18 de set. de 2009

CAFÉ EXPRESSO PERGUNTOU

Café Expresso. disse...

Teste vocacional funciona mesmo?http://aindamaisestorias.blogspot.com
16 de Setembro de 2009 00:38

RESPOSTA:

Não.
O Teste Vocacional sozinho não ajuda em nada, os testes só fazem sentido dentro do contexto de um Programa de Orientação Vocacional, devem ser usados somente como instrumento de trabalho para que o Orientador conheça melhor o Orientando e possa ajudá-lo da melhor maneira possível.
Os Testes utilizados na Orientação Vocacional são Testes de Interesse, Habilidades, e quando necessário utiliza-se também algum Teste de Personalidade, mas estes não podem ser fatores determinantes na escolha profissional, como o que já foi dito acima, são somente instrumentos de auxilio para que o orientador o conheça melhor o orientando e este também se conheça melhor. A escolha profissional é pessoal e intransferível, uma outra pessoa ou um teste não pode definir nada por ninguém.
Uma Orientação Vocacional É um programa que leva o jovem a refletir sobre os diversos aspectos que envolvem a escolha da futura profissão que são: Conhecimento e Informação.
Conhecimento – É o Autoconhecimento, conhecer a si mesmo, saber seus interesses, habilidades, características pessoais, valores pessoais e laborais e até elaborar um projeto de vida, onde a profissão faça parte deste projeto.
Informação: Implica o conhecimento do Mundo do Trabalho e Mundo da Educação.
Escolher significa privilegiar uma alternativa entre muitas, para tanto é preciso saber quais são as alternativas. Saber as profissões existentes, o que é a profissão, o que faz o profissional, onde vai atuar, a situação do mercado de trabalho agora e as perspectivas deste mercado para daqui a alguns anos quando for ingressar neste mercado, que tipo de formação exige, que outros conhecimento terá que buscar à parte para o bom desenvolvimento profissional. Saber quais as recompensas que a profissão oferece tanto pessoais como profissionais.
Quais as instituições de ensino que oferecem o curso, número de vagas, concorrência nos vestibulares, onde se localizam estas instituições, enfim o máximo de informações possíveis a respeito dos cursos de interesse.
A Orientação Vocacional tem como objetivo facilitar este momento na vida do adolescente, orientá-lo a fazer a melhor escolha para si, a decisão é única e exclusivamente dele.
Os Testes fora de um Programa de Orientação Vocacional não ajudam em nada.

10 comentários:

Naya Rangel disse...

Concordo com o texto, se levasse em conta só os teste vocacionais estaria fazendo Joranlismo ao invés de Ciências da Computação (tudo a ver né)?

Deixo o meu lado jornalístico para os meus blogs ^^!

Abraços!

MED MUCHSTTER disse...

Nossa, o texto me ajudou muito, de verdade. Eu estou na época de prestar vestibular, e sinceramente, não encontro uma carreira, fiz teste e deu coisas completamente diferentes do que eu sou. Isso me preocupa bastante, porque o que eu escolher agora, decide o futuro. VALEU PELO POST, :)

adenilson disse...

mais uma ótima orientação...
o//
essa vou repassar *-*
abraço.
ótimo Fds.
se cuida.
e se alguem te parar na rua
querendo q vc siga jesus...
apenas diga Hoje não..nem tenho twitter *-*

Anônimo disse...

Legal!!!

Café Expresso. disse...

Olha só que bacana...
Pensei que não fosse me dar atenção.
Obrigada, solucionou minhas dúvidas.

Julio disse...

concordo...

Diego Rodrigo disse...

Meu teste vocacional é baseado em dois pontos: Afinidade/Mercado Simples assim

Neurotic StrangerBlood disse...

Sempre quis fazer um desses testes. Há algum online?

GustavoSilva disse...

Bacana saber disso!!

. disse...

Tbm acho que não serve pra muita coisa o teste vocacional, isso tem que vir de coração (na vontade) de seguir.
Tem postagem nova no meu blog, se puder vai lá ver!
Bom FDS
BjOs