11 de jan de 2009

BOLSA DE ESTUDOS PARA CURSOS SUPERIORES

Há vários programas de bolsa de estudos para alunos que não dispõem de recursos para custear o curso superior.

FIES (FINACIAMENTO ESTUDANTIL)
Programa do Ministério da Educação financiado pela Caixa Econômica Federal, destinado a estudantes que não tem condições de arcar com os custos do ensino superior e que estejam matriculados em Instituições de Ensino particulares, regularmente cadastradas no programa e que tenham avaliação positiva nos processos de avaliação do MEC.
Para a inscrição no FIES o estudante deverá após sua matricula na faculdade deverá procurar uma Agência da Caixa Econômica Federal requerer a ficha de inscrição e apresentar um fiador residente no Brasil..
Após a primeira fase da seleção, caso selecionado deverá comparecer a Agência da Caixa acompanhado de seu fiador, portando os documentos solicitados pela mesma.
O financiamento não poderá ser superior à duração regular do curso.
A amortização da dívida tem início no mês seguinte à conclusão do curso, nos doze primeiros meses de amortização o valor a ser pago é igual ao da parcela paga diretamente a instituição de ensino superior.
O restante da dívida poderá ser pago em uma vez e meia de permanência do estudante na condição de aluno financiado.
Mais informações podem ser obtidas nas Agências da Caixa ou pelo telefone:
0800-726-0101

As Instituições de Ensino Superior particulares também possuem programas de financiamento para estudantes, o aluno pode obter um desconto na mensalidade ou ainda uma bolsa integral que geralmente começa a pagar após o término do curso. Algumas instituições oferecem bolsa de estudos e em contrapartida o aluno deverá prestar serviços à instituição, trabalhando em algum setor do campus.
Filhos de professores também podem conseguir um desconto ou mesmo o valor total da mensalidade. Algumas Faculdades oferecem outros tipos de financiamento ou desconto, para isso o aluno precisa informar-se no setor responsável.

Prefeituras de alguns Municípios também possuem programas de bolsa de estudos para
Estudantes carentes moradores da Cidade. Neste caso as informações podem ser obtidas junto à Secretaria de Educação do Município.


PROUNI
Programa Universidade para Todos, do Governo Federal, tem por finalidade a concessão de Bolsas de Estudos integrais ou parciais a estudantes oriundos do Ensino Médio da rede pública. Estudantes de escolas particulares também podem participar, desde que tenha sido bolsista durante todo o ensino médio.
Além dos dados acima podem concorrer no PROUNI estudantes cuja renda per capta familiar seja até três salários mínimos.
O PROUNI oferece também a bolsa permanência em convenio de estágio com o MEC?Caixa Econômica Federal e o FIES.

Nenhum comentário: