29 de set de 2009

NOTÍCIA DE INTERESSE DIVULGADA AGORA PELO PORTAL G1

MEC enviará confirmação da mudança do local de prova do Enem por SMS

Candidatos reclamam que terão de fazer o Enem em locais distantes. Exame será realizado na tarde dos próximos sábado e domingo.
O Ministério da Educação (MEC) vai enviar a confirmação da mudança do local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por SMS para os candidatos que tiverem fornecido um número de celular no ato da inscrição.
Os pedidos feitos por e-mail também serão respondidos por e-mail. Esses participantes deverão consultar seu novo local de prova no site do Enem.
As informações foram divulgadas em uma nota oficial na noite desta terça-feira (29). No chat realizado pelo G1 à tarde, o diretor de Avaliação Básica do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), órgão do MEC que aplica a provaIn(Inep), já havia afirmado que os candidatos que precisarem mudar o local de prova devem mandar e-mail até as 12h desta quinta-feira (1º). “
Muita gente errou, selecionando a cidade que estava imediatamente antes na relação apresentada. Mas o Inep está tentando, na medida do possível, resolver esses problemas. O canal para isso é o faleconosco@inep.gov.br. Havendo locais próximos, o Inep vai tentar fazer a realocação dos candidatos. Para isso, precisamos de tempo. Os candidatos deverão enviar um email até o meio-dia de quinta-feira”, afirmou o diretor do Inep.

Leia a íntegra da nota:
"Informe - redefinição dos locais de prova do Enem 2009 O Inep/MEC reafirma o compromisso de analisar os casos em que o aluno, no ato de inscrição, selecionou incorretamente o município para fazer a prova do Enem 2009.
Todas as ocorrências encaminhadas ao nosso serviço de atendimento ao cidadão estão sendo analisadas e serão resolvidas. Solicitações devem ser encaminhadas ao endereço faleconosco@inep.gov.br até quinta-feira, 1º de outubro, às 12h00 (horário de Brasília-DF).
Os participantes atendidos que informaram o número de celular no ato da inscrição serão avisados via SMS sobre a efetivação da mudança solicitada. Os atendentes do Fala, Brasil também responderão os pedidos por e-mail. Esses participantes serão instruídos a consultar seu novo local de prova no endereço: http://sistemasenem2.inep.gov.br/enemLocalProva/. Esse retorno começa a ser dado a partir de hoje, 29, e vai até a próxima sexta-feira, 2 de outubro.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1323110-5604,00.html

28 de set de 2009

TRINTA MIL VISITAS

Este blog chegou as 30 mil visitas, considero um excelente número em apenas dez meses para um blog que começou sem grandes pretensões.
Quando comecei o blog era somente a idéia passar um pouco de informações àqueles que estão em fase de escolha da profissão que é bastante difícil para todos os jovens.
Como já coloquei aqui, em todos esses anos exercício profissional aprendi muito, mas, não queria guardar esse conhecimento só pra mim e o jeito que achei de passar pra frente para ajudar estudantes que estão nessa fase foi o blog.
Bem o blog está crescendo a cada dia, já temos uma parceria com o Instituto Via de Acesso com a finalidade de divulgar as vagas para estágio que é a melhor forma de iniciação profissional, estou em busca de outras parcerias para colocar mais informações.
Agora temos uma outra novidade, é um presente para mim e para os leitores.
Fui convidada e em breve teremos um Programa de Rádio pela Web que irá tratar dos mesmos assuntos do Blog, Escolha da Profissão, Mercado de Trabalho, Vestibulares, Vestibulinhos, Entrevista com profissionais, coordenadores de vestibulares, coordenadores de cursos de Educação Profissional e muito mais, tudo isso ao vivo e ainda estudantes poderão ligar ou enviar e-mail para fazer perguntas e esclarecer dúvidas.
Ainda não marcamos a data para a estréia do programa, estamos formatando, estudando o melhor horário para colocar no ar, entrando em contato com os profissionais para agendar as entrevistas, enfim estamos trabalhando muito para fazer um programa de alto nível que possa de fato ajudar estudantes em fase de escolha profissional e vestibular.
Assim que estiver tudo pronto e marcarmos a data da estréia coloco aqui juntamente com a forma de acesso à emissora.
Agradeço aos leitores desse blog, aos 121 seguidores e a todos aqueles que tem me incentivado a continuar esse trabalho e àqueles que me presentearam com os mais diversos selos.

ENTREVISTA – TURISMO E HOTELARIA

Gleice Regina Guerra

Bacharel em Turismo (ECA-USP) e em Economia (FMU) e Mestre em Contabilidade e Controladoria (FEA-USP). Foi gerente geral de hotéis das redes Tropical, Transamérica e Meliá. Dedica-se à educação, tendo sido docente e coordenadora de cursos de graduação e de pós-graduação. Desenvolve e orienta pesquisas, tendo publicado diversos artigos em periódicos científicos, capítulos de livros e apresentado trabalhos em eventos científicos. Encarregou-se da tradução e revisão técnica de mais de uma dezena de publicações de turismo/ hotelaria. Presta consultoria para empresas, poder público e instituições como São Paulo Convention & Visitors Bureau, Instituto de Hospitalidade, Ruschmann Consultoria e diversos empreendimentos hoteleiros e hospitalares.

Pergunta: Como foi sua escolha profissional?
Resposta: Meus pais já trabalhavam com Turismo, e eu comecei a trabalhar com eles muito cedo, ainda no colégio. Fazer faculdade de turismo foi uma decorrência natural, portanto. Fiz também, no SENAC, o técnico em administração hoteleira, um curso de um ano. Mais tarde, cursei outra faculdade (Economia) e fiz o Mestrado em outra área, mas sempre com a intenção de me aprimorar para a área de turismo/ hotelaria.

