e metas da empresa.
Realiza instalação e manutenção desses sistemas.

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Indústria Eletroeletrônica, Sistemas Industriais Automatizados, Empresas de Telecomunicações e Informática, Automação bancária e comercial.

24 de mar de 2009

ENGENHARIA AMBIENTAL

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

O Engenheiro Ambiental é o profissional responsável pela avaliação das alterações causadas pelo homem no meio ambiente, suas atividades são:
Pesquisar, desenvolver e aplicar tecnologias para preservar a natureza realizando estudos de impacto ambiental.
Cuida da preservação da água, de esgotos, do ar e do solo fazendo o diagnóstico, manejo, controle e recuperação de ambientes urbanos e rurais.
Atua na área de tratamento de água, esgotos e lixo visando o controle da poluição e transmissores de doenças.
Implanta sistemas de produção ambientalmente viáveis, a recuperação de áreas degradadas por processos industriais e o monitoramento dos processos e atividades causadores de impactos ambientais visando a diminuição dos mesmos.
Elabora propostas alternativas para o tratamento de poluentes e para utilização racional dos recursos naturais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Centros de Pesquisa, órgãos de execução e gerenciamento e controle ambiental, organizações não governamentais (ONGs), agências reguladoras de água, energia elétrica, vigilância sanitária, indústrias de todos os tipos e ramos, universidades, empresas de assessoria e consultoria, órgãos públicos, entre outras.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Matemática; Física; Química; Mecânica; Informática; Desenho; Eletricidade; Resistência dos Materiais; Fenômenos de Transporte; Biologia

Matérias de Formação Profissional Geral: Topografia; Mecânica dos Solos; Hidrologia Aplicada; Hidráulica; Teoria das Estruturas; Materiais de Construção Civil; Sistemas Estruturais; Saneamento Básico; Construção Civil.

Matérias de Formação Profissional: Específica: Biologia Geral e Aplicada; Ecossistemas Aquáticos, Terrestres e Interfaces; Química para Engenharia Ambiental; Cultura, Ambiente e Desenvolvimento; Caracterização Ambiental: Bacia Hidrográfica; Poluição Ambiental; Ecologia Geral e Aplicada; Climatologia e Hidrologia Física; Impactos e Adequação Ambiental; Avaliação do Impacto Ambiental; Recursos Hídricos; Microbiologia e Bioquímica Aplicadas; Cinética Bioquímica Aplicada; Termodinâmica; Hidráulica; Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais; Tratamento de Águas Residuárias; Recursos Energéticos e Desenvolvimento; Gestão de Resíduos Sólidos; Tratamento da poluição do Ar;; Adequação Ambiental de Empresas; Tratamento de Águas para Abastecimento; Gestão de Operações; Economia Aplicada ao Ambiente; Modelação Matemática em Sistemas Ambientais; Planejamento Ambiental e UrBanismo; Instrumentos de Política Ambiental; Licenciamento Ambiental;.

Duração do Curso: 5 anos.

DÚVIDAS

F. Grijó disse...
Mas é reconhecido como um profissional de nível superior?Aqui, na Ufes, há o Tecnólogo em Mecânica, cujos formandos foram bastante marginalizados pelas indústrias locais.
23 de Março de 2009 22:54

Eu amo a E.Y. disse...
Olá Inez, interessante essa profissão, mas tenho a mesma dúvida do Grijó. Beijos!
24 de Março de 2009 03:28

Respondendo as dúvidas dos leitores acima.
A partir da promulgação da lei 9394 de dezembro de 1.998 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) os Cursos de Tecnologia passaram a ter mais valor, até então os Tecnólogos, embora fossem considerados profissionais de curso superior não podiam continuar os estudos em nível de pós graduação. A partir da promulgação desta lei os cursos de Tecnologia passaram a ter maior valor e lhes foi permitido a continuação dos estudos em nível de pós graduação.
Atualmente estes cursos são reconhecidos como cursos superiores e tem sido bastante valorizado no mercado de trabalho, em crescente expansão.

23 de mar de 2009

TECNOLOGIA EM PROCESSOS DE PRODUÇÃO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
O Tecnólogo em Processos de Produção projeta, dirige e supervisiona sistemas de operações mecânicas, voltadas a processos de fabricação.
Estuda o funcionamento, as características e a manutenção de máquinas operatrizes, máquinas ferramentas e dispositivos em geral.
Administra o processo de produção mecânica
Cuida do controle administrativo da produção e pode atuar na área de organização e gerenciamento de sistemas de produção.
Utiliza materiais de construção mecânica.
Domina projetos de máquinas, ferramentas e dispositivos de produção.
Realiza vistorias, avaliação e laudos técnicos em sua área de atuação.Profissional.
Pode dedicar-se ao ensino e pesquisa.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Indústrias mecânicas, metalúrgicas, siderúrgicas, de móveis e objetos, vidros, empresas de projetos de mecânica, implantação de linhas de produção, institutos de ensino e pesquisa.

