8 de dez. de 2009

POLÍTICA E EDUCAÇÃO

Algumas pessoas do meu convívio perguntaram qual é minha opinião a respeito do ENEM duas vezes por ano.
O que eu penso de fato não é o tema deste blog, mas, resolvi colocar o que respondi a eles aqui, acho que vale um alerta.
O ENEM perdeu seu foco principal, foi criado para avaliar o Ensino Médio e traçar diretrizes para melhorar a qualidade da educação, as faculdades e universidade que tivessem interesse poderiam utilizar para ajudar na nota do vestibular e até mesmo para substituir o processo seletivo, isto ficaria a critério da instituição de ensino.
Com as modificações feitas neste ano o ENEM passou a ser “quase” que obrigatório no lugar do processo seletivo das universidades federais.
Muita gente achou ótimo, que assim os estudantes teriam mais chances. Bobagem, as chances continuam sendo as mesmas, serão chamados para as universidades aqueles que tiverem as melhores notas e que passariam no vestibular.
Outro risco que ao meu ver é prejudicial é a forma de opção, o estudante poderá optar por várias universidades e vários cursos, acompanhar seu desempenho e mudar a opção para aquela que tiver mais chance, corre-se o risco de muitos entrarem em cursos que não é o quer realmente queria, depois de um tempo desistir porque está insatisfeito ai sobrará um grande número de vagas ociosas que a sociedade estará pagando por elas.
Este ano o MEC revê vários problemas com a realização do ENEM, será que darão conta de realizar dois no próximo ano? Porque fazer duas vezes o ENEM se terá validade por dois anos? Já que é assim porque então não se faz um só que possa ser utilizado também pelas universidades que fazem vestibular no meio do ano. Tendo um único ENEM este ano o MEC não deu conta será que dará com dois?
Além dos problemas com o ENEM, o ENADE teve também vários problemas, estudantes que receberam o cartão de confirmação com local de prova errado quando chegaram no local indicado no cartão é que descobriram o erro, em um dos locais de prova aqui em São Bernardo do Campo 4 estudantes de Belém do Pará teriam que fazer a prova, faltaram, claro né!
A prova continha questões que ao meu ver eram para verificar a ideologia política do aluno e não avaliar seu conhecimento, depois de muita reclamação e críticas essa e mais doze questões foram anuladas, a prova era composta de 18 questões tendo 13 anuladas vai avaliar o que? Até o momento vejo a realização de muitos diagnósticos e não tenho visto a prescrição da cura, aplicação dos medicamentos para o doente se recuperar.
Saindo das provas que só deram dor de cabeça aos estudantes como está o restante da educação?
Pior do que estava há 8 anos atrás, nada foi feito para melhorar o ensino fundamental e o ensino médio.
Ah mas foram criadas muitas universidades e o programa universidade para todos, ta bom e daí? Será que a universidade é para todos mesmo? Todos tem direito, mas não é e por um motivo muito simples, não haverá mercado de trabalho para tanta gente com curso superior, enquanto faltam profissionais de nível técnico, então poderia se investir mais na formação técnica e tecnológica que está com falta de profissionais, orientando e incentivando os estudantes a continuar os estudos.
Não adianta criar cursos superiores, sistemas de cotas e sei lá mais o que sem mexer na base, melhorar o ensino fundamental e médio, a defasagem vai continuar e o problema só vai aumentar.
Programas afirmativos se faz com educação de qualidade, não com atitudes paliativas e preconceituosas.
A educação é minha área de trabalho, por esse motivo só me detenho a ela, mas acredito que é bom analisar todos os lados da política e pensar muito bem em quem dar o voto em 2010.
Não devemos e nem podemos aceitar política populista na educação, temos que exigir medidas concretas, só assim poderemos melhorar o mundo e obtermos a qualidade de vida tão necessária.

31 comentários:

Débora Francischini disse...

Amiga, eu sou um pouco desligada da política, pois esta tem me desanimado há muito. Vejo que muitas vezes aparecem algo para melhorar as oportunidades de ensino... Nós bobinhos acreditamos, e no fim é pura politicagem e melhora que é bom nada! Sabe, desanima mesmo e o Enem é prova concreta disso... Mas ainda tenho esperanças... Quem sabe né.
Parabéns por este texto. ótiomo, perfeito.
Bj

Anônimo disse...

O ENEM tem que ficar sendo realizado uma vez ao ano, essa d efazer duas não é certa, e priorizar mais a classe baixa deste país, as pessoas de menos poder aquisitivo não tem muita chance. É preciso ter mais profissionais realizando esta prova.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

Atrevido disse...