Pergunta: Quais os campos de atuação?
Resposta: Atuo nas áreas de pesquisas e educação, gestão e operação de serviços, planejamento e implantação, tanto em Turismo como em Hotelaria, nas esferas da administração privada e pública.

Pergunta: Em qual destes campos de atuação há mais oportunidades de trabalho?
Resposta: Tanto o turismo como a hotelaria tem muito espaço para crescer no país, dando muita oportunidade a profissionais criativos e com iniciativa – isso nem sempre significa emprego celetista. O setor de Hotelaria gera muitos postos de trabalho, mas a proporção maior de geração de empregos é para profissionais semiqualificados.

Pergunta: Quais os conhecimentos necessários para o bom desenvolvimento profissional, que não se aprende na faculdade nem nos cursos de especialização?
Resposta: O Turismo e a Hotelaria são áreas interdisciplinares, que exigem muito mais que conhecimento específico. Determinadas habilidades e atitudes para lidar com questões que não são pertinentes à área de expertise dos profissionais são valorizadas e extremamente necessárias em qualquer trabalho da área. Quero dizer, ainda que não se conheça profundamente arqueologia ou engenharia, tanto os gestores de turismo como de hotelaria vão precisar saber extrair desses profissionais a melhor solução para determinado destino turístico ou para a manutenção predial de um hotel. A formação da faculdade é generalista, e o bom profissional deve se aprofundar nos temas que são importantes em determinada atuação, e continuar estudando sempre, conforme se apresentem às necessidades.

Pergunta: Como é seu horário de trabalho?
Resposta: Atualmente, como consultora, meu horário é variável e irregular. Faço minha própria agenda. Mas já trabalhei muitos carnavais, réveillons e assim por diante. Pensando bem, muitas vezes, na iminência de entregar um trabalho de planejamento, por exemplo, ainda passo muitos finais de semana com o computador.

Pergunta: No seu exercício profissional você tem necessidade de abrir mão de alguma coisa de sua vida pessoal?
Resposta: Que vida pessoal? Bom, falando sério, eu gosto muito de trabalhar, e às vezes uma coisa se mistura com a outra – às vezes um desafio profissional, para mim, é mais prazeroso que uma atividade social. Mas acho que quem tem necessidade de manter a vida pessoal separadinha da vida profissional consegue, sim. Conheço muita gente da área que tem vários filhos, teve vários maridos... (!)

Pergunta: Como está o mercado de trabalho?
Resposta: Depende como se enxerga o mercado. Para mim, fascinante, todo dia aprendo uma coisa nova. A Copa de 2014 trará muitas oportunidades. Mas, sabe, costumo dizer aos meus alunos: qualquer profissão – e qualquer mercado – depende muito mais do profissional e de como ele constrói sua trajetória. Tem médico que passa a vida toda fazendo plantão e ganhando mal. Uma competência importante, em qualquer profissão, é saber ver onde as oportunidades vão surgir, e se antecipar. Turismo e hotelaria estiveram “na moda” por 5 ou 7 anos, foi um boom de faculdades e alunos, até se perceber que (1) o mercado é seletivo, (2) sobram muitas funções desmotivadoras para quem não passa no funil do mercado. Mas é assim em qualquer área.

Pergunta: Quais são as perspectivas futuras para o mercado de trabalho?
Resposta: No setor de hotelaria, fora as grandes capitais, há tudo por fazer. No Turismo, especialmente no receptivo internacional, incluindo as grandes capitais, também há tudo por fazer.

Pergunta: No exercício profissional você corre riscos?
Resposta: Sem dúvida. Realizar um estudo de viabilidade financeira, mercadológica ou operacional de um projeto, por exemplo, é uma grande responsabilidade. A partir do estudo, grandes investimentos serão projetados e realizados. Como o futuro é imprevisível, por mais rigoroso que tenha sido o estudo, há riscos de que as previsões não se realizem.

Pergunta: Quais as dificuldades encontradas atualmente?
Resposta: Atuo na área desde os 14 anos de idade, e minha inserção no mercado de trabalho foi fácil – parei de trabalhar com os meus pais quando entrei na faculdade, mas já tinha experiência. O que percebo hoje dos jovens recém-formados é que parecem se sentir frustrados por entrarem na área em funções operacionais. Até hoje realizo funções operacionais, quando necessário, e não vejo problema, ao contrário: sem realizar tais funções, não se consegue vislumbrar as debilidades ou falhas em outras prestações de serviços, não se conhece a totalidade de nosso mercado.
Assim, de qualquer forma, para trabalhar com turismo/ hotelaria é necessário uma vocação para a prestação de serviços.

Pergunta: Quais as dificuldades encontradas atualmente?
Resposta: Falta de jovens recém-formados dispostos a aprender na função inicial de estagiários, devido à ansiedade de crescer profissionalmente em curto prazo. Ninguém inicia uma carreira como gerente. Nem deveria.

Pergunta: Na sua área o salário é compensador?
Resposta: Pessoalmente, não tenho queixas. Mas cada pessoa é responsável por construir, digamos, seu salário. E isso significa, muitas vezes, plantar hoje para colher amanhã. Por exemplo, quando traduzi o meu primeiro livro de turismo, fiz a tradução de graça, para uma grande editora. Mais de 300 páginas de Word. Hoje, sempre me convidam para traduzir – fiz muitas, bem remuneradas, depois disso.
De uma forma geral, a área é ampla, e trabalhar em turismo não se limita exclusivamente a hotéis, agências e transportadoras. São os esforços, a criatividade e a competência de cada um que dita sua carreira profissional. É claro que há um fator aleatório (sorte?), mas acredito, de verdade, que a participação dela na carreira é limitada.