22 de mar de 2009

ARQUITETURA E URBANISMO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Arquiteto planeja a utilização do espaço físico a fim de atender as necessidades humanas de conforto, higiene e estética, levando em consideração a beleza e funcionalidade do ambiente.
Para isso planeja, calcula e projeta a construção de casas residenciais, edifícios, parques, praças, jardins, móveis e objetos de decoração.
Estuda a legislação de utilização do solo do local escolhido para a obra, acompanha estudos de viabilidade econômica e análise de impacto ambiental.
Planeja a construção em todos os detalhes, faz projetos, maquetes, pesquisa de custos e elabora o orçamento.
Realiza pesquisas e especificações do material a serem utilizados, acompanha, supervisiona e orienta a execução da obra.
Elabora o projeto e plantas detalhadas da construção levando em consideração as necessidades de ventilação, refrigeração de ar.
Trabalha em equipe com engenheiros, sociólogos para obter cálculos complementares, conhecer as características sócio-culturais e econômicas da população a qual a obra será destinada.
Planeja e projeta parques, praças, jardins, clubes e outras áreas destinadas ao uso social e recreativo.
Dá assistência ao cliente na negociação com fornecedores de materiais, contratação de mão de obra.
Planeja e gerencia a organização de espaços interiores na solução de problemas de iluminação, volume, uso de materiais, cominação de cores, móveis e objetos de decoração.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Empresas de construção civil, de planejamento urbano, paisagismo, decoração. Indústrias de móveis e objetos de decoração, indústrias de material de construção, vidro, cal, cimento, gesso cerâmica, brinquedos, lapidação de pedras, automobilísticas, têxteis, artes gráficas, agências e publicidade e propaganda, instituições de ensino e pesquisa.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: História da Arte e da Arquitetura, Matemática, Física, Estudos Sociais, Desenho e Outros Meios de Expressão, Plástica, Educação Física.

Matérias de Formação Profissional: Teoria da Arquitetura, Arquitetura Brasileira, Resistência dos Materiais e Estabilidade das Construções, Materiais de Construção e Detalhes Técnicos de Construção, Sistemas Estruturais, Instalações e Equipamentos, Higiene da habitação, Planejamento Arquitetônicos.

Duração do Curso: 5 anos.

Estágio Obrigatório e Supervisionado.

21 de mar de 2009

TÉCNICO EM INFORMÁTICA – REDES DE COMUNICAÇÃO

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
O Técnico em Informática – Redes de Comunicação planeja e desenvolve projetos de instalação de redes de comunicação entre computadores.
Pesquisa os requisitos e os recursos necessários bem como avalia o desempenho do sistema.
Emprega técnicas e procedimentos de trabalho, instrumentos e ferramentas convencionais e informatizadas, de acordo com as especificações técnicas.
Atende usuários, administra serviços de redes, dentro dos princípios de qualidade, produtividade e de preservação ambiental.
Presta assistência técnica.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Empresas industriais, comerciais e de serviços que utilizem equipamentos de informática, Intranet e Internet

20 de mar de 2009

ESTÉTICA E COSMETOLOGIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
Define e aplica tratamentos de estética corporal, facial e capilar.
Utiliza técnicas de manipulação e produtos cosméticos para fins terapêuticos, equipamentos dermatológicos para limpeza de pele, hidratação, depilação, estética capilar, revitalização, peeling, drenagem linfática, maquiagem definitiva e bronzeamento artificial.
Utiliza massagens e terapias alternativas, tais como: do-in, shiatsu, fitoterapia, cromoterapia e aromaterapia, para promover a beleza e bem-estar das pessoas.
Identifica problemas de pele e encaminha ao especialista.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Clínicas de estética, salão de beleza, academia de ginástica, hospitais, consultórios.
Pode ainda prestar serviços de consultoria.

19 de mar de 2009

CIÊNCIAS AERONÁUTICAS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
Participa do desenvolvimento de projetos e fabricação de equipamentos e aeronaves na indústria aeronáutica.
Podem seguir carreira de Piloto Privado, como piloto de aviões particulares, comerciais, helicópteros e aviões de grande porte.
Cuida da manutenção de aeroportos e gerenciamento de operações em hangares, terminais de carga e pistas de pouso e decolagem.
Supervisiona operações de controle de peso e deslocamento de aviões.
Pode dedicar-se ao ensino e pesquisas científico-tecnológica.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Indústrias de peças e equipamento para a aeronáutica, construtoras de aviões, hangares, aeroportos e autônomo como piloto de avião e helicóptero particular.

