12 de mar. de 2009

ENGENHARIA HÍDRICA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O Engenheiro Hídrico gerencia o uso de bacias hidrográficas, para tanto desenvolve projetos de pesquisas, exploração e administração do uso racional da água.
Elabora projetos de educação ambiental, planeja ações de visando o desenvolvimento econômico e social protegendo as reservas naturais.
Faz avaliações do impacto ambiental que podem ser causados por grandes obras.
Desenvolve projetos de construção de drenagens, bombeamento de água e esgoto, portos, barragens , represas e hidroelétricas.
Executa levantamentos topohidrográficos, implanta pontos do projeto.
Elabora normas e documentação técnica referentes a utilização dos recursos hídricos.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Empresas de irrigação e drenagem, construção de hidroelétricas, companhias energéticas e concessionárias de energia elétrica, estações de tratamento de água e esgoto, companhias de transportes fluviais, órgãos públicos ligados ao planejamento de recursos hídricos e empresas de prospecção e exploração de águas subterrâneas.


CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO

Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear, Desenho, Biologia Sanitária, Metodologia Científica, Introdução a Engenharia Hídrica, Química Geral, Química Experimental, Desenho Computacional, Fundamentos da Ecologia e da Limnologia, Física Geral. Física Experimental, Química da Água, Química da Água Experimental, Fundamentos de Programação, Fundamentos Sócio-Culturais, Coleta de Dados Geográficos, Economia, Engenharia do Ambiente, Fundamentos de Administração, Geotecnia para Obras Hidráulicas, Hidráulica Geral, Hidrologia, Materiais e Métodos de Construção, Química Tecnológica, Resistência dos Materiais, Aproveitamento Hidroelétricos, Ciências Humanas e Sociais, Geopolítica, Gestão de Sistemas Hídricos,Hidrologia Fluvial, Portos e Vias de Navegação.
Duração do Curso: 5 anos.

11 comentários:

Anônimo disse...

=O
que legal o blog
parabens
gostei bastante, explica direito sobre o que é cada profissao, boa iniciativa

so não tem a que eu quero seguir
MÚSICA
^^
da uma passada no meu blog, ^^
*
*

http://istosimmsica.blogspot.com/

Wellington disse...

Engenharia Hídrica é um curso muito bom e novo não é mesmo? Gostei de saber a respeito! Preocupação com o meio ambiente e trabalhar em companhias hidroelétricas parecem ser pontos bem atraentes nesta profissão!

Se possível visite meu blog:
http://br.geocities.com/neowellblog

Abraços =)

Marquinhos disse...

interessante...

um post que me fez pensar...

VEJA MEU BLOG!!!
http://www.markurgh.blogspot.com/

Dário Souza disse...

e aew tem jornalismo ??

Evandro disse...

mais um tipo de engenharia!
que incrivel!

-------------------------
http://jokers.mimhospeda.com/

Anônimo disse...

pow.. acho engenharia uma profissão linda...

Anônimo disse...

belo blog..
talvez faltasse um link externo hein!

neste caso, eu fico feliz que a UNIFEI cumpre perfeitamente com as disciplinas básicas hehe

abraço

Anônimo disse...

ja tive vontade ser engenheiro, mas matemática nunca foi meu forte. :/

Mas é um trabalho essencial para o crescimento.

Unknown disse...

O seu blog eh muito bom, vou acompanhar...
Tipo, vc tem alguma coisa aí sobre música, publicidade e desenho industrial??
Estou fazendo publicidade, mas estou envolvida no design e na música...

SBIE disse...

Eu tinha passado no curso, mas pensei bem e desisti de ultima hora!

Mas excelente curso!

Suraj disse...

Boas informações aqui, gostaria de compartilhar com vocês toda a minha experiência na tentativa de obter um empréstimo para expandir meu negócio de roupas aqui na Malásia. Foi muito difícil o meu negócio cair devido à minha pequena doença, então, quando me recuperei, precisava de um fundo para montá-lo novamente para que eu começasse, então me deparei com o Sr. Benjamin, um consultor de empréstimos do Funding Service. Ele me perguntou do meu projeto de negócios e eu disse a ele que já possuía o One e eu só precisava de um empréstimo de 200.000,00 USD, ele me deu um formulário para preencher e eu também solicitei meu ID válido em poucos dias. Eles fizeram a transferência e meu empréstimo foi concedido. Eu realmente gostaria de apreciar esse esforço e também tentar levar isso a qualquer pessoa que esteja à procura de empréstimos comerciais ou outras questões financeiras para entrar em contato com o Sr. Benjamin Benjamin: lfdsloans@outlook.com Ele também está disponível no WhatsApp Contact: + 1-9893943740