Pergunta: Que conselho daria a quem deseja seguir a carreira?
Resposta: Onde quer que vá atuar, faça o que gosta. Seja ético e exercite constantemente a atenção. Nunca abra mão de ser crítico, inclusive consigo mesmo, e não se “acostume” com nada: nem com o errado e nem com o certo (pode haver um certo melhor). Seja flexível e saiba que às vezes não percebemos, mas estamos sempre aprendendo, se estivermos atentos. Inúmeras vezes com as decisões equivocadas que tomamos.

26 de set de 2009

FALTA SÓ UMA SEMANA.

Falta somente uma semana para a Prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio),que será realizada no próximo sábado e domingo dias 3 e 4 de outubro. São aproximadamente 4 milhões de candidatos.
Como agir nestes dias que antecedem a prova?
Estude algumas horas por dia, lendo os resumos das matérias feitos durante o ano, resolvendo alguns exercícios de cada disciplina, desenvolva uma redação, leia jornais e revistas especializadas.
Descanse um pouco todos os dias, procure dormir bem, o número de horas necessário para se sentir bem.
Na véspera da prova descanse bastante, faça um passeio para relaxar, mas, volte cedo para dormir cedo.
No dia do exame levante cedo, faça um café da manhã reforçado, no almoço uma refeição leve para não ter sono ou mal estar durante a prova.
Leve uma ou duas garrafinhas de água e um ou dois tabletes de chocolate para ingerir quando sentir cansaço e para repor as energias.
Saia de casa com bastante antecedência para não correr o risco de chegar com atraso, o ideal e estar no local uma hora antes da prova.
Lembre-se para ter um bom rendimento na prova é preciso estar bem física e emocionalmente.

24 de set de 2009

OPERAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE NAVEGAÇÃO FLUVIAL

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Planeja, executa e fiscaliza os sistemas de transporte hidroviário e sua interligação com outros meios de transporte.
Atende as empresas de transporte, de produção e outros usuários das linhas hidroviárias, como estaleiros, empresas de todos os tipos ligadas ao setor, propiciando a adequada gestão do sistema de transporte intermodal (rodo-hidro-ferroviário)
Realiza pesquisa aplicada, vistoria, avaliação e laudo técnico

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Empresas de construção, fabricação e transportes de navegação fluvial.

22 de set de 2009

LOCAIS DE PROVAS DO ENEM

O MEC (Ministério da Educação e Desportos) colocou hoje a disposição dos candidatos a consulta aos locais das provas do ENEM 9 Exame Nacional do Ensino Médio).

CONSULTE AQUI SEU LOCAL DE PROVA
ESCLARECENDO DÚVIDA
Lígia disse...

Meu none é Lígia, tenho 17 anos e estou cursando o 3º ano do ensino médio, quero trabalhar na organização de eventos e não sei qual o curso que tenho de fazer.Por favor me ajude.
21 de Setembro de 2009 21:45

RESPOSTA:
Depende do tipo de evento que deseja organizar, são diversas área e para cada uma delas é indicado um curso diferente.
Para eventos esportivos o mais indicado é Educação Física ou Tecnologia em Esporte e Lazer.
Para eventos com finalidade turística é indicado Turismo
Para eventos como Feiras e Exposições o mais indicado é Relações Públicas.
Assim sendo você precisa antes de tudo analisar o que realmente quer para escolher o curso mais adequado.

21 de set de 2009

ENTREVISTA: MARCELO GIANINI ATOR E DIRETOR DE TEATRO

Sou mestre em Artes (Pedagogia do Teatro) pela ECA-USP.
Fiz graduação em interpretação teatral também pela ECA e tenho Licenciatura em Educação Artística: habilitação em Artes Cênicas, pela facudades Tereza D’Avila, de Santo André.
Sou ator, diretor teatral e professor de teatro.
Atuo como Diretor Teatral da Cia. Estrela Dalva e da Cia. Lona de Retalhos, ambas participantes da cooperativa paulista de teatro.
Sou professor de iniciação teatral no colégio singular ha vinte anos.
Já dei cursos e oficinas de teatro na USP (Campus de Bauru) e para as Prefeituras de Santo André, de São Bernardo do Campo e de São Paulo.
Trabalhei por quatro anos como palhaço em projeto de humanização hospitalar desenvolvido dentro dos hospitais da rede Alvorada pelas lúdicas comunicações teatrais.

Pergunta: Como foi a sua escolha profissional?
Resposta: Inicialmente minha opção era pela arquitetura. O teatro era um hobbie.
Apos entrar na FAU-USP e estar cursando o primeiro ano de Arquitetura, resolvi prestar o vestibular para Artes Cênicas. Entrei e seis meses depois larguei definitivamente a FAU.
Assim, acho que não fui eu quem escolhi fazer teatro, mas o teatro que me escolheu.
Também acho que dificilmente escolhemos uma profissão na área artística, fazer arte e quase que uma necessidade primordial, uma forma de ver e de viver no mundo. Se fossemos pensar em todas as implicações financeiras que envolvem as profissões artísticas, dificilmente as escolheríamos.
A linha entre profissão e vida e muito tênue na área artística.

Pergunta: Quais os campos de atuação?
Resposta: Os formados em cursos de teatro tem diversas áreas de atuação.
Podem ser atores, diretores ou ainda atuar em outras áreas dentro do teatro, como figurinistas, cenógrafos, sonoplastas, iluminadores, produtores, dramaturgos, etc.
Podem também se dedicar à área do ensino, seja o formal, dentro de escolas, seja através da atuação em ONGs e prefeituras como oficineiros de teatro.
Ha também os que trabalham nas áreas de comunicação como dubladores e atores.
Pode-se também trabalhar nas áreas de eventos.