18 de mar de 2009

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Biólogo é o profissional que investiga a origem, evolução, estrutura e funcionamento dos seres vivos.
Estuda e analisa a relação entre os seres vivos e suas relações com o meios ambiente.
Elabora estudos, projetos ou pesquisas cientificas nas várias ares da biologia e outras seres a ela ligadas.
Estuda o efeito dos poluentes, poeiras, substâncias tóxicas e não tóxicas sobre os seres vivos. Analisa as possíveis alterações na constituição destes organismos.
Estuda o efeito de bactérias e microorganismos sobre os vegetais e animais.
Investiga as possibilidades de aplicação, na industria, em alimento e em medicamentos de bactérias ou outras microorganismos.
Realiza levantamentos epidemiológicos em áreas afetadas e realiza estuda e aplica técnicas para combate-luz.
Pesquisa novos medicamentos, o aprimoramento dos já existentes para o tratamento de enfermidades.
Faz o planejamento e a aplicação de técnicas para o controle de transmissão de doenças entre animais e diminuir o impacto de pragas na lavoura.
Realiza perícias, emite pareceres técnicos.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Indústrias alimentícias, farmacêuticas, de fertilizantes, de extração vegetal, laboratórios e institutos de pesquisa em agricultura, pecuária, museus, zoológicas, jardins botânicos, empresas de florestamento e reflorestamento, laboratórios de analises clinicas, centros medico-hospitalares, empresas de acessória e consultoria, relacionadas à prevenção, conservação e melhoramento do meio ambiente, instituições cientificas e de pesquisa.
Pode ainda dedicar-se ao magistério dos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Parte comum: Biologia geral (incluindo citologia, genética, embriologia, evolução, ecologia); Matemática aplicada; Física e biofísica; Química e bioquímica; Elementos de fisiologia geral, de anatomia e fisiologia humana.

Parte Diversificada: Para o bacharelado em Ciências Biológicas: Zoologia, Botânica, Geologia (Incluindo Paleontologia).

Para Licenciatura: Psicologia da Educação, Estrutura e Funcionamento do Ensino Fundamental e Médio, Didática e Prática de Ensino.

Duração do Curso: quatro Anos

OBS: Licenciatura: É o curso de formação de professores para lecionar na Educação Básica.

Bacharelado: É o curso de formação de profissionais para atuar em todas as áreas da carreira escolhida.
Quem faz o Bacharelado pode também, se desejar, fazer a licenciatura.
Quem faz a licenciatura não pode fazer o Bacharelado. Neste caso se desejar fazer também o Bacharelado deverá passar novamente pelo processo Seletivo (vestibular).

17 de mar de 2009

DESENHO INDUSTRIAL

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O trabalho do Desenhista Industrial está presente em todas as coisas, projeta desde um simples cinzeiro até aviões.
Cria projetos destinados à produção em série levando em consideração a forma, utilidade, beleza e funcionamento dos produtos.
Em Projeto do Produto atua na concepção do produto, acompanhando desde sua criação no papel, colocação no mercado e aceitação pelo consumidor.
Realiza pesquisa para levantar dados das necessidades do cliente a fim de elaborar o projeto.
Estrutura e elabora o orçamento do projeto de designer e submete a apreciação do cliente.
Faz o planejamento e participa de todas as etapas do desenvolvimento e detalhamento do projeto.
Realiza estudos sobre as características do produto para adequação do projeto.
Faz o esboço do projeto, cálculo das medidas de cada parte do produto identifica os componentes, escolhe cores e outros elementos estéticos.
Faz análise dos aspectos de marketing e de viabilidade técnica e econômica do projeto.
Acompanha, orienta e supervisiona a construção de protótipos e simulações feitas no computador a fim de testar e verificar o desempenho, durabilidade e segurança do produto.
Como Programador Visual cuida da criação e desenvolvimento de idéias utilizando imagens como meio de expressão, cria cartazes, folhetos, revistas, capas de livros e discos, logotipos, embalagens, etc.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Indústrias automobilísticas, eletrodomésticos, embalagens, ferramentas, mecânicas, de brinquedos, móveis e objetos de decoração, louças e metais sanitários, telefones, têxteis, joalherias, lapidação de pedras preciosas, fabricação de computadores, produtos náuticos, roupas, calçados e assessórios, produtos para portadores de necessidades especiais, utilidades domésticas, equipamentos médico-hospitalares, sinalização, agências de publicidade e propaganda, editoras e livros e revistas, empresas de criação de material didáticos, entre outras.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Matemática, Física Experimental, Meios de Representação Bidimensional, Meios de Representação Tridimensional, História da Arte e Tecnologia, Noções de Economia, Ciências sociais, legislação e Normas, Educação física.

Matérias de Formação Profissional:
Habilitação Projeto do Produto: Metodologia Visual, Teoria da Comunicação, Metodologia do Projeto, Ergonomia, Materiais Industriais, Fabricação, Sistemas mecânicos, Desenvolvimento do Produto.

Habilitação Programação Visual: Metodologia Visual, Teoria da Comunicação, Ergonomia, Materiais e Processos Gráficos, Produção e Análise Gráfica, Produção e Análise de Imagem, Desenvolvimento do Projeto de Comunicação Visual, Metodologia do Projeto.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado.

Duração do Curso: 4 anos.

