22 de dez. de 2009

DIPLOMA NÃO É A SOLUÇÃO.

Coloquei o texto de Rubem Alves para uma reflexão, sem colocar nenhum comentário a respeito, afora vamos as considerações sobre diploma ser ou não a solução.
Entre os vários comentários recebidos há aqueles que acham que diploma não serve pra nada e aqueles que acham que não é a solução, mas é o começo para ela.
Nas décadas de 60 e 70 ter um diploma de nível superior era garantia de emprego, nos dias de hoje não é garantia para nada, mas é sim o começo e é extremamente necessário.
Muitas empresas exigem o Ensino Médio concluído para o cargo de faxineiro, já há prédios comerciais e de moradia onde para ser porteiro é preciso ter o ensino médio completo e conhecimentos de informática para o controle de entrada e saída de pessoas, mercadorias, etc. e ainda para a correta utilização dos circuitos internos de tv.
As empresas exigem conhecimentos avançados de inglês para contratar uma simples recepcionista, em muitos cargos ou funções é exigido que o candidato tenha curso técnico, conhecimento de informática e de inglês.
Há sim um grande contingente de formados em cursos superiores a procura de empregos, a oferta de vagas é bem menor que a procura, isto faz com que os salários não sejam muito atraentes, porém, sem diploma não há nem o emprego.
Diante das exigências do mercado de trabalho diploma não é a solução, mas é extremamente necessário mesmo para aqueles que desejam ser artistas porque é no curso de formação que irão aprender técnicas de representação, técnicas musicais ou outras exigências da carreira escolhida.
Como disse o Renan Barreto em seu comentário – “O diploma sem esforço é tão vazio quanto o tempo jogado no lixo.” Concordo plenamente com ele o diploma sem o esforço não tem valor nenhum quem quiser ingressar e permanecer no mercado de trabalho além do diploma terá que ralar muito, muito mesmo, nunca mais poderá parar de estudar.
Assim como o atleta que só chega ao mais alto do podium com muita dedicação e treino quem quiser ter sucesso profissional terá que fazer o mesmo.

32 comentários:

Unknown disse...

sempre gostei de um conselhinho sobre minha futura vida profissional
gostei do seu blog!
*-*

Flavi disse...

É, minha preocupação hoje é com os meus filhos, vivem mudando de ideia quanto a profissão que vão seguir, se vão acertar eu não sei, torço para que façam o que realmente gostam, mas quero que tenham um diploma sim, é muito impotante.

Feliz Natal!

Luiz Felipe Camilo disse...

Bem.
Acredito que a vida deve ser uma eterna busca pelo conhecimento, lógico que nos dias atuais a exigência do mercado esta cada vez mais forte!Logo: Se atualizar e buscar melhorar é necessário,mas para mim ter diploma ou não é um mero INICIO!(Como sou estudante de Direito,de nada vale meu diploma de bacharel sem "passar" na OAB!).
Concordo com a parte da dedicação,principalmente ao pensar que para ter capacidade/conhecimento é uma luta complicada,porém saborosa!Gosto de saber que vivi mais um dia,e aproveitei toda as facetas de informação!(AMO SER CURIOSO!).


Muito bom o blog.
Se der me visite.

Bruno Oliveira disse...

huuuuuum esse debate vai render...

Igor Pinheiro disse...

acho que há casos e casos, com certeza é um assunto que ainda vai render
na minha opinião, acho que o ideal seria a criação de provas, como as da OAB, para a maioria das profissões, com o candidato não tendo que obrigatoriamente fazer uma faculdade especifica, mas sim, ter um bom resultado nessa prova

Levi Ventura disse...

É um tema interessante a se discutir, eu por exemplo não tenho muita pretenção de fazer faculdade, então a questão do diploma não me preocupa tanto assim, mas creio que é algo importante pois diferencia você no mercado.
------------------------------------
http://duventublog.blogspot.com/

Levi Ventura

Vc curte rock? disse...

Falou tudo. Tenho pouca coisa que comentar.

Um diploma não é garantia de sucesso. E principalmente deve-se fazer o que gosta. O diploma é um certificado de que você se aplicou para fazer algo.
Isso, pra mim, é mais importante até que um diploma.

Essa é a minha opinião.

PCN disse...

Talvez diploma não seja nada, mas que é uma mão na roda, isso é... Ele é sua ficha, mostra do que você teoricamente é capaz!

No final a vivencia conta mais, com certeza, mas ter um bom diploma é essencial pelo menos pra quem ta começando...

Unknown disse...

algumas pessoas tem diploma apenas por ter..e não fazem aquilo que estudou....ou por não ter reconhecimento ou por outro motivo...

Khaila Dias disse...

Acho igual o rogério. Blog bem informativo, obrigada por postar isso, me ajudou, eu que tô vô pro 3° colegial é bom saber essas coisas.

Pedro Prado disse...

Heey,
Ótimo conselho , as vezes paro pra pensar se devo fazer faculdade disso ou daquilo...
Sabe algumas pessoas dizem ter diploma disso e daquilo , mas quando você pergunta sobre aquele assunto ela não sabe nada!!
Em alguns lugares que eu conheço o critério pra contratar é o local onde a pessoa fez o curso ( pricipalmente nos cursos de ingles!)
hhehehe
=)

Francis Martin disse...

Espero que as pessoas não negligenciem essas palavras dita no post. Um exemplo claro e até alarmante é que na empresa que trabalho temos duas vagas e não conseguimos preenchê-las devido a exigências simples até: inglês intermediário (de verdade). Apenas um diploma de faculdade sem as devidas especializações é sim vazio.

Anônimo disse...