Pergunta: Em qual destes campos de atuação há mais oportunidades de trabalho?
Resposta: Em geral, o teatro oferece muitas oportunidades de trabalho.
Sempre ha pessoas e grupos envolvidos em montagens de peças.
O grande problema é que nestes trabalhos só se começa a ser remunerados apos a estréia das produções, o que pode levar de três meses ate a um ano de trabalho.

Pergunta: Quais os conhecimentos necessários para o bom desenvolvimento profissional, que não se aprende na faculdade e nem nos cursos de especialização?
Resposta: Trabalhar em teatro exige estudo constante.
Dependendo da produção que você esteja envolvido, ha que se estudar todo o tema, o que inclui o estudo de literatura, historia, geografia, psicologia, filosofia alem das disciplinas envolvidas diretamente na profissão, como dança, canto, etc. Enfim, e uma área que exige um conhecimento cultural muito grande, alem de conhecimento critico da realidade.

Pergunta: Como é seu horário de trabalho?
Resposta: Dificilmente temos um horário fixo. Em geral, cada dia tem um horário diferente.
Fins de semana e feriados também são dias de trabalho, principalmente quando se esta com alguma peça em temporada.

Pergunta: No seu exercício profissional você tem necessidade de abrir mão de alguma coisa da sua vida pessoal?
Resposta: Sim. domingos e feriados não são sagrados. Assim como ausentar-se de festas e comemorações familiares.

Pergunta: Como está o mercado de trabalho?
Resposta: Como disse acima, sempre se precisa de artistas teatrais, nosso grande problema e a remuneração. Mesmo quando conseguimos viabilizar uma produção, isto não e garantia de resultados financeiros.

Pergunta: Quais são as perspectivas futuras para o mercado de trabalho?
Resposta: Quando comecei a fazer teatro profissionalmente, na década de 80, o mercado de trabalho já era maior do que nas décadas anteriores. De lá para cá, com a ampliação de oficinas teatrais oferecidas por prefeituras, ONGs e escolas, o mercado se ampliou bastante.
Outra área que abriu novos postos de trabalho foi na mídia, com a produção de programas televisas e de internet.
A área de eventos também exige cada vez mais profissionais capacitados.
Assim, me parece que o mercado esta em expansão, inclusive com a criação de novos pólos teatrais fora do eixo Rio-Sao Paulo, como Campinas, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Pergunta: No exercício profissional você corre riscos?
Resposta: Dependendo da produção teatral em que se esta envolvido, existem riscos físicos e emocionais.

Pergunta: Quais as dificuldades encontradas no início da carreira?
Resposta: A primeira dificuldade e pessoal: deixar de lado as ilusões que a mídia em geral divulga de nossa profissão. Ha que se batalhar e suar muito para se ganhar o mínimo. O tempo de trabalho conta muito, portanto o inicio e sempre mais dificultoso.

Pergunta: Quais as dificuldades encontradas atualmente?
Resposta: A dificuldade de apresentar as produções, isto é, conseguir teatros. Após conseguir o teatro, o difícil é divulgar a peça, já que concorremos não só com outras peças, mas também com a televisão. O cinema e outras produções de entretenimento.

Pergunta: Na sua área o salário é compensador?
Resposta: Não ha salário. Trabalhamos ou em oficinas, que ate pagam bem a hora/aula, mas que não acontecem durante todo o ano e não pagam, por exemplo, ferias, 13°, etc. Em produções teatrais, quando se consegue vender o espetáculo, trabalha-se por cachês, que não são altos, ou por porcentagem da bilheteria, que são ainda mais baixas.

Pergunta: Que conselho daria a quem deseja seguir a carreira?
Resposta: Seguir a carreira teatral exige muita dedicação à profissão e estudos constantes. Às vezes, se esta em duvida, deixe para seguir a carreira depois, ou trabalhe paralelamente em outra profissão. Não seja afoito e não cobre do teatro o que ele não pode te dar.
E uma profissão muito prazerosa, porem que não oferece as recompensas financeiras de outras profissões.
Assim, fazer teatro e, de certa forma, escolher uma forma de vida e não apenas uma profissão.

19 de set de 2009

VAGAS PARA ESTÁGIO

Em parceria com o Instituto Via de Acesso este Blog está informando algumas vagas para Estágio.
Mesmo que não tenha vaga de seu interesse você pode inscrever-se, quando houver vaga para sua área poderá ser chamado.

v198947Estágio QSMA - Regional - ESSENCIS - Betim MG Betim/MG/BRaberta em 17/9 - 1 posição
Requisitos imprescindíveis: Cursar: Engenharia em Qualidade ou Gestão Ambiental. Formação prevista entre dez / 2010 e 07 / 2011; Disponibilidade

v198941Estágio Técnico Operacional - ESSENCIS - Betim MG Betim/MG/BRaberta em 17/9 - 1 posição
Requisitos imprescindíveis: Cursar: Engenharia Química; Química Formação prevista entre dez / 2010 e 07 / 2011; Disponibilidade para estagiar das...

v198523Estágio em Administração de Empresas / Publicidade / Marketing - ROCHE - Campinas Campinas/SP/BRaberta em 16/9 - 1 posição
Estudantes dos cursos de Administração de Empresas, Publicidade e Propaganda, Marketing e Comunicação Social com formação prevista entre julho...

v194203Estágio no setor Relacionamento Benefícios-Indaiatuba / Aon Indaiatuba/SP/BRaberta em 26/8 - 1 posição
Buscamos estudantes a partir do 2ºSemestre dos cursos de Administração ou Economia; Pré requisitos: Excel em nível intermediário; Atividades: Atendimento aos...

v198356Estagiário-RH- Carrefour -Ribeirão Preto Ribeirão Preto/SP/BRaberta em 15/9 - 1 posição
Requisitos: Estar cursando 2º ou 3ºano dos cursos Administração, Psicologia ou 1°ano do curso de Gestão em RH Bons conhecimentos no pacote...

v199225Estágio em TI Suporte - Unimed São Paulo/SP/BRaberta em 18/9 - 1 posição
Requisitos: Cursando 2º ou 3º ano Análise de Sistemas, Sitema de Informação, Ciência da Computação ou cursos similares. Atividades: Pesquisar dados no...

