5 de set. de 2009

LISTA ATUALIZADA: COMO SERÁ UTILIZADO O NOVO ENEM PELAS UNIVERSIDADE FEDERAIS.

Região Centro-Oeste

1 - Universidade de Brasília (UnB) – Utilizará o Novo ENEM para o processo seletivo do 1° semestre de 2011

2 - Universidade Federal de Goiás (UFG) – Utilizará já em 2009 como parte da nota (40%) da 1ª fase de seleção e para vagas remanescentes.

3 - Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - Em 2009, utilizará a nota do Enem para seleção em fase única e para vagas remanescentes.

4 - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Em 2009, adotará o Enem como 1ª fase e para o preenchimento de vagas remanescentes. Em 2010, adotará como fase única.

5- Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) – A partir de 2009 utilizará o ENEM para o preenchimento de vagas remanescentes. A partir de 2011 utilizará o Enem como fase única para 50% das vagas.
Região Sudeste

1 – Universidade Federal do ABC (UFABC) – Adotará Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes

2 – Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – A partir de 2010, utilizará o Enem como parte da nota do processo seletivo (50%) e para vagas remanescentes.

3 – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Todos os cursos adotarão Enem pelo menos como 1ª fase e para o preenchimento de vagas remanescentes

4 – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – O Enem será utilizado como fase única, já em 2009, para preencher 50% das vagas do processo seletivo e para as vagas remanescentes. A outra metade será preenchida por meio do vestibular seriado (nesta modalidade, a 3ª etapa do vestibular seriado é a nota do Enem).

5 – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Adotará, já em 2009, o Novo Enem como avaliação substitutiva da primeira fase do Processo Seletivo. A segunda fase será realizada em janeiro de 2010.

6 – Universidade Federal de Viçosa (UFV) – A partir de 2009, o Enem comporá 50% da nota final do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes.
7 – Universidade Federal Fluminense (UFF) – A partir de 2010 o Enem será utilizado para compor parte da nota da 1ª fase. A nota do Enem também servirá como bônus de 10% a 15% para compor a nota da segunda fase de alunos das redes públicas.

8 – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Adotará o Enem como fase única já em 2009 e para o preenchimento das vagas remanescentes.

9- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Aprovado em primeira fase para 2009.

10- Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes

11 – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Utilizará o Novo Enem de 2009 como parte da nota (50%) da prova de conhecimentos gerais e para o preenchimento de vagas remanescentes.

12 – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Utilização do Novo Enem como fase única para 4 cursos do campus de Itajubá e para todos os cursos do campus de Itabira. Para os demais cursos do campus de Itajubá, o Novo Enem será utilizado como primeira fase.

13 - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional. Utilizará o Enem para as vagas remanescentes.

14 – Universidade Federal de Lavras (UFLA) – O Enem será utilizado como fase única. A instituição também manterá o processo seriado de ingresso, em que a nota do Enem compõe a 3ª fase, além de utilizar o exame para as vagas remanescentes.

15 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Em fase de decisão para o processo seletivo de 2011.

16 – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
– A partir de 2009 utilizará o ENEM como primeira fase do vestibular. A segunda fase será realizada por processo seletivo próprio.

17- Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) - 10% a 25 % das vagas (percentual em discussão) serão preenchidas pelo Enem, como fase única. Os alunos que quiserem poderão usar a nota para a primeira fase do processo seletivo. O exame será usado também para preencher as vagas remanescentes.

18 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescente já em 2009.

19 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Adotará o Enem como primeira fase.

Região Sul

1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS): No processo seletivo de 2009, a nota do Enem será considerada como parte da nota do aluno. No momento de inscrição no vestibular, o aluno deverá informar se deseja que sua nota seja considerada.