É verdade, estou concluindo Sistemas de Informação, e tem gente na minha turma que ainda não sabe programar. Simplesmente colou ou deu sorte de ter professores que não queriam nada, e simplesmente aprovaram à esmo. Graças a Deus, estou concluindo e aprendi muito, corri muito atrás, estudei muito por conta própria, fiz amizade com professores e me atualizei, farei muito bom uso do meu diploma. Excelente post. Grande abraço

- BieL - disse...

Eu agora estou pra entrar na faculdade e já
estou pensando tudo isso que
está envolvido...

Ana Célia disse...

Quem dera se todos pensassem assim...hj em dia, com as "Uniesquina", Unisanto", Unicornio", dando diploma aos baldes, prometendo diplomas em 2 anos ou até menos, a idéia de que um papel, assinado por uma universidade dizendo que vc está formado em algo vale alguma coisa, só tem aumentado. O resultado é um bando de jovens sem preparo algum para o mercado de trabalho, com um papel na mão...

Rodrigo disse...

Sim!

Eu estou terminando agora o ensino medio e meu curso tecnico de mecanica. Sei que ainda há muito pela frente, mas o estudo é algo que não se pode parar nunca.

Bons conselhos.

Abraços

Hellen Taynan disse...

Sou recém-formada e desesperada sem saber para onde sigo agora. É muito útil teu blog. Abraços!

Robson Valente disse...

Muito Bom otimo achei muito bom mesmoooo... vou acompanhar o blog sempre...
entre no meuu...

http://transpondomuralhas.blogspot.com/

Elizete Costa disse...

Com certeza um diploma é muito importante, mas... o que ocorre é que existem pessoas experientes e trabalham muito bem e não tem uma oportunidade melhor por falta de diploma, outros diplomados mas deixam tanto a desejar. é a famosa desigulaldade social.
Parabéns pelo blog. Muito legal.

Evandro Cruz disse...

Otimo artigo, mas, poderia ter uma formtação melhor, parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Essa importância toda sobre o Diploma só acontece nos paises de terceiro mundo, na Europa diploma não é tudo, pode ser um diferencial mas o que conta ainda é a experiência e aptidão, é claro que com exceção para carreiras do tipo medicina...

luciana disse...

diploma hoje acabou sendo muito supervalorizado. Nao que seja desnecessario, mas muitas empresas preferem aquele que nao tem para pagar menos.

NO entanto se faz necessario se queremos crescer. Ter somente segundo grau pro resto da vida mostra que essa pessoa nao quer aprender, e sem isso não ha como ter novos desafios.

Anônimo disse...

Esse tema ainda da muito pano pra manga! rs
Muito bom seu blog!

Gabriel Pozzi disse...

olá!
participei do comentário do outro post, sou aquele que "quero ser artista", citado nesse post, pelo visto!
só queria deixar claro que de forma alguma eu desvalorizo o esforço que é necessário ser feito para chegar em algum patamar almejado...
meu comentário, que desvalorizava sim o diploma, pode ter passado uma impressão de que quero alcançar meus objetivos sem esforço, ao menos foi isso que entendi por esse post-resposta! isso seria um equívoco, pois sou super esforçado, fechei o ensino médio esse ano junto com um curso técnico de audiovisual e outras midias, formado em uma escola técnica de são paulo super exigente...

portanto, concordo com a parte que diz que o esforço é essencial para alcançar um posto almejado, porém discordo na parte que um diploma seja eficiente para provar a competência de alguém, principalmente no campo das artes.

MatheusS disse...

Se pensarmos que Diploma não serve de nada, a educação vai pro espaço. Independente de garantia de emprego, Diploma representa conhecimento, e hoje não há quem possa viver sem saber de nada. Não há espaço para a ignorância no mundo em que habitamos.

Então, meu Blog tem onde comentar sim, 'plays na fita' =)

Bjos.

Marcello Borges disse...

Ficou muito bom esse debate, e se aprofundar mais ainda ira render muito, pois o que esta em alta para contratações são pessoas com grau de escolaridade maior, como exemplo, temos os concursos públicos, que estão exigindo cada vez mais cursos superiores de diversas áreas

Fabrício Amorim disse...

O debate em minha área, o jornalismo, intensifica a discussão em torno da necessidade de diploma. O barulho é muito grande em torno do assunto. Creio que mesmo retirando a obrigatoriedade, as empresas continuarão contratando pelo diploma e pela capacidade do indivíduo.

Jorge ' disse...

Muito bom o texto !

Anônimo disse...

Realmente além do diploma a pessoa precisa ser um bom profissional. E só se obtém esse profissionalismo estudando sempre.

Andre disse...

Sim, realmente somente diploma já não tem muito peso não ...

Gabriel Pozzi disse...

Olá!
Agora sim arranjei o tempo pra continuar com a discussão saudável sobre o negócio do diploma ^^

Pois então, como já disse em algum lugar do blog, eu não me senti ofendido nem imaginei que vc estava me chamando de folgado!

O diploma é importante pq a sociedade lhe dá importância, como se uma pessoa que tivesse uma faculdade fosse mais competente em algo sobre aquela que não fez. Isso está certo? Pode ser que sim, mas eu acho que há certas coisas na vida que não são ensinadas em faculdade e há muito lugar com qualidade de ensino baixo.
Portanto, acho que o esforço de uma pessoa é importante, mas não o esforço que ela faz pra tirar nove na sua prova da faculdade, sim o empenho dela em sua profissão, há diversos modos de se aprofundar no aprendizado profissional.

Infelizmente, parece que a sociedade só aceita a faculdade como opção, como se o diploma fosse a única prova de competencia de alguem '-'

http://songsweetsong.blogspot.com/

Daniel Rodrigues Gomes disse...

claro que não