18 de set de 2009

CAFÉ EXPRESSO PERGUNTOU

Café Expresso. disse...

Teste vocacional funciona mesmo?http://aindamaisestorias.blogspot.com
16 de Setembro de 2009 00:38

RESPOSTA:

Não.
O Teste Vocacional sozinho não ajuda em nada, os testes só fazem sentido dentro do contexto de um Programa de Orientação Vocacional, devem ser usados somente como instrumento de trabalho para que o Orientador conheça melhor o Orientando e possa ajudá-lo da melhor maneira possível.
Os Testes utilizados na Orientação Vocacional são Testes de Interesse, Habilidades, e quando necessário utiliza-se também algum Teste de Personalidade, mas estes não podem ser fatores determinantes na escolha profissional, como o que já foi dito acima, são somente instrumentos de auxilio para que o orientador o conheça melhor o orientando e este também se conheça melhor. A escolha profissional é pessoal e intransferível, uma outra pessoa ou um teste não pode definir nada por ninguém.
Uma Orientação Vocacional É um programa que leva o jovem a refletir sobre os diversos aspectos que envolvem a escolha da futura profissão que são: Conhecimento e Informação.
Conhecimento – É o Autoconhecimento, conhecer a si mesmo, saber seus interesses, habilidades, características pessoais, valores pessoais e laborais e até elaborar um projeto de vida, onde a profissão faça parte deste projeto.
Informação: Implica o conhecimento do Mundo do Trabalho e Mundo da Educação.
Escolher significa privilegiar uma alternativa entre muitas, para tanto é preciso saber quais são as alternativas. Saber as profissões existentes, o que é a profissão, o que faz o profissional, onde vai atuar, a situação do mercado de trabalho agora e as perspectivas deste mercado para daqui a alguns anos quando for ingressar neste mercado, que tipo de formação exige, que outros conhecimento terá que buscar à parte para o bom desenvolvimento profissional. Saber quais as recompensas que a profissão oferece tanto pessoais como profissionais.
Quais as instituições de ensino que oferecem o curso, número de vagas, concorrência nos vestibulares, onde se localizam estas instituições, enfim o máximo de informações possíveis a respeito dos cursos de interesse.
A Orientação Vocacional tem como objetivo facilitar este momento na vida do adolescente, orientá-lo a fazer a melhor escolha para si, a decisão é única e exclusivamente dele.
Os Testes fora de um Programa de Orientação Vocacional não ajudam em nada.

16 de set de 2009

TECNOLOGIA EM PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Tecnólogo em Programação e Desenvolvimento de Software opera e programa computadores; a manipulação e transformação de dados.
Gerencia projetos de softwares; modelagem, especificação, implantação, teste e validação de software, personalização e regionalização de sistemas às novas necessidades que surgirem; e no uso da tecnologia computacional na solução de problemas de negócios.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Empresas de fabricação de softwares (programas para computadores).
O profissional também poderá atuar como consultor e prestador de serviços na área de programação e desenvolvimento de software e ingressar em programas de pós-graduação.

15 de set de 2009

ESTATÍSTICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Planeja, coordena e supervisiona o estudo de ocorrências de fenômenos coletivos sejam eles de caráter econômico, social, político ou científico.
Desenvolve métodos e ferramentas para a coleta de dados adequados a cada caso.
Colabora na estruturação e planejamento do projeto da pesquisa, coleta de dados programando as fases do trabalho.
Faz análise do contexto do tema a ser pesquisado, coordena e supervisiona a coleta de dados, organiza e analisa as informações obtidas.
Estuda e aplica métodos mais adequados para a coleta de dados, tabulação e interpretação das informações quantitativas.
Estuda fenômenos coletivos, econômicos, sociais e científicos, tais como: planejamentos econômicos, determinação de perfil do consumidor de produtos, audiência de programas de rádio e televisão, tendência de eleitores.
Cuida de censos populacionais, agrícolas, habitacionais, de saúde e analisa os dados obtidos usando cálculos estatísticos e matemáticos.
Elabora quadros, tabelas, gráficos e relatórios e organiza e executa boletins estatísticos.
Aplica os resultados no assunto pesquisados e tira conclusões.
Participa na escrituração de livros de registros e controle estatístico de exigências legais.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Institutos de pesquisa de opinião e mercado, industriais nas áreas de controle de qualidade dos produtos, instituições científicas e estabelecimentos de ensino, órgãos públicos de planejamento urbano, instituições agrícolas e entidades que comportem investigações, pesquisas e projeções de determinados fenômenos.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Análise Matemática, Cálculo de Probabilidade, Cálculo de Diferenças Finitas, Teoria das Matrizes e Funções Ortogonais, Educação Física, Introdução à Computação, Física, Álgebra Linear, Cálculo diferencial e Integral.

Matérias Específicas: Estatística Descritiva, Análise Estatística, Inferência Estatística, Tecnologia de Amostragem, Planejamento e Pesquisa, Análise de Dados Multivariados.

Matérias de Aplicação: Estatística Documentária, Estatística Aplicada e, mais duas dentre as seguintes: Biometria, Psicometria e Sociometria, Atuária, Econometria, Controle Estatístico de Qualidade.

Estágio: Não é obrigatório.

Duração do curso: 4 anos.
SÉRIE VOCÊ PERGUNTA EU RESPONDO
Cetreus Nominal disse...