2. Universidade Federal do Rio Grande – (FURG): Adotará o Enem como parte da nota (50%) e para vagas remanescentes;

3. Universidade Federal de Pelotas – (UFPEL): Adotará o Enem em fase única e para as vagas remanescentes a partir de 2009;

4. Universidade Federal de Santa Catarina – (UFSC):
Utilizará o Novo ENEM em 2009 como parte da nota (20%) e para a ocupação de vagas remanescentes.

5. Universidade Federal do Paraná (UFPR): A nota final do vestibular será composta de 90% da nota do vestibular e 10% da nota da prova objetiva do ENEM.

6. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): Em fase de decisão

7. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR): Adotará o Enem em fase única e discute adotar para vagas remanescentes;

8. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – (UFCSPA): Adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009.

9. Universidade Federal do Pampa – (UNIPAMPA): Adotará o Enem em fase única a partir de 2009 e para vagas remanescentes;

Região Nordeste

1- Universidade Federal do Vale do São Francisco – (UNIVASF): Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009. 50% das vagas serão reservadas para estudantes de escola pública.

2 - Universidade Federal da Bahia – (UFBA): Adotará em fase única para os quatro cursos de Bacharelado Interdisciplinar e para o curso superior de tecnologia.

3- Universidade Federal do Maranhão – (UFMA): Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009.

4. Universidade Federal de Sergipe – (UFS): Utilização do Novo Enem para o preenchimento de vagas remanescentes.

5. Universidade Federal do Piauí – (UFPI): Adotará fase única para 50 % das vagas de todos os cursos e para preencher vagas remanescentes a partir do processo de 2009.

6. Universidade Federal de Pernambuco – (UFPE): Adotará o Enem para 1ª fase. Está em discussão o preenchimento de vagas remanescentes;

7. Universidade Federal Rural de Pernambuco – (UFRPE): Adotará o Enem em fase única e vagas remanescentes a partir de 2009.

8. Universidade Federal do Ceará – (UFC): Em fase de decisão

9. Universidade Federal da Paraíba – (UFPB): Em fase de decisão.

10. Universidade Federal Rural do Semi-Árido – (UFERSA): Adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009;

11. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (UFRN): Em fase de decisão

12. Universidade Federal de Alagoas – (UFAL):
A partir de 2009 utilizará o Novo Enem para preenchimento das vagas remanescentes. A partir de 2011 utilizará como fase única em seu processo seletivo.

13. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – (UFRB): Utilização do Novo Enem como fase única para 70% das vagas ofertadas e como parte da nota para 30% das vagas. Também será utilizado para o preenchimento das vagas remanescentes.

14. Universidade Federal de Campina Grande – (UFCG): Utilizará o Novo Enem para ocupação das vagas remanescentes.

Região Norte

1 – Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo. As outras 50% serão preenchidas por meio de avaliação seriada. O Enem também será usado para preencher vagas remanescentes.

2- Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – Não utilizará o Enem nos processos seletivos de 2009 e 2010.

3 – Universidade Federal do Acre (UFAC) – Utilizará o ENEM a partir de 2009 para o preenchimento de vagas remanescentes.

4 – Universidade Federal de Roraima (UFRR)
– Em fase de decisão

5 – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Utilizará o Novo Enem em 2009 como fase única para 10% das vagas.

6 – Universidade Federal do Tocantins (UFT) – A partir de 2009, utilizará o Novo ENEM como fase única para 25% das vagas de todos os cursos e para vagas remanescentes. As demais vagas serão preenchidas pelo processo seletivo próprio da universidade.

7 – Universidade Federal do Pará (UFPA) – Em fase de decisão

8 – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
– Não utilizará o ENEM no processo seletivo de 2009.

Universidades Novas (PLs em tramitação no Congresso Nacional)

1.Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA: Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em discussão;

2. Universidade Federal da Integração Amazônica – UNIAM: Adotará o Enem em fase única

3. Universidade Luso Afro-Brasileira- Universidade-UNILAB: Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em discussão;

4. Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS: Adotará o Enem em fase única. Aluno de escola pública terá bônus.