16 de mar de 2009

ENGENHARIA CIVIL

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Engenheiro Civil é o profissional que estuda, projeta, dirige, supervisiona e fiscaliza a construção de casas, edifícios, pontes, estradas, rodovias, túneis, viadutos, barragens, redes hidráulica de água e esgoto, ferrovias, etc.
Analisa o terreno para escolher o local da construção.
Estuda a mecânica dos solos para identificar os movimentos da terra.
Estuda a circulação de águas subterrâneas, circulação de ar, incidências da luz solar.
Projeta a construção, calculando os custos da obra, traça os planos e especificações, o material e equipamentos adequados.
Elabora a planta (desenhos) da construção calculando as possíveis deformações das obras projetadas, o que pode afetá-las, considerando fatores tais como: pressão da água, resistência do vento, temperatura e natureza dos materiais utilizados.
Define os detalhes da obra, determina o cronograma da construção e as possibilidades de adaptações.
Determina os equipamentos a serem utilizados na construção, escavadeiras, elevadores, tratores, e outros que sejam necessários.
Prepara, organiza, supervisiona e fiscaliza todas as etapas da construção.
Cuida também dos trabalhos de conservação e reparação de construções já existentes.
Presta serviços de assessoria e consultoria técnica.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Empresas de construção civil, consultoria técnica, órgãos públicos, instituições financeiras, instituições de ensino e pesquisa. Pode, ainda, atuar como profissional autônomo em seu próprio escritório de construção civil.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Matemática, Física, Química, Mecânica, Desenho, Eletricidade, Processamento de Dado, Resistências dos Materiais, Fenômenos de Transportes.

Matérias de Formação Geral: Ciências Humanas e Sociais, Economia, Administração, Estudo de problemas Brasileiros, Ciências do Ambiente, Educação Física.

Matérias de Formação Profissional: Topografia, Mecânica dos Solos, Hidrologia Aplicada, Hidráulica, Teoria das Estruturas, Materiais de Construção Civil, Sistemas Estruturais, Transporte, Saneamento Básico, Construção Civil, Obras Fluviais, Rodovias e Ferrovias.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado.

Duração do Curso: 5 anos.

15 de mar de 2009

QUAL A HORA CERTA DE FAZER A ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Sempre há alguém que pergunta qual a idade certa para fazer a Orientação Vocacional? Não há uma idade certa, o que há é o momento do estudante, quando ele começa a se preocupar com a escolha profissional. O ideal é a partir do 1º ano do Ensino Médio, independente da idade, porque é nesse momento que começam a surgir às dúvidas sobre o que fazer.
Às vezes alguns pais me procuram em busca de Orientação para filhos com idade entre 12 e 13 anos que ainda estão cursando a 7ª ou 8ª série do Ensino Médio. Neste caso eu os oriento para aguardarem mais um pouco, ainda é muito cedo para que estes adolescentes façam a Orientação Vocacional, eles ainda não tem maturidade suficiente para fazer a escolha, que pelo menos naquele momento é para o resto da vida.
É claro que também não se deve deixar para a última hora, nas vésperas das inscrições para os vestibulares.
A Orientação Vocacional/ Profissional é um Programa que tem como objetivo levar o jovem a refletir sobre os diversos aspectos que envolvem a problemática da escolha da profissão e como tal não há milagre. É preciso que haja um tempo para a reflexão, para o conhecimento e busca de informações.
Quando o adolescente chega ao 3º ano do Ensino Médio e tem muitas dúvidas, precisa de uma ajuda profissional é importante que procure esta ajuda o mais cedo possível, não deixando para a última hora.

14 de mar de 2009

TERAPIA OCUPACIONAL

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Terapeuta Ocupacional é um profissional da área de saúde que atua cuidando de pessoas portadoras de algum tipo de incapacidade.
Seu trabalho é realizado em equipe multidisciplinar composta por médico, fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e tem por objetivo envolver o paciente em atividades que promovam o restabelecimento ou desenvolvimento de habilidades para uma maior integração social do paciente. Para tanto as atividades podem ser lúdicas, pedagógicas, físicas, artísticas, artesanais, esportivas.
Faz avaliação dos pacientes para a elaboração do diagnóstico e das atividades a serem desenvolvidas;
Elabora programas de atividades baseados em técnicas terapêuticas de acordo com o quadro clínico do paciente que desenvolvem atividade mental como pintar, brincar, cantar, interpretar textos, artesanato, expressão corporal e outras.
Orienta as atividades estimula o paciente durante os programas.
Cria novas condições de adaptação para o indivíduo em recuperação ou desenvolvimento.
Realiza consultas constantes com o paciente e familiares para analisar a eficiência do tratamento e se necessário modificá-los.
Elabora e organiza programas recreativos para pacientes em geral.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Hospitais, centros de reabilitação (física e mental), clínicas psiquiátricas, geriátricas, centros de saúde de comunidades, escolas, instituições de menores abandonados, presídios, centros de tratamento de drogados, unidades básicas de saúde, entre outros.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Ciências Morfológicas, Ciências Fisiológicas, Patologia.