Eu realmente precisava desse blog agora. Estou com uma duvida pertinente: sou apaixonado por um curso, mas tenho dificuldade na matéria.Como agir?No meu caso, é ciencias farmaceuticas.abraços.

13 de Setembro de 2009 21:33

RESPOSTA:
Neste caso é indicado dedicar mais tempo de estudo à disciplina na qual tem dificuldade, prestar muita atenção na aula, procurar esclarecer todas as dúvidas com o professor e além de estudar a teoria resolver exercícios.


Fernando Gomes disse...

O Enem é aberto pra todos?Por exemplo, se eu já cursei uma faculdade, eu posso fazer o enem ou tentar pro-uni?

11 de Setembro de 2009 22:45

RESPOSTA:

O ENEM é aberto para todos que queiram participar.

Pode se inscrever no PROUNI somente estudantes egressos do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares na condição de bolsista integral com renda per capta familiar de no máximo três salários mínimos.

12 de set de 2009

TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
Executa trabalhos em laboratórios de análises clínicas, determina dosagens e análises bacteriológicas, parasitológicas, sorológicas, hematológicas e outras.
Cuida da coleta de material e realiza exames para identificar enfermidades.
Realiza testes quantitativos e qualitativos em exames de sangue, urina, fezes, secreções e outros.
Executa testes cutâneos e mucosos, visando determinar a sensibilidade alérgica do paciente.
Controla a qualidade dos exames realizados.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Laboratórios de análises clínicas, hospitais, clínicas médicas particulares.

10 de set de 2009

ANSIEDADE NO VESTIBULAR

Os vestibulares estão se aproximando, amanhã 11/09/09 encerra a inscrição da FUVEST, outras universidades já terminaram e os exames estão chegando, a prova do ENEM está bem próxima, muitos adolescentes tem apresentado um alto grau de ansiedade em relação ao vestibular.
Boa parte do rendimento no vestibular depende da tranquilidade, não adianta estudar demais, saber toda a matéria, mas, ir para o vestibular com o stresse lá em cima, é preciso manter a calma.
E como controlar a ansiedade?
Bem em primeiro lugar o vestibular não come criancinha e não tem sete cabeças.
Estude, estude muito com organização e método (veja postagem do dia 13/06/2009 Estude Mais em Menos Tempo), estude pelo menos 3 a 4 horas por dia e reserve um dia da semana, sábado ou domingo, para o lazer sem pensar no vestibular.
Faça alguma coisa para relaxar no final do dia, procure dormir e alimentar-se bem.
Pense no vestibular todos os dias, mas, apenas algumas horas por dia e leve sua vida normalmente, só não deixe de fazer sua parte.
Quem quer ser aprovado no vestibular tem que estudar muito, porém, estudar muito sem critério, viver 24 horas por dia só pensando no vestibular, chegar nos exames com alto nível de stresse e ansiedade também não vão vai resolver nada, só vai atrapalhar.
Lembre-se seu desempenho no vestibular também depende da sua tranquilidade.

8 de set de 2009

TECNOLOGIA EM SOLDAGEM

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Projeta detalhes específicos em construções soldados de todos os tipos; soluciona periblemas em solda de manutenção; específica os equipamentos, orienta a seleção, treinamento e a classificação dos soldadores.
Acompanha o desempenho, analisa os conjuntos soldados dos pontos de vista da Mecânica, metalurgia, Produção e Economia.
Executa ensaios de solvabilidade, de qualidade dos materiais e serviços, seleção de produtos e corpos de prova para análise, interpreta os resultados dos ensaios.
Supervisiona a mão-de-obra, material, equipamento, investimento e segurança.
Realiza vistoriais, avaliação e laudo técnico.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Indústrias automobilísticas, mecânicas, metalúrgicas, navais, químicas, petroquímicas, de construção civil, siderúrgicas, de transportes e institutos de ensino e pesquisa.

7 de set de 2009

CONSIDERAÇÕES SOBRE O NOVO ENEM

Muita gente tem me perguntado se o novo ENEM vai facilitar o ingresso dos estudantes nas Universidades Públicas.
Ao meu ver vai facilitar porque o vestibulando não terá que ficar correndo de um lugar a outro para fazer as provas, diminuirão os custos com taxas de inscrição, porém, há outras questões a serem consideradas.
A nova forma do ENEM permite ao candidato concorrer em até cinco cursos de instituições de todo o país que aderirem ao modelo proposto pelo MEC, também será permitida a escolha de cursos diferentes em instituições distintas.
Da mesma forma que nos vestibulares serão convocados os candidatos melhores classificados, assim sendo o segredo para conseguir uma vaga continua sendo o mesmo, a palavrinha mágica é ESTUDAR.
Ao fazer inscrição para uma ou mais universidades que utilizarão o ENEM como forma de processo seletivo para o ingresso na faculdade alguns cuidados são necessários.
- Pensar muito bem nas opções ce cursos optando somente aquilo que realmente quer fazer, não coloque o que não tem interesse ou porque a chance de entrar é maior.
Um estudo da pesquisadora Ivete Lehman, do Instituto de Psicologia da USP mostra que 45% dos alunos que abandonam o curso superior desistem por terem feito a opção errada. Neste caso as conseqüências são graves para o estudante e para a sociedade, quem ingressou no curso que não queria tirou a vaga de alguém que queria realmente aquele curso, ao desistir a vaga ficará ociosa e a sociedade pagando por esta vaga através dos impostos.
- Um outro cuidado essencial é ao escolher uma universidade em outra cidade ou em outro estado, implicará em custos, às vezes maiores que pagar uma faculdade particular, você terá que morar em pensão ou republica pagando por tudo que precisar, então, é preciso analisar se a situação financeira permitirá tais gastos. Ah mas as universidade públicas não tem alojamento? Sim, a maioria delas tem, mas não é fácil conseguir vagas nos alojamentos, dificilmente se consegue no primeiro ano da faculdade.
É importante analisar também o lado emocional, como vai ser ficar longe da família, assumir responsabilidades que até então não era necessário.
Diante disso pense bem nas opções ao fazer a inscrição para as universidade públicas que utilizarão o ENEM como forma de ingresso no curso superior, não coloque cursos que não quer para não tirar a vaga de quem realmente quer e a sociedade não ter que pagar pela vaga ociosa se você desistir do curso.