Como sempre muito informativo, o seu jeito de escrever é impar. + Sucesso

Philipe Satheler disse...

Blog legal!! COntinue assim!
____

http://sbtbr.blogspot.com/

Adriana Resende disse...

Concordo com você.
O ensino superior é importantíssimo, mas há tantas oportunidades para profissional técnico no mercado, e falta profissionais qualificados, enquanto há pessoas de nível superior, concorrendo com pessoas de nível médio a vagas de gari...
Ah e o ensino fundamental e médio??? Em minha opnião seguem de mal a pior nas unidades públicas de ensino. Com isso a oportunidade de ensino superior está longe de ser PARA TODOS.

Abraços.

Vivica disse...

ENEM perdeu foco e credibilidade. Nunca fiz o exame, mas pelos jornais pudemos ver que a qualidade das questões caiu. O povo se conforma e vai ficando tudo por isso mesmo...Triste.

Abs.

Anônimo disse...

Oi Inez, realmente interessante essa discussão sobre o ENEM
abs

Daniel Silva disse...

uma palestra sua deve ser muito interessante.

abraço

Paulo Sidney disse...

Obrigado por visitar o www.englishcaffe.blogspot.com
Já estive aqui outras vezes e acho o seu blog de grande utilidade.
Abs

Unknown disse...

muito bom o blog, bem informativo!

Renan Barreto disse...

Nossa! Depois de um texto desse, comentários assim? Bem, Inez, eu "acino" embaixo. É que eu tive um ensino fundamental e médio ruim. Fiz o Enem também. Sério, Inez, o ENEM começou como uma boa ideia. O grande problema é que essa ideia está desvirtuada. O ENEM seria mais uma chance para se entrar na Universidade e não algo obrigatório. Vejo o ENEM hoje como um desperdício de dinheiro. O Inep não tem o mínimo de planejamento. acho ridicula a forma como ele está sendo tratado. A educação não melhora ao colocar todo mundo na Universidade, melhora quando o ensino básico é melhorado, quando há investimentos reais em escolas públicas. O que adianta entrarem na faculdade analfabetos? Como vão escrever Nietzsche? Impossível. Duas vezes ao ano? Isso é tacar o dinheiro público no lixo. Vai criar problemas e será totalmente desnecessário.

Sobre o ENADE. O ENADE é a coisa mais imbecil que já vi. Como uma prova para avaliar o conteúdo dos alunos pode avaliar a ideologia das pessoas? ideologia não é avaliada em lugar nenhum. Isso é coisa de um governo com uma péssima estrutura. Não se pode ter uma ideologia diferente do governo? Espero que isso não seja uma influência do Chavez. Se eu tivesse feito o ENADE certamente tiraria ZERO. POrque nunca abriria mão da minha ideologia e minhas ideias. Sem elas quem eu sou? Não preciso modelar-me em virtude de uma nota melhor. Sinceramente, o Enade é maior balela. Eu não fiz e nem vou fazer se for chamado. Vou dar alguma desculpa ou tirar zero na prova. Ninguém mexe com minhas ideias. Elas são muito valiosas para mim.

Abração, Inez.

Concordo com tudo o que colocou. Faça mais textos assim também. É bom ter a opinião de uma pessoa da área de educação sobre esses casos. E gostei bastante do seu alerta para 2010, o ano que vem vai pegar fogo. Não vou votar na Dilma e nem no Serra. Depois poderemos discutir melhor!

Valeu!

Unknown disse...

Depois dessa fraude na última avaliação do ENEM fica dificil acreditar em algo. A educação no Brasil é uma vergonha...

Macaco Pipi disse...

TA TUDOOOOOOOO ERRAAAAAAAAAAAADO!

Fábio Flora disse...

Depois do vazamento da prova, o ENEM perdeu bastante sua credibilidade. Abraços e sucesso com o blog!

kbritovb disse...

sem comentarios pro enem vi a prova as questões eram longas demais dava até raiva de ler. eles erram e depois os estudantes que pagam o pato.

gAng disse...

esse ENEM foi um fracasso
emais umavez a politica tentando "facilitar" as coisas, em vez demelhorar a base.

dessa de 12 questoes anuladas ainda nao sabia Oo

www.hysteria-project.blogspot.com

Arlan Souza disse...