Matérias de Formação Geral: Sociologia, Antropologia, Psicologia, Ética, Introdução à Saúde Humana, Metodologia de Pesquisa Científica, Estatística, Educação Física.

Matérias Pré-Profissionalizantes: Fundamentos da Terapia ocupacional, Avaliação Funcional, Metodologia da Terapia Ocupacional.

Matérias de Formação Profissional: Terapia Ocupacional Aplicada.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado.

Duração do Curso: 4 anos.

13 de mar de 2009

TECNÓLOGO E MARKETING

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Realiza o planejamento e a elaboração das estratégias de marketing Cria e define estratégias do plano de inovação da marca Realizar análise do mercado para conhecer o consumidor.Realiza o planejamento estratégico de comunicação da marca Faz o monitoramento das vendas e do resultado do negócio Faz o planejamento e a operacionalização das atividades de relações públicas Faz o registro do histórico da marca Entende o marketing como um elo integrador das diversas áreas organizacionais Assegura que todos conheçam o posicionamento da marca para garantir a integridade desta e das estratégias corporativas.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Indústrias e Empresas no departamento de vendas e no comércio, agências de publicidade e propaganda.

12 de mar de 2009

ENGENHARIA HÍDRICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Engenheiro Hídrico gerencia o uso de bacias hidrográficas, para tanto desenvolve projetos de pesquisas, exploração e administração do uso racional da água.
Elabora projetos de educação ambiental, planeja ações de visando o desenvolvimento econômico e social protegendo as reservas naturais.
Faz avaliações do impacto ambiental que podem ser causados por grandes obras.
Desenvolve projetos de construção de drenagens, bombeamento de água e esgoto, portos, barragens , represas e hidroelétricas.
Executa levantamentos topohidrográficos, implanta pontos do projeto.
Elabora normas e documentação técnica referentes a utilização dos recursos hídricos.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Empresas de irrigação e drenagem, construção de hidroelétricas, companhias energéticas e concessionárias de energia elétrica, estações de tratamento de água e esgoto, companhias de transportes fluviais, órgãos públicos ligados ao planejamento de recursos hídricos e empresas de prospecção e exploração de águas subterrâneas.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO

Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Desenho, Biologia Sanitária, Metodologia Científica, Introdução a Engenharia Hídrica, Química Geral, Química Experimental, Desenho Computacional, Fundamentos da Ecologia e da Limnologia, Física Geral. Física Experimental, Química da Água, Química da Água Experimental, Fundamentos de Programação, Fundamentos Sócio-Culturais, Coleta de Dados Geográficos, Economia, Engenharia do Ambiente, Fundamentos de Administração, Geotecnia para Obras Hidráulicas, Hidráulica Geral, Hidrologia, Materiais e Métodos de Construção, Química Tecnológica, Resistência dos Materiais, Aproveitamento Hidroelétricos, Ciências Humanas e Sociais, Geopolítica, Gestão de Sistemas Hídricos,Hidrologia Fluvial, Portos e Vias de Navegação.
Duração do Curso: 5 anos.

MAIS UM SELINHO


Queridos leitores ganhei mais um selinho. Desta vez foi do nosso amigo K Geo do Blog Mundo dos Treze - http://mundostreze.blogspot.com/ a quem agradeço o carinho.


INDICO OS BLOGS ABAIXO
http://cafecomnoticias.blogspot.com/

http://avassaladorasrio.blogspot.com/

http://babelpontocom.blogspot.com/

http://cgfilmes.blogspot.com/

http://seligajovem.blogspot.com/

http://martonolympio.blogspot.com/

http://brasilstation.blogspot.com/

http://opniaoinutil.blogspot.com/

http://melhoropiniao.blogspot.com/

http://brunoblessedd.blogspot.com/

11 de mar de 2009

GASTRONOMIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
Esse tecnólogo reúne conhecimento histórico e técnicas gerais de gastronomia para desenvolver e controlar todas as atividades envolvidas na preparação de alimentos e bebidas.
Elabora cardápios, seleciona ingredientes e controla a qualidade do produto final, preocupando-se, até mesmo, com sua apresentação.
Além de atuar como chefe de cozinha pode participar do gerenciamento de empresas do setor alimentício. Nesse caso, faz treinamento de pessoal, estabelece preços, negocia com fornecedores e desenvolve o contato com os clientes..