5 de set de 2009

LISTA ATUALIZADA: COMO SERÁ UTILIZADO O NOVO ENEM PELAS UNIVERSIDADE FEDERAIS.

Região Centro-Oeste

1 - Universidade de Brasília (UnB) – Utilizará o Novo ENEM para o processo seletivo do 1° semestre de 2011

2 - Universidade Federal de Goiás (UFG) – Utilizará já em 2009 como parte da nota (40%) da 1ª fase de seleção e para vagas remanescentes.

3 - Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - Em 2009, utilizará a nota do Enem para seleção em fase única e para vagas remanescentes.

4 - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Em 2009, adotará o Enem como 1ª fase e para o preenchimento de vagas remanescentes. Em 2010, adotará como fase única.

5- Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) – A partir de 2009 utilizará o ENEM para o preenchimento de vagas remanescentes. A partir de 2011 utilizará o Enem como fase única para 50% das vagas.
Região Sudeste

1 – Universidade Federal do ABC (UFABC) – Adotará Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes

2 – Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – A partir de 2010, utilizará o Enem como parte da nota do processo seletivo (50%) e para vagas remanescentes.

3 – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Todos os cursos adotarão Enem pelo menos como 1ª fase e para o preenchimento de vagas remanescentes

4 – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – O Enem será utilizado como fase única, já em 2009, para preencher 50% das vagas do processo seletivo e para as vagas remanescentes. A outra metade será preenchida por meio do vestibular seriado (nesta modalidade, a 3ª etapa do vestibular seriado é a nota do Enem).

5 – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Adotará, já em 2009, o Novo Enem como avaliação substitutiva da primeira fase do Processo Seletivo. A segunda fase será realizada em janeiro de 2010.

6 – Universidade Federal de Viçosa (UFV) – A partir de 2009, o Enem comporá 50% da nota final do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.
7 – Universidade Federal Fluminense (UFF) – A partir de 2010 o Enem será utilizado para compor parte da nota da 1ª fase. A nota do Enem também servirá como bônus de 10% a 15% para compor a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.

8 – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Adotará o Enem como fase única já em 2009 e para o preenchimento das vagas remanescentes.

9- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Aprovado em primeira fase para 2009.

10- Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes

11 – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Utilizará o Novo Enem de 2009 como parte da nota (50%) da prova de conhecimentos gerais e para o preenchimento de vagas remanescentes.

12 – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Utilização do Novo Enem como fase única para 4 cursos do campus de Itajubá e para todos os cursos do campus de Itabira. Para os demais cursos do campus de Itajubá, o Novo Enem será utilizado como primeira fase.

13 - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional. Utilizará o Enem para as vagas remanescentes.

14 – Universidade Federal de Lavras (UFLA) – O Enem será utilizado como fase única. A instituição também manterá o processo seriado de ingresso, em que a nota do Enem compõe a 3ª fase, além de utilizar o exame para as vagas remanescentes.

15 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Em fase de decisão para o processo seletivo de 2011.

16 – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
– A partir de 2009 utilizará o ENEM como primeira fase do vestibular. A segunda fase será realizada por processo seletivo próprio.

17- Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) - 10% a 25 % das vagas (percentual em discussão) serão preenchidas pelo Enem, como fase única. Os alunos que quiserem poderão usar a nota para a primeira fase do processo seletivo. O exame será usado também para preencher as vagas remanescentes.

18 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescente já em 2009.

19 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Adotará o Enem como primeira fase.

Região Sul

1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS): No processo seletivo de 2009, a nota do Enem será considerada como parte da nota do aluno. No momento de inscrição no vestibular, o aluno deverá informar se deseja que sua nota seja considerada.

2. Universidade Federal do Rio Grande – (FURG): Adotará o Enem como parte da nota (50%) e para vagas remanescentes;

3. Universidade Federal de Pelotas – (UFPEL): Adotará o Enem em fase única e para as vagas remanescentes a partir de 2009;

4. Universidade Federal de Santa Catarina – (UFSC):
Utilizará o Novo ENEM em 2009 como parte da nota (20%) e para a ocupação de vagas remanescentes.

5. Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota final do vestibular será composta de 90% da nota do vestibular e 10% da nota da prova objetiva do ENEM.

6. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): Em fase de decisão

7. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR): Adotará o Enem em fase única e discute adotar para vagas remanescentes;

8. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – (UFCSPA): Adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.

9. Universidade Federal do Pampa – (UNIPAMPA): Adotará o Enem em fase única a partir de 2009 e para vagas remanescentes;

Região Nordeste

1- Universidade Federal do Vale do São Francisco – (UNIVASF): Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009. 50% das vagas serão reservadas para estudantes de escola pública.

2 - Universidade Federal da Bahia – (UFBA): Adotará em fase única para os quatro cursos de Bacharelado Interdisciplinar e para o curso superior de tecnologia.

3- Universidade Federal do Maranhão – (UFMA): Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009.

4. Universidade Federal de Sergipe – (UFS): Utilização do Novo Enem para o preenchimento de vagas remanescentes.

5. Universidade Federal do Piauí – (UFPI): Adotará fase única para 50 % das vagas de todos os cursos e para preencher vagas remanescentes a partir do processo de 2009.

