16 de abr. de 2009

TRIICE MAYUMI PERGUNTA

triice mayumi disse...

Olá, Inez, eu vi o post sobre resposta a uma dúvida e resolvi postar a minha, se achar conveniente, por favor, responda-a,tenho 14 anos, estou no ensino médio, para ser mais exata, no primeiro ano deste, tenho muito medo de escolher a faculdade errada e desistir no meio do caminho, ou ainda pior, dedicar 80% da minha vida a algo que eu simplesmente não gosto, meu pai tem a teoria de que eu tenho que escolher algo que dê dinheiro para fazer o que gosto nas horas de lazer, tentei ouvir opiniões pessoais de muita gente do que elas pensavam que eu "combinava", bom... foram só 17 opções distintas de medicina a direito, existe alguma formula mágica para escolher uma carreira? Ou pelo menos uma formula qualquer? O dinheiro recebido na carreira é realmente tão importante assim? Beijos... :*
16 de Abril de 2009 14:32


RESPONDENDO

Como você está no primeiro ano do Ensino Médio ainda há tempo para pensar o que realmente quer, se precisar busque ajuda profissional para decidir por aquilo que for melhor para você.
É bom ouvir a opinião de pessoas próximas, analisar cada uma delas para ver o que pode ser aproveitado ou não de tudo o que foi dito.
Quanto a escolher o que gosta ou o que dá dinheiro é preciso um equilíbrio porque não adianta só gostar e não ganhar como não adianta ganhar e não gostar.
De acordo com minha experiência profissional sou favorável a fazer o que gosta, o dinheiro será conseqüência.
Independente da profissão, quem quiser ingressar e se manter no mercado de trabalho terá que estudar o resto da vida para estar sempre se atualizando, conhecendo cada vez mais.
Já pensou trabalhar pelo menos 8 horas diárias, ter que estudar e não gostar do que faz?
Não existe fórmula magia para escolher a profissão, o que existe são os Programas de Orientação Vocacional que ajudam o estudante nesta fase, veja o que coloquei a respeito no post abaixo Respondendo questões.
É melhor procurar a ajuda profissional que fazer a escolha errada e só perceber depois que estiver na faculdade.
Por favor, aproveite e divulgue o blog para seus amigos.

8 comentários:

Renan Barreto disse...

Muito boa Inez. Eu nunca me veria trabalhando em algo que não gostasse. No meu primeiro estágio, percebi que depois de um ano e dois meses eu não estava rendendo mais tão bem quanto antes, precisava de outra coisa, novas experiências. Pedi demissão e hoje tô indo pro meu terceiro estágio. rs Faço muitos trabalhos de graça porque me dá muito prazer em fazê-lo, outros eu cobro, o que não tira o meu prazer. Amo minha profissão e o dinheiro é consequência de um trabalho bem feito. Não há receita de bolo. Se a pessoa estudar medicina, mas gostar de arquitetura, ela será uma profissional ruim e irá trabalhar mal. Acho que temos que acabar com a idéia de que trabalho é castigo. Não é bem assim. Eu desenvolvo trabalhos ligados à minha área o dia inteiro: Escrevo em três blogs, dois sites de noticias, um jornal, faço pesquisas na biblioteca, faço traduções de textos, pego algumas assessorias de imprensa e ainda tenho que ir a faculdade. Adoro a minha vida. Acho que a felicidade profissional está intimamente ligada à felicidade pessoal. Enfim, você só fará algo bem feito, se for por prazer e não por obrigação.

Valeu!

PS: Dinheiro não traz felicidade, a felicidade traz dinheiro!

Pvê \o disse...

otimo post parabens pelo blog

Renan Barreto disse...

claro, Inez. O que está aqui passa a ser propriedade sua. rs

bjo

Valeu!

Ronaldo disse...

nossa, adorei o blog, meus alunos vivem perguntando varias coisas, e algumas encontrei no seu blog (não li tudo, bati o olho nos dois posts)

vou indicar para eles seu blog, ai eles vão ver que outras pessoas tem as mesmas duvidas que eles.

Eu mesmo voltarei muitas vezes mais aqui.

dicas são sempre bem vindas.

Nessullius disse...

Olá Inez, obrigada por comentar no nosso blog! É um prazer receber comentários novos e poder retribuí-los...

O seu blog é muito bom, muito mesmo... Tem um foco diferente, mas é muito bom :) É legal poder ajudar o pessoal a dar um rumo na vida! :)

Abraços.

triice mayumi disse...

Obrigada pelo esclarecimento!
beijos.. :*

BESTEiRENTO disse...

tb ja penso em q faculdade ingressar, provavelmente publicidade ;)
mto bom
abraço

nessullius disse...

Acho que que essas coisas vocÊ descobre com o tempo, vocÊ acaba se interessando sem perceber por alguma área.. é questão de tempo mesmo, assim aconteceu comigo!