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Restaurantes, Hotéis, Pousadas, redes de lanchonetes, empresas de serviços alimentícios, fabricantes de alimentos congelados, bufês, companhias aéreas, parques temáticos

10 de mar de 2009

CIÊNCIAS ATUARIAIS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO

Atuário é o profissional que atua na área de seguros, é especializado em cálculos, estatística e finanças,.na elaboração de projetos e planos de investimento para a previdências pública, privada e seguros, na gestão dos fundos, mediação e administração de riscos, no cálculo de probabilidades e na fiscalização de previdência.
Faz o diagnóstico de problemas financeiros para elaboração de modelos de ações em todos os âmbitos do mercado de capitais.
Pesquisa as condições do mercado de investimentos e cria o plano de ações e políticas para investimentos.
Faz os cálculos de probabilidades para o mercado de capitais e seguros, fixa valores de prêmios e indenizações e fiscaliza atividades técnicas na área de seguros.
Elabora a programação de finanças de empresas seguradoras, de medicina em grupo e previdência.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFSSIONAL

Previdência Social, empresas de seguros e resseguros, capitalização, financiadoras, desenvolvimento e investimentos, associações ou caixas mutuarias de pecúlio,
Hospitais, clínicas, centros de saúde e administração de empresas.
Empresas de consultoria e instituições científicas e de pesquisa.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Matemática, Estatística, Processamento de Dados e Economia.

Matérias de Formação Profissional: Matemática Atuarial, Teoria Matemática dos Seguros Privados, Teoria Matemática dos Seguros Sociais, Demografia, Contabilidade de Seguros, Direito Social e Legislação de Seguros, Teoria Geral da Administração, Educação Física.

Duração do Curso: 4 anos.

9 de mar de 2009

FONOAUDIOLOGIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O trabalho do Fonoaudiólogo é diagnosticar, prevenir, tratar e reabilitar os problemas ligados á comunicação oral e escrita, utilizando técnicas e métodos específicos. Previne o desenvolvimento de doenças, pesquisa e avalia as possíveis causas para aplicar o tratamento adequado. Na Audiologia faz a prevenção, diagnóstico e tratamento da função auditiva para garantir a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo. Realiza exames de audiometria para avaliar a capacidade auditiva e vestibular, seleção, adaptação e acompanhamento do uso de Aparelho Auditivo, implante coclear e outros dispositivos para a reabilitação auditiva ou proteção da audição. Na área de Fonoaudiologia Clínica: Realiza estudos e pesquisas para diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios da comunicação, fazendo avaliação da fala e fluência decorrentes de alterações neurológicas ou músculo-esquelético e anomalias estruturais craniofaciais congênitas inatas ou adquiridas. Cuida de problemas da comunicação oral como gagueira, alterações da fala, troca de letras. Diagnostica e trata problemas relacionados aos distúrbios da linguagem oral e escrita. Cuida do aperfeiçoamento da voz de profissionais cuja fala é seu instrumento de trabalho como locutores, cantores, professores, oradores e outros orientando-os para o uso correto da voz, denominados impostação da voz, dicção e pronúncia.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Hospitais, Clínicas Fonoaudiológicas, neurológicas, Psicológicas, Odontológicas, escolas, Centros de Reabilitação, empresas que trabalham com aparelhos auditivos, indústrias principalmente naquelas onde se verifica muito ruído.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:
Matérias Básicas: Bases Morfofuncionais da Fonoaudiologia, Fundamentos de Biologia, Fundamentos de Física e Biofísica, Lingüística, Psicologia Matérias de Formação Profissional: Fonoaudiologia Fundamental, Patologia Fonoaudiológica, Avaliação em Fonoaudiologia, Teorias e Técnicas Fonoaudiológicas, Teorias e Técnicas de Psicomotricidade, Ética Profissional.
Estágio Obrigatório e Supervisionado.

Duração do Curso: 4 anos.

8 de mar de 2009

ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Engenheiro de Telecomunicações é o profissional responsável pela elaboração e aplicação de projetos de transmissão e recepção de dados: vozes, imagens, etc.
Projeta, planeja, implanta, e opera projeto de transmissão de dados, especifica os sistemas e equipamentos elétricos, eletrônicos utilizados nas telecomunicações.
Analisa propostas técnicas, instalando, configurando e inspecionando os sistemas e equipamentos.
Coordena e supervisiona empreendimentos de telecomunicações.
Elabora documentação e laudos técnicos dentro de sua área de atuação.
A Engenharia de Telecomunicações é uma ramificação da Engenharia Eletrônica, assim o profissional possui conhecimentos de eletrônica e técnicas computacionais.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Empresas e concessionárias de serviços de telecomunicações. Rádio, televisão, telefonia, companhias de teleprocessamento e transmissão de dados, indústrias de equipamentos para a telecomunicação.

7 de mar de 2009

NORMALIZAÇÃO, QUALIDADE E PRODUTIVIDADE.

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Tecnólogo em Normalização, Qualidade e Produtividade acompanha os processos de produção industrial, a rotina de trabalho e a prestação de serviços em empresas de diversos setores, na busca de maior qualidade e produtividade.
Cuida para garantir que os padrões sejam cumpridos e definidos por normas internacionais.
Pode especializar-se em auditorias para órgãos internacionais que emitem certificação de qualidade, como as da série ISO.
Na área de Recursos Humanos participa do desenvolvimento de políticas de integração, atualização e reciclagem do quadro de funcionários.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Empresas industriais, comerciais, instituições financeiras e empresas de prestação de serviços.