6. Universidade Federal de Pernambuco – (UFPE): Adotará o Enem para 1ª fase. Está em discussão o preenchimento de vagas remanescentes;

7. Universidade Federal Rural de Pernambuco – (UFRPE): Adotará o Enem em fase única e vagas remanescentes a partir de 2009.

8. Universidade Federal do Ceará – (UFC): Em fase de decisão

9. Universidade Federal da Paraíba – (UFPB): Em fase de decisão.

10. Universidade Federal Rural do Semi-Árido – (UFERSA): Adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009;

11. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (UFRN): Em fase de decisão

12. Universidade Federal de Alagoas – (UFAL):
A partir de 2009 utilizará o Novo Enem para preenchimento das vagas remanescentes. A partir de 2011 utilizará como fase única em seu processo seletivo.

13. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – (UFRB): Utilização do Novo Enem como fase única para 70% das vagas ofertadas e como parte da nota para 30% das vagas. Também será utilizado para o preenchimento das vagas remanescentes.

14. Universidade Federal de Campina Grande – (UFCG): Utilizará o Novo Enem para ocupação das vagas remanescentes.

Região Norte

1 – Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo. As outras 50% serão preenchidas por meio de avaliação seriada. O Enem também será usado para preencher vagas remanescentes.

2- Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – Não utilizará o Enem nos processos seletivos de 2009 e 2010.

3 – Universidade Federal do Acre (UFAC) – Utilizará o ENEM a partir de 2009 para o preenchimento de vagas remanescentes.

4 – Universidade Federal de Roraima (UFRR)
– Em fase de decisão

5 – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Utilizará o Novo Enem em 2009 como fase única para 10% das vagas.

6 – Universidade Federal do Tocantins (UFT) – A partir de 2009, utilizará o Novo ENEM como fase única para 25% das vagas de todos os cursos e para vagas remanescentes. As demais vagas serão preenchidas pelo processo seletivo próprio da universidade.

7 – Universidade Federal do Pará (UFPA) – Em fase de decisão

8 – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
– Não utilizará o ENEM no processo seletivo de 2009.

Universidades Novas (PLs em tramitação no Congresso Nacional)

1.Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA: Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em discussão;

2. Universidade Federal da Integração Amazônica – UNIAM: Adotará o Enem em fase única

3. Universidade Luso Afro-Brasileira- Universidade-UNILAB: Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em discussão;

4. Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS: Adotará o Enem em fase única. Aluno de escola pública terá bônus.

3 de set de 2009

TECNOLOGIA EM ARTES GRÁFICAS

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
O Tecnólogo em Artes Gráficas desenvolve projetos gráficos de livros, jornais, revistas e sites na internet.
Cuida da gestão da produção nos diversos segmentos da indústria gráfica.
Emprega programas eletrônicos de desenho, editoração e tratamento de imagens, define a aparência e o formato das páginas, as cores, o tamanho e os tipos de letra, assim como máquinas, equipamentos, tinta e tipo de papel a ser utilizados.
Cria logotipos, marcas e embalagens.
Pode, ainda, dedicar-se à industrialização do material impresso, gerenciando os processos de composição, impressão, revisão das provas, montagem e encadernação.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Empresas gráficas e produtoras de embalagens, agências de publicidade e fornecedoras de insumos.

2 de set de 2009

TÉCNICO EM AGRIMENSURA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO
Realiza levantamentos topográficos, hidrográficos e geodésicos, e executa cálculos e desenhos dos levantamentos realizados.
Executa e supervisiona a demarcação de loteamentos, arruamentos, estradas de rodagem, construção de barragens de terra, trabalhos de terraplanagem, irrigação e drenagem, construção de túneis, vias urbanas e rurais, levantamentos para a construção de diques, levantamento e demarcação de minas.
Realiza serviços de vistoria e arbitragem relacionados a seu campo de atuação.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Empresas de loteamento, construção civil e levantamento topográfico, órgãos públicos.

1 de set de 2009

ENGENHARIA CARTOGRÁFICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Engenheiro Cartográfico é o profissional que trabalha na elaboração de mapas, para tanto cuida da obtenção e processamento de dados geográficos para a realização do mapeamento da superfície urbana e rural para as mais diversas finalidades, tais como controle ambiental, pesquisas econômicas e sociais.
Estuda e pesquisa os processos de representação gráfica da terra ou de uma região terrestre.
Realiza levantamentos geodésicos para obtenção de dados, calcula a posição terrestre da região levantada: Estados, Países e Continentes, mares e oceanos.
Efetua levantamentos aerofotogramétricos, utilizando satélites artificiais, que permitem a análise dos solos, da vegetação e da vida animal na superfície terrestre.
Projeta, planeja, dirige e fiscaliza a implantação de redes geodésicas, dimensões terrestres, campos gravitacionais e os fenômenos geodinâmicos.
Elabora a representação gráfica dos dados e prepara cartas e mapas em todas as suas modalidades.
Gerencia e supervisiona trabalhos de demarcação de terrenos.
Faz vistorias, avaliações e perícias das cartas e pesquisas referentes à cartografia.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Empresas de pesquisa e extração de petróleo, gás, minerais, de engenharia, planejamento urbano, aerofotogrametria, loteamento e colonização.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Matemática, Física, Mecânica, Desenho, Processamento de Dados, Educação Física.

Matérias de Formação Profissional: Topografia, Geologia e Geofísica, Hidrologia Aplicada, Materiais Cartográficos, Saneamento Básico, Instalações Hidráulicas e Sanitárias, Geodésia, Fotogrametria, Interpretação de Imagem, Sensoriamento Remoto, Representação Gráfica.

Duração do Curso: 5 anos.

Estágio: Obrigatório e Supervisionado.