9 de mar. de 2009

FONOAUDIOLOGIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

O trabalho do Fonoaudiólogo é diagnosticar, prevenir, tratar e reabilitar os problemas ligados á comunicação oral e escrita, utilizando técnicas e métodos específicos. Previne o desenvolvimento de doenças, pesquisa e avalia as possíveis causas para aplicar o tratamento adequado. Na Audiologia faz a prevenção, diagnóstico e tratamento da função auditiva para garantir a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo. Realiza exames de audiometria para avaliar a capacidade auditiva e vestibular, seleção, adaptação e acompanhamento do uso de Aparelho Auditivo, implante coclear e outros dispositivos para a reabilitação auditiva ou proteção da audição. Na área de Fonoaudiologia Clínica: Realiza estudos e pesquisas para diagnóstico, tratamento e prevenção de distúrbios da comunicação, fazendo avaliação da fala e fluência decorrentes de alterações neurológicas ou músculo-esquelético e anomalias estruturais craniofaciais congênitas inatas ou adquiridas. Cuida de problemas da comunicação oral como gagueira, alterações da fala, troca de letras. Diagnostica e trata problemas relacionados aos distúrbios da linguagem oral e escrita. Cuida do aperfeiçoamento da voz de profissionais cuja fala é seu instrumento de trabalho como locutores, cantores, professores, oradores e outros orientando-os para o uso correto da voz, denominados impostação da voz, dicção e pronúncia.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:
Hospitais, Clínicas Fonoaudiológicas, neurológicas, Psicológicas, Odontológicas, escolas, Centros de Reabilitação, empresas que trabalham com aparelhos auditivos, indústrias principalmente naquelas onde se verifica muito ruído.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:
Matérias Básicas: Bases Morfofuncionais da Fonoaudiologia, Fundamentos de Biologia, Fundamentos de Física e Biofísica, Lingüística, Psicologia Matérias de Formação Profissional: Fonoaudiologia Fundamental, Patologia Fonoaudiológica, Avaliação em Fonoaudiologia, Teorias e Técnicas Fonoaudiológicas, Teorias e Técnicas de Psicomotricidade, Ética Profissional.
Estágio Obrigatório e Supervisionado.

Duração do Curso: 4 anos.

14 comentários:

Débora disse...

Parabéns pelo blog! Muito útil, ótimos posts para quem está na dpuvida na sua escolha profissional!
Um abraço

Alexandre disse...

Faço das minhas palavras as da Débora.

"Muito útil, ótimos posts para quem está na dpuvida na sua escolha profissional!"

Continue assim..
Organização e Layout nota 10

Anônimo disse...

Inez seu blog é de uma importância grandiosa para a queles que querem se decidir a respeito do mercado e profissões, adorei, parabéns isso é uma prestação de serviço.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net

O Pródigo disse...

Este blog deveria ser mais divulgado, principlamente nos cursinhos e escolas do ensino médio. Conhecer a profissão é essencial e hoje a maioria dos jovens seguem uma carreira pelo fato de estar na moda ou ser muito divulgada na mídia. Parabéns pelo blog, vai ajudar muitas pessoas a engendrarem no mercado de trabalho sem o receio de "será realmente isto que eu quero para minha vida?".

Unknown disse...

realmente é um profissão brilhante =)

Lara Sousa disse...

Legal essa profissião, além de ajudar as pessoas ainda ganha bem ja que existe uma deficiencia nessa area. Eu pretendo fazer mkt, vou procurar algo aki no blog vê se acho

beijos

Unknown disse...

Parece destino, tenho uma amiga que quer fazer isso !

Vou indicar o blog :)

Unknown disse...

indicado, neste momento ela deve estar lendo

Anônimo disse...

Esse blog é a minha cara!
Venho tentando escolher um curso há tempo...

Fonoaudiologia é um bom curso embora eu já tenha cortado da minha lista...
É bem interessante cuidar do sistema oral das pessoas!
=)

ederDBZ disse...

blog súper interessante, que dá uma bela ajuda na hora de escolhermos o que realmente queremos estudar e fazer pro resto da vida...

Marcelo A. disse...

Vou indicar para o povo lá da escola...

Grande blog!

Fabio Sauzza disse...

Olá querida,primeiro,obrigado pela visita,adorei o seu blog,olha querida,o conceito sobre a morte e a vida na qual descrevi foi simples,na verdade não há o que assumir sobre elas e no meu post busquei apenas retratar várias formas de se viver e para quem vive ao final para na morte,simples.
um grande beijo e obrigado.
volta epois,vamos trocar idéias.

Anônimo disse...

Quando eu tava na 8ª série estava decidido em cursar fonoaudiologia, achava (e ainda acho) muito interessante. Mas o amor pela notícia e pela informação fez com que eu mudasse de idéia, jornalismo é o curso que quero e estou muito feliz em estar cursando ^^

Quanto ao blog, esta muito bom =D

Um abraço Mariano;

Mansur disse...

estou no terceiro ano do ensino médio, e vou tentar pedagogia, se tiver como faz um post sobre esse curso. Beijos e abraços.