6 de mar de 2009

MUDANÇAS NO VESTIBULAR DA UNESP

Foi aprovado ontem, em primeira votação, as mudanças no vestibular da UNESP (Universidade Estadual Paulista) que entrará em vigor já para o próximo vestibular.
O exame passará a ser realizado em duas fase, sendo a primeira em novembro e a segunda fase em dezembro.
A prova não será mais dívida por matéria, será valorizado a interdisciplinaridade. As provas serão divididas em três conjunto de núcleos.
O primeiro grupo será Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, abrangendo Português, Língua Estrangeira, Educação física, Artes e Informática. O Segundo Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, composta de questões de matemática, física, química e biologia. O terceiro núcleo Ciências Humanas e suas tecnologias, incluindo questões de História, Geografia, sociologia, antropologia, política e filosofia.
De acordo com a Pró-reitora de Graduação da UNESP, Sheila Zampello de Pinho são matérias que já fazem parte do currículo do ensino médio.

5 de mar de 2009

PSICOLOGIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

A Psicologia é a ciências que estuda o comportamento humano e fenômenos psíquicos através de observações, análises e interpretações que ajudam no diagnóstico e tratamento de distúrbios emocionais e de personalidade.
As principais atividades do Psicólogo encontram-se em várias áreas: clínica, educacional, organizacional, social-comunitária, jurídica e hospitalar.
Na área clínica realiza triagem de pacientes, faz o diagnóstico.
Cuida do tratamento e prevenção de distúrbios mentais, emocionais e de personalidade.
Realiza consultas e atendimento psicoterápico e aconselhamento psicológicos a pessoas com dificuldades.
Dirige e assessora serviços de psicologia.
Atende individualmente ou em grupo famílias, casais ou pessoas com distúrbios mentais, emocionais, psicomotores, psicopedagógcos e de comportamento, faz a avaliação, trata e previne problemas.
Ajuda o cliente na busca das soluções das dificuldades ou queixas apresentadas, lidando com as formas de relação que o paciente estabelece consigo mesmo, com os outros e com a sua realidade de vida.
Na Psicologia Organizacional atua em departamentos de Recursos Humanas em recrutamento, seleção, treinamento, análise de cargo e função, diagnóstico organizacional.
Faz o planejamento e avaliação de problemas ligados ao trabalho, como estresse, alcoolismo, uso de drogas, problemas familiar,.
Elabora programas de caráter motivacional e avaliação de desempenho.
Trata de outras questões da saúde psicológica relacionadas ao trabalho.
Participa de programas de higiene mental e segurança do trabalho.
Na Psicologia Educacional atua junto a professores, diretores, coordenadores orientando-os em conhecimentos necessários à avaliação crítica e a reflexão de seus papéis junto aos alunos.
Colabora na elaboração de programas, planejamento de estímulos educacionais.
Participa na elaboração de currículos escolares, acompanha e orienta estudantes com problemas de aprendizagem.
Planeja e realiza trabalho de orientação vocacional profissional estimulando o desenvolvimento de atitudes, conhecimento, desenvolvimento de habilidades que facilitam a resolução de problemas relacionados à escolha profissional e planejamento de carreira.
Na área jurídica planeja o atendimento junto a presídios, abrigos de menores infratores.
Dá assessoria em questões jurídicas elaborando laudos psicológicos para diversas finalidades.
Acompanha casos de adoção, desenvolve programas educacionais para presidiários e menores abandonados.
Em Psicologia Hospitalar acompanha pacientes terminais e familiares, auxilia na recuperação de pacientes com seqüelas físicas, dá atendimento geriátrico.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Centros de assistência à saúde, organizações comunitárias, associações esportivas, empresas comerciais e industriais, agências de emprego, clínicas de psicologia, creches, escolas, ambulatórios, hospitais, centros de repouso, de reabilitação, orfanatos, entidades que cuidam de menores infratores ou abandonados, penitenciárias, tribunais, varas da infância e juventude, consultórios particulares, institutos de pesquisa.
Tendo a licenciatura, pode ainda, lecionar psicologia aplicada em cursos técnicos e pós-graduado pode ministrar aulas em cursos superiores.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Psicologia, Estatística, Psicologia Geral e Experimental, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Personalidade, Psicologia Social, Antropologia, Sociologia, Educação Física.

Matérias de Formação Profissional: Técnicas de Exames e Aconselhamento Psicológico, Ética Profissional, Psicologia do Excepcional, Dinâmica de Grupo e Relações Humanas, Pedagogia Terapêutica, Psicologia Escolas e Problemas de Aprendizagem, Teorias e Técnicas Psicoterápicas, Seleção e Orientação Profissional, Psicologia da Indústria.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado

Duração do Curso: 5 anos.

