24 de mar. de 2009

ENGENHARIA AMBIENTAL

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

O Engenheiro Ambiental é o profissional responsável pela avaliação das alterações causadas pelo homem no meio ambiente, suas atividades são:
Pesquisar, desenvolver e aplicar tecnologias para preservar a natureza realizando estudos de impacto ambiental.
Cuida da preservação da água, de esgotos, do ar e do solo fazendo o diagnóstico, manejo, controle e recuperação de ambientes urbanos e rurais.
Atua na área de tratamento de água, esgotos e lixo visando o controle da poluição e transmissores de doenças.
Implanta sistemas de produção ambientalmente viáveis, a recuperação de áreas degradadas por processos industriais e o monitoramento dos processos e atividades causadores de impactos ambientais visando a diminuição dos mesmos.
Elabora propostas alternativas para o tratamento de poluentes e para utilização racional dos recursos naturais.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Centros de Pesquisa, órgãos de execução e gerenciamento e controle ambiental, organizações não governamentais (ONGs), agências reguladoras de água, energia elétrica, vigilância sanitária, indústrias de todos os tipos e ramos, universidades, empresas de assessoria e consultoria, órgãos públicos, entre outras.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Matemática; Física; Química; Mecânica; Informática; Desenho; Eletricidade; Resistência dos Materiais; Fenômenos de Transporte; Biologia

Matérias de Formação Profissional Geral: Topografia; Mecânica dos Solos; Hidrologia Aplicada; Hidráulica; Teoria das Estruturas; Materiais de Construção Civil; Sistemas Estruturais; Saneamento Básico; Construção Civil.

Matérias de Formação Profissional: Específica: Biologia Geral e Aplicada; Ecossistemas Aquáticos, Terrestres e Interfaces; Química para Engenharia Ambiental; Cultura, Ambiente e Desenvolvimento; Caracterização Ambiental: Bacia Hidrográfica; Poluição Ambiental; Ecologia Geral e Aplicada; Climatologia e Hidrologia Física; Impactos e Adequação Ambiental; Avaliação do Impacto Ambiental; Recursos Hídricos; Microbiologia e Bioquímica Aplicadas; Cinética Bioquímica Aplicada; Termodinâmica; Hidráulica; Ações Mitigadoras de Impactos Ambientais; Tratamento de Águas Residuárias; Recursos Energéticos e Desenvolvimento; Gestão de Resíduos Sólidos; Tratamento da poluição do Ar;; Adequação Ambiental de Empresas; Tratamento de Águas para Abastecimento; Gestão de Operações; Economia Aplicada ao Ambiente; Modelação Matemática em Sistemas Ambientais; Planejamento Ambiental e UrBanismo; Instrumentos de Política Ambiental; Licenciamento Ambiental;.

Duração do Curso: 5 anos.

12 comentários:

Anônimo disse...

Eu não conhecia esta profissão mas pelo que você descreveu deve ser uma profissão e tanto. Abraços

Unknown disse...

muito bom
xD

Renan Barreto disse...

Engenharia ambiental. Tá aí. É algo novo pra mim. Mais uma profissão que fiquei sabendo que existia.

AH! Inez! Estou aqui pra pedir o seu voto na minha campanha: VOTA NEU, na comunidade "Eu tenho um blog" categoria humor. Conto contigo!!
Valeu!

Renan Barreto disse...

To sempre ajudando na divulgação desse blog! Pode contar comigo!

Jacque disse...

E eu ki pensie fazer isso e agora tow cursando Letra c/ Ingles na federal! sahusahaususahsauhsauha Eh uma profissão c/ uma perspectiva grande de crescimento mas nem m enxe os olhos =//

Bjuam

http://jaconapacheco.blogspot.com/

Lua- Eu Crio Moda disse...

OIE TO FAZENDO PSICOLOGIA NA UFMT
TO AMANDO O CURSO
BJOS ME VISITA
E TIPO VC E PSICOLOIGA TM MAS ATUA EM Q AREA?

Anônimo disse...

acho muito bacana essa profissão, aliás, acho bacana toda profissão que lida com o meio ambiente.

Lua- Eu Crio Moda disse...

MAS UMA PISCOLOGA NO MUNDO
CONCORRENCIA PRA VC BJOKAS
ME VISITE

Victor Zanini disse...

bah, também faço psicologia.. rsrs

parabens pelo blog!

sucesso.

cariocax disse...

very nice...

POde entrar e de graça: http://cariocax.blogspot.com/

Eu amo a E.Y. disse...

quando fiz vestibular, nos anos 90, se dissesse ao meu pai que ia fazer engenharia ambiental, fatalmente seria mal interpretado (risos), mas hoje em dia é uma área com altíssima perspectiva de crescimento.

Beijos!

Dário Souza disse...

eu me interesso pa porra nessa porfissão, sempre me preocupei com questoes ambientais
axo importantissimo pra atualidade, essa profissao