11 de mai. de 2009

GEOGRAFIA

DESCRIÇÃO DA PROFISSÃO:

Geógrafo é o profissional que estuda a terra, sua forma, clima, produção, população, acidentes físicos, divisão política, etc.
Estuda, analise e descreve a superfície terrestre, tais como relevo, solo, vegetação, clima, recursos hídricos, a distribuição populacional.
Realiza estudos sobre a situação do meio ambiente e do país sobre desenvolvimento sustentável.
Presta assessoria a instituições públicas ou particulares na demarcação de limites territoriais com a finalidade de planejamento e organização físico-espacial e divisão Administrativa da União, dos Estados e Municípios.
Na Cartografia faz o levantamento de informações sobre os aspectos físicos de uma região para a elaboração de mapas e cartas geográficas.
Faz análises e estudos para o planejamento urbano.
Como professor leciona nos Ensino Fundamental, Médio e Superior.

CAMPOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL:

Institutos de pesquisa e estudos de entidades científicas, culturais, econômicos ou administrativas, Empresas de assessoria e consultoria, em planejamento urbano, públicas e particulares.
Institutos de ensino e pesquisa.

CURRÍCULO MÍNIMO DO CURSO:

Matérias Básicas: Geografia Física, Geografia Biológica ou biogeografia, Geografia Humana, Geografia Regional, Geografia do Brasil, Cartografia, Educação Física e duas matérias optativas entre Sociologia, História Econômicas (Geral e do Brasil), Etnologia, Etnografia, Fundamentos da Petrografia, Geologia, Pedologia, Mineralogia e Botânica, Antropologia Cultural.

Matéria de Formação Pedagógica: Psicologia da Educação, Estrutura e Funcionamento do Ensino Médio.

Duração do Curso: 4 anos.

5 comentários:

Juliana Daglio disse...

nunca tinha visto um blog com essa ideia.
bem legal, e util


se puder:
http://jdinfinito.blogspot.com/

Rubens disse...

Não é primeira vez que dou uma conferida nesse seu blog, por isso tou aqui novamente, a sua prestação de serviço é uma ajuda muito grande aqueles que estão indecisos na hora de decidir qual profissão seguir, olha você tem se destacado muito até o recomendei para amninha prima que vai fazer vest e tava amarrada com a escolha.

VIDA LONGA AO SEU BLOG

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.cjb.net

ED CAVALCANTE disse...

Oi, sou geógrafo e gostei da dica. Estou partindo para a pesquisa, os salários pagos aos professores são ridículos!

Anônimo disse...

Interessante as informações do blog. Serviço de utilidade pública importante. Parabéns.

Rogerio Martins -
http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/

Eu amo a E.Y. disse...

Tenho uns dois amigos geógrafos e eles não têm do que reclamar. Tão dando aula eganhando bem.

Sua observação sobre a questão do estágio foi bastante pertinente. Já vi essa situação diversas vezes, estagiário tomando a vaga de profissionais. Tinha tudo acertado para trabalhar em uma rádio, mas em cima da hora o diretor achou melhor colocar dois estágios ao invés de um profissional.

Beijos!