Concordo com vc, para melhorar o sistema de ensino do nosso pais é necessa´rio remodular as bases, ao meu ver o aluno tem um ensino de qualidade, a niveis municipais, até o pré. Porem, quando entram na escola estadual são jogados ao acaso, e ficam em meio a um quebra galho do governo.
Ensino de fachada e feito nas coxas, é que temos atualmente.

dé.bochado disse...

sério, sorry, mais nein presto a atrenção na politica, mto menos no ENEN =/ minha facul eh particular e en hipotese alguma passaria en uma federal ou teria uma boa nota no enen

http://drehluvz.blogspot.com

Pobre esponja disse...

Nunca achei o Enem lá essas coisas, em sentidos práticos; e depois dessa goiabada que rolou esse ano... hummm... isso é Brasil.

abç
Pobre Esponja

Grasiele Rocha disse...

Eu ia fazer o enem e desisti, acho que agora, ele perdeu um pouco sua credibilidade. mas pra falar a verdade, acho esses assuntos um tanto cansativos. rsrs

Marcus Alencar disse...

O que fizeram com o ENEM realmente foi uma sacanagem com os estudantes, mesmo já não estando tão inserido nesse meio, eu acho isso revoltante pois o que deveria ajudar só atrapalhou não só a vida de vestibulandos com as de muitas outras pessoas

palavras ao vento disse...

depois que roubaram as provas do enem..qualquer coisa pode acontecer referente essa prova...

Anônimo disse...

O povo vota muito mal, precisa se conscientizar e aprender a votar direito, escolher pessoas que vão acolher seus problemas mais tarde, é dificil ver as pessoas entregando um voto por qualquer besteira, uma mera ilusão que s erepete eleição a eleição.

BLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/rubenscorreia

Renan Barreto disse...

Inez, depois dá uma passada lá no blog e veja o último post.

http://renanbarretoonline.blogspot.com/2009/12/governo-brasileiro-me-enoja.html

Sabe, eu tenho me irritado muito com a política no nosso país. Mais do que antes. Ah, e que o Brasil precisa é de pessoas que saibam lutar pelos seus direitos

Valeu

Jovem Tolo disse...

Adorei sua postagem, e concordo em parte. Fiz o enem este ano e verdadeiramente foi uma maratona, muito dificil, muitas questões, em que no final de cada prova não se tinha mais cabeça e nem tempo para se pensar e resolver as quesões

Unknown disse...

O ENEM continua sem credibilidade nenhuma...como tudo no país dos corruptos.

Pobre esponja disse...

O triste desses posts é que é fácil alguém chegar e falar: o Enem é ruim como tudo, esse país é uma merda. Mas cada um comenta o que pode, dá o que tem. Nem estou dando "uma migué" mas já comentei aqui ontem, no novo f5 comento novamente.

abç
Ps: Mandarei a pergunta que falei há tempos, pelo formulário, ok?
assinarei Pobre Esponja

abç
P.E.

Renan Barreto disse...

Inez, obrigado pelo comentário. E eu conheço o blog do Reinaldo sim. Eu espero que as coisas mudem... Vamos ver.

Abração

' נємίммα мєиdoиçα ' disse...

Confesso que tava com preguicinha de ler isso tudo! rsrsrs ... Passei pra agradecer por sua visita em meu cantinho PREFERIDO! beijo querida, até mais!

Anônimo disse...

Arrasou no texto.
Toda essa propaganda de que o Enem aumenta as chances de entrar na universidade e blablabla...como vc disse, as chances continuam as mesmas. Eu estudei em escola pública a vida inteira, que diga-se de passagem, não me deu base nenhuma, chego lá na hora da prova, estou concorrendo com todos os níveis de estudantes, desde os que fazem cursinho, estudam em escolas particulares, etc, onde estão minhas chances então? As chances estão só para aqueles que tem dinheiro. Essa é a verdade. Esse sistema de cotas, é de certa forma, um tipo mascarado de preconceito, separando por raça. Não somos todos iguais? Então. Devemos todos ter as mesmas chances.
Não adianta mesmo, inventar um monte de coisa, Enem, cotas, bônus, sei lá mais o que, sendo que o ensino médio não dáááá condições pra entrar na faculdade. Eu quero meu direito de estar na universidade federal. A universidade privada é paga, mas também, todo mundo entra. A federal não paga, mas quem estudou em escola pública como eu, não consegue entrar. Como que fica? :"(

Valdecy Alves disse...

Parabéns pelo seu blog e as matérias que veicula. Se puder, visite o meu blog, poste o seu comentário e indique para os seus contatos. Um 2010 maravilhoso! Meu blog: www.valdecyalves.blogspot.com