4 de mar de 2009

ENGENHARIA MECÂNICA – HABILITAÇÃO AUTOMAÇÃO DE SISTEMAS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
O Engenheiro Mecânico com habilitação em Automação de Sistemas desenvolve projetos de automação industrial e equipamentos mecânicos controlados por computador, tais como robôs.
Realiza projetos e instalação de sistemas automatizados de fabricação, controla o processo produtivo.
Implementa projetos de equipamentos mecânicos controlados por sistemas eletrônicos, especifica a utilização dos mesmos na automação industrial.
Elabora e desenvolve projetos avançados de veículos autônomos como robôs para a indústria.
Desenvolve projetos de ferramentas de software e dispositivos para análise e controle de manufatura e produção.
Desenvolver linguagem de programação de robôs, máquinas e equipamentos industriais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Todo tipo de indústria que fabrica e/ou utiliza equipamentos automatizados. Indústrias mecânicas, metalúrgicas, têxteis, informática e outras

3 de mar de 2009

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE MÉDICA (BIOMÉDICAS)

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O BiomédicO realiza estudos e pesquisas nas diferentes áreas da Biologia, voltados para a investigação das doenças humanas.
Identifica, estuda e classifica os microorganismos causadores das doenças e investiga os meios de combate – la , tais como: medicamentos, vacinas, ....
Realiza exames de analises clinicas (exames de sangue, fezes, urina, secreções, tecidos e órgão.) e interpreta os resultados para diagnosticar os males.
Efetua exames bromatologicos em alimentos e bebidas a fim de verificar possíveis contaminações.
Responsabiliza-se pelo laboratório, orienta e dirige o pessoal técnico.
Realiza pesquisas aplicadas em laboratórios de industrias, Institutos de Pesquisas Biológicas e hospitais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Industrias Farmacêuticas, de alimentos, fermentação, açucareira, laboratórios de analises clinicas e de anatomia patológica, hospitais, clinicas especializadas, institutos de ensino e pesquisa.

CURRÍCULÇO MÍNIMO DO CURSO

Matérias Básicas: Biologia Geral (citopatologia, genética, embriologia, evolução e ecologia), Matemática, Física e biofísica, Química e Bioquímica, elementos de fisiologia geral e de Anatomia e fisiologia humana, Educação física.

Matérias de Formação Profissional: Elementos de anatomia e fisiologia humanas, Introdução ao estudo da patologia humana, Instrumentação médica (comportamento em diferentes especializações e orientadas para uma das matérias pré-profissionais: Bioquímica e Biofísica Médica, ou Anatomia e histologia humanas, ou farmacologia, ou Anatomia patológica, ou microbiologia, Imunologia e Parasitologia, laboratório clinico, radiologia, banco de sangue.
Estagio Supervisionado.

Duração do Curso: 4 anos.

2 de mar de 2009

Documento da USP indica que Fuvest deve mudar este ano.

USP (Universidade de São Paulo) pretende mudar o formato da Fuvest a partir deste ano, o que poderá facilitar o vestibular para estudantes de escolas públicas. O jornal O Estado de S. Paulo teve acesso a um documento que descreve as mudanças - preparado por um grupo de representantes da reitoria e de algumas unidades -, apresentado pouco antes do carnaval ao Conselho de Graduação da instituição.
Entre as modificação propostas, a primeira fase do exame deixaria de contar pontos para a nota final e a segunda etapa passaria a incluir questões de todas as disciplinas. A expectativa é de que o documento seja aprovado até maio.No ano passado, 138 mil estudantes se inscreveram para a Fuvest, que é considerado o maior vestibular do País. O número, no entanto, foi o mais baixo registrado nos últimos 11 anos. Desde 2006, a USP vem implementando medidas para atrair mais candidatos que estudaram em escolas públicas para o exame .O documento explica que a primeira fase da Fuvest deve ser "visualizada como um filtro de acesso para a segunda fase", e por isso os pontos obtidos podem ser desconsiderados na próxima etapa. Dessa forma, ainda segundo o texto, "a segunda fase passa a ser disputada por candidatos de escolas públicas e particulares, que partirão das mesmas condições iniciais".A USP ainda argumenta que a mudança pode reduzir a influência do preparo em cursinhos pré-vestibulares "que investem em treinamento intensivo para lidar com provas objetivas" e que não são acessíveis aos estudantes carentes. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

FONTE: Agência Estado 02/03/2009.
Notícia publicada hoje no uol educação.

TECNOLOGIA AMBIENTAL

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:
Planejamento ambiental e controle de emissão de poluentes são algumas das preocupações desse profissional.
Atua no combate a enchentes, a devastações de florestas e mananciais e à poluição.
Implantar políticas de exploração de recursos naturais e recuperação áreas degradadas, estuda e implementa projetos relativos ao consumo de energia, desenvolvimento de tecnologias limpas e avaliações de impacto ambiental etc..

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Empresas de mineração, extração de produtos vegetais, papel e celulose, químicas, órgãos públicos que atuam na fiscalização e todas as empresas relacionadas aos cuidados com o meio ambiente.