22 comentários:

Unknown disse...

Que bom adorei a lista, muito importante para quem fará a prova, o Enem tem se tornado uma arma muito importante para quem fará vestibular.

Keisy Oliveira disse...

Uhhhmmm não sabia de algumas coisas.... Obrigado pelas informações Ines! AHH... E adorei o Post anterior que vc fez, falando sobre Artes Gráficas... Bjão!

Macaco Pipi disse...

AE GURIZADA QUE VAI PRESTAR...FIQUEM DE OLHO E FAÇAM BEM FEITO PQ VAI AJUDAR BASTANTE!

Erich Pontoldio disse...

Para quem está na fase de vestibular é bom ficar bem atento nessa lista e estudar muito

cat disse...

obrigada pela participação! eu fui 1 das contempladas pelo enem, concluí a facul ano passado e nem parece, qdo eu digo as pessoas ficam passadas! gostei d+ da proposta do blog, bem profissa!

Fernando Gomes disse...

Muito informativo seu post, mas ainda bem que já passei por essa fase de vestibular e tudo mais.

Sorte para todos que tentarão ingressar na universidade em 2009.

Visita aí:
http://isaidtv.blogspot.com/

Anônimo disse...

Ontem eu vi os alifantes nadando e pensei: quero ser um tratador de alifantes e ensinar a eles nado sincronizudo! Ié!

. disse...

Pra quem vai fazer o enem seu post ficou bem interessante...
Na minha época não tinha isso não... Os jovens hj tem mais chances e oportunidades que nós no passodo... rs
BjOs^^

Neurotic StrangerBlood disse...

Eu estava exatamente querendo saber disso! Valeu!

http://palavrasperversas.blogspot.com/

Camaleão disse...

Bela lista, parabéns pelo blog, to pilhado pra fazer esse enem.

marretada disse...

Eu só tenho que agradecer pelo post, tudo o que eu estava pesquisando mas o site do Enem tah um horror...

geh disse...

Adorei o seu post!
A lista está perfeita!!

kbritovb disse...

esqueci de pagar boleto então num vo fazer enem¬¬

Unknown disse...

Esse ENEM salvando a vida de quem estuda em escola pública ¬¬'

whatever, Inez, eu ainda não decidi o que eu vo prestar, acredita ?? MEDO MEDO MEDO

Mariana Porto disse...

super importante pra qm vai fazer vestibular agora^^

Luh disse...

>D Muito bom... A minha região. Adotará em fase única para os quatro cursos de Bacharelado Interdisciplinar e para o curso superior de tecnologia

Abraço.

mulherices disse...

Bacana o serviço de informações que vc presta em seu site. Parece que já virou referência pros blogueiros em fase pré universitária. :)

siimas :b disse...

ENEM: MEU PESADELO


heuheuhuehueheuheuehueh

http://by-simas.blogspot.com/
passa lá...
too fazendo textos sobre meu ex.. coisas que marcam
e ele olha ;D quanto mais comentarios melhor é
por favor !

Renan Sparrow disse...

Só na pratica essa alterações serão vistas como boas ou ruins :S

www.renansparrow.blogspot.com

Blog do Carlinhos disse...

oi inez to te seguindo no twitter
vc tem um banner p eu te add no blog do carlinhos?
beijos

JuANiTo disse...

Vou procurar saber sobre esse urso superior de Tecnologia da UFBA. Não sabia que estava dentro do esquema ENEM. Eu já estou na universidade, porém meu irmão daqui a três estará prestando vestibular. Acra]edito que daqui pra lá todos us cursos já esteja nesse esquema. Abraço!

Nattan Teixeira disse...

1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS): No processo seletivo de 2009, a nota do Enem será considerada como parte da nota do aluno. No momento de inscrição no vestibular, o aluno deverá informar se deseja que sua nota seja considerada.
É claro que eu desejo. UAHUAHUAH