15 de abr. de 2009

O QUE AS FACULDADES ESPERAM DOS CANDIDATOS

Quando as instituições FUVEST, UNICAMP, UNESP E UFSCar divulgaram suas listas de aprovados, uma estudante que fez Orientação Vocacional comigo no início do ano foi aprovada em todos esses vestibulares.
Se pegarmos as listas dessas Universidades vamos perceber que há muitos nomes comuns a todas. Porque isso acontece?
As Faculdades procuram os alunos mais capacitados, aquele que está apto para uma está também para todas as outras.
Segundo o Profº Quirino Augusto de Camargo Carmello, pró-reitor substituto da USP o que se pretende não é conseguir os melhores alunos do Ensino Médio, mas o que têm maior potencial para ser os melhores formados.
Embora cada Universidade tenha seu critério de seleção todas tem o objetivo de selecionar os candidatos capazes para a carreira pretendida, que tenham a capacidade de relacionar informações, aquele que tem o melhor preparo.

4 comentários:

Denise Saade disse...

muito bacana o post,
eu espero conseguir ao longo do meu curso desenvolver todas as capacidades para a minha carreira e ser uma boa profissional.




http://nadadelicada.blogspot.com/

Gisela Melloso disse...

Olá Inez,

è verdade mesmo o que vc disse, eles selecionam os que são aptos mesmo para carreira a sua escolha, mas sabe as vezes me pergunto... Pq alguns entram para biologia e depois mudam para Marketing?
E olha que isso acontece muito, ai para onde vai o selecionar para carreira pretendida?
Meu filho esta fazendo curso tecnico e queria fazer Patologia Clinica, eu conversei com ele e disse que tinha que fazer algo que gostasse também no curso tecnico e que faria a faculdade de Patologia, não sei se fiz certo, mas tive medo dele começar a patologia e depois querer mudar o curso!!!
Bom não sei, acho que hj em dia fica complicado a faculdade fazer uma seleção por vocação pois a meu ver eles podem mudar o rumo no meio do caminho!!

Forte abraço!!!

Unknown disse...

eu espero consegui algum p/ irrikecer meu curriculo


se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

nessullius disse...

ainda acho que vestibulares são um método muito fraco de seleção! principalmente em universidade federais, tem gente que tenta a vida toda e nunca consegue, somente porcausa de certas matérias que são sinplesmente inúteis! gostei do seu post, gera polêmica!