21 de abr. de 2009

RESPOSTA

Richard disse...
Olá, Inez!

O seu blog é sensacional.Aos menos 18 anos tive que tomar a maior decisão da minha vida. O que serei?Meu sonho era Medicina, já imaginava todos os dias como seria, mas tive que optar pelo marketing, pois trabalhava numa empresa e eu era o único com ensino médio, fora que o único que sustentava a casa era eu. Tive que tomar essa decisão contra a minha vontade.Pois bem... passou-se exatamente 5 anos da minha vida e estou concluindo a pós graduação em gestão empresarial.A medicina esfriou na minha vida, o sonho tinha acabado.Mas administração e marketing ainda não é algo que me deixa feliz... mas me fez bem pq eu descobri uma coisa muito boa em mim. Sinto-me bem quando preparo alguém, treino, entro em sua vida e mudo o seu destino... quando posso através de meus ouvidos e minhas palavras, confortar alguém. Aprendi tudo isso com a liderança que exerci... logo subi na empresa por esse meu perfil... Hoje estou desempregado e estudando pra concurso... preciso de um emprego estável.. e daí pensei o que eu quero ser, pois ainda dá tempo.PSICOLOGIA.Era algo que eu nunca tinha pensado, pois aos 18 anos sem experiência de trabalho, você sempre disvirtua todas as profissões.Quero passar em um concurso e depois seguir a carreira de psicologo na área clínica ou hospitalar e daí o meu sonho acordou... de uma outra forma que eu não esperava, mas acordou.O que achas?Devo seguir esse sonho ou continuo na administração??

17 de Abril de 2009 14:51


Richard

Aos 17 ou 18 anos quando se tem que escolher uma profissão é bastante complicado, muitos jovens acabam escolhendo pelo que acham que é a carreira, o que nem sempre corresponde a realidade, só mais tarde percebem que não é bem o que pensavam.
N psicologia nem sempre conseguimos mudar a vida das pessoas, mas podemos fazer com que elas entendam e passem a lidar melhor com seus problemas, o que é bastante gratificante.
Quanto ao seu caso se o sonho retornou você pode e deve ir atrás de realizá-lo, mas tendo os pés nos chão. Sugiro que converse com alguns profissionais de psicologia para que possa analisar melhor o que é o exercício profissional.
A área Hospitalar está em crescimento, já na área clínica não é muito fácil porque infelizmente a imagem do Psicólogo ainda é a de leitor de mentes, médico de louco e supérflua, quando o sapato aperta a primeira coisa que largam é a terapia.
Como você diz que se sente muito bem quando treina e prepara alguém há também uma outra opção a ser analisada que se aproxima muito da Psicologia é a Área de Administração de Recursos Humanos, neste caso você não precisará fazer um novo curso de graduação, terá somente que fazer uma pós graduação em Recursos Humanos e atuar na área de Recrutamento, Seleção e Treinamento de Pessoal, em conjunto com Psicólogos.
Análise bem as opções para decidir o que é melhor pra você e corra atrás do sonho, vale a pena.

13 comentários:

Tolerância Zero disse...

nem mefale..isso é foda mesmo...tanto que vou fazer outra facul agora.. e não vai ser a que quero ainda... sou formado..edevo começar a fazer ciências contabeis, mas meu sonho é fazer publicidade, uu coisas do gênero!

Marília disse...

Ai, Inez, só de ler seu post fico me imaginando durante esse ano inteiro... É, estou nesse período complicado de ter que escolher que carreira seguir. Tenho o que quero mais ou menos definido na minha mente, mas penso se minha escolha não resultaria em algo ruim pra mim. Enfim, é como vocâ falou, é ir atrás do sonhos, mas com os pés no chão. Legal tua iniciativa.
;*

Daniel Murillo disse...

Ir atrás dos sonhos sempre... Que o dinheiro deixar.

Samba da bola disse...

Ir atrás dos sonhos sempre... Que o dinheiro deixar.(2) falo tudo!!


futebol?
http://www.sambadabola.blogspot.com/

Online na web disse...

Olá, seu blog é nota 10000, por isso estou seguindo, se quiser seguir o meu também fique a vontade.Abraços

Sóda Games disse...

Parabens companheiro seu blog esta muito bacana, continue assim e sucessos guerreiro !

Otimização de recursos e serviços.
http://menosbits.blogspot.com/
O jeito inteligente de se usar a internet.

PlanetadaBlogueira disse...

Bem legal o direcionamento que vc deu ao blog! parabéns... beijão


obs: porque vc não usa um template com mais colunas? ficaria legal!!


Beijão
Vanda

fernando disse...

por um tempo, nunca soube o q fazer. hj, tb não sei rs

Bela disse...

Muito bom seu blog. Parabéns!!

Acredita que até hoje eu não descobri minha verdadeira vovação? Acho mesmo que tenho várias...

Lara Sousa disse...

Exatamente o que eu quero fazer, mkt. Eu acho que nunc ta tarde rpa realizar um sonho, principalmente agora que ja está maduro, se ainda há tempo crio que não tenha nada a perder, pois como ele falou está desempregado, e acho que essa novo faculde será boa prar ele;

beeijos
a proposta desse blog é maravilhosa
;D

Unknown disse...

Parabéns pelo diálogo desse blog. Esclarece dúvidas de muitos jovens. Muito bom.

Abs.

http://escondidin.blogspot.com/

Glaucio disse...

Inez, parabéns pelo blog, ele é o terceiro que vejo hoje com um assunto pré definido, isso faz com que seja mais fácil tratar do assunto, além de agregar bstante conteúdo.

Muito interessante, parabéns de novo pelo trabalho, os assuntos abordados aqui são esclarecedores.

abç

Anônimo disse...

Felizmente, minha fase de escolha profissional terminou há um tempão! Hoje, sou advogado e estou estudando pra concursos, embora sempre tenha amado desenhar. Mas, aos 17 anos de vida, não sabia o que fazer com essa paixão pelo desenho. Marketing? Designer? Confesso... até hoje, não sei.

Sempre amei o cartunismo. Mas isso não é profissão que se ensine nas faculdades. Adoro o Direito, mas não a advocacia. Estou estudando pra concursos e sei que vou passar!

Mas, realmente, é uma fase complicada! Escolher uma carreira pra seguir a vida toda... com 17 anos e sem orientação profissional nas escolas??? Complicado! Muito complicado!

Abraços o/