8 de abr. de 2009

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:

O Economista estuda a atividades produtiva. Sua principal preocupação refere-se aos aspectos mensuráveis da atividade produtiva, utilizando-se de conhecimentos matemáticos, estatísticos e ecconométricos.
Estuda o uso eficiente dos recursos materiais na produção de bens, considerando os fatores de produção ( matéria-prima, capital, trabalho e tecnologia), distribuição de renda, oferta e procura de mercadorias e preços.
Na empresa privada estuda a viabilidade econômica de projetos e empreendimentos levando em consideração os custos de mão-de-obra, matéria-prima, equipamentos, energia, transporte, impostos, financiamentos e potencial de lucro.
Realiza análise da política econômica e o impacto na empresa.
Estuda a implantação, organização e operação da empresa visando o planejamento administrativo e programação das atividades econômicas.
Realiza estudos para aumentar a produtividade com menores custos.
Elabora relatórios sobre os estudos e análises feitas.
Em órgãos púbicos estuda as atividades econômicas do país, extração e uso dos recursos naturais, indústria e comércio.
Planeja e elabora o orçamento geral do município, estado ou país, investimentos oficiais e políticas públicas e propõe formas de financiamentos.
Faz estudos para e análises do impacto na economia.
Participa na elaboração e análise de pesquisas sobre o desenvolvimento econômico, custo de vida, renda familiar e da intervenção do estado na política do trabalho.
Em empresas de seguro e previdência privada participa na elaboração de planos de seguros, pensões, aposentadorias, considerando custos e rentabilidade para as empresas seguradoras.
Na educação ministra aulas em faculdades e universidades, em cursos de Educação Profissional, participa de palestras, seminários e conferências.


CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Órgãos públicos, empresas privadas, bancos, comércio, institutos de pesquisa econômicas, empresas de assessoria e consultoria e instituições de ensino e pesquisa.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Introdução às Ciências sociais, Introdução à Economia, Matemática, Introdução a Estatística Econômica, Instituições de Direito, Contabilidade e Análise de Balanços.

Matérias de Formação Profissional: Estatística, Economia e Introdução a Econometria, Contabilidade Social, Teoria Macroeconômica, Teoria Microeconômica, Economia Internacional, Economia do Setor Público, Economia Monetária, Desenvolvimento Sócio-Econômico.

Estágio Obrigatório de no mínimo 240 horas.

Duração do Curso: 4 anos.

17 comentários:

Thalita Lucas disse...

Como eu gostaria de ter encontrado esse blog na época em que estava fazendo a minha escolha. Mto boa a sua iniciativa, vai ajudar mtos jovens que ainda não se decidiram. Irei passar para uma amiga que está pensando se faz psicologia ou não.
Bjos

Lok@ disse...

Poxa.. eh tão importante sites como este, na hora de escolher o curso as pessoas geralmente tem tanta coisa na cabeça, tanta pressão, que informações a respeito das profissões são muitíssimo bem vindas. Gostei muito! De utilidade e dinâmico.
:*****

Léo disse...

VC DEVERIA APARECER A 4 ANOS ATRAS, E AI TALVES NÃO SERIA UM PROFESSOR.

oTIMO SEU BLOG ADOREI.

PARABÉNS

http://listen18.blogspot.com/

Caio Coletti disse...

Não é bem minha área, acho esse tipo de curso muito mecânico para minha percepção. Mas reconheço que é um setor muito importante para a sociedade e, é claro, os méritos do seu blog em divulgar isso a quem se interesse. O trabalho que vc faz aqui é louvável.

Estava passando mesmo para dizer que tem um MEME esperando por vc lah no meu blog. Passa lá, acabei de publicar.

Abraços
http://filme-pipoca.blogspot.com/

Direto de Plutão disse...

Meu teste vocacional deu pra Exatas, fui fazer Adm mas larguei, nunca pensei em fazer Economia mas sem dúvida é uma excelente profissão...

TATA CRISTINA disse...

Seu blog é muito bom, nos dá a chance de conhecer sobre cada profissão, enfim...Eu já tenho a minha escolha (Psicologia), mas tem umas profissões bem legais, que eu nem conhecia!hehehe
Beijos e sucesso com o blog, ok?

Unknown disse...

interessante ,bem esta comentado

vlw

TATA CRISTINA disse...

Mais uma vez, seu blog é bem interessante, continue sempre assim, ok?
Beijos

Aflaudisio Dantas disse...

aí está um blog verdadeiramente útil gostei msm
se quiser por favor faça-me uma visita ficarei contente
se gostar me linka
abraço
http://aflaudisiodantas.zip.net/

Rogerio Lima disse...

Fiz meu teste vocacional, e ele indicou na área de Exatas, mas adoraria fazer o curso de Ciências Contábeis!!! Já trabalhei em um escritório Contábil e gostei da experiência!!!!

http://poemasgoticos.blog.oi.com.br

Anônimo disse...

Bem a minha área seria a de música , mas acho essa profsissao bem interessante
sucesso com o blog sempre

Wander Veroni Maia disse...

Tenho muito respeito pelos economistas por entenderem muito bem sobre várias coisas do nosso cotidiano e de que como uma atitude macro pode interferir em uma micro. Aqui em Minas, na Fecomércio, tem excelentes especialistas que rendem ótimas entrevistas. Abraço

Rodox disse...

òtima prestação de serviço. As vezes a galera que estuda não tem dinheiro para ir até um orientador, ou existe muitas duvidas sobre qual profissão seguir e não sabe como sanar as mesmas. Eu passei uma certa dificuldade na epoca mas hoje depois de 5 anos creio que achei o que eu queria. Isso pra garotada de agora é ótimo pois creio eu que elas podem tirar duvidas com a sua pessoa neah?

Muito obrigado pela visita no proibidão, fique avontade sempre para voltar. Esse mes tem promoção hein não vá perder. E foi rachante teu comentario... santa criatividade.Abraços

Unknown disse...

numeros não são meu forte rsrsrs,,,

Fabio Sauzza disse...

gostei do post....parabéns.....passa lá no meu,vc vai se amarrar.......boa sorte.

Thalita Lucas disse...

Vou colocar seu blog nos meus favoritos.
Bjos

Belsholff disse...

Otimo blog!
muito util para os pré-vestibulandos como eu!
economia é meu sonho, adoro Ciencias Politicas, é uma pena não ser tão forte em história, tentaria com certeza!

Vai para minha lista de blogs!